Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

O que aprendem aos 4 anos no Jardim de Infância

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • O que aprendem aos 4 anos no Jardim de Infância

    Bom dia!

    As minhas filhas vão mudar de colégio e eu estou a ficar com alguns medos...

    Como a minha filha mais velha (4 anos) gosta muito de livros de exercícios (pinturas, aprender números, etc), comprei os livros Gira que Gira 4-5 anos (iniciação à matemática e iniciação à língua portuguesa). O colégio para onde vão utiliza estes manuais e, caso ela lá estivesse no ano lectivo que acabou, teria utilizado estes livros.

    No colégio onde anda actualmente não estão definidos nenhuns manuais, o material é todo facultado pelo colégio.

    A minha filha mais velha reconhece todas as letras do alfabeto, sabe o alfabeto, reconhece os números. Mas tem muita dificuldade em escrever quer as letras quer os números (nos números acho a dificuldade ainda maior que nas letras). Fiquei com a sensação que as letras e números que sabe fazer são os que fui ensinando eu.

    Será normal nas salas dos 4 anos não ensinarem nada disto? Não ensinarem a escrever os números? Eu nunca ensinei muita coisa em casa por não querer pressionar, com medo de ir demasiado à frente. Agora, pelo livro que comprei vejo que, se calhar, o colégio ensinou "de menos". Ainda por cima, ela mostrava curiosidade em aprender no colégio, queria levar os livros que tinha e tudo.

    Agora estou com medo da adaptação ao novo colégio. Já não vai ser muito fácil porque ela vai para a sala dos 5 anos onde, quase todos os meninos já se conhecem. Se eles ainda por cima tiverem muito mais conhecimentos do que ela, como será? O que me sossega um bocadinho é que ela está entusiasmada em ir para lá...

    Agradeço muito as vossas opiniões!

    Beijinhos e boas férias para quem for o caso!
    Filipa&Mariana&Maria

  • #2
    Olá!

    Pelo que percebi a tua filha mais velha tem 4 anos, certo? a idade da minha

    dizes que ela tem dificuldade em escrever letras e numeros.... sinceramente estranhava era se não tivesse... não faz parte das aptidões de uma criança de 4 anos esse tipo de capacidades... se ela estivesse no 1º ano era si motivo de preocupação.

    desculpa-me a frontalidade, mas acho que estás a ensinar coisas à tua filha que não são minimamente adequadas à idade.
    Na Sala dos 4 anos, a minha filha trabalha diversos materiais, aprende reciclagem, aprende modos de bom comportmanto, aprende sobre o corpo humano, a família, a casa, os animais, os legumes, começam a fazer as primeiras tentativas de copiar o seu nome, os nºs e as letras, fazem muito jogos de faz de conta, contam histórias uns aos outros, etc... isto é o que é apropriado!

    Não te preocupes com as letras e os nºs... ela vai ter tempo para isso tudo. A adaptação dela às novas educadoras e auxiliares e aos seus novos coleguinhas é, isso sim, um motivo de atenção especial!


    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

    Comentar


    • #3
      Obrigada pela tua resposta!!!

      Eu sempre evitei ensinar por isso mesmo, para não ir "demasiado à frente", mas quando ela me pedia para ensinar uma coisa outra tentava fazê-lo.

      O que achei estranho foi precisamente não fazerem essas tentativas de copiar o nome, as letras e números.

      Estranhei mais porque, em conversa com outras mamãs, parece-me que já todas as crianças da mesma idade conseguem fazer essas cópias de letras / números com alguma facilidade.

      Bom, mas assim já fico mais descansada!

      Obrigada!
      Ultima edição por Golfinho; 09-08-2011, 13:27.
      Filipa&Mariana&Maria

      Comentar


      • #4
        Se a tua filhota é curiosa é óptimo! Vai aprendendo através da sua curiosidade

        De facto essas tentativas começam a ser feitas na sala dos 3 anos... eles
        é que não conseguem lol.

        Mas vais ver que ela te vai surpreender e vai-se adaptar lindamente!

        Boa sorte!

