Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Alergias e excesso de higiene e cuidados

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Alergias e excesso de higiene e cuidados

    OLá

    Desde que foi detectada a alergia ao meu filhote que tenho lido muito a respeito para saber lidar melhor om o problema (e as sucessivas bronquiolites). Estudo têm sugerido que o aumento das alergias devem-se ao excesso de hogiene e o contacto com as fezes de animais (nas fazendas e zonas rurais) cria resistencias a alergias.

    Neste fim de semana, estava no parque com o meu filhote e comecei uma conversa com uma vizinha que teve uma bebé prematura de 29 semanas e tem outro filho agora com 1mes. Comentava com ela que a menina está muito desenvolvida (corre e salta mais que o meu, apesar de ainda falar pouco), pele rosada de sol, com um ar mesmo saudavel. E vi o bebé (gordinho, lindo, pele perfeita) e perguntei se ainda mamava.

    Respota: Não, o leite é fraco já lhe dou leite de pacote.
    Eu: DE vaca?!?!?!?
    Ela: Sim, do gordo e ponho maizena
    EU: E não tem medo que faça mal?
    Ela: Qual que? a menina quando veio do hospital tb queriam que bebesse leite para lactentes de baixo peso eu sempre dei de pacote.

    Fiquei perplexa. Eu acho que não daria com medo de possíveis reacções alérgica. De notar que a menina NUNCA teve uma bronquiolite nem nenhuma ite, nunca tomou antibiótico e é criada à solta a brincar na terra descalça, corre, salta, por vezes suja até às orelhas ... Mas vivem numa terriola aqui perto e têm animais de criação.

    E ainda disse: mais dois meses o meu começa a comer sopa da nossa que a menina tb comeu ....

    :?

    Enfim ....
    [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

  • #2
    RE:

    Sunrise,

    O que aqui escreveste dá que pensar, de facto.

    Mas existem aqui duas questões: as alergias estão comprovadamente relacionadas com a matriz hereditaria (e nesse aspecto sim, acredito que a progressiva tendencia para a higienização vá impedindo o corpo de criar imunidades e isso vá se reflectindo nas gerações seguintes) e em algumas matérias como a introdução precoce de determinados alimentos não se possa verificar relação directa entre as manifestações alergicas e esses alimentos.

    Uma criança que seja alergica ás proteinas do leite de vaca, será sempre, seja com o leite de lata (normal) seja com o leite de pacote (com a diferença que se ouver reacção ela possa ser mais grave no caso do leite de pacote porque a concentração de proteinas é maior). O leite de vaca é contra-indicado por outras razões: existem estudos que demonstram que a longo prazo, uma introdução precoce pode ter efeitos nefastos a nível renal, por exemplo.

    Hoje em dia conhecem-se os efeitos de uma reacção alergica severa e, que quanto mais cedo ocorrer, piores os danos que pode provocar... além do mais desconhece-se até que ponto a imaturidade do sistema imunologico e do aparelho gastroentestinal pode desencadear a alergia em introduções precoces. Por isso e porque existem cada vez mais pais a passar a herança das alergias, os medicos usam de alguma precaução (ás vezes excessiva, a meu ver!)

    Agora... se acho que, com algum bom-senso, devemos evitar a higienização excessiva? Acho.

    Não me faz confusão que a minha filha brinque com animais (ás vezes só tenho medo que seja mordida!), adoro vê-la descalça pelos jardins, acho piada á mania que tem de comer terra, não esterilizo nada desde os 6 meses, já provou chocolate e morangos e ainda não fez 2 anos, come da nossa comida desde os 12 meses (com a restrição do gluten que já conheces!), apanha e come migalhas do chão lá de casa e se queres que te diga já me cansei de andar sempre a controlar, gatinhou e andou sempre pela casa toda e nunca me preocupei de andar sempre a lavar chão!

    Não tenho medo de bacterias e bichos invisiveis que á partida iamgino que o corpo sabe e deve aprender a controlar!

    Bjs, especiais para ti Sunrise (já agora fiz a tua receita de pães de queijo e a minha Pipoca adorou!)


    Comentar


    • #3
      RE:

      É por causa desta mania da protecção e higienezação exarcebada de hoje em dia, que sempre, SEMPRE que vou ao parque com o mei pirolito de 10 meses e o ponho a gatinhar na relva e com as mãos na terra ouço sempre comentários:

      - vê-se mesmo que é o 1º filho, então nbão era para o pôr numa mantinha (????)

      - Ai coitadinho com as mãozinhas na relva, ainda é tão pequenino...

      - E depois há sempre quem seja mais cuidadoso: Se fosse eu tinha muito cuidado com os micróbios, depois tem de lhe lavar as mãos muito bem!

      Enfim...

