Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

E quando eles embirram com certas pessoas?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • E quando eles embirram com certas pessoas?

    Olá a todas

    A minha filha tem 2 anos. É uma menina meiga, mas também reguila, o "normal" nestas idades. Não se deixa conquistar facilmente, agarra-se a mim e só relaxa quando vê que as pessoas não a querem tirar do meu colo. Também não gosta que entrem na sua zona de conforto, tem que ser conquistada devagarinho. Até aqui tudo bem, eu também era bicho-do-mato, com a diferença de que era tímida e ela não tem vergonha de mostrar que não quer contacto com desconhecidos. Por outro lado, quando gosta de alguém, é do mais risonha que há.

    O que me tem preocupado é a sua atitude perante a minha avó. Vê-se que não gosta nada dela e ela nunca lhe fez mal nenhum, pelo contrário, é uma pessoa meiga e vê-a com muita frequência. Mal a minha avó entra, a minha filha tenta passar despercebida: olha para o chão e tal, mas como a minha avó não resiste a meter-se com ela, chega a gritar de tão irritada que fica! Porque é que será esta atitude? Alguma de vocês passou pelo mesmo? Fica mesmo enervado.

    Eu ralho-lhe, mas não vejo melhoras...

    Obrigada.

  • #2
    A minha filha não é nada como eu era e é extremamente sociável. No entanto, volta e meia também tem coisas dessas. Com o meu sogro lida pouco porque ele está no estrangeiro mas também tem uma embirração de estimação. Nunca gostou dele mas é curioso que ele é a única pessoa do nosso círculo próximo que fuma e já em bebé ela esganava-se a chorar para não ir para o colo dele. Com jeito e tempo este ano lá meteu conversa com ele.
    Não haverá nada que para nós é insignificante que a incomode? também me lembro de uma grande amiga que usa perfumes muito intensos e com quem a minha miúda embirrava em mais pequena.
    É curioso ver como eles escolhem de quem gostam. Já vi a minha filha fazer click com pessoas que nunca viu e que lhe disseram um olá no casamento e tiveram-na a tarde toda à perna e já vi pessoas com quem lidamos mais vezes e até são simpáticas e ela não ligar.
    Os miúdos têm dessas manias e quanto mais forçamos pior. Eu, pelo menos, sempre fui bicho do mato e lembro-me de me forçarem a falar com este ou aquele e eu ficava possessa. sentia-me ainda mais envergonhada e só queria meter-me num buraco ou fugir.
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #3
      Obrigada Micaela,

      Pois, não sei mesmo o motivo. A minha avó gosta de dar-lhe um beijinho e fala muito perto dela, mas cheira sempre bem sem usar perfumes... Fico com pena dela.

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
        também me lembro de uma grande amiga que usa perfumes muito intensos e com quem a minha miúda embirrava em mais pequena.
        .
        De repente lembrei-me que odiava quando me obrigavam a dar beijinhos às amigas da minha avó precisamente por causa do cheiro. Mas não era por terem perfume. É o cheiro característico de alguns velhos, é almíscarado. Não sei explicar, mas ainda hoje esse cheiro me incomoda.

        Comentar


        • #5
          Olá Isa!
          olha já pensaste que poderá ser pelo facto da tua avó ter a cara enrugada? (não sei se tem lol, mas certamente terá!) Pode pode sentir alguma "desconfiança" pela aparencia fisica dela... O meu filhote também não gosta muito de dar beijinhos aos meus avós ou à avó do namorido, não por não gostar deles, mas porque a sua aparência o assusta um pouco... A pele enrugada, o corpo curvado, andarem devagar, a avó do namorido não tem dentes e isso faz-lhe confusão...
          vai falando da tua avó à tua filhota, conta coisas de quando eras pequena e a tua avó te fazia, miminho e tal para ela ver que não há "perigo". E quando estiverem com ela demonstra que a tua avó é amiga!






          Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

          Comentar


          • #6
            a minha filha também não se "entrega" às pessoas. demora a ganhar confiança com as pessoas e não se ri para toda a gente. é feitio dela mesmo.
            quando chega alguém ou vamos a algum lado costumo dizer as pessoas para lhe darem algum tempo para que ela se sinta à vontade!

            A minha mãe diz que eu também era assim e a minha irmã (19 anos) também estranhava imenso as pessoas... eu respeito o ritmo dela... ela não é mal educada, não é obrigada a rir-se ou ir para o colo de pessoas se não se sente à vontade!

            O meu conselho é que não forces, deixa-as estar. as vezes na ânsia de tentarmos ajudar e obviamente que ficas com pena da tua avó, transmitimos mais ansiedade aos miúdos... se elas se vêem com frequência e a a avó é meiguinha, um dia destes fazem click!

            beijinhos e boa sortee


            Comentar


            • #7
              É mesmo assim!

