Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Comportamento do meu filho..estou a desesperar

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Comportamento do meu filho..estou a desesperar

    Boa tarde,


    rapaz, 4 A, vive comigo e com a minha mãe (raramente está com o pai), anda no infantário desde pequeno e desde pelo menos os 2 anos é muito activo.

    Está a passar por uma fase, para mim, desesperante.
    Ora está muito bem, bem disposto, é bem educado, faz o q lhe peço etc..como a seguir (perante uma contrariedade) está a ser mal educado, a chamar-me má e a repeti-lo mesmo dps de eu o mandar calar, a mandar coisas contra as portas, talheres à bruta para cima da mesa/pratos.
    Andamos há 1 semana nisto e sinceramente se até há pouco só me apetecia dar-lhe uma tareia agora só me apetece é sair e deixá-lo com a minha mãe nestes momentos em q ele me deixa completamente fora de mim.

    Sou pouco tolerante, tenho o pavio curto, mão pesada etc.
    Tento desde sempre impôr regras e neste momento sinto que ele tem momentos em que não me obedece e respeita. Não sei lidar com isto pois não só nunca fui assim como nem teria hipótese pois não me era permitido. Ai de mim que berrasse ao meu pai a dizer-lhe que ele era mau ou q mandasse algo contra uma porta..

    Ontem optei por colocá-lo à força no quarto dele de porta fechada (não trancada, apenas fechada) e disse-lhe q ele ía pensar...guinchou e chorou, dps veio pedir para voltar para a mesa do jantar. Comeu lindamente e foi educado, mas estragou-me a noite.
    Hoje já o coloquei novamente no quarto após uma nova falta de educação. Mandou coisas contra a porta. A minha mãe queria ir bater-lhe...eu disse-lhe que não. Passado um bocado ele saiu e acalmou.

    Tenho falado com ele dps destes acontecimentos, qdo já está tudo calmo e tenho-lhe explicado que ele n pode agir assim, que não posso deixar q seja mal educado, q o estou a ensinar e que o comportamento dele trás consequências, para ele em especial, como não fazermos o q ele gosta etc...
    Não adianta. Naquele momento diz q não se vai portar mais mal, concorda que quer poder fazer o q gosta e passado umas horas lá vamos nós outra vez.
    Estivémos na piscina de manhã. Correu tudo lindamente. Combinámos ir novamente agora à tarde. Falei com ele sobre a continuidade do seu bom comportamento.Há bocado passou-se novamente e com imensa pena minha já não o vou levar à piscina. Adorava ir novamente com ele mas sinto uma desilusão imensa por ele se ter portado novamente daquela maneira e não podermos usufruir novamente dos bons momentos q passámos de manhã.

    è birra pq não quer ir lavar os dentes (mas há fita e obrigo-o) ou pq não quer comer o pequeno almoço (e a seguir do stress vai comê-lo numa boa), ou pq não quer arrumar os brinquedos e eu obrigo-o no meio de berros e fita, ou ..eu sei lá..é por tudo e por nada. Coisas q ele sabe fazer e faz bem de forma natural noutra momento/dia..

    Neste momento a sensação que tenho é a de que : não está a adiantar falar, explicar, bater ou castigar....
    O que é que faço? Um dia destes ou fico doida e lhe bato a valer ou não sei. Já pensei num psicólogo infantil para me tentar ajudar a arranjar estratégias para lidar com isto.

    Não suporto q ele me chame má (leva logo) ou que me desobedeça..ou que não me obedeça com alguma brevidade. Não gosto de repetir mtas vezes a mesma coisa, como chamá-lo para arrumar ou jantar.

    Ele dorme bem de noite mas há quase 2 anos q não quer dormir de tarde. Não pára. Está 1/3 do dia a saltar, mandar-se para o chão ou para o sofá (no sofá- enerva-me, o sofá n é sitio pa saltar e acaba em fita pq não quer ir saltar para o quarto dele).

