Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dificuldade em comunicar e socializar-OPINIÕES PLEASE

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Dificuldade em comunicar e socializar-OPINIÕES PLEASE

    Ando perdida... a minha filhota vai fazer agora 2 anos e ainda não fala quase nada, o grave não é o facto de não falar, o problema é que ela sabe montes de palavras, mas é capáz de as dizer uma única vez e depois nunca mais as repetir. Ela não demonstra interesse nenhum em falar, vou dar exemplos que é melhor para explicar como ela é: em casa quando quer alguma coisa aponta e diz "à-me" ou então pega-me na mão e puxa-me até onde está a coisa e aponta para ela a dá pinchinhos (que é a dizer que quer) nessas vezes eu digo-lhe “não sei o que queres” e ela nada, ou " é isto que queres" e ela dá saltinhos, eu digo " então diz “dá-me", ela não diz... e não vale a pena insistir.
    Já me disse, mas vezes únicas, que queria "aua" agua, "açá" maça, "atata Xita" batata frita etc... etc...
    Quando falo com ela ou faço perguntas a estimular a fala não me liga nenhum... quando vem alguém a nossa casa ela ignora completamente essa pessoa, fáz de conta que não ouve ninguém, só liga ao avó, ao padrinho e a duas tias, que são os que fazem brincadeiras que ela gosta, são brincadeiras em que não é necessário falar, jogar às escodidas, ao apanha, atirá-la ao ar, fazer cocegas, puxá-la no carrinho... com esses diz "anda" "tia" "vó", se param e começam a falar ou perguntar algo ela já não se interessa... Em casa está a grande parte do tempo a ver televisão, gosta de filmes com muita ação tipo o madagascar, kenai e koda, o stuart litle, boog e eliot vão à caça, chicken litle, a idade do gelo I II III... e ri-se imenso nas cenas mais engraçadas.
    Estes dias estava com ela na casa de banho, ela estava na sanita e conseguia ouvir o filme, de repente começa a rir-se que nem uma perdida - era a tal cena de rir que estava a dar, ou seja ela ou estava a imaginar a cena (de tantas vezes que já viu o filme) ou estava a compreender tudo que estavam a dizer. Ela entente perfeitamente ordens directas que lhe dou, vai buscar isto ou aquilo, mas como não fala, nem é fácil captar a atenção dela, não consigo ter praticamente nenhuma percepção do quanto ela já entende.Estes dias o padrinho dela contou-me que estava a falar com a avó de um menino que é da turminha dela (e que fala muito bem) e que estava a dizer à senhora que ela ainda não falava nada, de repende o menino mete-se na conversa e diz “não não – ela sabe falar porque ela disse que tem um cavalo em casa” (temos vários cavalos e poldros) eu fiquei aparvalhada... nem sei o que pensar...
    A minha filha não gosta de falar porquê?????????????????????????????
    Estou à espera duma consulta pra ela no H. S. João, até lá falem vocês comigo!!!

  • #2
    Olá Helena31! (Eu hj devo estar doente pq estou a dar respostas em quase tds os tópicos )

    Desculpa dizer-te/escrever mas penso que estás a dramatizar. Dá-lhe tempo! Eu conheço um menino que com a idade da tua não dizia NADAAAA!!! Se ela cognitivamente está bem, apenas precisa de mais tempo para falar...Não a pressiones muito, afinal de contas ela não quer falar e quando começar de certeza que lhe irás pedir para se calar . Este menino agora com 28 meses já fala bastante e faz-se entender mt bem mas também precisou do seu tempo.

    Compreendo que estejas preocupada, eu tb ficaria, mas não leves tanto "a peito".

    Beijinhos
    Make a pregnancy ticker

    Comentar


    • #3
      Só te vou dar um exemplo simples para não entrares em stress.. Eu tenho um rapaz na familia que só falou perto dos 3 anos, estavam todos em pânico porque ele não dizia nada, percebia tudo como a tua filha mas só apontava. Levaram-no a mil médicos, ao terapeuta da fala que, claro, não descobriram nada, ele era normal, só não lhe apetecia falar. Depois dos 3 anos desatou a lingua e nunca mais se calou É muito inteligente e está em Medicina, agora é um fala-barato LOL

      Tudo isto para dizer que a tua pequena tem tempo, ela fala quando lhe apetece mas fala, é saudável, fica descansada
      Mães OMS Sócia n.º 123

      Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

      Comentar


      • #4
        Olá!

        A tua filha ainda é muito pequenina. Se ela não entendesse as ordens simples e não dissesse absolutamente nada era diferente.
        Cada criança tem o seu timming, as minhas por acaso começaram a falar muito cedo, mas na sala da minha mais nova que fez agora 2 anos há crianças que pouco ou nada dizem.
        Tenta ler-lhe livros, canta-lhe músicas alteradas por ti para ela prestar mais atenção e tenta falar com ela palavras perceptíveis e com uma boa dicção e dá-lhe tempo que ela ainda é muito pequenina.

