Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Bebe 2 meses constipado - so me apetece chorar

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Bebe 2 meses constipado - so me apetece chorar

    Bom dia

    O Tomás (faz amanha 2 meses), constipou-se e ficou com tosse quando tinha 5 semanas, falei c/ a pediatra (6ª feira) q disse para fazer nebulizações com meia ampola de atrovent e 3ml de soro e colocar soro no nariz e aspirar, no caso de ter febre, nao comer, ou tivesse dificuldade em respirar ir logo às urgencias. Na 2ª feira seguinte liguei com ela e disse q ele nao estava pior, mas tb nao estava melhor, ela disse q queria vê-lo. Examinou-o e disse q se ouvia um barulhinho. Mandou fazer nebulizações com ventilan, atrovent e soro, fenistil e celestone. Fiz a medicação e ele melhorou, mas na 6ª feira começou a ficar outra vez com o nariz congestionado. Na 2ª liguei a pediatra, ela disse para voltar a dar o fenistil. De 2ª para 3ª começou a tossir outra vez, liguei a pediatra, ela disse para continuar com o fenistil e se ele nao melhorasse q depois o via. Nao voltou a tossir ate 5ª para 6ª, voltei a falar com a pediatra, ela disse para continuar com fenistil e fazer nebulizações com atrovent e soro. Isto porque ele nao tinha febre, comia bem e estava bem disposto. Já nao tinha tosse, mas continuava a fazer muito barulho a respirar, parecia um gatinha a ronronar.
    Na 3ª feira, (ha uma semana) falei com a pediatra que disse para comprar vibrocil e por-lhe uma gota em cada narina, 2x ao dia. Assim fiz, Na sexta continua com o nariz obstruido e a fazer barulho, liguei outra vez a pediatra disse para lhe dar o celestone 3 x ao dia 3 dias. Assim fiz. Ontem achei q estava melhor. Liguei a pediatra, ela estava a dar consultas, a consulta dos 2 meses estava marcada para a proxima semana, mas ela aceitou fazê-la ontem. Fui a consulta, ela teve a examina-lo, disse q a auscultação estava optima e que ele estava muito bem, para lavar so o nariz com soro e se ele ficasse mais aflito, fazer nebulização com soro. Optimo, pensei eu.

    Sai do hospital e passei em casa de uma amiga q tem um bebe com 3 meses, estive la um bocado, a casa tava quentinha, ela tb tem o bebe dela, mas ainda la o tomas tossiu e espirrou algumas vezes. Vim pra casa, depois começou a ficar com pingo no nariz, achei melhor aspirar e dei-lhe fenistil, depois mamou adormeceu, como de costume. Estava a dormir no carrinho, pra ter a cabeça elevada. Eram quase 2 horas e acordou a fazer um grande barulho a respirar, estava aflito, tentava tossir mas nao conseguia, davam-lhe vomitos, mas nao saia nada, eu e o meu marido numa aflixão sem saber o que lhe fazer, ele estava todo entupido, não consegui manter a calma, so pensava que ele asfixiava, o meu marido vestiu-se depois pegou nele para me vestir, embrulhei-o num cobertor, o meu marido foi a cama buscar a minha filha e embrulhou-a tb, e la fomos feitos malucos para o hospital, é particular, mesmo assim tive q esperar uns 10 minutos, depois de ter dito q o bebe estava com dificuldade em respirar, mas nessa altura ja estava melhor, so chorava porque tinha fome e devia estar assustado.
    Entretanto veio a pediatra, contei-lhe o q aconteceu, auscultou-o e esta limpinho, disse-lhe a medicação q ja fez. disse para voltar a fazer nebulização soro + atrovetn 2 x ao dia, mais neb. so com soro 2 x ao dia, fenistil 3x ao dia e dar o celestone + 2 dias, q era o maximo.
    Viemos para casa, nao fizeram nada la. Aspirei, dei medicação, fiz nebulização. Dormi sentada no sofá com ele ao colo, era a unica posição que não fazia barulho e estava mais calmo. As 7 horas mamou, pus-lo no carrinho para tratar da irma, para a mandar para a escola. Ficou outra vez entupido, começou a tossir, vomitou tudo, outra aflixão, nao sabia como pegar nele para vomitar....Depois ficou bem, aspirei-o, medicação, nebulização....agora ta aqui, as vezes adormece no meu colo, ponho no carrinho acorda, faz muito barulho, ja aspirei algumas vezes, e sai uma ranhoca quase amarela.....tou tao triste e sinto-me culpada porque sai com ele. Vocês costumam sair com bebes tao pequenos?

    Alguem ja passou isto com o bebe?
    Nunca + passa, sera que nao pode fazer alguma medicação mais forte, como antibiotico?
    Ja tentei ligar com a pediatra dele para lhe contar o q aconteceu mas ainda nao consegui....O que eu tenho feito de errado, de manha estava bem, de noite estava tao mal. Quando ele estava entupido de noite, pensei em aspira-lo, mas tive medo q ele ficasse mais aflito com o soro e nao fiz nada....nao sei o q hei-de fazer. ele e tao pequenino, ja tomou tanta porcaria no ultimo mes, nao ha maneira de ficar bom.

