Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Terapia da fala

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Terapia da fala

    O meu filho tem 3 anos e 8 mese e há muitas palavras que diz mal. troca algumas letras. as vezes gageija. por muito que o corrigamos ele continua a dar erros nas mesmas palavras, por exemplo ele canta uma musica que é de embalar que tem a palavra loureiro e ele diz louleio.

    a educadora diz que ele devia fazer terapia da fala.

    gostaria de saber de quem tem filhos na terapia da fala se esses erros que o meu filho da são motivo para ir a uma consulta?

  • #2
    A minha filha foi avaliada com quase 5 anos por um terapeuta na escola, que me aconselhou a fazer terapia. Ela tinha dificuldade em alguns sons, l, r, x, j. Mas acho que deveria ter sido um pouco mais cedo, pois ela hoje em dia ela consegue dizer os sons, mas habituou-se a dizê-los mal.

    Segundo a terapeuta alguns destes sons eles podem aprendê-los até aos 7 anos.

    Na terapia eles fazem exercicios para aprenderem a articular o som, a terapeuta explica-lhes com movimentar a lingua de forma a sair o som.

    O meu filho tem 3 anos e 6 meses e em breve vou levá-los a uma consulta de avaliação, pois para mim ele ainda tem mais dificuldades de linguagem que a irmã tinha.




    Comentar


    • #3
      Olá o meu filhote que com quase 3 anos não diz uma única palavra bem á excepção de mãmã..lol...para o ano vai para a creche o que me dizem é que isso poderá ajudá-lo mto..
      Eu também andei quando era pequenina ,nem me lembro ,mas era por causa da gaguez..claro que já passou,aprendi a falar mais pausadamente em algumas palavras.pequenos truques..só se nota mesmo é quando ando mais nervosa e começo a patinar um pouco...
      A pedi diz k ainda é mto cedo,para aguardar pela entrada na creche..

      Comentar


      • #4
        Olá! Eu aconselharia que ele fosse avaliado primeiro em Psicologia do Desenvolvimento para se poder equacionar depois a necessidade da Terapia da Fala. Um abraço.

        Comentar


        • #5
          Quando recorrer à terapia da fala

          Bom dia,

          Sou terapeuta da fala, deparei-me com este tópico e achei que devia responder!

          Eu acho que a avaliação é importante nas crianças em que os pais/educadores tenham dúvidas acerca do desenvolvimento. Nas crianças em que se justifique peço também a consulta de psicologia e mesmo de pediatria do desenvolvimento, para além dos despistes auditivos, mas é o terapeuta da fala que a pode ajudar a perceber se o desenvolvimento de comunicação, linguagem, fale e deglutição (mastigação) está de acordo com o expectável.

          Relativamente a necessitar ou não de terapia dependerá, poderão ser apenas necessárias orientações. A alteração que refere "louleio" em de "loureiro" é considerada normal na faixa etária em que o seu menino se encontra, dado que o /l/ e o /r/ são fonemas adquiridos por volta dos 5 anos, mas pode haver outras alterações que justifiquem (ou não) ter terapia... O "gaguejar" depende muito da frequência com que acontece, mas diria que se começou a acontecer nos últimos 6 meses, o melhor será desvalorizar para já e ver como o seu menino responde a essa situação...

          Qualquer questão em que possa ajudar sintam-se à vontade!

          Um beijinho e que tudo corra bem,

          Rita Costa

          Comentar


          • #6
            Obrigada pela explicação e já agora se me pudesse responder agradecia.
            Sou mãe de um menino que faz os 3 anos em Maio, ora ele fala mto mal e somente diz mãmã/mãe bem...de resto nada de nada, por exemplo: pai / cai; não/ nã; sim/ quim ele diz muita coisa mas mal o percebemos, e por ai adiante é razão para me preocupar ou o melhor é esperar pela entrada na creche?
            Obrigada

            Comentar


            • #7
              Boa noite Sancha,
              Peço desculpa pela demora na resposta mas não me apercebi da sua mensagem!
              Apesar de a entrada na creche poder favorecer em muito o desenvolvimento linguístico, penso que o melhor será procurar a avaliação pois assim poderá ficar mais descansada e mesmo que não seja necessária intervenção directa ficará certamente com diversas sugestões para melhor estimularem o vosso menino e isso será sempre uma mais-valia!
              Qualquer questão sinta-se à vontade para me contactar, pedia-lhe que utilizasse preferencialmente o e-mail tfritacosta@gmail.com. Obrigada.
              Que tudo corra bem com o seu menino!
              Rita Costa

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X