        Beijinhos!


        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

        Comentar


        • #5
          Obrigada mais uma vez!

          Bjs
          Filipa&Mariana&Maria

          Comentar


          • #6
            Eu pensava que as letras e os números eram dados na 1ª classe... Quer dizer,acredito que a minha filha daqui a uns tempos reconheça algumas das letras e dos números mas pensava que no infantário era muito cedo para eles serem incentivados a escrevê-los.
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #7
              Olá!

              Na prática, tudo depende da educadora e dos seus métodos de trabalho e crenças pedagógicas. Em teoria, apenas no ano pré-escolar (5 anos) é que é suposto trabalhar curricularmente as letras, os números e a tentar a reprodução do proprio nome. Como a Mbprincesa referiu e bem, até aí, serão dominantes as aprendizagens efectuadas noutros domínios de competências mais focados na compreensão do mundo, na logica e na didática. A nível da motricidade fina e da propria visão (relação mão/olho) ainda não há maturidade completa e por isso se revela tão difícil a simples copia de uma letra!

              Percebo que tenhas ficado baralhada quando viste os livros de actividades mas os livros 3-5 anos compreendem um lapso de tempo muito grande. Tem actividades para os 3 anos que já são demasiado fáceis para meninos dos 5 anos e actividades que apenas aos 5 anos será possível completar. Eu compro-os muitas vezes mas permito-lhe a autonomia de fingir desenhar as letras à maneira dela, por exemplo. E exijo apenas que faça aquilo que sei que já é capaz de fazer: pintar com o cuidado suficiente para que os traços não saiam muito fora dos limites, as correspondências de sombras/objectos, famílias de objectos, distinguir formas: identificar o quadrado, o triangulo, a bola (círculo); aplicar as cores associando-as as frutas, aos legumes, aos animais, etc. e mais uma ou outra coisa que já saiba fazer (já identifica algumas letras e associa-as a palavras: F-Filipa; A-arvore, C-cão e uma ou outra para alem destas...

              Há muitas coisas que se podem estimular mas é preciso saber entender que ainda são pequenos para letras e números e por isso devemos trabalhar mais a memória visual e a lógica, que são ferramentas essenciais para as letras e números do resto da vida!

              Beijinhos!

              Comentar


              • #8
                O Afonso fez agora 5A, ele estava numa sala mista, que é muito bom no meu ponto de vist, doa 3 aos 6A.
                Aos 3 ele fazia trabalhos mais simples, anível de corte, colagem, identificação de objectos e cores com o que lhe era pedido (ex: recortar uma imagem de uma coisa que faça parte da cozinha e colar), de tarde fazia sesta, aos 4 não dormia e já fazia trabalhitos maiselaborados, mas não tão espedíficos como descreveste, eram mais por associação, a educadora é muito boa e trabalaha a matemática e o português pelo racíocinio, ex: faz ditados com imagens, lê uma história simples e eles fazem o desenho "Era uma vez uma menina", desenham menina, "que vivia numa casa na floresta", eles desenham uma casa e árvores...
                A matemática também é trabalhada, pedia para fazerem, sei lá, 3 bolinhas e 4 quadrados...
                Um dos trabalhos que pediu para serem feitos em casa foi uma letra do abecedário em cartolina com imagens de coisas que começassem por essa letra, nós ficámos com o A, imprimi uns desenhos, ele pintou e recortámos, ele colou. Durante um tempo todas as letras estiveram expostas na sala e foram trabalhadas, mes sem pressões, isto ele tinha 3, havia quem ticvesse 6, o trabalho era feito a diferentes níveis.
                Sem pressões ele conhece a grande maioria das letras e números, diz o alfabeto (também devido ao Panda...) quase perfeitamente e conta até muuuuitos, entrou nos entas, percebeu o racíocinio e vai por aí fora... Mas é ele que pergunta, não é forçado, a educadora até nos disse que ele gostava de brincar com meninos da idade dele, no pátio, mas na sala sempre preferiu a companhia dos mais velhos... por isso não estará ao seu nível, mas apanha muita coisa.
                Uma coisa que nos surpreendeu foi o inglês. Hesitámos se o punhamos ou não nas aulas da escolinha, ele pediu, foi a 2 para experimentar, e gostou.
                Com músicas, que repete em casa, já sabe muita coisa, partes do corpo, cores, números, palvras soltas. E pergunta constantemente como se diz isto ou aquilo em inglês, e fixa, o gajo!! No outro dia queria que eu dissesse o meu nome, quando cheguei ao R (CAR) ele disse logo que isso era carro em inglês!

