Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Comer sozinho

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Comer sozinho

    O meu filhote vai fazer 3 anos e não consigo po-lo a comer sozinho, tenho de ser eu a meter-lhe a comida na boca senao fica tudo no prato...e tem de ser a olhar para o panda distraido senao nao come. Na escola ele já come sem ajuda segundo dizem as educadoras, mas sinceramente não sei se elas estarao la a prestar atenção ou se simplesmente chegam ao fim e tiram o prato e nem veem se comeu ou não. Em casa, sozinho ou acompanhado, tenho de ser eu a meter-lhe a comida na boca e ja estou cansada...gostava que ele fosse mais autonomo mas tambem nao quero que ele fique sem comer. ate porque o pediatra disse que ele tem mesmo de engordar até a proxima consulta. Como comem os vossos filhos com 3 anos? comem bem sozinhos ou tambem tem de lhe meter tudo à boca?
    Obrigada!

  • #2
    Olá!

    Não duvides quando te dizem que ele no infantario come sozinho...porque elas verificam de certesa o que comeu.
    A verdade é que eles sabem bem com quem e onde podem e não podem fazer determinada coisa.
    Ele sabe que se não comer o ajudam em casa...e se não comer lhe ligam a televisão...é tudo uma questão de regras.
    Aqui em casa tambem ja andamos assim...mas houve um dia em que disse basta. Custou um pouco...choros e birras mas conseguimos o nosso objetivo. Elas jantam conosco á mesa e não há televisão...comem sozinhas porque sabem que não as ajudo.
    É preciso colocar o coração ao lado e estabelecer limites...eles sabem lidar com as mudanças.
    Houve dias em que eu acabava de jantar com o "pai" e elas ficavam ainda mais uma hora....sabiam que não saíam da mesa sem comer. Isto ao jantar. Ao almoço tinham tempo, quando achava que já tinha passado o suficiente tirava os pratos e quando pediam comia ou chegava a hora do lanche...dava lhes o resto do almoço. Hoje comem bem e depressa e não tenho de fazer grandes ondas. A mais velha é um pouco pastelona mas...consegue acompanhanos...

    Boa sorte!
    Marta
    Aborto retido 10 semanas 06/07/2012
    Aborto retido 5 semanas-11/08/2012



    Comentar


    • #3
      Ola!

      Olha o meu com 2 anos comia sozinho e bem... Aos 3 ja nem por isso LOL
      Hoje com 4 anso tem dias. Dias em que come bem, dias em que pde ajuda no fim e dias de mimo em que nao lhe apetece e pede logo ajuda. É normal e é um mimo como outro qualquer. O que ja nao me parece tao normal é teres de o distrair para comer com 3 anos. Aos 3 anos ele sabe bem de tem fome ou nao. Se tem fome, sozinho ou com ajuda, come. Se nao tem nao come, convem perceber porque, que obrigara a comer sem fome nao é boa ideia e pode predispor para ma relaçao futura com a comida.

      E nao concordo nada com o terem de comer depressa. Saudavel é comer devagar e com traquilidade, masqtigar bem a comida. A refeiçao deve ser um momento de socializaçao, em que se conversa e nao em que se corre. Ja basta quando tem de ser. Para mim é expectavel que uma criança, mesmo comendo menos demore mais que um adulto. Estaa treinar, os dentes sao piores, falta destreza.

      Em questoes de comida eu recomendo que leam o livro "Minini no me come" dp pediatra Carlos Gonzalez. Da-nos outro ponto de vista.

      Beijinhos

      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
        Ola!

        E nao concordo nada com o terem de comer depressa. Saudavel é comer devagar e com traquilidade, masqtigar bem a comida. A refeiçao deve ser um momento de socializaçao, em que se conversa e nao em que se corre. Ja basta quando tem de ser. Para mim é expectavel que uma criança, mesmo comendo menos demore mais que um adulto. Estaa treinar, os dentes sao piores, falta destreza.



