Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Como é na vossa creche? - Opiniões precisam-se.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Como é na vossa creche? - Opiniões precisam-se.

    Olá Mamãs

    Não sabia bem onde colocar este tópico... de qualquer modo aqui fica e a precisar dos vossos testemunhos.

    O meu pequeno tem 2 anos e está desde os 5 meses no Colégio privado.
    Vou po-lo por volta das 8h50/9h e vou buscá-lo às 18h. As actividades iniciam-se às 9h30 e terminam às 17h30, sendo que apenas necessito de 1 hora do chamado "prolongamento".

    Ora o que se passa é o seguinte: a partir das 17h30 a Educadora vai embora, bem como as auxiliares que estão com ele, ou seja, quando eu o vou buscar às 18h não está ninguém, que esteve com ele o dia todo, para me informar como correu o dia. A auxiliar que o entrega diz-me o que ele comeu, que esteve bem e pouco mais. Não faço ideia o que fez durante o dia e ano passado passavam-se semanas sem ver a auxiliar ou educadora da sala dele.
    Bem sei que a equipa não pode ter o meu horário, mas também não posso ser penalizada por usufruir uma hora de prolongamento, certo?

    Questionei a Educadora, que me disse uma vez que tenho o prolongamento, tenho que me sujeitar e se quiser saber como está o meu filho terei de agendar hora com ela no horário de atendimento (uma vez por semana das 16h30 às 17h30).
    Até me questino a mim mesma: o meu horário é assim tão anormal?? Não é o horário de uma pessoa dita normal, ou os pais dos outros meninos é que têm horários assim tão bons?!

    Como é no Colégio/Escola dos vossos filhos? Dizem-vos o que eles fazem? Como os acompanham? Qual o tipo de informação que têm quando o vão buscar?

    Preciso mesmo das vossas experiências para ter um ponto de comparação. Posso chegar inclusivamente à conclusão que estou a exagerar e que é normalissimo isto acontecer. Mas confesso que me custa depois de 9 horas sem o meu pequeno, chegar ao colégio e perguntar: como esteve ele e ouvir: esteve bem, comeu bem e brincou muito.

    Agradeço, desde já, a todas.

    Um beijinho



  • #2
    Olá,

    pois eu também não gostava se fosse assim... Na escola da minha filha há 3 pessoas na sala, duas auxiliares e a educadora. Uma das auxiliares entra às 7h30m e sai mais cedo, a educadora faz o horario habitual 9h/17h, penso eu, e a segunda auxiliar entra antes de almoço e fica até às 19h30.

    Para já, não pago prolongamento nenhum, mesmo que ela entrasse às 7h30 e saísse às 19h30m, é o horário de funcionamento e ponto final. Eu faço mais ou menos o mesmo horário que tu: deixo-a por volta das 8h30m e vou buscá-la perto das 18h. Mas está sempre com a auxiliar que esteve com ela desde antes do almoço, portanto ela sabe sempre como correu o dia. A educadora tem um dia por semana em que fica das 17h às 18h para receber os pais, e está sempre lá nessa hora, haja marcações ou não, portanto apanho-a sempre uma vez por semana um bocadinho antes das 18h para falar 5 ou 10 minutos com ela.

    O teu horário não é nada estranho; aliás, há muitos meninos na sala da minha filha que já lá estão quando eu chego e ainda lá ficam quando eu a vou buscar; nem toda a gente tem horários fáceis ou avós que possam ir buscar as crianças mais cedo. Eu por acaso trabalho perto da escola, mas se eu trabalhasse p. ex. em Lisboa (sou da margem sul) com um horário das 9h às 18h, numa loja, por exemplo, a Luísa tinha de estar na escola pelo menos das 8h às 19h, pois sou sozinha com ela e não tenho avós nem ninguém que pudesse ir buscá-la mais cedo. E acharia muito mal não pôr a vista em cima de ninguém que tivesse passado o dia ou a maior parte do dia com ela.

    Elsa

    Comentar


    • #3
      Olá
      a minha filha tem quase 2 anos e também está numa creche particular desde os 6 meses. De manhã é o pai que a leva por volta das 9.30 e eu vou buscá-la entre as 17.30 e as 18h.
      A partir das 17h também reunem os meninos de todas as idades numa sala e ficam as educadoras/auxiliares de turno. Volta e meia, calha ser a educadora da minha filha de turno e aí coloco todas essas questões ou então falo com a dona do colégio que geralmente está presente e como é um colégio pequeno está por dentro de tudo.
      Contudo, há um quadro à porta da sala dela, no qual registam como comeu, quantas horas dormiu, quantos cócós fez e se eram normais.
      Temos um caderninho no qual nos correspondemos com variados assuntos, caso não nos encontremos.
      Não é perfeito, mas sinto que há uma acompanhamento particular.
      Qualquer questão mais importante sinto-me à vontade de ligar durante o dia e falo directamente com ela.
      Mas chegares às 18h é o normal....as pessoas que vejo a irem buscar os miúdos antes geralmente são avós.