                Olha, não forces, não faças livros e livros, mas se ela perguntar, ensina, é porque está preparada para saber. Se não fixar, quando for altura de lhe dizerem novamente, já lá está qualquer coisa... Mas deixa ser o ritmo dela, e -como alguém disse - a curiosidade é uma mais valia muito grande!!
                A pré vai dos 3 aos 5A, o meu fez até agora numa IPSS, este ano, com 5, vai para a pública, vamos vêr que trabalhos lá fazem e como é que ele está comparativamente.

                Bjs,
                carmen


                Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                Comentar


                • #9
                  Antes de mais pensa que para uma criança saber escrever ela tem que saber pegar num lápis de forma correcta e isso não é tarefa fácil!Depois terá que saber utilizá-lo num papel livremente, para depois se focar em detalhes do papel qd ja tiver mais controlo da mão...entre outras coisas!É um processo que não é simples!

                  No teu lugar eu deixava de me guiar por livros que erradamente referem idades para actividade que são impossiveis de concretizar por crianças tão pequenas, o que gera frustração nelas pq percebem que estão a falhar e que não são capazes e que os pais ficam tristes pq elas nao são capazes de fazes o trajecto do caracol até à casinha sem fugir da linha com 4 anos! Qts brinquedos não dizem "a partir dos 4 meses" qd os bebés nem tem capacidade para perceber como eles funcionam ou então dizem 9m+ num carrinho qd as crianças ainda nem se seguram bem de pé?Desliga das classificações etárias e foca-te nas capacidades dela.

                  O meu filho tem 3 anos e meio e a maioria das pessoas pensa que eu passo horaaaas a fazer milhentas actividades pedagógicas com ele, sobretudo pq sou tecnica do ensino especial e estou a fazer mestrado em ed infância!Ficam mto espantadas qd digo que simplesmente brinco com ele ao que ele quer, respondo às perguntas deles e explico-lhe o que ele quer saber e digo-lhe o que fazer com o brinquedo que escolhe. O meu filho sabe as letras todas e os numeros seguidos até 10, depois saltita de numero para numero. Se me sentei a dizer o ABC todo?Não!Ele tem um tapete com letras e foi perguntando e eu respondia, tal como os numeros. Associa letras a nomes e agora já associa letras a mais do que uma palavra e já percebeu que pode formar palavras juntando várias letras pq tem um balde de letras magneticas. Tenta fazer o seu nome e faz se eu disser letra a letra mas pegar num lápis e copiar não consegue, mas já tenta pintar dentro dos contornos e já desenha bonecos "à sua maneira", mas antes dos bonecos vieram os rabiscos e mais tarde os circulos, entre outras coisas. Escolhe as cores pq as sabe de cor e isto é mais um motivo de espanto!Ainda há dias uma conhecida queria que a filha de 2 anos fizesse circulos pq a via "concentrada" a "fazer desenhos" e perguntou-me se era normal ela não "saber" fazer circulos...É normal e para isso bastou ver que a menina ainda nem conseguia pegar bem no lápis e qd se dava um para a mão ela rabiscava mas sem firmeza, o que é normal não só para a idade mas também pq esta criança deve ter pouco contacto com brinquedos que favoreçam a motricidade fina...basta ver que esta cena foi num casamento em que os noivos deram lapis e desenhos para as crianças se entreterem e ela não quis levar os lápis para a miuda pq ia sujar muito...Se eles não contactarem com as coisa não vão saber usá-las!O meu filho desenvolveu a motricidade fina cedo pq teve um atraso motor e como as pernas não faziam o que ele queria os dedinhos ajudavam a explorar o mundo e tornou-se num colector de coisas e miolos caidos e agarrava-os com destreza, daqui até pegar num lápis foi um instante mas tb teve contacto com eles desde cedo.