      Comentar


      • #4
        RE:

        Inserido Inicialmente por Agama
        É por causa desta mania da protecção e higienezação exarcebada de hoje em dia, que sempre, SEMPRE que vou ao parque com o mei pirolito de 10 meses e o ponho a gatinhar na relva e com as mãos na terra ouço sempre comentários:

        - vê-se mesmo que é o 1º filho, então nbão era para o pôr numa mantinha (????)

        - Ai coitadinho com as mãozinhas na relva, ainda é tão pequenino...

        - E depois há sempre quem seja mais cuidadoso: Se fosse eu tinha muito cuidado com os micróbios, depois tem de lhe lavar as mãos muito bem!

        Enfim...
        Por acaso acho que é exactamente o contrário. NO primeiro filho andamos sempre atrás a lavar tudo e no segundo relaxamos mais ...

        LI um artigo que referia que o contacto com vermes protegia contra alergias e que as alergias eram uma resposta do sistema imunitário a agentes inofensivos por "falta do que fazer". SE estivesse ocupado a combater parasitas já não se preocupava com alergias.

        Eligee, o factor hereditário tem peso, no que diz respeito a predisposição. No entanto, acho que o factor ambiental tem um peso maior na resposta do organismo ao alergeno.

        Se alguém tiver curiosidade de ler: http://noticias.terra.com.br/ciencia...-EI298,00.html
        [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

        Comentar


        • #5
          RE:

          Li o artigo e obrigada por partilhares! Sim... dá que pensar... não tento pela questão daquilo que comemos mas do contacto que temos com a "bicharada". Eu também acho que se limpa tudo muito... e demais... confesso que isso me faz confusão. Não podemos viver nos cuidados intensivos de um hospital, né? A nossa natureza não é essa, de facto!

          Bjs!

          Comentar


          • #6
            RE:

            Inserido Inicialmente por sunrise
            [
            Por acaso acho que é exactamente o contrário. NO primeiro filho andamos sempre atrás a lavar tudo e no segundo relaxamos mais ...l
            Pois eu também acho, por isso tenho um garnde miminho em casa LOL, mas já ouvi este comentário mais do que uma vez, do género faz assim porque não sabe mais e talvez com este comentário aprenda para o segundo... AHAHAHAHA

            Comentar


            • #7
              RE:

              Sunrise,

              Eu trabalho num Centro de Saúde... não te passa pela cabeça os erros alimentares que algumas famílias cometem, esse do leite de pacote é dos mais comuns, juntamente com a sopa com carne aos 2 meses... enfim... ainda há quem dê "sopas de cavalo cansado" ás crianças... nalguns a coisa até não corre mal, mas noutros... corre muito mal e depois é ouvi-las comparar os filhos e dizer mal... e porque eu sempre fiz e aconteci, blábláblá e o preço, etc (havia tanto para dizer e das supostas classes desfavorecidas)... logo eu, mãe dum intolerante alimentar a ouvir estas coisas!
              Como disse, e muito bem a Eli, para além da questão das alergias, há a sobrecarga renal (e a hepática) que estão directamente relacinadas com o metabolismo das proteínas e que podem trazer graves consequências.
              O leite de vaca é para os vitelos, certo?

              A tua vizinha tem tido sorte... mas o bebé ainda é muito pequeno e cada caso é um caso!

              bjs


              Comentar


              • #8
                RE:

                Inserido Inicialmente por S.s.
                Sunrise,

                Eu trabalho num Centro de Saúde... não te passa pela cabeça os erros alimentares que algumas famílias cometem, esse do leite de pacote é dos mais comuns, juntamente com a sopa com carne aos 2 meses... enfim... ainda há quem dê "sopas de cavalo cansado" ás crianças... nalguns a coisa até não corre mal, mas noutros... corre muito mal e depois é ouvi-las comparar os filhos e dizer mal... e porque eu sempre fiz e aconteci, blábláblá e o preço, etc (havia tanto para dizer e das supostas classes desfavorecidas)... logo eu, mãe dum intolerante alimentar a ouvir estas coisas!
                Como disse, e muito bem a Eli, para além da questão das alergias, há a sobrecarga renal (e a hepática) que estão directamente relacinadas com o metabolismo das proteínas e que podem trazer graves consequências.
                O leite de vaca é para os vitelos, certo?

                A tua vizinha tem tido sorte... mas o bebé ainda é muito pequeno e cada caso é um caso!

                bjs
                Como eu te compreendo. E quando ela diz: isso dos testes e das alergias, quando mais testes se fazem pior. DEpois da prova do leite ter corrido tão mal ao meu filhote ...