      Comentar


      • #4
        Elsa

        Muito obrigada! Entendeste exactamente o cerne da minha questão
        Também somos sozinhos - somos só os 3. Não há ninguém para ir buscar sem ser eu ou o pai, mas como o pai trabalho no Porto e o Colégio fica perto do meu local de trabalho, consigo fazer o horário 9h/18h. Se eu trabalhasse no Porto o meu pequeno tinha que lá estar das 8h às 19h, então nem sei como seria.


        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por tita30 Ver Mensagem
          Olá
          a minha filha tem quase 2 anos e também está numa creche particular desde os 6 meses. De manhã é o pai que a leva por volta das 9.30 e eu vou buscá-la entre as 17.30 e as 18h.
          A partir das 17h também reunem os meninos de todas as idades numa sala e ficam as educadoras/auxiliares de turno. Volta e meia, calha ser a educadora da minha filha de turno e aí coloco todas essas questões ou então falo com a dona do colégio que geralmente está presente e como é um colégio pequeno está por dentro de tudo.
          Contudo, há um quadro à porta da sala dela, no qual registam como comeu, quantas horas dormiu, quantos cócós fez e se eram normais.
          Temos um caderninho no qual nos correspondemos com variados assuntos, caso não nos encontremos.
          Não é perfeito, mas sinto que há uma acompanhamento particular.
          Qualquer questão mais importante sinto-me à vontade de ligar durante o dia e falo directamente com ela.
          Mas chegares às 18h é o normal....as pessoas que vejo a irem buscar os miúdos antes geralmente são avós.
          Obrigada Tita! Muito boa a sugestão do colégio da tua filha! Um caderninho, o esquema à porta da sala assim os pais estão sempre informados.
          Obrigada.


          Comentar


          • #6
            Olá

            O meu tb anda em infantario privado e com um horario muito semelhante ao teu! E o ano passado a educadora dele estava com horário reduzido por aleitamento e contam-se as vezes que eu a vi durante o ano para alem das reuniões!

            Mas o que acontece no infantario onde o meu anda é que as auxiliares tem horarios rotativos, e semana a semana ora entram mais tarde e saem mais tarde ou entram cedo e saem mais cedo... portanto era rara a semana em que eu ou meu marido não viamos a auxiliar da sala dele ou de manhã ou ao final do dia! Caso isso acontecesse, que poderia acontecer durante no máximo uma semana, eu ligava durante a sesta deles para falar com a educadora ou auxiliar... deram-nos indicação para fazermos isso sempre que desejassemos.

            No caso de não encontrarmos nenhuma delas o recadinho tb era sempre igual ao teu, mas se eu visse que não tinha sido bem assim, por ele mais sonolento ou mesmo rabugento, no dia a seguir estava a perguntar ou a telefonar a alguem da sala dele.

            Este ano diariamente ou vemos a educadora ou a auxiliar.

            Mas relativamente a isso do prolongamento tb tenho uma historia engraçada, pois no ano passado eu nunca chegava antes das 18:45h/19h e nunca havia ninguem que me recebesse o pagamento em multibanco e tranferencia bancaria não aceitam.... queria que eu deixasse um envelope na mochila dele com cheque ou dinheiro! Pois, eu resolvi fazer guerra e disse que ia pagar mesmo em multibanco e que se pagava 30h de prolongamento, o minimo que exigia era alguem nos 1ºs dias do mês para me receber o pagamento no formato que eu queria... não ia deixar um envelope de quase 500€ na mochila dele sabe-se lá quantas horas, ou entregar na mão de alguem, sobre o risco de não chegar ao destino!

            Se queres falar com alguem da sala dele telefonas... sem problemas desde que não alteres as rotinas, a hora das sestas é uma boa hora, pagas para isso mesmo, para te atenderem e para zelarem juntamente contigo pelo bem estar e educação do teu filho.

            Beijinhos

            PS: o meu tb tem as tabelinhas da alimentação, cocos e sonos á porta da sala! MAs não temos caderninho, ou falamos pessoalmente ou telefonamos
            Ultima edição por Sunflower; 19-09-2011, 10:39.