        Rute
        Rute quando falo de comer depressa é o tempo normal de uma refeição, não podem estar hora e meia á mesa como é obvio.
        Não as obrigo a comer em 15 minutos mas meia hora ou pouco mais é suficiente. Sempre dei tempo suficiente mas a conselho do pediatra nunca deixar ultrapassar o razoável. Até porque este ano a mais velha vai para a escola primaria e seria MUITO MAU que não comesse no horário que tem para o fazer porque ficaria sem almoçar. Não me arrependo d colocar regras pois na verdade elas terão de lidar com elas mais tarde e sinceramente prefiro ter duas crianças bem habituadas que duas crianças que fazem birras e medem pulso é primeira adversidade.

        Estamos juntos na preparação do jantar, elas ajudam a colocar a mesa, mesmo a de 4 anos, ajudam a arrumar no fim e depois ainda vamos dar um passeio a pé para conversar sobre o dia delas. Se não for possivel vamos para o sofá ou fazemos alguma coisa que gostem. Passamos com elas tempo de qualidade e não necessariamente á mesa.

        Respeito que há pais mais "liberais" na educação...e que tem a visão dos outros um pouco "tropa" mas ainda assim tenho orgulho na forma como as iniciamos na vida. Porque quando saio com elas seja onde for elas se comportam lindamente...são felizes mesmo com os limites que lhes são impostos. Olhar para elas a achar de coitadinhas e desculpar tudo o que não fazem com o "são crianças" não é a minha forma de ver as coisas. Claro que tem limitações...mas se na escolinha se vestem depois da sesta, arrumam os brinquedos, vão á casa de banho sozinhas e comem sem ajuda e no tempo que dispõem não há razão para não o fazerem em casa.
        Marta
        Aborto retido 10 semanas 06/07/2012
        Aborto retido 5 semanas-11/08/2012



        Comentar


        • #5
          Obrigada pela ajuda!

          Sabem, eu até era relaxada com as refeiçoes, não fazia dramas porque a minha mae obrigava-me a comer e só eu sei o que passei...não queria transformar as refeiçoes numa guerra nem que ele ficasse traumatizado com a comida. Mas na ultima consulta do pediatra ele emagreceu, de 13kg passou para 12,8 em 6 meses e eu sei que se ele nao engordar o pediatra vai sugerir fazer análises e eu queria poupa-lo a isso. Por isso quero mesmo que ele coma...mas já nao sei que histórias inventar nem que bonecadas por para ele abrir a boca...isso de saberem quando têm fome não sei se será bem assim...lembro-me que quando era pequena quanto menos comia, menos vontade tinha de comer. Não sentia fome se estivesse 3 dias sem comer e acho que o meu filhote também é assim. Às vezes acho que sou eu que lhe dou atenção demais...vejo os outros miudos nos restaurantes a comerem e os pais nem lhe ligam nenhuma e eles comem tudo na boa... Talvez esteja a precisar de outro filho para desgrudar um bocado deste. O meu marido diz que eu o estou a tornar num choramingao...bolas, mas é o meu menino! Ele proprio diz: "para que me das tantos beijinhos? eles não servem para nada!" Ai ser mãe custa!!!!
          Beijinhos para todas!

          Comentar


          • #6
            Anair, vi pelo teu outro tópico que foste mãe de outro recentemente.
            Acho que é normal eles "regredirem" um bocado, e essa será uma das formas que o teu mais velho encontrou de ter atenção.
            Eu tenho 2 filhos com a mesma diferença dos teus, e, se o mais velho comia bem e sozinho com 2 anos e tal, com 3, quando nasceu o irmão voltou a pedir ajuda para comer.
            Não dei importancia e dava-lhe a comida na boca. Um dia disse-me muito zangado que não queria ajuda, que não era bebé como o irmão.

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por anair Ver Mensagem
              Obrigada pela ajuda!

