Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

alergia ao ovo

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • alergia ao ovo

    olá a todas.Aos 12 meses introduzi a clara do ovo e o Diogo assim que começou a comer ficou cheio de manchas ,a vomitar e com a cara inchada.Fizemos os testes à alergia e hoje veio o resultado.é alérgico nível 2 à gema e nivel 3 à clara.A médica disse que aos 15 meses leva uma vacina que tem ovo e por isso só vai ser possivel ser admnistrada no hospital.

    Por agora ainda estou um pouco a apanhar do ar,anda por aqui alguma mãe que tenha um menino com a mesma alergia?Como correu a vacina?

    E receitas de bolos sem ovos? ....

    Beijos

  • #2
    RE: alergia ao ovo

    O meu filho é alérgico ao ovo, fez testes de pele pelos 18m, mais ou menos, e deu alergia à clara e à gema.

    No entanto, só tinhamos notado reacção à clara, porque nunca lhe tinhamos dado ovo estrelado nem omeletas (não costumamos consumir fritos), só cozido ou em outros alimetos, como bolachas e afins. Foi uma vez que provou bacalhau á brás que notámos reacção cutanea, mas não associámos.

    Ele tem bronquiolites sucessivas, desde os 5m, e pelos 17m passou a ser seguido em alergologia, na Estefânia.

    Depois de várias perguntas, face aos resultados dos testes, tivémos autorização para dar gema cozida, e entenda-se que cozida é com mais de 10mn de água ou forno, clara suspendemos.

    Há uns meses tivémos indicação para experimentar reintroduzir a clara e o resultado não foi nada bom, porque fez reacção cutânea e respiratória, que controlámos com medicação de SOS dada pelo médico, mas por engano deram-lhe no infantário e fez manchas... na consulta seguinte o médico perguntou tudo e mais alguma coisa e concluiu que ele podia ter feito uma reacção muito mais grave que se chama choque anafilático, e face a isso receitou-nos uma injecção pré-preparada que até pouco tempo só havia em meio hospitalar, que é uma caneta de adrenalina sintética (epinefrina) e que se destina a reanimação em caso de correr risco de vida...

    Não te assustes, estou a contar-te o que se passou connosco, não quer dizer que se passe contigo.

    No entanto, deves estar atenta a tudo e pedir que o médico que segue o teu filho passe declaração para o infantário relativa às restrições alimentares dele.

    No caso do meu, como já foi declarada asma (igualinha à bronquiolite, mas crónica...) tenho um desconto miserável na mensalidade. Pode-se pedir um apoio no abono também, por "doença crónica".

    Quanto à vacina... quando eu cheguei ao Centro de Saúde não me quiseram dar, fizeram-me das clara à noite e ir lá no dia seguinte para comprovar que não tinha feito reacção.:w00t: Foi ridículo por vários motivos, primeiro porque poderia ter feito uma reacção grave à clara (foi antes de ser seguida em alergologia e ter feito os testes) e depois porque a vacina é incubada em ovo, sim, mas tratada de forma a não provocar reacções alérgicas mesmo aos alérgicos!

    Quando comentei com a pediatra ela escreveu uma carta ao Centro de Saúde a criticar o desempenho, e posteriormente o alergologista explicou isto dos cuidados para alérgicos.

    Já pesquisei na internet e acho que é na Universidade de Lisboa que confirmam o que o alergologista me disse, pois já se levantou essa discussão (saudavelmente) no forúm e ainda é frequente os médicos recearem a vacina, quando só em casos raríssimos há reacção, mesmo entre alérgicos...

    Receitas... de quê? é fazeres comida sem ovo para o teu filho e leres sempre os rótulos de tudo o que compras já feito, desde bolachas a haburgueres, por estranho que te pareça ( no meu caso ele pode comer as bolachas que já comia e não fazia reacção, novas é que não dou, que contenham algo suspeito, mesmo que só vestígios...). Se quiseres doces ou bolos podes pôr no google "bolos sem ovos" ou "doces sem ovos".



    Se precisares de mais algum esclarecimento ou se te aparecer alguma dúvida podes sempre mandar PM, que eu respondo!





    Bjs,

    carmen


    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

    Comentar


    • #3
      RE: alergia ao ovo

      obrigada Carmen pelo teu testemunho.

      Só não percebi se chegaram a dar-te a vacina no centro de saude ou não.

      O Diogo fez os testes na Estefanea ,quem é o teu médico?A médica do diogo é a Dr Helena Flores que é tb a médica particular dele.