                  Relativamente ao que fazem numa sala de 4 anos já responderam e mto bem e eu acrescento que o trabalho de quem lá está tb influencia mto as aprendizagens das crianças e não são precisos grandes materiais (manuais aos 4 anos?) para as crianças aprenderem pq a criatividade gera mto mais aprendizagens e o contacto com a realidade e com o mundo que as rodeia fá-las crescer e aprender sem haver a obrigação de terem que fazer tudo como mandam os livros.


                  Dar tempo ao tempo e espaço para as crianças serem crianças!

                  Jinhos e boas actividades


                  (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por santi&mami Ver Mensagem
                    Relativamente ao que fazem numa sala de 4 anos já responderam e mto bem e eu acrescento que o trabalho de quem lá está tb influencia mto as aprendizagens das crianças e não são precisos grandes materiais (manuais aos 4 anos?) para as crianças aprenderem pq a criatividade gera mto mais aprendizagens e o contacto com a realidade e com o mundo que as rodeia fá-las crescer e aprender sem haver a obrigação de terem que fazer tudo como mandam os livros.
                    Dar tempo ao tempo e espaço para as crianças serem crianças!

                    Jinhos e boas actividades
                    Ola!

                    Santi o Brunop vai agora para a escola infantil (a pre de ca) e tem manuais obrigatorios:
                    • CAPICUA CUALIDADES Nº 1 EDITORIAL CASALS.
                    • CAPICUA GEOMETRIA Nº 1 EDITORIAL CASALS.
                    • CAPICUA MAGNITUDES Nº 1 EDITORIAL CASALS.
                    • CAPICUA NUMERACIÓN Y CÁLCULO Nº 1 EDITORIAL CASALS.

                    Sao livros de actividades suponho porque ainda nao os fui comprar.

                    Beijinhos
                    Rute

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
                      Ola!

                      Santi o Brunop vai agora para a escola infantil (a pre de ca) e tem manuais obrigatorios:
                      • CAPICUA CUALIDADES Nº 1 EDITORIAL CASALS.
                      • CAPICUA GEOMETRIA Nº 1 EDITORIAL CASALS.
                      • CAPICUA MAGNITUDES Nº 1 EDITORIAL CASALS.
                      • CAPICUA NUMERACIÓN Y CÁLCULO Nº 1 EDITORIAL CASALS.

                      Sao livros de actividades suponho porque ainda nao os fui comprar.

                      Beijinhos
                      Rute
                      Olá, Rute!

                      Pois algumas instituições pedem manuais aos pais mas isso não quer dizer que os vão utilizar, tal como se faz ao longo de todo o ensino.

                      Eu apesar de não exercer não acredito em manuais em idades tão precoces. Acredito sim num trabalho de raiz por parte do educador, com actividades planeadas directamente para aquele grupo tendo em conta aquilo que pretende desenvolver e há inumeras actividades que passam pela utilização de materais alternativos aos manuais e às fichas.O manual deve servir de apoio a algumas actividades e não deve ser usado a começar na página 1 e a acabar na 99, no meu ponto de vista!

                      A utilização de manuais tem um lado de facilitador para o profissional (daqui lavo as minhas mãos e os miudos apresentam trabalho feito) e tem o lado de relaxador para os pais porque o profissional usa um manual para realizar tarefas com o meu filho é porque está mto à frente!

                      Não sou contra os manuais mas acho que relaxam em demasia ambas as partes mas esquecem-se do principal: a criança. Tenta-se seguir o livro, corta-se a criatividade mas apresenta-se trabalho feito.