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por AMMMama Ver Mensagem
              Obrigada Tita! Muito boa a sugestão do colégio da tua filha! Um caderninho, o esquema à porta da sala assim os pais estão sempre informados.
              Obrigada.
              Ela este ano já está na sala da pré, mas o ano passado na sala da creche também tinham esse quadro à porta, já não me lembrava, com os nomes e as rubricas habituais , se comeu, se fez cocó, se dormiu, etc. Isso ajuda, mas são só as coisas básicas, ao falar com elas é que uma pessoa sabe se se portou bem, se fez birras e porquê, como é que elas lidaram com isso, se esteve de castigo e porquê, o que fizeram em termos de trabalhinhos e do que é que ela gosta mais, etc. Não quer dizer que todos os dias eu lá esteja com estas conversas todas, lol, mas num dia sabe-se uma coisa, no outro dia outra, e há uma noção mais contínua de como estão a correr as coisas do que se só falarmos com a educadora de hora marcada uma vez por mês, por exemplo.

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
                Olá

                O meu tb anda em infantario privado e com um horario muito semelhante ao teu! E o ano passado a educadora dele estava com horário reduzido por aleitamento e contam-se as vezes que eu a vi durante o ano para alem das reuniões!

                Mas o que acontece no infantario onde o meu anda é que as auxiliares tem horarios rotativos, e semana a semana ora entram mais tarde e saem mais tarde ou entram cedo e saem mais cedo... portanto era rara a semana em que eu ou meu marido não viamos a auxiliar da sala dele ou de manhã ou ao final do dia! Caso isso acontecesse, que poderia acontecer durante no máximo uma semana, eu ligava durante a sesta deles para falar com a educadora ou auxiliar... deram-nos indicação para fazermos isso sempre que desejassemos.

                No caso de não encontrarmos nenhuma delas o recadinho tb era sempre igual ao teu, mas se eu visse que não tinha sido bem assim, por ele mais sonolento ou mesmo rabugento, no dia a seguir estava a perguntar ou a telefonar a alguem da sala dele.

                Este ano diariamente ou vemos a educadora ou a auxiliar.

                Mas relativamente a isso do prolongamento tb tenho uma historia engraçada, pois no ano passado eu nunca chegava antes das 18:45h/19h e nunca havia ninguem que me recebesse o pagamento em multibanco e tranferencia bancaria não aceitam.... queria que eu deixasse um envelope na mochila dele com cheque ou dinheiro! Pois, eu resolvi fazer guerra e disse que ia pagar mesmo em multibanco e que se pagava 30h de prolongamento, o minimo que exigia era alguem nos 1ºs dias do mês para me receber o pagamento no formato que eu queria... não ia deixar um envelope de quase 500€ na mochila dele sabe-se lá quantas horas, ou entregar na mão de alguem, sobre o risco de não chegar ao destino!

                Se queres falar com alguem da sala dele telefonas... sem problemas desde que não alteres as rotinas, a hora das sestas é uma boa hora, pagas para isso mesmo, para te atenderem e para zelarem juntamente contigo pelo bem estar e educação do teu filho.

                Beijinhos
                Sunflower

                Deste-me uma execelente sugestão! Posso ligar durante a sesta para falar com educadora, é bem verdade.

                Sabes, desde o início deste Colégio que há coisas que me desagradam. Quando falava com as minhas primas, os meus pais ou até mesmo o meu marido sobre isso sempre me desaconselhram a não levantar grandes ondas, depois podia ser o menino a sofrer as consequências, que eu podia ser antipatica bla bla bla.
                Ou seja tenho-me inibido um pouco de interrogar algumas coisas e tenho tentado não mostar o meu desagrado. Mas estou a ver que ando a ser benevolente demais!

                Obrigada pelas dicas! (adorei a história do teu prolongamento, é assim mesmo!)

                Beijinhos


                Comentar


                • #9
                  Olá,
                  O meu filho fica no infantário das 9h30 às 18h30. Tenho sorte porque de manhã vejo a educadora (entra às 9h00) e à tarde a auxiliar (sai às 19h00). Também temos um caderninho que anda sempre na mochila dele onde elas registam se comeu, se participou nas actividades, entre outras coisas, e que serve para enviarmos recados umas às outras se necessário.
                  Se não consegues falar com a educadora, seria bom perguntares qual o número dela para lhe poderes ligar durante o dia (perguntas qual a melhor hora) ou então arranjares tu um caderno onde anotas os recados e ela responde-te.
                  Beijinhos
                  "Mãe, o amor é colo"





