Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Problemas na linguagem- 3 ,5 anos

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Problemas na linguagem- 3 ,5 anos

    Olá, o meu filho mais novo ( 3 anos em Maio) entrou este ano para a creche....ele sempre foi muito dificil de compreender mesmo para as avós que é que tomavam conta dele..e confesso que para mim ainda o é.
    Já noto alguma melhoria...já diz o "sim,não,bacalhau "e mais algumas palavritas mas de resto não..não diz o "p","d","g","t"....praticamente todas as palavras para ele começam por "c"(cai-pai)...
    Acham isto normal?
    Com os vossos pimpolhos passa-se o mesmo ou algo semelhante?
    È que o irmão quando começou a falar, falou sempre bem...
    Obrigada
    Sandra

  • #2
    Olá!
    Normal não deve ser... Mas não quer dizer que tenha algum problema, porque (segundo a minha experiência) as avós antecipam muito o que os netos querem e vão adivinhando o que eles dizem não dando muitas hipoteses de se esforçarem para falar.
    Dou-te um exemplo meu:
    O meu filho do "meio" começou a falar tarde com cerca de 3 anos, esteve sempre com a avó até esta idade. Quando foi para o Jardim de Infância (aos 3 anos) realmente desenvolveu bastante, mas dizia todas as palavras mal.
    A solução era fazer terapia da fala, mas não podia pagar 35€/sessão, num total de 8 a 10 por mês...
    O que fiz foi terapia caseira. No banho iamos falando e corrigindo, brincadeiras com canções, todos os dias durante muitos meses. Foi chato mas resultou, ele lá aprendeu as palavras todas e hoje fala sem erros na linguagem.

    Beijinhos


    Afilhada mais linda: 2&stitch - É uma menina!!!
    Madrilhada: Sara Carvalho

    Comentar


    • #3
      A minha filha mais velha fez terapia da fala com 5 anos, depois de ter sido avaliada por uma terapeuta na escola.

      O meu filho sempre esteve na creche (desde os 6 meses) e mesmo assim quando mudou para o jardim de infância, foi aconselhada pela educadora a fazer uma avaliação com uma terapeuta da fala uma vez que ele falava muito mas não se percebia práticamente nada. Entretanto a minha filha andava com problemas de saúde e adidei a ida dele à terapeuta e passados 2 meses a educadora disse-me para esquecer a ideia porque ele de um momento para o outro passou a dizer tudo mais corretamente. Sei que ainda existem sons em que ele tem dificuldade, mas na idade dele também ainda não é preocupante.

      No caso do teu filho podes sempre fazer uma consulta de avaliação com um terapeuta, e ver o que ele te diz.




      Comentar


      • #4
        Também conheço o caso de um menino da mesma que tem muitos problemas de fala por causa de problemas nos ouvidos (não consegue ouvir bem, e portanto não fala direito), pode ser outra das causas... Espero que a situação se resolva.

        bj


        Comentar


        • #5
          Olá Sancha:
          A minha filha também três anos (feitos em Setembro) e também não consegue pronunciar muitos sons ... Não diz o "s", o "f" e outros sons ... por exemplo sapo diz "capo" ... susbtitui os sons que não consegue dizer "c" e "t".
          É difícil entender muitas das palavras. Eu própria, muitas vezes, não percebo o que diz.
          Claro que é um factor de preocupação, mas o problema pode estar associado a meros problemas físicos ... no caso da minha filha, ela tem redução da audição por causa dos adenoides.
          Vai ser operada daqui a uma semana e espero que ela depois melhore a linguagem.
          Se mesmo após a operação ela não conseguir pronunciar algumas palavras, vou procurar ajuda com um terapeuta da fala.
          O conselho que te dou é que tentes, em primeiro lugar, perceber se ele ouve bem e, se necessário, levá-lo a um terapeuta da fala.
          Sei que há alguns exercícios que se podem fazer em casa para os ajudar a melhorar a tonicidade da língua e de outros músculos da boca, de forma a fazer com que eles consigam articular melhor as palavras.
          Beijinhos e vai dando notícias.

          Comentar


          • #6
            Dois conselhos:
            - fazer o despiste da audição
            - avaliar com terapauta da fala
            Blog de experiências simples: Pequenos cientistas

            O meu babyblog desde 2007: http://persiana.blogs.sapo.pt/


            Comentar


            • #7
              Obrigado pelas dicas...a pediatra deu-me até ao Natal...nessa altura irei falar com a educadora dele para ver o que me diz ( se fosse muito grave acho que já me tinha dito alguma coisa ) e depois se for preciso irei para onde me mandarem.
              Bjs e obrigada
              Sandra

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X