    Por vezes quer pegar no comando e mudar o canal qdo eu estou a ver por ex, noticias..não admito..dá fita...

    Fitas: 2 a 3 vezes/dia em média. Eu desespero e a coisa complica-se.

    Opiniões.

    (não preciso q digam q ele é apenas uma criança e que precisa de se expandir... queria q ele se expandisse de forma controlada, educada, sendo obediente) Era assim q eu era e q eu gostava q ele fosse.

  • #2
    Olá Luisa,

    não acho nada que a explicação seja a de "q ele é apenas uma criança e que precisa de se expandir..."
    Há várias maneiras de ele se expandir e de "conquistar" o seu espaço, sem ser com faltas de respeito e de educação.
    Se ele tem 4 anos e raramente vê/está com o pai, talvez seja essa uma das coisas que lhe faz falta... Uma figura paterna que lhe mostre "quem manda", que lhe imponha limites, que o ponha de castigo e que lhe explique "de homem para homem" coisas que só os homens entendem, apesar dele ser um homenzinho ainda pequenino.
    Não faço ideia qual a razão do afastamento do pai, mas é óbvio que não é saudável para nenhuma criança crescer sem a presença assídua de uma das duas figuras paternas. Mãe e Pai fazem a mesma falta a uma criança... Tenho uma sobrinha com 5 anos, e com 4 anos parece-me que ele está numa fase de medir forças, explorar limites, chamar a atenção... sobretudo numa casa onde é o único "rapaz".
    Também tu me pareces estar exausta de ser pai e mãe ao mesmo tempo... e isso poderá fazer com que a paciência e a disponibilidade que tens para controlar as situações não sejam as melhores. Cada uma de nós é que melhor conhece os nossos filhos, cada uma de nós é que sabe a realidade em que vive e aquilo que se passa de bom e mau nas nossas vidas..
    Se calhar também tu precisavas de tempo para ser "mulher" além de mãe... e não te podes dar ao luxo de o ter... Talvez a tua impaciência tenha influência no comportamento mais irritável do teu filho...
    Não sei... Tudo o que possamos aqui dizer são puras conjecturas... Mas se ser mãe às vezes já não é fácil, imagino o que será ser mãe e pai e não ter um minuto que seja só para nós ou um colinho cúmplice onde deitar a cabeça ao fim do dia depois de os deitar...
    Se para ti não está a ser fácil, pensa que provavelmente para ele também não... No teu caso acho que o que faria era perceber se existe alguma terapia para mães e filhos... Tipo terapia de casal para mães e filhos. Pode ajudar! Pode ajudar tu e ele terem um sitio onde falar do que vos incomoda...
    Sempre que precises de falar cá estaremos...
    Mãe babada da Francisca!!

    Comentar


    • #3
      Inserido Inicialmente por luisa78 Ver Mensagem
      ...

      Fitas: 2 a 3 vezes/dia em média. Eu desespero e a coisa complica-se.

      Opiniões.

      (não preciso q digam q ele é apenas uma criança e que precisa de se expandir... queria q ele se expandisse de forma controlada, educada, sendo obediente) Era assim q eu era e q eu gostava q ele fosse.
      Pois...não precisas mas se calhar não há muito mais a dizer Eles ( os nossos rebentos ) demonstram a sua personalidade desde muito cedo, mas também têm picos de desenvolvimento em que lhes dá para desatinar e depois de um tempo passa

      Isso de uma criança se expandir de forma controlada, educada, sendo obediente soa-me a contradição, ou se expandem ou não se expandem quando o teu miúdo está assim cheio de gás porque não lhe arranjas uma coisa criativa para descomprimir? : um jogo, uma receita ( a minha mais velha adora tudo o que seja de amassar ), cantar ou dançar?? pode ser que funcione por um bocadinho, mas parece-me que parte das birras são mesmo "só" para te desafiar! as minhas têm alturas em que se nota nitidamente que é só mesmo para chatear!! eu tento ignorar e espero que passe nem sempre consigo claro.