    Preciso da vossa opinião e da vossa força.

    Obrigada e beijinhos
    Filipa
    A tentar engravidar desde Janeiro 2004
    Ovários micropoliquisticos
    Drilling Ovárico em 31 Outubro de 2006
    Dufine em Janeiro e Fevereiro de 2007
    Engravidei com o 2º ciclo de Dufine
    Maria nasceu em 11/12/2007

    Em Janeiro de 2011 engravidei "sem contar"
    O Tomás nasceu a 23/09/2011

  • #2
    Olá,

    Olha, antes de mais um beijinho, calculo que não esteja a ser fácil. Em termos de medicação, não sou médica e acho que deves fazer exactamente o que te disseram. Em relação ao antibiótico é de evitar, quanto mais tarde tomar o primeiro melhor. Acho que não é boa ideia saíres de casa, principalmente pelas diferenças de temperatura. Outra coisa que não sei se fazes é ter uma bacia com água no quarto dele para minimizar os efeitos do aquecimento. principalmente à noite. Aspirar com soro ajuda e podes fazer várias vezes por dia.

    Em todo o caso, e porque se nota que estás muito aflita, tenta falar com a pediatra dele para ela também ir sabendo o ponto da situação.

    Desejo as rápidas melhoras do teu pequenino!

    Comentar


    • #3
      O que o teu bebé tem não é constipação, é bronquiolite, ou asma do lactente.
      Atrovent, Ventilan, Celestone são conhecidos do meu fiho mais velho.
      Começou aos 5m...
      Conheço bem o desespero de ter um filho pequenino doente e não ter solução... também chorei, também desesperei, mãe que é mãe preocupa-se, é assim!...
      Não precisas de dormir sentada no sofá, podes pô-lo a dormir na espreguiçadeira, seguro, numa posição muito direita, tapadito, ao lado da tua cama, ou dentro da cama de grades. Mas podes fazê-lo, se te faz sentir melhor. Eu sei como é, se não os podemos curar, pelos menos damos-lhe amor, carinho, segurança...
      Quanto aos vómitos, digo-te que o melhor que te pode acontecer é ele vomitar sempre. Das primeiras vezes também me assustei e achei horrível vêr a sopa e a ranhoca espalhada pelo chão, mas o facto é que essa ranhoca deixou de estar nos pulmões, mais especificamente nos brônquios, para estar nbo chão. Poupou-te uma carrada de medicação e de - eventualmente - algumas sessões de ginástica respiratória com um bom fisiatra. Foi uma evolução muito, mesmo MUITO, positiva, vai por mim!
      Se não houver febre não há motivo para antibiótico. Quando fazem febre estão a caminho de uma pneumonia, e é para esses bicharocos que o antibiótico serve, fica grata por não precisar, sim, querida?!...
      Eu sei que queres que passe logo, mas demora sempre... e quando são pequeninos demora mais porque não tossem eficazmente nem a pedido. Não deixes de estar atenta, de medicar conforme a pediatra disser, mas deixo-te o conselho de encontrares uma boa fisiatra de bebés na tua zona.
      Estas situações podem ser pontuais, mas geralmente repetem. Se fizer mais de 3, convèm colocares hipótese de fazer medicação preventiva, são as recomendações para situações destas, fala com a médica na próxima consulta.
      Entretanto, lê sobre o assunto no google e vai aqui mesmo, na pediatria, ao clube das bronquiolites. Tens lá muitas experiências, muito que lêr, e - sobretudo - muita ajuda!

      Um beijinho grande!
      carmen


      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

      Comentar


      • #4
        A minha filha, felizmente, nunca foi de ficar muito doente, mas acho que não precisas de ficar assim. Os truques que uso sempre com a minha piolha é usar e abusar do soro ou da água do mar para limpar o nariz (há em sprays próprios para bebés, com menos força) e aspirar muito o nariz. Quando ela estava mais tapadita, metia um calhamaço debaixo de cada perna da cama, na cabeceira, para ficar com a cabeceira inclinada e respirar melhor.
        Ainda este fim de semana a minha esteve constipada. A solução foi água do mar, aspirar como deve ser e dormir de almofada (ela já tem 2 anos e meio). Quanto ao vómito, deixa sair. Passei o sábado todo à espera que a minha vomitasse. Via-se que ficava enjoada com tanta expectoração e finalmente depois de jantar vomitou tudo, saiu comida e imensa ranhoca. Depois ficou bem, bebeu o leite e dormiu. Tem também cuidado com a temperatura do banho, quente ou fria demais pode fazer o bebé ter febre.
        Dás de mamar? Se puderes, oferece maminha muitas vezes. Eles devem manter-se bem hidratados e a maminha é o melhor para isso, embora lhes custe a mamar. E não aspires o bebé depois de comer, tem de ser antes, senão ficam enjoados e vomitam tudo.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          Só passei para dar uma força...tem calma porque eles sentem o n/medo e ficam piores...não é fácil vê-los assim,acredita ..
          Força e as melhoras.
          Um beijo !

