Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Intolerência lactose após virose...?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Intolerência lactose após virose...?

    Olá a todas,

    minha filha teve uma virose que se manifestou com diarreia. Fez dieta e tomou Tiorfan e estabilizou, embora o cocó não tivesse regularizado de um dia para o outro. Há quatro dias que estava boa, com tudo normal, mas ontem voltou a fazer cocó mole. Ainda não come gorduras nem leite, por precaução minha, mas demos-lhe uma bola de gelado porque assim se proporcionou. Uma amiga disse-me que, após diarreias, pode acontecer uma intolerência temporária à lactose. Alguém já passou por isso?

    Obrigada.

  • #2
    Eu já ouvi dizer isso e realmente dizem para evitar lacticínios com diarreia. A pediatra e o médico de família da minha dizem para dar na mesma iogurtes, de preferência tipo activia ou actimel, porque ajudam o intestino a voltar ao normal. Portanto, se ela anda mal da barriga, dou do meu leite (que é sem lactose) ou iogurtes.
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #3
      Obrigada Micaela24, não sabia que o Activia ou Actimel faziam bem. Mas a minha questão prende-se mais com a intolerância à lactose depois de já estar boa da diarreia. É comum isto acontecer?

      Comentar


      • #4
        Pode ainda não estar a 100%...aguarda mais uns dias e tentas novamente depois se voltar a ter diarreia procura ajuda..
        As melhoras
        Bj

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por Isa R 2 Ver Mensagem
          Obrigada Micaela24, não sabia que o Activia ou Actimel faziam bem. Mas a minha questão prende-se mais com a intolerância à lactose depois de já estar boa da diarreia. É comum isto acontecer?
          Pois, pode acontecer. Já agora, a lactose dos iogurtes está parcialmente digerida pelas bactérias que fazem o iogurte, por isso é que não geram tanta intolerância. Eu não posso beber um leite qualquer mas como carradas de iogurtes sem problemas.
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #6
            Sancha, é o que vou fazer. Amanhã dou-lhe uma dose pequena de leite a ver a reacção.

            Obrigada às duas.

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por Isa R 2 Ver Mensagem
              Olá a todas,

              minha filha teve uma virose que se manifestou com diarreia. Fez dieta e tomou Tiorfan e estabilizou, embora o cocó não tivesse regularizado de um dia para o outro. Há quatro dias que estava boa, com tudo normal, mas ontem voltou a fazer cocó mole. Ainda não come gorduras nem leite, por precaução minha, mas demos-lhe uma bola de gelado porque assim se proporcionou. Uma amiga disse-me que, após diarreias, pode acontecer uma intolerência temporária à lactose. Alguém já passou por isso?

              Obrigada.
              Foi exactamente o que nos aconteceu.
              Um pouco antes do Natal o Martim apanhou uma virose que se manifestou em diarreia muito liquida...de tal forma que ele nem se sentia. Como sempre retiramos o que achamos que faz mal (lacticinios, gorduras, etc..). Ele ficou melhorzito e passou. No incio de janeiro voltou tudo na mesma, aquele coco mt mole, quase que nem chegava a casa de banho e uma vez até fez coco a dormir, cólicas, etc.
              Como tinhamos a consulta da pequena, falamos ao pedi que tb disse o mesmo. Devido à diarréia persistente, com posterior morte das células da mucosa intestinal (produtoras de lactase), fica-se com deficiência temporária de lactase até que estas células sejam repostas. O que ele aconselhou tb para depistar foi dar-lhe leite sem lactose e daqui uns tempos voltar ao leite normal.

              Este mês dei-lhe leite de vaca normal e voltou tudo ao mesmo: náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases...mudamos o leite e ele melhorou logo


              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por praline Ver Mensagem
                Devido à diarréia persistente, com posterior morte das células da mucosa intestinal (produtoras de lactase), fica-se com deficiência temporária de lactase até que estas células sejam repostas. O que ele aconselhou tb para depistar foi dar-lhe leite sem lactose e daqui uns tempos voltar ao leite normal.
                Está tudo dito.
                Quanto aos iogurtes, como contêm lactobacillus, bifidobacterias entre outros (vários diferentes mesmo entre iogurtes), q são agentes vivos com propriedades benéficas no intestino e sua "regeneração", são considerados probióticos, aconselhados nestas situações bem como por ex aquando da toma de antibióticos entre outras.
                Há circunstâncias em q não é totalmente reversível o funcionamento/existência/produção da lactase q ajuda na digestão da lactose. Mas isso é normalíssimo, mais do q se pensa.Para tal há os substitutos.
                bjs e as melhoras
                Ultima edição por luisa78; 21-02-2012, 03:40.