      Em vez de darem novamente o ovo para testar a alergia porque é que não se voltam a fazer os exames?Eu cá fiquei um pouco assustada com o que contastes,não me parece que vá ter mt vontade de voltar a dar o ovo.Depois do episódio que passei com ele naquele dia,apanhei um valente susto.A cara a inchar e ele a vomitar desde casa até ao hospital.





      O teu menino já é mais crescido que o meu,é dificil explicar-lhe que não pode comer bolo por exemplo nas festinhas de anos?



      Beijinhos para o Afonso do Diogo








      Comentar


      • #4
        RE: alergia ao ovo

        monica c (06-08-2009)obrigada Carmen pelo teu testemunho.



        Só não percebi se chegaram a dar-te a vacina no centro de saude ou não.



        O Diogo fez os testes na Estefanea ,quem é o teu médico?A médica do diogo é a Dr Helena Flores que é tb a médica particular dele.











        Em vez de darem novamente o ovo para testar a alergia porque é que não se voltam a fazer os exames?Eu cá fiquei um pouco assustada com o que contastes,não me parece que vá ter mt vontade de voltar a dar o ovo.Depois do episódio que passei com ele naquele dia,apanhei um valente susto.A cara a inchar e ele a vomitar desde casa até ao hospital.











        O teu menino já é mais crescido que o meu,é dificil explicar-lhe que não pode comer bolo por exemplo nas festinhas de anos?







        Beijinhos para o Afonso do Diogo


















        O nosso médico é o Dr Miguel Paiva. Alergologista, a pediatra é de cá, Setúbal.

        Deram a vacina no centro de saúde, sim, depois de ter comido clara à noite...



        Quanto a dar novamente o ovo, ele nunca tinhe feito uma reacção assim complicada, e já estava sem comer há muito e pela idade e defesas supos-se que o melhor teste seria a prova do alimento, mesmo.

        E não teria sido complicado se tivesse sido só eu a dar, mas como no infantário deram também por engano a coisa complicou-se...



        No que respeita a festas... É assim, ele não é criança de doces, nunca o habituei, mesmo antes de saber se teria alergias ou não, portanto os seus doces eram mesmo os naturais da fruta, os iogurtes e as bolachas simples, tipo maria, línguas de gato, e do género. Bolos não costumo fazer e o que fiz foi começar a aperfeiçoar receitas adaptadas. Quando são festas de outros meninos, não hé problema, ele come pão, bolachas normais, batatas-fritas e não toca no que não conehce. E também levo o lanche dele, seja em casa de amigos, seja nas festas da escolinha, aliás, nestas avisam-me com antecedência e eu faço um bolo dos dele.

        Sinceramente foi muito mais complicado para mim do que para ele, eu dizia-lhe que não podia comer bolo/queijo/citrinos/etc (tem várias limitações...) porque lhe fazia mal à barriguinha, e sugeria outro alimento que pudesse comer, dando-o. Ele lá aceitava, eu cheguei a chorar sem ele vêr... Mas tudo tem os seus frutos e as crianças são incríveis, agora quando está numa festa ou na casa de outras pessoas, ou mesmo à mesa connosco e a comida difere, é ele que pergunta se pode comer ou se fal mal à barriguinha e chega mesmo a dizer que não pode comer isto ou aquilo pelo mesmo motivo. É um descanso...

        No infantário é que tenho uma lista de alimentos que não podem dar, mas às vezes há acidentes... chamo à atenção, mas por outro ladop compreendo... é tanto gaiato que uma vez escapa... só que não posso fingir que não é nada, com educação pergunto o que comeu no dia anterior quando aparece com a pele com brobulhagem e lá venho a saber que comeu alguma coisa por engano... não é frequente, mas acontece... O que faço é exgerar quando vou às consultas, para perceberem que pode ser grave...

        A última foi darem sopa de peixe, que vem com delícias do mar na parte de cima, a auxiliar achou que como não lhe pôs no prato não faria mal, mas expliquei que os ingredientes passam para o caldo, não se convendeu, mas pedi para quando fosse sopa de peixa darem dieta e pronto, assim come peixe cozido... Temos é de estar sempre alerta...





        Bjs,

        carmen


        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

        Comentar


        • #5
          RE: alergia ao ovo

          Pelo que percebi os ovos não são o único alimento que o Afonso não pode ingerir.Compreendo que por vezes possa ser dificil para as educadoras mas é a saúde do afonso que está em causa e com educação devias lembra-las várias vezes disso.Como mãe calculo que já o deves ter feito mas nunca é demais relembrá-las!!!!!!!

          Mais uma vez obrigada por tudo,se tiver mais alguma dúvida já sei a quem me dirigir.

          Um beijo e mts felecidades para o teu menino

          Comentar


          • #6
            RE: alergia ao ovo

            Obrigada, e dispõe!