          Comentar


          • #6
            Karakoll, realmente com essa medicação o mais certo é ser bronquiolite ou da familia! A minha menina ficou muito constipada quando tinha 3 semanas e lembro-me que não foi fácil. Tens de ter calma, resguardá-lo do frio, faz a medicação que receitaram até ao fim e abusa do soro ou água do mar e menos do aspirador. Tens de estar atenta a essa dificuldade em respirar (levanta-lhe a blusinha e vê se 'esforça' os músculos junto às costelas para respirar) e se faz aquele barulhinho tipo gatinhos a miar quando respira. E a febre também claro. Se ele tiver algum desses sintomas eu iria logo ao hospital. (mas já lá estiveste e a auscultação estava limpa, logo fica mais descansada)...

            Caso contrário e se Deus quiser é o que vai acontecer, ele vai libertar essa expectoração e melhorar aos pouquinhos. E normalmente à noite os sintomas agravam-se por isso é normal parecer que está melhor de manhã e ao fim do dia começar a voltar as queixinhas...

            As melhoras rápidas e calma, porque só calma consegues o melhor para ele xx

            PS E sim, a maminha, se ainda deres ajuda muito.


            Make a pregnancy ticker

            Comentar


            • #7
              ola

              Ja falei com a pediatra, ela disse para ter calma, que e normal, ele e pequeno tem poucas defesas e tem outro problema, a irmã a trazer os virus, da escola pra casa. Não é facil mante-la longe dele.Ela entrou para a escola em Setembro e desde ai esta sempre doente, ate aí, tinha estado doente 2 ou 3 vezes, agora e todas as semanas. A medica disse tb para amanha ir ter com ela as urgencias, que ela esta la e quer ausculta-lo.
              A medica q atendeu ontem nas urgencias disse que nao era bronquiolite, pq auscultou-o e ele estava limpo.

              Obrigada a todas
              Filipa
              A tentar engravidar desde Janeiro 2004
              Ovários micropoliquisticos
              Drilling Ovárico em 31 Outubro de 2006
              Dufine em Janeiro e Fevereiro de 2007
              Engravidei com o 2º ciclo de Dufine
              Maria nasceu em 11/12/2007

              Em Janeiro de 2011 engravidei "sem contar"
              O Tomás nasceu a 23/09/2011

              Comentar


              • #8
                Olá!

                A minha filhota mais nova também nos pregou uma partida com 2 meses, constipou-se com a irmã e da constipação à bronquiolite foi um pulinho
                a mais velha nunca tinha tido nenhuma bronquiolite e muito menos com aquela idade por isso eu fiquei completamente à nora, ainda mais porque ela com a tosse às vezes engasgava-se, atrapalhava-se e vomitava.
                A pediatra dela não prescreveu essa mediação, ela só fez atrovent e foi logo para a ginástica respiratória.

                No caso da nossa perto dos 4 meses voltou a repetir a proeza, e voltamos ao atrovent+ventilan+ginástica respiratória, eu já andava super ansiosa com a possibilidade dela ter problemas respiratórios e com a entrada no infantário mas felizmente ficou por ali.

                Bjks

                Comentar


                • #9
                  Ola karakoll

                  A bronquiolite teve ele logo no inicio, nas 5 semanas quando se ouvia o tal barulhinho. E como disse a Carmen eles repetem com facilidade logo os medicos mesmo nao ouvindo nada agora nao facilitam e medicam à minima desconfiança par nao recair.

                  Por isso para já tens boas noticias, nao ha febres nem pulmoes afectados e enquanto continaur a ser so contipaçao e ele for comendo as coisas estao bem. Das mama? Se sim oferece muitas vezes porque os anticorpos sao muito util na constipaçao.

                  Eu entendo o teu desespero porque aquei foi parecido. Os meus teem uma diferença de 31 meses. Com o bebe pequenino o mais velho foi trazendo tudo para casa, entre eles um bronquiolite virica aos 3 meses do mais novo que deu direito a 3 dias de internamento a fazer adrenalina... Tens de ter muita paciencia e fazer o que podes.

                  Beijinhos e as melhoras

                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por karakoll Ver Mensagem
                    ola

                    Ja falei com a pediatra, ela disse para ter calma, que e normal, ele e pequeno tem poucas defesas e tem outro problema, a irmã a trazer os virus, da escola pra casa. Não é facil mante-la longe dele.Ela entrou para a escola em Setembro e desde ai esta sempre doente, ate aí, tinha estado doente 2 ou 3 vezes, agora e todas as semanas. A medica disse tb para amanha ir ter com ela as urgencias, que ela esta la e quer ausculta-lo.
                    A medica q atendeu ontem nas urgencias disse que nao era bronquiolite, pq auscultou-o e ele estava limpo.

                    Obrigada a todas
                    Filipa
                    Nesse dia, mas a medicação de que falaste é para isso...
                    Fica atenta...

                    Bjs,
                    carmen


                    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X