        Comentar


        • #5
          obrigada pelas vossas respostas, mas a questão aqui não é estar aflita por ela não falar, eu sei que aos 2 anos isso não é preocupante, é a questão de ver que ela SABE falar, mas não se interessa em falar. Na escolinha a educadora diz que ela continua (entrou em setembro) a preferir brincar sozinha e que se isola dos outros meninos, que ela e as auxiliares falam com ela e ela a maior parte das vezes não lhes liga, age como se não ouvisse, que é o que ela faz comigo e com outras pessoas, tá na dela e o resto não lhe interessa. Por exemplo, se ela estiver a brincar e eu a chamar ela não vem, mas se eu disser que lhe dou uma goma ela aparece logo, com a fala passa-se o mesmo, ela quando fala é só por interesse.

          Comentar


          • #6
            Olá

            Não sei se é um caso semelhante ou não, mas a minha filha aos 2 anos também era assim, aliás agora com quase 3 anos ainda não tem um discurso como muitos dos colegas dela na creche têm, está mais ou menos ao nível de uma prima dela que tem menos 10 meses. Quando insisto um bocadinho para ela me responder com palavras, ela ri-se e foge! Sinceramente, acho que no caso da minha filha ela é um bocadinho teimosa e gosta de contrariar, e só fala mesmo quando é necessário. De vez em quando surpreende-nos a dizer os nomes de tudo o que aparece na tv, mas se tentamos que repita já não diz nada...

            Sobre não ligar quando falam com ela, a menos que lhe interesse, a minha filha é igual! Se lhe perguntar se quer uma banana, ela pode responder "banana", que quer dizer "sim" e até se levanta para a ir buscar, ou "não não não" que quer mesmo dizer isso. Mas às vezes, não me responde, o que geralmente quer dizer não, mas não se dá sequer ao trabalho... :/

            Enfim, eu não estou preocupada que sei que ela percebe e sei a quem ela sai assim (o meu marido tb é assim para o calado ). Mas se te preocupa o melhor é consultar um especialista, aqui só podemos mesmo é dar palpites mas não conhecemos a tua menina...

            Beijinhos!
            Ultima edição por lightshadow; 29-11-2011, 17:21.


            Comentar


            • #7
              Olá!

              A minha mais velha quando mudou de escola à volta dos 18 meses também se isolava muito e falava pouco
              Foi preciso muito trabalho da educadora para ela se tornar uma criança mais segura e mais sociável, hoje tem quase 5 anos e continua a ser ligeiramente insegura quando não conhece as pessoas mas está totalmente diferente.

              Mas estou como a lightshadow, se achas que há algum problema fala sobre isso à pediatra dela.

              Quanto à parte do não responder, é papel químico às vezes chamo-a e falo com ela e ela não me responde, nem liga ao que lhe estou a dizer, mas se for uma coisa que lhe interesse até pula do lugar.

              Comentar


              • #8
                Embora nessa idade o preocupante seja mesmo se eles não percebem horas directas, na tua situação eu começaria por desligar a televisão. Eu sei que nos complica a vida, porque dá jeito para eles estarem quietos enquanto fazemos o jantar, etc, mas desliga. Tenta que ela se entretenha perto de ti. A minha costuma vir para perto de mim fazer o comer na cozinha dela, dou-lhe legumes para ela partir, etc. Depois de jantar, fazemos muitos puzzles, dançamos canções que eu canto, etc. Ela começou a falar cedo e fala pelos cotovelos. Não anda na escola mas é muito sociável com as outras pessoas. Claro, tem o momento inicial de vergonha mas passa depressa. Na televisão, nunca vê nada mais "forte" do que a Casa do Mickey Mouse. Vê o baby tv, Jim Jam e o Disney Junior e como filmes só vê o Nemo em casa do meu pai, e em nossa casa vê a Menina do Mar do la Feria, um DVD de ballet e mais nada. Acho importante respeitar-se as idades recomendadas.
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #9
                  ó lightshadow parece que temos muito em comum, a minha quando não quer algo também diz não não não ou nem se dá ao trabalho de responder e sim o pai dela também é de poucas falas (embora saiba sempre de montes de novidades que podia partilhar, ma que não se lembrou)

                  Comentar


                  • #10
                    Bom, a minha tem dois anos e diz umas 20 palavras. E estou a ser muito generosa, pois destas 20, algumas limitam-se à primeira sílaba. Por exemplo, em vez de dizer Catarinha diz Cá.

                    Percebe tudinho e usa muita mímica. A pediatra diz que é normalíssimo. Problemático era ela não entender o que lhe pedíamos.

