Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Lancheira escolar

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Lancheira escolar

    Este ano é a primeira vez que tenho de me preocupar com os lanches. Até aqui era o colégio que tratava de todas as refeições...
    Tenho lido aqui alguns tópicos sobre aliemntação, o ultimo sobre as bolachas e fiquei um pouco na dúvida se estarei a fazer bem!

    O pequeno-almoço é sempre tomado em casa, a maior parte dos dias é uma taça de cereais com leite, quando ele pede para ser diferente, eu deixo que opte por outra coisa. Este é entre as 8h e as 8:30, pelo que o lanche da manhã pode ser mais leve, já que o comem às 9.15/9.30. Assim, após algumas ideias optei pela seguinte "ementa" para o lanche da manhã:
    - um iogurte [os líquidos são os seus preferidos] + umas bolachinhas [aqueles pacotinhos pequenos de água e sal, maria ou dinossauros]
    - ou 1 peça de fruta [ainda só mandei banana e pacotinho de fruta de beber da bledina] + bolachinhas.

    O almoço é por volta do meio-dia, onde comem sopa, prato principal e fruta. O lanche é às 15.30, antes de ir pró prolongamento. A minha opção para o lanche da tarde:
    - leite escolar + pão com manteiga/fiambre [1x por semana mando panquecas/planetus].

    Quando o vou buscar, noto que já tem alguma fome e pede um 2º lanche, que pode ser 1 iogurte ou 1 pacotinho de leite.

    É claro, que ao longo do ano letivo, irei fazer algumas mudanças aos lanches, para ele não ficar saturado. Mas vou evitar ao máximo a tentação das "porcarias" fáceis de comprar no supermercado e de mandar prá escola...

    E vocês??? o que mandam na lancheira?

    Gostei de ler este artigo sobre o assunto no educare: http://www.educare.pt/educare/Opinia...=2&channelid=0
    Blog de experiências simples: Pequenos cientistas

    O meu babyblog desde 2007: http://persiana.blogs.sapo.pt/



  • #2
    Eu vou variando entre:
    leite, iogurte liquido ou sumo (1x semana costumo mandar leite com chocolate ou de morango)
    pãozinho de leite com queijo ou 3 ou 4 bolachas (que podem ser maria, água e sal, canela, recheadas... vai variando)
    mini-queijos flamengos
    uma mão-cheia de cereais de pequeno-almoço (clusters, chocapic, corn-flakes, muesly, etc)
    fruta é raro mandar porque ele não come banana e o que fôr preciso descascar não dá jeito, mas já mandei morangos e pêssego em quartos.

    Só tenho que mandar o lanche do meio da manhã, o resto é fornecido pela escola.

    edit: também já mandei tangerina e gomos de laranja
    edit2: e cenoura crua descascada para roer, mas voltou pra trás porque agora o meu filho diz que já não gosta de cenoura
    Ultima edição por miosotis; 01-10-2012, 14:26.

    Comentar


    • #3
      Eu vou buscar algumas ideias aos sites de Bento Box (mas ignoro a parte da bonecada e decoração porque não tenho tempo pra isso) e adapto os alimentos ao gosto do meu filho, que é muito esquisitinho, infelizmente.

      Comentar


      • #4
        Olá,
        o meu filho foi este ano para o 1º ciclo e tenho de mandar 2 lanches, também.
        Para a manhã mando um iogurte líquido, normal ou tipo actimel e fruta. Tenho alternado entre maçã e pera, consoante a sua escolha. à tarde mando leite e pão com manteiga (ele não come com mais nada senão manteiga...). Vou variando entre pão e croissant pequenino, também com manteiga.

        Bjs,
        carmen


        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem
          Olá,
          o meu filho foi este ano para o 1º ciclo e tenho de mandar 2 lanches, também.
          Para a manhã mando um iogurte líquido, normal ou tipo actimel e fruta. Tenho alternado entre maçã e pera, consoante a sua escolha. à tarde mando leite e pão com manteiga (ele não come com mais nada senão manteiga...). Vou variando entre pão e croissant pequenino, também com manteiga.

          Bjs,
          carmen
          Miosotis e Carmen, obrigada pelas respostas
          No fundo vejo que faço mais ou menos igual...
          A minha dúvida era se seria o suficiente, ou até suficientemente variado!
          obrigada meninas
          Blog de experiências simples: Pequenos cientistas

          O meu babyblog desde 2007: http://persiana.blogs.sapo.pt/


          Comentar


          • #6
            Eu tenho que mandar lanche pequeno, senão depois não almoça.

            Comentar


            • #7
              Lista de alimentos saudáveis:

              Leite branco;
              Leite escolar;
              Iogurtes naturais/aromas;
              Água;
              Pão simples (vários tipos de pão);
              Pão com queijo;
              Pão com manteiga/margarina;
              Pão com compota/marmelada;
              Pão com fiambre (porco, peru, frango);
              Fruta variada;
              Legumes (cenoura, pepino, tomate, ...);
              Bolacha maria /água e sal;
              Tostas integrais;
              Barras de cereais (sem chocolate/mel);
              Cereais (pra juntar leite)

              Lista de alimentos não saudáveis (ou menos saudáveis):

              Sumos com ou sem gás;
              Bolos;
              Bolachas doces (com ou sem recheio);
              Croissants;
              Pão de leite;
              Chocolates;
              Barras de cereais com chocolate/mel;
              Folhados;
              produtos de pastelaria;
              Rebuçados, caramelos, chupas; pastilhas elásticas e gomas;
              Tiras de milho, batatas fritas, aperitivos e pipocas doces/salgadas
              Blog de experiências simples: Pequenos cientistas

              O meu babyblog desde 2007: http://persiana.blogs.sapo.pt/


              Comentar


              • #8
                Eu mando iogurte líquido, banana, leite, bolachinhas ou por vezes um chocolatinho....
                Ela normalmente só come o iogurte e a banana, outros dias só o iogurte....
                Mas a minha é uma pisca para comer! Não saísse ela à mãe...




                Positivo a 15 de dezembro! - Gravidez não evolutiva (24 de janeiro de 2013)

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X