      A mais velha nunca foi de atirar coisas, mas é respondona como nunca vi! Já a mais novita manda tudo ao chão e às vezes só pára mesmo quando a pomos na cama de castigo!

      Quanto a dizeres que eras educada...eu sempre tive essa imagem de mim ( das minhas memórias de infância ) mas quando as minhas cachopas se portam mal muitas vezes levo o recado da minha mãe: "Tem paciência! Tu eras bem pior!!"

      Quanto a estratégias esperemos que outras mães passem por cá com os seus truques, eu confesso que também me davam jeito alguns


      A felicidade completa

      Comentar


      • #4
        Eu acho que é a fase do medir forças, porque a minha está na mesma :-) Houve aí umas duas semanas em que tivemos uns confrontos do género, ao ponto em que eu, para não andar o pouco tempo que estou com ela a discutir e a pôr de castigo, fazia que não via metade das asneiras, lol... Uma vez foi porque se despiu e atirou a roupa para o chão da cozinha e eu a mandei apanhá-la e pô-la em cima da cama dela. Como ela disse que não, eu disse-lhe que não havia televisão e apaguei a TV. Se não esteve mais de meia hora a chorar desalmadamente primeiro que fosse apanhar a roupa, e mais uns quinze minutos porque em vez de a pôr na cama a pôs no chão do quarto, até que ela a apanhasse e pusesse onde eu lhe tinha dito, não foi nada. Nem jantou, nesse dia, porque nem conseguia comer. Como é que eu consegui manter a calma e não berrar nem lhe dar uma palmada no rabo, também não sei. Isto foi um exemplo, teve assim umas 3 ou 4 do género em pouco tempo.

        O que eu faço, é não ceder, mas tentar manter a calma. Queres chorar? Chora para aí. Explico-lhe repetidas vezes durante a fita o porquê de ter apagado a tv, ou não a deixar ir para o computador, ou porque não podemos ir ao parque infantil enquanto ela não fizer seja lá o que for que eu lhe pedi. Vou-lhe repetindo em voz firme mas sem gritar. Digo-lhe que tem de me ajudar a arrumar as coisas deela. Apesar de explicar sempre os porquês, digo-lhe mesmo que eu é que sou a mãe e que eu é que mando, lol, autoritário se calhar para algumas pessoas, mas é como eu penso.

        Até agora, por fim, ela acabou sempre por perceber que não adianta continuar no pranto porque eu não volto atrás, e cede ela. Depois de uma meia duzia de situações destas, a coisa acalmou. Não sei se foi uma fase curta, ou se ela encaixou mesmo que não adianta perder muito tempo com essas birras.

        Também me farto de ouvir «És má, não gosto de ti, és feia.» Acho que isso é natural. É a maneira de eles descarregarem a frustração que estão a sentir, mas não é sentido, lol... Eu respondo-lhe sempre «Mas tu és muito bonita e eu gosto muito de ti na mesma, mesmo quando te portas mal» e ela fica pior que estragada, ehehe.

        Mas é verdad eque isto desgasta a paciência de uma pessoa. Daí que, por vezes, quando estou mais cansada ou stressada, se ela atira um papel para o chão e não apanha, prefiro fazer de conta que não vi do que mandá-la apanhar e passar metade do tempo que estamos juntas em drama. Porque depois de uma pessoa dizer «apanha», se eles não apanharem, não podemos ir lá nós apanhar, senão então é que estamos feitas, penso eu...

        Paciência e calma!

        Elsa

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por ElsaTS Ver Mensagem
          ...