                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por ElsaTS Ver Mensagem
                    Ela este ano já está na sala da pré, mas o ano passado na sala da creche também tinham esse quadro à porta, já não me lembrava, com os nomes e as rubricas habituais , se comeu, se fez cocó, se dormiu, etc. Isso ajuda, mas são só as coisas básicas, ao falar com elas é que uma pessoa sabe se se portou bem, se fez birras e porquê, como é que elas lidaram com isso, se esteve de castigo e porquê, o que fizeram em termos de trabalhinhos e do que é que ela gosta mais, etc. Não quer dizer que todos os dias eu lá esteja com estas conversas todas, lol, mas num dia sabe-se uma coisa, no outro dia outra, e há uma noção mais contínua de como estão a correr as coisas do que se só falarmos com a educadora de hora marcada uma vez por mês, por exemplo.
                    Elsa

                    Penso exactamente como tu!
                    No caso do meu não existem nada disso! Temos uma caderneta para escrever recados do tipo - precisa de fraldas, precisa dodotes. Não posso ir à sala, nem à porta. O acolhimento e a entrega é feita num hall antes do corredor da sala ou seja ano passado vi a sala dele uma vez, no inicio do ano. Quanto à entrega a auxiliar vem ao dito corredor com uma folha de papel A4 onde está o dia a dia dos meninos - o que comeu, se faz coco e quantas horas dormiu. Mas os pais não podem ver essa folha para respeitar os outros meninos.

                    Muita regra. muita regra....


                    Comentar


                    • #11
                      No infantário do meu, regra geral, quando o vou buscar ou está a educadora ou está a auxiliar da sala. Na maioria das vezes é a auxiliar. Às vezes também acontece não estar nenhuma delas e estar outra auxiliar a entregá-los e, nesse caso, também não me sabe dizer muito mais do que os recados que a educadora deixou escritos: se comeu bem, se dormiu, etc. Quando lá está a educadora ou auxiliar elas próprias me costumam dizer (e mostrar) o que fizeram durante o dia. Ou então eu pergunto. Eu também vou no horário de prolongamento já que saio às 18h e trabalho longe do infantário. Com muita ginástica e maratona consigo ir buscá-lo às 18:30. De manhã deixo-o por volta das 8:40 e muitas vezes é a educadora que o recebe. Ainda hoje foi assim.

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por AMMMama Ver Mensagem
                        . Não posso ir à sala, nem à porta. O acolhimento e a entrega é feita num hall antes do corredor da sala
                        Isto é algo que me faz muita confusão... Aliás, visitei um infantário exactamente assim quando andei a escolher e ficou logo posto de parte.

                        Comentar


                        • #13
                          O Afonso andou numa IPSS, no berçário havia esse registo à porta da sala, no entanto em creche já não.
                          Eu sou funcionária pública e, felizmente, mesmo quando saio mais tarde que as 17.30h o infantário é a minutos do meu trabalho e casa, pelo que não demorava muito... Uma coisa boa é que os meninos da creche estavam todos juntos no exterior e algumas actividades dsala eram feitas com as várias salas, portanto qualquer auxiliar me poderia dizer como tinha passado o dia, mesmo que não fosse ao pormenor... A creche e o jardim de infância têm espaços separados, as auxiliares e educadoras são muito familiares a todos os meninos, apesar de serem várias salas.
                          Quando não conseguia saber alguma coisa no dia, perguntava na manhã seguinte.
                          Acho estranho é a marcação de hora... isto é, há sempre essa hora em todo o lado, mas gerqalmente é para fazer uma avaliação global, não para saber coisas básicas de todos os dias... Acho que devias falar com a educadora e explicar a situação, sugerir que desse as informações do dia à auxiliar que ficar no final, para te transmitir, até porque um quadro na parede não diz tudo, não é?... embora ajude, clçaro!...

                          Bjs, boa sorte,
                          carmen


                          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                          Comentar


                          • #14
                            Pois... estou de acordo com a miosotis! Escola onde eu não possa entrar a qualquer hora do dia o meu filho não anda!

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                              Isto é algo que me faz muita confusão... Aliás, visitei um infantário exactamente assim quando andei a escolher e ficou logo posto de parte.
                              Esta também me faz muita confusão.
                              Na escola da minha filha entramos por ali a dentro, verificamos até como tratam os outros miudos quando estão a dar comida, quando mudam as fraldas, como fazem as limpezas...as portas estão sempre abertas o que transmite confiança e transparência.
                              Também já ouvi ralhetes e chamadas de atenção aos meninos e nunca fiquei mal impressionada....faz parte também do dever delas e foi feito com correcção, firmeza mas sem oprimir.
                              Agora não ter acesso e ver com os meus olhos... era logo uma grande cruz em cima.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X