              O meu tb não vai com qualquer pessoa e não por serem mais ou menos simpáticas com ele que o conquistam! Com essas pessoas é dar-lhes tempo para eles ganharem confiança... e com o tempo lá vai indo! O meu é daqueles que então se tentam agarrá-lo e beijá-lo ele diz "não!" empurra e desata a fugir! Não é por educação eu detesto que ele faça isso, repreendo-o, mas digo logo às pessoas para terem paciência e darem-lhe tempo pois tb percebo o lado dele!

              Por ter um filho como ele é que tb não forço uma criança de dois anos a dar-me um beijinho, muito menos a agarro!

              Já te imaginaste com dois anos de experiencia no mundo e aparecer-te um "gigante" com mais do dobro do teu tamanho a agarrar-te e tentar-te dar beijinhos?!?!

              No entanto com as pessoas que gosta é só mel e às vezes com pessoas com que priva muito menos! Por exemplo o meu tio é capaz de o ver 3 vezes por ano, e o rapaz adora-o!

              Comentar


              • #8
                É verdade Sunflower, nem sempre a convivência traz o gostar de alguém. Eu também nunca a obrigo a dar beijos. Apenas lhe peço que diga adeus e mande beijinho, à distância

                AnaReis, eu falo-lhe da minha avó e ela faz logo um gesto de desagrado. O que é estranho é que se ria imenso para ela quando era mais pequena e, de repente, tanta embirração! E não aconteceu nada. A minha avó tem rugas, sim, mas tem um ar enxuto. Nem se veste de escuro, nem nada. E, Miosótis, ela cheira sempre ao amaciador suave da roupa. Não me cheira a nada de mal

                Rosinhas, vou ficar à espera que faça o click

                O que me preocupa é mesmo a intensidade com que reage: chega a gritar de nervos e irritação (não é medo), agarrada a mim! Que coisa!

                Comentar


                • #9
                  O meu filho, até ver, dá-se bem com todas as pessoas e até com estranhos, tipo em lojas e afins. Acho que não a deves forçar a ir para ao pé da avó (ou bisavó?), ela ao seu tempo irá dar o braço a torcer e por sua iniciativa irá para ao pé da avó.

                  Relativamente aos beijos e cheiros...eu em pequena tinha uns vizinhos já de idade (que entretanto faleceram) que eram como familia, eram os tios X e Y a adoravam-nos (a mim e aos meus irmãos) mas de todas as vezes que iamos a casa deles a minha mãe teimava em que haviamos de dar beijos aos tios...eles não cheiravam mal mas tinham aquele cheiro que alguém aqui falou, tipico dos "velhos" e que eu detestava e para continuar a ser boa menina e simpática em vez de lhes dar o beijo dava-lhes a minha cabeça para eles me darem um beijo a mim!A minha mãe pergunta-se, ainda hoje em dia pq tenho a mania de dar a cabeça qd ela me vem dar um beijo e eu já lhe disse pq, claro que são situações distintas mas da mesma maneira que o aperto de mão é quase "instintivo" o meu dar de cabeça tb é. É por isto que não obrigo o meu filho a dar beijos em ninguém, digo uma vez, se ele quer dá se não quer paciência!

                  jinhos


                  (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                  Comentar


                  • #10
                    Como já disse, a minha filha é muito sociável mas esqueci-me de dizer que beijos não é com ela. Podem fazer o que quiserem mas se ela não quiser dar beijos não dá. Para verem como é, ela adora a minha cunhada do meio. Passa a vida de volta dela, só quer a tia Carla... mas não lhe dá beijos. Quando ela se casou em Agosto, a minha filha foi menina das alianças e passou o tempo de roda da tia, vestida de princesa, claro. Na altura do beijo da paz, ela ia ao meu colo quando fui dar um beijo aos noivos e, qual não é o meu espanto, vejo a pequenita a espetar um beijo na tia. Até a tia ficou pasmada a olhar.
                    Eu nunca, mas nunca, forço beijos. Chega estar a famelga toda a teimar e eu a dizer "não quer dar, não dá, os beijos são muito caros, não se dão assim " e vou brincando para ela não se sentir obrigada.
                    Isto porque dizem sempre que não se obrigam as crianças a dar beijos ou coisas do género. Eu era mesmo bicho do mato e sempre teimaram comigo para dar beijos. Quando era pequena, costumava ir a uma "venda" comprar pão ou leite do dia e o dono costumava meter-se comigo e com o meu irmão, fazia cócegas e coisas do género e eu odiava mas achava que tinha de deixar. Quando tinha uns 9 ou 10 anos, fui lá sozinha e ele começou com a treta das cócegas. Quando dei conta, tinha a mão dele por dentro das minhas calças de fato de treino a mexer onde não devia. Falei com a minha mãe e nunca mais lá fomos mas a questão é que se eu não achasse que tinha de deixar mexer-me ou fazer cócegas ou dar beijos ou o que fosse, isto não tinha acontecido. Portanto, nunca obrigo a minha filha a dar beijos. Quando ela acha que tem de dar, dá. Chega a estar a brincar e pára porque se lembra de dar um beijo à avó ou ao primo. Ela lá sabe.
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #11
                      Santi & Mammi, acho mesmo que não tem a ver com isso. A minha avó é toda preocupada com ela e com a casa. A casa dela cheira sempre a fresco


                      Micaela, que situação. Ordinário do homem!! Eu também não obrigo a dar beijos, mas ela até se despede bem das pessoas com um beijinho. Quando não conhece, peço-lhe só que mande um beijo à distância e ela não se importa. É sinal que as pessoas se vão embora, eheh.