          Também me farto de ouvir «És má, não gosto de ti, és feia.» Acho que isso é natural. É a maneira de eles descarregarem a frustração que estão a sentir, mas não é sentido, lol... Eu respondo-lhe sempre «Mas tu és muito bonita e eu gosto muito de ti na mesma, mesmo quando te portas mal» e ela fica pior que estragada, ehehe.
          Idem, idem com as mesmas aspas!!


          A felicidade completa

          Comentar


          • #6
            Um beijinho, Luisa!
            Já falaste com o pediatra (não li bem, dei uma diagonal...)?
            Não cedas no que não podes e se podes dizer sim não digas não para depois voltares atrás. Fá-lo perceber quem manda.
            Mas também não podes passar-te, ele vê e imita, mantém a calme mesmo quando tiveres vontade de o "esganar" por ser tão malandro, calma e a mesma posição. Com o tempo vai perceber.
            Se achares que é mesmo complicado e nada resulta faz uma consulta de desenvolvimento, para teres mais opções...

            Bjs,
            carmen


            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por luisa78 Ver Mensagem
              (não preciso q digam q ele é apenas uma criança e que precisa de se expandir... queria q ele se expandisse de forma controlada, educada, sendo obediente) Era assim q eu era e q eu gostava q ele fosse.
              Pois gostavas, mas ele nao é assim! LOL

              Tens um miudo mais energico, mais stressado, mais desafiante e numa fase do desenvolvimento que se presta a testar os outros, a marcar posiçao poi so teu pavio curto nao aguenta! LOL

              Pensa posito, tens um filho com energia, que reinvidica, que discute, que nao se limita a obedecere a ser submiso. Pode parecer uma chatice hoje que somos pais e dava mesmo jeito que eles fizessem as coisas como queremos. Mas amanha, no futuro dele, tu qieres um adulto submisso ou queres umapessoa com vontade propria? Quando ele se achar injustiçado vais preferir que ele reinvidique ou se conforme? Pois la esta. Estas a guentar hoje as sementes do que amanha vai ser um adulto interventivo e com vontade propria, capaz de tomar as suas proprias decisoes e que nao se limitara a submeter a vontade dos outros. Hoje fa-lo d eforma descontrolada porque tem 4 anos, esta a aprender. Contigo aprende que ha coisas que se podem e que nao se podem fazer sob pena de sofrer consequencias e de deixar os outros tristes. Mas o queiras transformar num "obediente" porque seguramente nao é isso que lhe queres ensinar

              Beijinhos e muita paciencia

              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #8
                Luisa, ha muito que nao vinha ao fórum, e ao ver este tópico nao resisti em abrir...

                Tb sou pai/mãe, e ao ler-te era como se fosse eu a escrever...
                O Afonso faz 4 anos em Dezembro, e é exactamento como descreves! Qndo está no ponto máximo... só desiste qndo nao tem mais forças, apanha e faz-me frente, eu perco as estribeiras muitas vezes qndo ele me diz 'CALA-TE!' - e fraznze as sobrancelhas e faz uma cara q até me dói! - é muito dificil ver a raiva estampada nos rostos dos nossos filhos.

                Tenho um amigo que é psicólogo, procurei-o, e ele diz q a melhor psicóloga pro meu filho sou eu... (contra ele fala! ) Mas ele diz e faz todo o sentido, nós com as tarefas acumuladas, fazer o papel 'família' praticamente sozinhas, a nossa paciencia, problemas de trabalho, afectivos, monetários, tudo isso nos deixa com a pachorra muito reduzida, e isso faz com que fervamos em pouca água, e ja me entendi a mim propria, ele sente mt a minha tensão por vezes, mas é muito dificil dar a volta a isto!

                O meu filho vai para o pai esporádicamente, e lá, faz tudo o q quer, a mãe é que é a bruxa má pq por pouco tempo q passe com o pai tudo é muito intenso!
                Ele diz-me 'Já nao vais à minha festa' - pensa q faz anos em breve lol - 'Já nao vais buscar a mim à escola, só o meu pai e o meu avô' - dói mto aquando sou eu q arco com todas as despesas - 'És má' , 'Já não gosto de ti' - 'Cala-te', 'deixa-me' e por aí fora... isto DÓI!