              Sabem, eu até era relaxada com as refeiçoes, não fazia dramas porque a minha mae obrigava-me a comer e só eu sei o que passei...não queria transformar as refeiçoes numa guerra nem que ele ficasse traumatizado com a comida. Mas na ultima consulta do pediatra ele emagreceu, de 13kg passou para 12,8 em 6 meses e eu sei que se ele nao engordar o pediatra vai sugerir fazer análises e eu queria poupa-lo a isso. Por isso quero mesmo que ele coma...mas já nao sei que histórias inventar nem que bonecadas por para ele abrir a boca...isso de saberem quando têm fome não sei se será bem assim...lembro-me que quando era pequena quanto menos comia, menos vontade tinha de comer. Não sentia fome se estivesse 3 dias sem comer e acho que o meu filhote também é assim. Às vezes acho que sou eu que lhe dou atenção demais...vejo os outros miudos nos restaurantes a comerem e os pais nem lhe ligam nenhuma e eles comem tudo na boa... Talvez esteja a precisar de outro filho para desgrudar um bocado deste. O meu marido diz que eu o estou a tornar num choramingao...bolas, mas é o meu menino! Ele proprio diz: "para que me das tantos beijinhos? eles não servem para nada!" Ai ser mãe custa!!!!
              Beijinhos para todas!
              Anair..era aí mesmo que queria chegar!
              Claro está que quase sempre tive as duas...tem pouca diferença de idades daí a necessidade de ter tudo bem orientado! Estas a imaginar te na tua situação mas com outro piolho de 3 anos???Ninguem aguenta!
              Daí a necessidade de impor mais regras e estabelecer limites para tudo...elas sabem até onde podem ir e daí para a frente não passam.
              Nunca lhes enfiei comida boca a baixo ou gritei para comerem...era simples...ao jantar só saiam quando acabassem e aí estavam imenso tempo á mesa...eu arrumava a cozinha...tratava da roupa, preparava as camas e até me sentava á espera...mas tudo bem...lá entendiam que para verem u filme antes de dormir...tinham de acabar! ao almoço...menos drama...quando achava que já tinham tido tempo tirava o prato e elas felizes da vida...a seguir quando era hora de lanche em vez do iogurte ou o pão ou bolachinhas que adoram...lá ía o almoço aquecido para a mesa... Depressa se mudaram os habitos...não foi numa semana mas num mês passou tudo a correr bem!

              Bem sei que é dificil impor limites...e muitas vezes chorei eu depois de dar a "palestra" para acabar com birras por diversas situações...mais aoinda porque sou divorciada e tenho outro companheiro...e o medo delas nos odiarem e preferirem o pai e a madrasta era mais que muito...mas assim elas sentem quem as ama...porque percebem que tem de ser assim...e somos mais felizes assim!!!Não temos de passar os dias a repreender...não temos de estar sempre em estado de alerta. Embora custe quanto mais cedo se habituarem a que tudo tem limite...menos lhes custa...e menos dramas vai haver!

              Boa sorte e vais ver que vai tudo correr bem!E sim concordo que devias ter outro filho!!!Muda tudo a aprendemos a lidar com eles de outra forma!
              Beijo
              Marta
              Aborto retido 10 semanas 06/07/2012
              Aborto retido 5 semanas-11/08/2012



              Comentar


              • #8
                Pois.. ainda não precebi se estás gravida, a pensar engravidar ou recém-mamã.... mas fica o meu contributo: a minha pequena come muito bem a sopa sozinha, mas o 2prato apenas petisca, e por vezes acabo eu a dar-lhe à boca, pois como dou ao irmão, noto que ela fica "sentida" e para evitar birra de ciume, se tiver de ser, sou eu a dar e pronto.

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por bonequinha Ver Mensagem
                  Rute quando falo de comer depressa é o tempo normal de uma refeição, não podem estar hora e meia á mesa como é obvio.
                  Não as obrigo a comer em 15 minutos mas meia hora ou pouco mais é suficiente. Sempre dei tempo suficiente mas a conselho do pediatra nunca deixar ultrapassar o razoável. Até porque este ano a mais velha vai para a escola primaria e seria MUITO MAU que não comesse no horário que tem para o fazer porque ficaria sem almoçar. Não me arrependo d colocar regras pois na verdade elas terão de lidar com elas mais tarde e sinceramente prefiro ter duas crianças bem habituadas que duas crianças que fazem birras e medem pulso é primeira adversidade.

                  Estamos juntos na preparação do jantar, elas ajudam a colocar a mesa, mesmo a de 4 anos, ajudam a arrumar no fim e depois ainda vamos dar um passeio a pé para conversar sobre o dia delas. Se não for possivel vamos para o sofá ou fazemos alguma coisa que gostem. Passamos com elas tempo de qualidade e não necessariamente á mesa.