                      Lembrei-me que a minha filha chega a não aceitar um objecto, que quer muito, se for a bisavó a entregar-lho... Mas que coisa! Já tem orgulho?

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por Isa R 2 Ver Mensagem
                        Santi & Mammi, acho mesmo que não tem a ver com isso. A minha avó é toda preocupada com ela e com a casa. A casa dela cheira sempre a fresco
                        O cheiro que eu referi, e penso que seja o mesmo que a Santi fala, não tem a ver com falta de higiene. As amigas da minha avó eram todas dondocas, bem vestidas e lavadas. É um cheiro característico em certos idosos e penso que possa estar relacionado com algumas doenças que ataquem o sangue. Talvez a diabetes, não sei... mas é um cheiro mesmo característico, forte, que se entranha no nariz. Parece almíscar.

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por Isa R 2 Ver Mensagem
                          Santi & Mammi, acho mesmo que não tem a ver com isso. A minha avó é toda preocupada com ela e com a casa. A casa dela cheira sempre a fresco


                          Micaela, que situação. Ordinário do homem!! Eu também não obrigo a dar beijos, mas ela até se despede bem das pessoas com um beijinho. Quando não conhece, peço-lhe só que mande um beijo à distância e ela não se importa. É sinal que as pessoas se vão embora, eheh.

                          Lembrei-me que a minha filha chega a não aceitar um objecto, que quer muito, se for a bisavó a entregar-lho... Mas que coisa! Já tem orgulho?
                          Sabes o que eu digo quando me mandam bocas a dizer que a minha filha não dá beijos e não fala com quem não quer? Digo sempre "ainda bem, assim não a roubam e não vai com estranhos". Então se começam com a conversa de "se lhe deres um beijinho ele/ela dá-te uma prenda" aí é que me passo mesmo. Sou a primeira a dizer "não faz mal, leonor, a mãe dá-te a prenda na mesma mesmo sem beijos".
                          2 filhotes lindos

                          Comentar


                          • #14
                            Eu sinceramente acho que tem mesmo a ver com afinidades e com o feitio deles! Quantas vezes é que o meu mesmo a mim e ao pai nega beijinhos?!?! E depois qd menos estamos à espera lá vem ele dar um abraço e beijinho, ou mesmo exigir um beijinho, o mesmo com os avós, tios e educadoras da escola!

                            Qd as pessoas comentam eu respondo o mesmo que tu " Assim nunca o roubam, porque ele há-de berrar tanto qd um estranho lhe puser a mão em cima, que toda a gente fica a olhar!"
                            O avô é que está sempre com a preocupação de não lhe tirar um olho de cima para não o levarem e eu digo.lhe sempre isso "Deixa lá que se alguem o agarrar ele há-de gritar tanto que ficas logo a saber!"

                            Ainda há um mês fomos a um casamento e lá andava ele feliz da vida com os outros meninos sem prestar cavaco a nenhum adulto, qd vem a minha prima vem dizer-me, ela que tenta cativá-lo desde que ele nasceu e que inclusivé tem um menino da idade dele e ele não lhe liga nenhuma, que a "não sei quantas" que pouco ou nada conhecemos o chamou porque ele tinha os calções a cair, ele foi, deixou-a subir os calções e apertar o cinto e no fim ele ainda lhe deu um beijinho... ela vinha tão triste, ela que nunca conseguiu um beijinho dele! Portanto tem mesmo a ver com o facto de engraçarem com as pessoas ou não!
                            Ultima edição por Sunflower; 08-09-2011, 12:36.

                            Comentar


                            • #15
                              A minha filha também não gosta de dar beijinhos (em geral) mas em particular com a minha mãe é sempre complicado. A minha mãe já é velhota, tem 81 anos, e eu também acho que tem a ver com qualquer odor que as pessoas mais idosas emanam, que se calhar a nós nos passa despercebido mas a eles não. Eu também me lembro de ser miúda e detestar dar beijos a velhos. Normalmente quando vamos a casa da minha mãe ela vai sempre meio contrariada, mas depois de lá estar gosta e diverte-se e brinca com a avó, e quando se vem embora deixa a minha mãe dar-lhe um beijinho mas ela não dá.

                              Por outro lado, a minha filha é muito pouco beijoqueira, mesmo a mim, na maioria das vezes, dá-me abracinhos e colinhos mas beijinhos só quando eu peço, são raras as vezes que me vem beijar espontaneamente. Eu tenho um bocadinho de pena, mas ela é assim e, a bem da verdade, eu também sou, exceto com ela, lol...

                              Elsa

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X