                      Ah, o meu filho acho que na sala dos 5 anos tb irá ter um manual...se concordo?Não mas talvez com 5 anos ter contacto com um manual seja uma preparação para o 1º ano, coisa que não acredito que se faça ao iniciar o trabalho de manual tão cedo, aos 3 anos. Espero que não sejam demasiado manual-dependente e que não os torturem com o dito!Apesar de tudo não irei tirar o meu filho do colegio aos 5 anos por causa do manual pq isso é a filosofia da instituição, vou sim fazer com que ele aprenda e tenha gosto em lidar com o manual enquanto ferramenta de trabalho para qd for para a "escola dos crescidos" (como ele diz!)!

                      jinhos


                      (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
                        Olá!

                        Pelo que percebi a tua filha mais velha tem 4 anos, certo? a idade da minha

                        dizes que ela tem dificuldade em escrever letras e numeros.... sinceramente estranhava era se não tivesse... não faz parte das aptidões de uma criança de 4 anos esse tipo de capacidades... se ela estivesse no 1º ano era si motivo de preocupação.

                        desculpa-me a frontalidade, mas acho que estás a ensinar coisas à tua filha que não são minimamente adequadas à idade.
                        Na Sala dos 4 anos, a minha filha trabalha diversos materiais, aprende reciclagem, aprende modos de bom comportmanto, aprende sobre o corpo humano, a família, a casa, os animais, os legumes, começam a fazer as primeiras tentativas de copiar o seu nome, os nºs e as letras, fazem muito jogos de faz de conta, contam histórias uns aos outros, etc... isto é o que é apropriado!

                        Não te preocupes com as letras e os nºs... ela vai ter tempo para isso tudo. A adaptação dela às novas educadoras e auxiliares e aos seus novos coleguinhas é, isso sim, um motivo de atenção especial!
                        Exactamente! A minha experiência diz-me isso também!
                        Tem tanto tempo para aprender... Que brinquem enquanto podem!
                        http://manasecompanhia.blogspot.com/


                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por santi&mami Ver Mensagem
                          Olá, Rute!

                          Pois algumas instituições pedem manuais aos pais mas isso não quer dizer que os vão utilizar, tal como se faz ao longo de todo o ensino.

                          Eu apesar de não exercer não acredito em manuais em idades tão precoces. Acredito sim num trabalho de raiz por parte do educador, com actividades planeadas directamente para aquele grupo tendo em conta aquilo que pretende desenvolver e há inumeras actividades que passam pela utilização de materais alternativos aos manuais e às fichas.O manual deve servir de apoio a algumas actividades e não deve ser usado a começar na página 1 e a acabar na 99, no meu ponto de vista!

                          A utilização de manuais tem um lado de facilitador para o profissional (daqui lavo as minhas mãos e os miudos apresentam trabalho feito) e tem o lado de relaxador para os pais porque o profissional usa um manual para realizar tarefas com o meu filho é porque está mto à frente!

                          Não sou contra os manuais mas acho que relaxam em demasia ambas as partes mas esquecem-se do principal: a criança. Tenta-se seguir o livro, corta-se a criatividade mas apresenta-se trabalho feito.

                          Ah, o meu filho acho que na sala dos 5 anos tb irá ter um manual...se concordo?Não mas talvez com 5 anos ter contacto com um manual seja uma preparação para o 1º ano, coisa que não acredito que se faça ao iniciar o trabalho de manual tão cedo, aos 3 anos. Espero que não sejam demasiado manual-dependente e que não os torturem com o dito!Apesar de tudo não irei tirar o meu filho do colegio aos 5 anos por causa do manual pq isso é a filosofia da instituição, vou sim fazer com que ele aprenda e tenha gosto em lidar com o manual enquanto ferramenta de trabalho para qd for para a "escola dos crescidos" (como ele diz!)!

                          jinhos
                          Pois aquei pelo que entendi nem é filosofia da institiçao (publica) mas sim do governo regional. Tambem pedem dinheiro material ja que tudo o resto (papelaria, material de modelagem, ect... ) compram eles para todos. Ja veremos.

                          Beijinhos
                          RUte

                          O meu parto de 14 dias
                          Bebes e Mamas marcianas de 2008
                          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                          Comentar

                          slot_bottomleaderboard_post

                          Collapse
                          Working...
                          X