                Mas juro que não fazia ideia que se desse leite gordo de pacote com maizena a crianças tão pequenas ...
                [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Inserido Inicialmente por S.s.
                  Sunrise,

                  Eu trabalho num Centro de Saúde... não te passa pela cabeça os erros alimentares que algumas famílias cometem, esse do leite de pacote é dos mais comuns, juntamente com a sopa com carne aos 2 meses... enfim... ainda há quem dê "sopas de cavalo cansado" ás crianças... nalguns a coisa até não corre mal, mas noutros... corre muito mal e depois é ouvi-las comparar os filhos e dizer mal... e porque eu sempre fiz e aconteci, blábláblá e o preço, etc (havia tanto para dizer e das supostas classes desfavorecidas)... logo eu, mãe dum intolerante alimentar a ouvir estas coisas!
                  Como disse, e muito bem a Eli, para além da questão das alergias, há a sobrecarga renal (e a hepática) que estão directamente relacinadas com o metabolismo das proteínas e que podem trazer graves consequências.
                  O leite de vaca é para os vitelos, certo?

                  A tua vizinha tem tido sorte... mas o bebé ainda é muito pequeno e cada caso é um caso!

                  bjs


                  É mesmo assim, e até aqui no forum às vezes se apanham comentários semelhantes.
                  A minha opinião incide sobre duas coisas: a alimentação e o contacto.
                  No que respeita à alimentação, eu tenho seguido todas as indicações da pediatra. Tenho um filho asmático, com as primeiras bronquiolites aos 5m e daí até agora, quase com 3 anos, ainda não estabilizou. Trata-se de uma asma moderada, não é ligeira.
                  Quanto ao contacto com terra, animais, relva, areia, etc, tenho a dizer que, antes de saber exactamente o que poderia provocar as crises, deixava-o brincar livremente com todos estes factores. Até um a consulta em que a pediatra me alertou para eventual alergia ao gato que tinha em casa... Foi uma luta complicada, mas acabei por dar o gato a uns amigos de amigos, mesmo sem a certeza de lhe fazer mal, mas a médica tinha dito uma coisa que me marcou profundamente e que penso sempre que ele tem crises, e que foi: "é bom contactar com tudo, para dar imunidade, mas quem tem um problema não pode ter esse comportamento, porque se tem alergia só está a fabricar uma crise cada vez que contacta com o factor ao qual é alérgico".
                  Resultado, é alérgico aos gatos. Contacta com tudo o resto, mas quando está em contacto com gatos, mesmo no exterior, começa logo com aquela tosse... e temos indicação de iniciar logo o tratamento com ventilan...
                  Portanto, resumindo, acho que tudo se deve fazer tendo em conta a criança. As opções de cada família devem sempre ter em conta os problemas da criança ou ausência deles, mas se não devemos entrar em proteccionismos excessivos, também não é não ter absolutamete cuidados nenhuns!!
                  E tenho dito!!


                  bjs,
                  carmen


                  Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                  Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Alergias e excesso de higiene e cuidados

                    Recuperei este tópico porque estive com esta mãe hoje.



                    O filho esteve internado devido a um problema renal (segundo ela os rins estavam a falhar). Veio do hospital com uma dieta muito restrita enquanto se investiga melhor o problema ...



                    Parece que, como dizia a S.s, os erros alimentares pagam-se caro.
                    [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Alergias e excesso de higiene e cuidados

                      Fizeste bem!

                      e até acho que fazia falta na nutrição, porque às vezes leio lá coisas...:w00t:





                      Bjs,

                      carmen





                      Ah! Espero que o miúdo melhore, claro!


                      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Alergias e excesso de higiene e cuidados

                        Et voilá! Para se poder "quebrar regras" é preciso saber porque existem estas regras, os riscos e afins...



                        É PRECISO ESTAR-SE INFORMADO, caso contrário, o melhor é mesmo seguir as orientações dos medicos.



                        Ora, quando me decidi a dar chocolate e morangos á Filipa, eu sabia que o problema poderia ser uma recção alergica... logo, introduzi com precaução nas quantidades e fui aumentando gradualmente. Dei porque ela nunca tinha feito alergia a nenhum alimento, o que me deu alguma segurança.



                        Agora nunca introduziria leite de vaca no 1º mes de vida, nem no 2º, nem no 3º (e se me senti tentada a fazê-lo antes dos 15 meses, para ver se ela gostava e bebia mais...!). A questão do leite tem a ver com outra coisa, como alias se provou no caso desta mãe... é preciso saber porque razão não se dá o quê aos bébés. Os medicos também não explicam, nem todas as maes têm literacia suficiente para procurar informação e pensam só nas questões economicas. Provavelmente nem toda a gente sabe a diferença enmtre o leite de lata e o leite de vaca puro. É complicado. Mas olhem que eu propria bebi leite de vaca antes dos 6 meses (estava na Tunísia - onde nasci - e nem sempre a minha mãe conseguia encontrar leite de lata) e já nessa altura a minha mãe sabia que o deveria diluir em agua... Será possivel que essa mãe nunca tivesse sabido isso, pelo menos???



                        Enfim... obrigada por recuperares o tópico e alertares para o risco de uma introdução demasiado precoce do leite de vaca. É bom reflectiir estas coisas!



                        Bjs!

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X