                Agora o que comecei a fazer é desligar a tv, nao comes, nao há tv; e coisas parecidas, tento retirar o q ele gosta, qndo o faço ele revolta-se e vira-se!! e ainda diz 'SIM, MAS EU QUERO!!!' - eu volto a dizer q nao, q quem manda é a mãe, q ele é pequenino e q se está a portar mal e que a mae fica triste e tento explicar o porquê do castigo e ele praticamente nem me ouve e só diz q quem manda é ele e que sim pq quer e pq quer!! é esgotante...

                Tento levar um dia de cada vez, mas sinto-me mt triste pq vejo q a maior parte do tempo q passa comigo é para ralhar e chorar e apanhar...
                Estou confiante q seja uma fase, tento pensar isto para nao endoidecer...

                Beijinhos e muita força!**
                [hr]







                O meu Afilhado lindoooo com, uns olhos maravilhosos é o Tiago da comadre Elsa!!

                A madrinha do meu filhote é a Freddy mai boua!! Que tem a constança linda linda!!!

                Comentar


                • #9
                  Quando cá por casa as coisas começam a "descambar" tento mudar a estratégia, ou seja, se o chamar a atenção deixou de resultar opto por castigar com o tirar algo que quer. Se isso deixar de resultar, opto por por a pensar, seja onde for, se tudo o mais falhar tenho optado por pura e simplesmnete ignorar. Faço o meu ar 54, que lhe diz com um olhar que não gostei e viro costas. Saio de cena. Curiosamnete cá em casa é o que melhor resulta. Muitas vezes são pura e simplesmente chamadas de atenção e ao não lhe dar qualquer atenção termino com o comportamento.
                  Boa sorte

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por giz Ver Mensagem
                    Quando cá por casa as coisas começam a "descambar" tento mudar a estratégia, ou seja, se o chamar a atenção deixou de resultar opto por castigar com o tirar algo que quer. Se isso deixar de resultar, opto por por a pensar, seja onde for, se tudo o mais falhar tenho optado por pura e simplesmnete ignorar. Faço o meu ar 54, que lhe diz com um olhar que não gostei e viro costas. Saio de cena. Curiosamnete cá em casa é o que melhor resulta. Muitas vezes são pura e simplesmente chamadas de atenção e ao não lhe dar qualquer atenção termino com o comportamento.
                    Boa sorte
                    A maioria das vezes o mau comportamento são chamadas de atenção, o que não quer dizer que não tenham a atenção dos pais apenas querem ter mais e por vezes em alturas que para nós são complicadas como a hora de fazer o jantar ou tratar de alguma coisa importante. Por vezes o melhor mesmo é ignorar e mostrar que não tem o que quer (a nossa atenção) portando-se mal. Dar muita importancia quando estão a fazer algo bem feito e sobretudo tentar envolve-los o mais possível nas nossas tarefas de casa. por exemplo ajudar a cozinhar, a por a mesa, a ir buscar alguma coisa, de modo a que se sintam importantes e com a atenção que querem.
                    Muita calma e muita paciência.





                    O meu atelier.

                    Comentar


                    • #11
                      Esta idade é memso dificil, desafiam-nos constatemente e nos temos de estar sempre a "educar"! o meu tb faz fitas, diz-me coisas que odeio ouvir, mas desculpo com a idade e repreendo, castigo, ralho... e às vezes lá sai a aplmada no rabo!!!
                      consola-me não me saber sozinha! mas acho que é mesmo assim q são as crianças de 4 anos! a educadora tb se queixa, e do grupo todo! LOL
                      Blog de experiências simples: Pequenos cientistas

                      O meu babyblog desde 2007: http://persiana.blogs.sapo.pt/


                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X