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por luisa78 Ver Mensagem
                  Está tudo dito.
                  Quanto aos iogurtes, como contêm lactobacillus, bifidobacterias entre outros (vários diferentes mesmo entre iogurtes), q são agentes vivos com propriedades benéficas no intestino e sua "regeneração", são considerados probióticos, aconselhados nestas situações bem como por ex aquando da toma de antibióticos entre outras.
                  Há circunstâncias em q não é totalmente reversível o funcionamento/existência/produção da lactase q ajuda na digestão da lactose. Mas isso é normalíssimo, mais do q se pensa.Para tal há os substitutos.
                  bjs e as melhoras
                  sim, porque ele come iogurtes e nao notei nenhum dos sintomas


                  Comentar


                  • #10
                    Muito obrigada pelo explicação. Hoje ainda não tive coragem de experimentar dar leite normal, pois ontem o cocó foi mole. MAs se hoje estiver OK, amanhã experimento para tirar a teima. Caso se verifique, vou comprar leite sem lactose. Qual recomendam? O da Mimosa?

                    Tendo em conta que se poderá tratar de deficiência de lactase, o resto da alimentação pode ser normal? Ou seja, voltar a temperar com azeite, comer manteiga, etc?

                    Comentar


                    • #11
                      OLá Isa, o meu filho também ficou com uma intolerância à lactose após uma gastro, pelo menos eu penso que foi disso apesar do pai tb ser intolerante. O que aconteceu foi que ele teve uma gastro aos 9meses e tinha imensos gases depois disso e a pediatra aconselhou dar-lhe leite sem lactose e os gases passaram. Desde ai que bebe leite sem lactose (mimosa), iogurtes sem lactose e tudo o que possa encontrar que não tenha lactose (iogurtes de soja, bolachas sem lactose, etc.), em agosto do ano passado (com 17meses) experimentei dar-lhe iogurtes normais e após 15 dias teve uma crise de cólicas enorme, desde ai vai tudo sem lactose mesmo.

                      Ele as vezes como bolacha maria (que tem leite) e não vejo que lhe faça mal mas come em pouca quantidade. Eu em casa uso quase tudo de soja, alguns iogurtes, natas, manteiga, iogurtes que alterno com os da mimosa e etc., ele nunca rejeitou nada. O queijo agora também há um sem lactose, que é o queijo Paiva se não estou em erro. Experimenta os iogurtes normais e logo vês se ela faz reacção, o resto podes substituir.

                      ESpero ter ajudado. Beijinhos




                      Madrinha treinos: baby3090 Madrinha Parto: Fofinho

                      Blog: http://aminhapipoca.blogspot.com

                      "Só percebemos o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteca"

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por Isa R 2 Ver Mensagem
                        Muito obrigada pelo explicação. Hoje ainda não tive coragem de experimentar dar leite normal, pois ontem o cocó foi mole. MAs se hoje estiver OK, amanhã experimento para tirar a teima. Caso se verifique, vou comprar leite sem lactose. Qual recomendam? O da Mimosa?

                        Tendo em conta que se poderá tratar de deficiência de lactase, o resto da alimentação pode ser normal? Ou seja, voltar a temperar com azeite, comer manteiga, etc?
                        ja usei o da Mimosa e o do Continente e ele gostou dos dois.
                        Sim o resto é normal


                        Comentar


                        • #13
                          Em diarreias prolongadas pode haver um enfraquecimento das paredes do intestino e levar a uma intolerância temporária à lactose. No entanto, por vezes a intolerãncia já existe previamente e essa diarreia prolongada é que vai chamar a atenção para o problema. Nada como um teste após algumas semanas. Tens leite sem lactose e iogurtes de soja que podes dar sem problema enquanto ela recupera

                          Melhoras
                          [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                          Comentar


                          • #14
                            Muito obrigada a todas. Foram de uma grande ajuda.

                            Comentar


                            • #15
                              Olá!

                              A minha foi sempre intolerante à lactose, eu não fazia a mais pequena ideia porque ela mamava em exclusivo por isso achava que a barriga distendida e as cólicas que ela teve eram normais. Quando começaram as papas começou a piorar, até sangue nas fezes teve.
                              Só aos 3 anos é que introduzimos o leite de vaca normal, até lá enquanto ela mamava eu bebia leite de vaca sem lactose, ela bebia leite de soja e mais tarde também leite de vaca sem lactose.

                              independentemente de ser temporário podes sempre evitar o leite normal uns tempos até ele estar restabelecido. O Leite sem lactose é mais caro que os outros mas não é nada de outro mundo, também já há iogurtes sem lactose e leite com chocolate em pacotinhos individuais sem lactose. O leite de soja já é dificil que as crianças gostem

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X