Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Terapia da fala

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Terapia da fala

    Olá,
    a educadora da minha filha Inês aconselhou que ela fizesse terapia da fala, falei com a pediatra e é da mesma opinião, só o pai é contra, apesar de com 4 anos falar mal e muitas coisas não se percebem, acha que é normal, tem o seu ritmo. Mas eu quero mesmo que ela faça uma avaliação e tenho a certeza que vai precisar de fazer sessões, mas o problema é o preço, apesar de pela médis serem 15€/consulta, se precisar de 2 sessões por semana fica puxado ao fim do mês. Como foi com os vossos filhotes? Precisaram de muitas sessões?

  • #2
    Oi
    Procura na net o Programa de Intervenção Precoce (http://www.inr.pt/content/1/1140/intervencao-precoce).
    Há em todos os distritos e é gratuito. O meu filho tem terapia da fala, psicóloga e vamos começar a terapia sensorial, tudo pelo estado. Se precisares, manda mail.

    danielaafs00@gmail.com
    bj

    Comentar


    • #3
      Obrigada, vou já investigar o site.

      Comentar


      • #4
        A educadora do meu filho também sugeriu o ano passado, acho que devia ser avaliado porque havia palavras/sons que não fazia bem para a idade. Ela própra recomendou uma terapeuta, que já tinha trabalhado com outras crianças com bone resultados.
        Como não tinhamos pediatra nessa altura, marcamos a terapia sem a consultar.
        A senhora foi extremamente correcta connosco, fez imensas perguntas e chegou-se à conclusão de que os sons eram mal articulados devido à flacidez da língua, derivado ao problema respiratório dele, imaginas?! Quem iria pensar que as crises constantes de asma e o respirar pela boca fariam isto...
        Como ela só tinha horário tardio, tipo 19.30h, que coincidia com a hora de jantar, ela manu-nos por mail uns exercícios para fazermos em casa para tonificar a língua, depois de uns meses fizemos nova consulta, mandou novos exercícios, agora para trabalhar os sons, a última consulta foi de avaliação, e disse para continuarmos a trabalhar que já estava normal para a idade, disse para pronunciarmos sempre correctamente as palavras e não estarmos a corrigi-lo a toda a hora porque isso tem o efeito contrário, inibe e impede que aprendam...
        Se fosse outra, se calhar marcava as consultas na mesma, pagávamos mais, alterava rotinas e levaria mais yempo...
        Encontrar a terapeuta certa é muito bom.
        Quanto ao teu marido, explica-lhe que não ir poderá ter influência no processo de aprendiozagem e percurso escolar...

        Bjs,
        carmen

        Se quiseres a terapeuta em Setúbal, já sabes... apita!


        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

        Comentar


        • #5
          Podes também tentar falar com a administração do colegio. No colegio do meu pequeno há uma terapeuta (gratuito) que vai buscar os meninos à sala e faz as sessões sem os pais terem de lá ir, só ao fim de certo tempo, ha uma reunião com os pais para conversar sobre os progressos.
          Com certeza haverá mais pais na mesma situação que tu, se foram muitos a pedir, pode ser que o colegio até pondere em colocar um à disposição de quem precisa.
          Boa sorte




          Madrinha querida Caty80
          Madrilhada fofucha Julit

          Comentar


          • #6
            Carmen, a pediatra chegou a referir isso mesmo, que pode até só precisar de fazer uns exercicios em casa que o terapeuta nos indica, mas a linguagem dela está pouco desenvolvida, até a irmã consegue dizer palavras mais explicitas que ela e tem menos 20 meses.
            Tábita, a minha filhota está na pré-escola publica, a unica coisa que a educadora pode fazer é enviar uma carta para a médica de familia, mas também nos disse que em principio não teremos direito a apoio pela SS

            Comentar


            • #7
              Obrigada meninas, já agora Carmen que tipo de exercicios fazem com o vosso filhote? Nós somos do Norte, senão pedia-te os contactos.

              Comentar


              • #8
                OLá! Não sei de que zona do Norte és, mas na Universidade Fernando Pessoa no Porto tens consultas grátis de terapia da fala!!!
                Não sei como se processam as inscrições mas liga para lá e pergunta!
                As terapeutas são estagiárias mas são "vigiadas" pelas professoras!
                O meu filho aos 4 anos andou lá...fui lá parar por intermédio da minha mãe...por acaso foi um falso alarme mas fiquei muito mais descansada!!!!
                Espero ter ajudado!!!