                    Dá tempo ao tempo.

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por helena31 Ver Mensagem
                      obrigada pelas vossas respostas, mas a questão aqui não é estar aflita por ela não falar, eu sei que aos 2 anos isso não é preocupante, é a questão de ver que ela SABE falar, mas não se interessa em falar. Na escolinha a educadora diz que ela continua (entrou em setembro) a preferir brincar sozinha e que se isola dos outros meninos, que ela e as auxiliares falam com ela e ela a maior parte das vezes não lhes liga, age como se não ouvisse, que é o que ela faz comigo e com outras pessoas, tá na dela e o resto não lhe interessa. Por exemplo, se ela estiver a brincar e eu a chamar ela não vem, mas se eu disser que lhe dou uma goma ela aparece logo, com a fala passa-se o mesmo, ela quando fala é só por interesse.
                      O meu é/era muito parecido, agora mehorou um bom bocado, começei a ignorar quando me pedia as coisas a apontar e a libertar sons primitivos, e quando começava a chorar para chamar a atenção dizia-lhe queres agua? então diz: mãe quero agua, e insistia para ele repetir, insistia 3 vezes para não massacrar. Com o tempo ele foi-se habituando e quando quer alguma coisa e não fala, basta eu dizer diz: mãe.... e ele completa a frase. Com pessoas que ele não está tão habituado fica mudo, e só agora começou a falar alguma coisa no colegio, que antes de Agosto, nem a palavra "sim" ele dizia :/
                      Estranho é que em casa, repete as palavras muito bem, mesmo as mais dificeis e já diz palavras de 3 silabas ( o que a terapeuta da fala acha muito bom) mas fora de casa, é o oposto.




                      Madrinha querida Caty80
                      Madrilhada fofucha Julit

                      Comentar


                      • #12
                        Olá,
                        Entendo a tua preocupação e acho que fazes bem em ir ao médico.
                        Mas penso que é importante também percebermos que todas as crianças têm feitios diferentes.
                        A fala é uma aquisição que ela parece já ter feito.
                        Não a usa porque ainda lhe dá trabalho e continua a conseguir o que quer sem falar.

                        A questão da sociabilidade é mais complexa.
                        Mas há crianças timidas por natureza.
                        Porque não estimulas o contacto com outras crianças em grupos pequenos?
                        Um casal amigo com um filho da mesma idade ou próxima, por exemplo?
                        e em vossa casa para ela estar no ambiente dela.
                        Ou uma ida ao parque com outros meninos?
                        Já tentaste a natação? Se ela gostar, como os grupos são pequenos, é óptimo!

                        Bjinhos
                        Bijuteria personalizada com as suas fotografias!
                        A melhor prenda deste Natal
                        http://www.cucubijoux.com

                        Novidade: Pendentes para PANDORA com as suas fotos!!!!

                        Siga-nos no Facebook!
                        http://www.facebook.com/bijuteriacucubijoux

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                          Embora nessa idade o preocupante seja mesmo se eles não percebem horas directas, na tua situação eu começaria por desligar a televisão. Eu sei que nos complica a vida, porque dá jeito para eles estarem quietos enquanto fazemos o jantar, etc, mas desliga. Tenta que ela se entretenha perto de ti. A minha costuma vir para perto de mim fazer o comer na cozinha dela, dou-lhe legumes para ela partir, etc. Depois de jantar, fazemos muitos puzzles, dançamos canções que eu canto, etc. Ela começou a falar cedo e fala pelos cotovelos. Não anda na escola mas é muito sociável com as outras pessoas. Claro, tem o momento inicial de vergonha mas passa depressa. Na televisão, nunca vê nada mais "forte" do que a Casa do Mickey Mouse. Vê o baby tv, Jim Jam e o Disney Junior e como filmes só vê o Nemo em casa do meu pai, e em nossa casa vê a Menina do Mar do la Feria, um DVD de ballet e mais nada. Acho importante respeitar-se as idades recomendadas.
                          Concordo!!!

                          Experimenta desligar a tv! Se ela vê muita televisão (até já sabe certas partes de cor), não fiques à espera que ela saiba (ou queira) socializar. Há crianças que gostam de socializar e outras que não. A tua filha parece não se interessar muito... Faz com que ela participe nas actividades diárias de casa. eu sei que às vezes é dificil e se ela estiver a ver um filme, fica sossegada, mas uma criança de 2 anos sossegada, não é bom sinal, percebes? Não me parece que ela tenha problema nenhum! Apenas terá uma personalidade mais fechada e com os hábitos actuais, fecha-se ainda mais!

                          Depois conta-nos os desenvolvimentos!

                          Bjinhus!




                          Realizando os meus sonhos...

                          Comentar

                          slot_bottomleaderboard_post

                          Collapse
                          Working...
                          X