            Bjs,

            carmen


            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

            Comentar


            • #7
              RE: alergia ao ovo

              Ola

              O meu filho foi alergico á clara grau 4 e gema grau 2, durante 6 anos

              Tudo, mas tudo lhe fazia reacçao...Tambem descobri quando lhe entroduzi na sopa.

              Aos 15 meses a vacina foi administrada no hospital da Estefania.O facto de ser dada no centro de saude assutava-me pois se houvesse problemas era sempre para o hospital que ia.

              N altura, eu era seguida pelo Dr Rosado Pinto, que era o directos da alergologia da estefania (nao sei se ainda é, ja passaram uns aninhos)...um medico simplesmente amoroso.So dava consultas no particular, mas tudo o que eram exames, testes e afins, faziamos no hospital.A vacina correu bem, sempre com control, pulsaçao, respiraçao...tudo.Nao fez reacçao.

              Apanhei alguns sustos durante os anos que seguiram, a entrada no infantario permitiu que o coleguida do lado lhe desse uma bolacha (com ovo), que lhe dessem gelado (com ovo)...

              Mas tinha sempre o celestone na mala k respectiva prescriçao e ele la se aguentava com as manchas umas horas mas sem ir ao hospital.

              Aos 6 na entrada na primaria e ao ter de fazer de novo a vacina que ja tinha feito aos 15 meses, soubemos que a alergia tinha desapareçido

              Continua a recusar comer ovo, mesmo ovo...mas ja come tudo que tenha nos ingredientes ovo...



              Desejo que as alergias dos vosso meninos despareçem assim k possivel



              Jokas

              Comentar


              • #8
                RE: alergia ao ovo

                Ah...se quizeres, da-me o teu mail, pois o que nao me falta sao receitas de bolos sem ovos



                Jokas

                Comentar


                • #9
                  RE: alergia ao ovo

                  olá carla-diogo pelo teu nic imagino que o teu piolho se chama tb diogo cm o meu!!!!!!!!!!!!!

                  E o meu Diogo tb vai levar a vacina no hospital,espero que corra bem cm correu contigo.

                  Obrigada pl teu testemunho vou mandar-te pm com o meu mail

                  bjs

                  Comentar


                  • #10
                    RE: alergia ao ovo

                    Eu pretendia consulta com o médico do teu filho, na Estefânia, mas na altura ele estava a reformar-se e fui então encaminhada para o Dr Miguel Paiva.

                    Das análises que repetimos, , o Afonso está melhor!! O médico diz que já só tem grau 1 à clara e que está em crer que até aos 4 anos poderá comer ovo inteiro!!

                    O teu celestone é a minha anapen, a tal caneta de epinefrina que antigamente só era usada em meio hospitalar. Além da caneta a medicação seria o celestone, ventilan e zyrtec/kestine. Mas se aparecerem manchas após ingestão tenho ordem expressa para aplicar a adrenalina sintética, pois há o tal risco de vida, agora mais diminuto, felizmente...





                    Bjs,

                    carmen







                    carla-diogo (25-08-2009)Ola



                    O meu filho foi alergico á clara grau 4 e gema grau 2, durante 6 anos



                    Tudo, mas tudo lhe fazia reacçao...Tambem descobri quando lhe entroduzi na sopa.



                    Aos 15 meses a vacina foi administrada no hospital da Estefania.O facto de ser dada no centro de saude assutava-me pois se houvesse problemas era sempre para o hospital que ia.



                    N altura, eu era seguida pelo Dr Rosado Pinto, que era o directos da alergologia da estefania (nao sei se ainda é, ja passaram uns aninhos)...um medico simplesmente amoroso.So dava consultas no particular, mas tudo o que eram exames, testes e afins, faziamos no hospital.A vacina correu bem, sempre com control, pulsaçao, respiraçao...tudo.Nao fez reacçao.



                    Apanhei alguns sustos durante os anos que seguiram, a entrada no infantario permitiu que o coleguida do lado lhe desse uma bolacha (com ovo), que lhe dessem gelado (com ovo)...



                    Mas tinha sempre o celestone na mala k respectiva prescriçao e ele la se aguentava com as manchas umas horas mas sem ir ao hospital.



                    Aos 6 na entrada na primaria e ao ter de fazer de novo a vacina que ja tinha feito aos 15 meses, soubemos que a alergia tinha desapareçido



                    Continua a recusar comer ovo, mesmo ovo...mas ja come tudo que tenha nos ingredientes ovo...







                    Desejo que as alergias dos vosso meninos despareçem assim k possivel







                    Jokas


                    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X