                Comentar


                • #9
                  Olá novamente,
                  Não sei se o meu marido guardou o mail, senão pedia para reencaminhar... No entanto, o Afonso tinha problemas de falta de tonacidade da língua, por isso os primeiros exercícios foram mais físicos, soprar por uma palhinha na água do banho, encher balões, fazer sons lipo lá-lá-lá-lá com a língua bem encostada ao céu da boca, exagerando os mvimentos, etc...
                  Depois, as dificuldades dele eram mais non sons X, CH, na segunda fase a médica mandou umas imagens para ele pintar os que tivessem esse sons e depois tinha de os dizer correctamente, mas com a língua para dentro (dentro dos dentitos), porque ele posicionava-a mal e muitas vezes ela ficava dentro da boca, mas fora do espaço da dentição (não sei se dá para perceber...). Eram sons de imagens como brixa, chuva, chupeta, chapéu, etc e depois havia também outro, que era pôr a mão na garganta, abaixo do queixo, e fazer o som J (mas não jota, dizer "je", mas prolongando o e: "jeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee"), este exercício é particularmente engraçado porque se sente o som a sair, sente-se na mão, diferencia o ch/x do je.
                  No entanto, para chegar até aos problemas fez imensas perguntas e mostrou uma dossie enorme com imagens para ele dizer o que eram, para perceber a origem do problema e, também, quais os sons que deviam ser trabalhados. Portanto estes exercícios são mesmo para estes problemas.
                  Não quer dizer que não os faças, mas a tua filha pode até não ter problemas na língua, os sons a trabalhar podem ser outros... nada como uma avaliação...
                  Faz pesquisa das clínicas da tua zona relativamente aos acordos que têm, vê a tal terapia gratuita que alguém falou e, sobretudo, mete os pés à parede e convence o gajo!! Explica-lhe que isto não é diferente de outro problema e tem de ser tratado, é uma virose, ou uma infecção bacteriana... e, pior que essas, pode interferir mais no futuro dela se não for devidamente tratada!... Homens!...

                  Bjs,
                  carmen


                  Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                  Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                  Comentar


                  • #10
                    Alô Carmen:

                    Podes dar.me o contacto da terapeuta.... n sei se a minha joana irá necessitar de uma ajudinha a esse nivel, e n conheço ninguem , por isso ficava já com o contacto, just in case

                    Comentar


                    • #11
                      Claro!
                      É a Dra Maria do Camo, da Consulped. Não precisa de ser seguida lá, os meus são da concorrência, da Clinica Pediátrica de Setúbal...
                      Têm acordos, nós usámos Médis.

                      Bjs,
                      carmen


                      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                      Comentar


                      • #12
                        Obrigada.
                        Afinal conheço, ela n teve consultório privado na baixa? Acho q era no mm sitio onde eu dava, mas já lá vão uns anos q n sei se estou a fazer confusão. Ela tem o cabelo curto
                        Nós tb somos seguidos na CPS

                        Comentar


                        • #13
                          Não faço ideia onde dava antes... Sei que dá no Hospital e é bastante conceituada... o cabelo é pelos ombros, sim, com jeitos, pessoa para 50 anos, se calhar nem tanto.

                          Bjs,
                          carmen


                          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                          Comentar


                          • #14
                            Mas isto agora é moda.... poucas são as crianças que eu conheço que não têm passado pela terapia da fala antes dos 5 anos!

                            No inicio desta semana a educadora do meu tb me veio perguntar se a pediatra nunca tinha falado nisso, e disse-lhe:

                            -Mas ele ainda nem 3 anos tem, é normal que não prenuncie correctamente algumas palavras! Mas abrigada por nos chamar à atenção e na proxima consulta, aos 3 anos, falaremos dessa questão com a Pediatra!

                            Sinceramente eu acho que ele ainda corrigirá os problemas que tem ele é o mais pequeno da sala, pois é a sala do ultimo semestre de 2008 e juntamente com ele que ainda não tem 3 anos, tem meninos que tem quase 3 anos e meio, e todos os outros têm pelo menos os 3 anos já feitos... e acho normal notarem grandes diferenças no desenvolvimento da fala comparando-os!

                            Eu percebo que ele come os rrrr e os sss, mas não será normal?!?!? Fala tudo, tudo, não lhe noto qualquer falta de vocabulário e temos que ver que só começou efectivamente a falar a sério, construção de frases já depois dos 2 anos!

                            Eu sou da opinião que até aos 4 anos eles podem corrigir, depois se for necessário antes do 1ºciclo intervir... iremos falar com a pediatra sobre isso!

                            Na nossa altura não havia nada disto e não conheço nenhum amigo ou familiar da minha idade que não fale correctamente, estamos todos aqui com cursos superiores tirados! Será que não andamos a exigir cada vez mais das nossas crianças, e precocidade do seu desenvolvimento?

                            Já não sei muito bem o que pensar sobre este assunto! É claro que nada faltará ao meu filho e se a pediatra e nós acharmos necessário terá o acompanhamento necessário... mas nunca pensei que aos 2 anos me andassem já a falar deste tema!

                            Que acham?

                            Comentar


                            • #15
                              Ola!

                              Eiumuito recentemente comprei e li este livro sobre o assunto: http://www.casadellibro.com/libro-mi.../2900001302095

                              Nao esta particularmente bem escrito, mas a autora é uma logopeda que é o especilista em probleas de fala e voz (nao so terapia de fala , mas tambem romquidão, colocaçao de voz, problemas de desgaste, ...) e da os standards para cada idade, ou seja quando é que é de esperar que eles adquiram o som ch ou ss e claro esta os sinais de alarme que justofocam uma avaliaçao. Foquei coma impressao que os miudos em geral ganhariam se no preescolar fizessem uma especie de rastreio de problemas deste tipo com indicaçao aos pais de formas de ajudar a vencer os problemas nas situaçoes pouco graves.


                              Beijinhos
                              Rute

                              O meu parto de 14 dias
                              Bebes e Mamas marcianas de 2008
                              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X