                  Respeito que há pais mais "liberais" na educação...e que tem a visão dos outros um pouco "tropa" mas ainda assim tenho orgulho na forma como as iniciamos na vida. Porque quando saio com elas seja onde for elas se comportam lindamente...são felizes mesmo com os limites que lhes são impostos. Olhar para elas a achar de coitadinhas e desculpar tudo o que não fazem com o "são crianças" não é a minha forma de ver as coisas. Claro que tem limitações...mas se na escolinha se vestem depois da sesta, arrumam os brinquedos, vão á casa de banho sozinhas e comem sem ajuda e no tempo que dispõem não há razão para não o fazerem em casa.
                  Acho que nao me entendeste. O mais importante é que saibam fazer as coisas, disso é que que nos como pais lhes temos que ensinar e faz parte da sua educaçao. Se o fazem sempre é outra historia. Se nos adultos gostamos de mimo e queremos que nso mimem porque nao gostariam eles? Dai que nao seja a meu ver importante para o desenvolvimente deles se comem sozinhos em casa ou nao (pode ser é para a nossa logistica).

                  Quanto ao tempo razoavel para comer... Se calhar o meu tempo razoavel é diferente do teu. Eu posso achar que uam refeiçao merece 1 h a mesa entre sopa, primeiro prato sobremesa e conversa de familia. Alias quem recomenda isso sao os medicos, tornar as refeiçoes um evento social epreviligia-las ocmo momento de descontraçao. Condicionar desde ja uma criança para um vida de tempos, stresses e habitos pouco saudaveis nao é de todo a melhor opçao para mim.

                  Beijinhos
                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por anair Ver Mensagem
                    Às vezes acho que sou eu que lhe dou atenção demais...vejo os outros miudos nos restaurantes a comerem e os pais nem lhe ligam nenhuma e eles comem tudo na boa...
                    Pois... Esles nestas idades comem porque teem fome (pronto ok, as vezes precisam de um incentivo para começar) e quanto mais insistimos e valorizamos menos eles comem.
                    Mas nao ha outro motivo que possa ter originado essa perad de peso? Nao esteve doente? Dorme bem? Nao mudou nada na vida dele? Outra estrategia pode passar por mudaresa ementa para algo mais calorico (mais batata, massa,..) ou ajustares um pouco aos gostso dels nesta fase..

                    Beijinhos
                    RUte

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • #11
                      Rbalmeid

                      Por isso somos todos diferentes!!!E aquilo que para uns é educação para outros não o é!
                      Prefiro ser mais "rigida" do que ter uma criança mimada birrenta e que se frusta á primeira adversidade da vida. Dou valor ás regras e ao cumprimento de horarios e elas depressa vão ter de lidar com isso e se for cedo, para mim, melhor!
                      O facto de elas terem de fazer coisas sozinhas e obedecer a horarios não quer dizer que não recebam mimos!!!Regra geral ate recebem bastantes porque há mais tempo para mimar e mais motivos para festejar cada vitoria!

                      Mas cada cabeça sua sentença...a minha ideia de educação é esta e não me tenho saído mal, tenho duas crianças felizes, bem desenvolvidas e bem comportadas. Estou descansadíssima de manhã porque se lavam e se arranjam sozinhas, a maior tem orgulho em preparar o leite das duas a mais nova em ser ela a levar os pijamas para lavar. Fazem a cama e arrumam o quarto e ao fim de semana limpam o pó e a mais velha aspira...não são menos felizes por isso!

                      Não sou daquelas que acha que ser crinaça é para mimar e que quando não quer faço eu...se faz birrinha tadinha da menina...não definitivamente não sou assim.Como já disse e repito...gosto de sair á rua descansada e de saber que seja qual for a situação elas se comportam e são bem educadas...e para isso é preciso regras...como em tudo na vida!

                      Ah...e o facto de não estarmos uma hora á mesa não quer dizer que tenhamos habitos pouco saudaveis ou que haja stress...não há de todo...comemos juntos e bem dispostos...sem stress nenhum porque estão bem habituadas...
                      Marta
                      Aborto retido 10 semanas 06/07/2012
                      Aborto retido 5 semanas-11/08/2012



                      Comentar


                      • #12
                        Oi!!

                        Não sei porque é que ele perdeu peso...nao mudou nada na vida dele, dorme bem, brinca bem, não esteve doente...nada. Já aumentei a batata da sopa e a massa e arroz...não consigo faze-lo comer pao... Eu acho é que ele tem energia demais...não pára um segundo! Quanto a ajustar os gostos dele...hum...é dificil quando a unica coisa que ele diz que gosta sao salsichas...(diz que gosta mas depois só come 1...) simplesmente recusa sequer provar coisas diferentes...começa logo "O que é isto??? Não gosto disto!!!!" Nem sequer lhe consigo meter à boca. Bem, vamos lá ver quando for ao pediatra se já engordou. Aqui em casa a balança nao é muito certa.
                        Para já so tenho um filho...mas espero que em breve sejam 2. Andamos em treinos. Decidimos que iamos ter outro mas depois eu comecei a pensar como ía ser quando ele nascesse e comecei a ficar preocupada com a logistica do dia a dia. Eu sou um bocado patareca...e se sou muito prática para umas coisas para outras fico tola. E se com um as vezes fico doida...com 2 nao sei como sera. Principalmente porque nao vou ter ajuda de ninguem...só do meu marido mas muito pouco que ele tem o tempo todo ocupado. Mas acho que ter um irmao vai fazer bem ao meu filhote, vai faze-lo crescer.
                        Beijinhos!

                        Comentar


                        • #13
                          Anair, és lá patareca, és mãe prontos, por vezes ligamos o complicómetro, mas paciência, depois volta a estabilizar:P

                          Ele come bem a sopa?

                          Comentar


                          • #14
                            Anair.

                            Não sei o que diz o pediatra mas o das minhas...não liga os peso!!!
                            Elas tem o mesmo peso...e vinte meses de diferença!!!Vestem o mesmo numero de roupa e calçado! Ou seja a mais velha tem 6 anos e 18 kg e 1,05m de altura e a mais nova so tem menos 1 cm! A Beatriz à muito que perdeu o percentil. É saudavel e come bem, e no entanto não aumento muito de peso. Por isso já nem me preocupo. Não sou alta(1,59) nem tenho muito peso(50kg) e o medico diz que ela sai a mim.

                            Quanto ás coisas que não come...eu quando não querem ou dizem que não gostam não dou...mas até descobrir que o comem na escola! Aconteceu com os broculos, couve flor, cenouras e ervilhas,etc....Perguntava á educadora se comiam lá se dissesse que sim dava tambem em casa.
                            Lembro me que o ano passado o pai(somos separados elas vivem comigo e o outro "pai) deu lhe um livro sobre legumes e ajudou imenso.

                            Com a idade ficam mais receptivos a novos alimentos e é ir tentando. Mas se a tua preocupação é o peso não dês muita importancia.

                            Parabéns pelos treinos! Nós tambem andamos em treinos, ou melhor recomeçamos em outubro pois sofri 2 abortos retidos este ano...por isso estou em pausa...Quem sabe não nos encontramos num topico de mamãs! Agora relembro...é importante as regras quando há 2 crianças em casa...mas vais ver que mesmo ele irá "crescer" com a presença de uma maninha(espero que seja menina!).E tu vais desligar o complicometro...não tenhas duvidas e quem sabe passas a achar que afinal é mais facil criar dois de uma vês!

                            Beijinho e Boa Sorte nesses treinos!
                            Marta
                            Aborto retido 10 semanas 06/07/2012
                            Aborto retido 5 semanas-11/08/2012



                            Comentar


                            • #15
                              olá outra vez!
                              O pediatra do meu pequeno nem é nada dessas coisa tambem, até é muito relaxado e é por isso que eu gosto dele, para complicada ja basto eu! Mas ele falou nessa questao do peso e o meu cérebro de mae começou logo a funcionar e pronto...toca a meter o miudo na engorda!!!
                              Quanto à sopa, come bem mas tambem tem de ser distraido...às vezes meto-lhe la a carne e o peixe.
                              Bonequinha, bons treinos tambem para ti! Tenho um feeling que nos vamos encontrar por aí em Outubro!
                              Beijinhos!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X