Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI





    JA PASSOU UM MES DESDE QUE SOUBE DA CONFIRMAÇÃO DA DOENÇA DA MINHA FILHA, A CLARINHA QUE TEM APENAS 5 ANOS.

    DESCONFIO QUE A DOENÇA JA VENHA DESDE A MUITO TEMPO, MAS FOI PRECISO ELA ANDAR DOENTE E, EU IR DE MEDICO EM MEDICO E NÃO VER MELHORAS ( DO MEDICO DE FAMILIA PARA O MEDICO SE URGENCIA DO CENTRO DE SAUDE ATE AO HOSPITAL), PARA IR COM ELA AO HOSPITAL E AO FIM DE MUITAS HORAS DE ESPERA SER ATENDIDA POR UMA MEDICA QUE DESCONFIOU LOGO DA DOENÇA.

    DAI ATE A CONFIRMAÇAO, PASSARAN-SE UMAS SEMANAS, MAS VALEU APENA.

    AO INICIO O QUE FOI MAIS DIFICIL, FOI SABER O QUE HAVERIA DE LHE DAR A COMER, DA REAÇÃO DELA AOS NOVOS ALIMENTOS...:w00t:



    AGORA TODA AS PESSOAS QUE MAIS CONVIVEM COM ELA ( INFANTARIO, FAMILIA..) JA SABEM O QUE LHE DEVEM DAR.

    E ELA ADORA SER "DIFERENTE". ADORA QU ELHE DIGAM, ESTAS BOLACHAS SÃO SO PARA TI, ESTE PÃO E ESPECIAL PARA TI.

    SE DANTES PARA COMER BOLACHAS NORMAIS, OU PÃO ERA UM CASTIGO, AGORA DEVORA AS BOLACHAS E COME MUITO RAPIDO O PÃO.

    PARA O INFANTARIO LEVO-LHE MASSA, BOLACHAS E PÃO. E ELA JA SABE QUE NAO PODE COMER DAS BOLACHAS DOS OUTROS MENINOS. ANTES DE COMER, ELA PERGUNTA SE ELA PODE COMER DISTO OU AQUILO.

    AGORA HA COIZAS QUE ELA NUNCA MAIS VAO SER IGUAIS.... AS FESTAS DE ANIVERSÁRIO! ELA TEVE UM COLEGUINHA QUE FEZ ANINHOS E FEZ FESTA NO MCDONALDS...E TIVE DE DIZER QUE ELA NÃO IA. LOGO ELA QUE IA A TODAS AS FESTINHAS, E ADORAVA IR AO MCDONALDS. EU EXPLIQUEI-LHE O PORQUE DE NAO IR A FESTA, MAS PARA ELA NAO FICAR TRISTE, NESSE DIA NAO FOI AO INFANTARIO, E FOI COM A TIA A PRAIA.

    AINDA HA ALGUNS ALIMENTOS QUE NAO TENHO CERTEZAS SE PODE COMER OU NAO, MAS VOU-ME INFORMAR JUNTO DA ASSOCIAÇÃO, DEPOIS DE ME FAZER SOCIA.

    ELA OJE JA ESTA MAIS GORDINHA, ANDA MAIS BEM DISPOSTA, TEM MAIS ENERGIA (ATE DE MAIS, AS VEZES!), E COME MELHOR.

    AGORA ESTE MES GASTEI UM DINHEIRÃO EM ALIMENTOS, E COMO O MEU EX-MARIDO NAO MANDA NADA PARA A FILHA, FUI CRAVAR AOS PAIS DELE, QUE DEPOIS DO FILHO, SÃO QUEM TEM MAIS RESPONSABILIDADES.



    :chrlead:



  • #2
    RE: OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI

    Olá Helga,

    Antes de mais, bem-vinda! Como não referes e este é um sub-forum para diversas intolerâncias, qual foi o diagnóstico da tua filha? Doença celíaca ou intolerância à lactose? estou a assumir que seja a primeira, visto que falas em pão e bolachas... nesse caso, estou aqui à disposição para ajudar, tenho listas de alimentos e montes de receitas, apesar de ainda só lidar com a DC há ano e meio. Manda PM ou usa o sticky quando quiseres.

    Comentar


    • #3
      RE: OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI

      Em relação ao Mcdonalds sei que as batatas fritas (caso seja intolerância oa glute) ela pode comer. Pede uma tablea ao mcdonlds sobre todos os produtos para saber o que ela pode comer. Eu já tive essa tabela se encontrar mando-te para um mail que me deres

      Comentar


      • #4
        RE: OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI

        OLA

        REALMENTE E INTOLERANCIA AO GLUTEN. DOENÇA CELIACA.

        NO HOSPITAL DERAM-ME VARIAS LISTAS DE ALIMENTOS, MAS SE TIVERES MAIS, PODES-ME ENVIAR?

        HELGA_SPAR@HOTMAIL.COM

        Comentar


        • #5
          RE: OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI

          HELGAECLARA (06-08-2009)OLA



          REALMENTE E INTOLERANCIA AO GLUTEN. DOENÇA CELIACA.



          NO HOSPITAL DERAM-ME VARIAS LISTAS DE ALIMENTOS, MAS SE TIVERES MAIS, PODES-ME ENVIAR?



          HELGA_SPAR@HOTMAIL.COM


          Olá,

          Já enviei algumas das listagens que tenho, espero que te sejam úteis.

          Comentar


          • #6
            RE: OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI

            BOM DIA

            E INTOLERANCIA AO GLUTEN, DOENÇA CELIACA.



            EU SEI QUE PODE COMER BATATA FRITA, MAS O PAO, HAMBURGER, NUGETS...ELA NAO PODE COMER NADA DISSO.. MAIS VALE NAO LA IR, DO QUE IR E DIZER QUE SO PODE COMER POR EXEMPLO AS BATASTAS, O QUE ELA NÃO SE IMPORTAVA MESMO NADA POIS E UMA GULOSA POR BATATAS.

            EM SETEMBRO ELA VAI PARA A PRIMARIA. OUTRAS PRIOCUPAÇOES...O ALMOÇO JA SEI QUE VAI CONTINUAR A SER NO INFANTARIO, POIS A ESCOLA NAO OFERECE CONDIÇÕES, DITO POR UMA FUNCIONÁRIA DE LÁ.

            MAS DEPOIS VEM OS ANIVERSÁRIOS, O CONVIVIO COM OUTROS MENINOS, O QUERER TROCAR A COMIDA...

            VOU TER DE FALAR A PROFESSORA PARA ELA LANCHAR NA SALA PARA EVITAR TROCAS DE COMIDAS!!

            JA AGORA SABES ALGUMA CONFEITARIA NO PORTO QUE FABRIQUE PÃO, OU BOLOS DE ANIVERSARIO S/ GLUTEN?





            O MEU EMAIL





            HELGA_SPAR@HOTMAIL.COM

            Comentar


            • #7
              RE: OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI

              OBRIGADA

              Comentar


              • #8
                RE: OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI

                Olá



                Gostava de saber como descubris-te a doença...ou seja quais os sintomas para só agora descubrirem que ela era alergicas/intolorente..a certos alimentos???

                O Diogo é magrinho,sempre foi nunca bebeu muito leite....e agora com 7 anos anda numa fase terrivel não come nada de geito....nem o que mais gosta ,já fui a farmácia comprei uma geleia para abrir o apetite mas nada.....não vi resultados nenhuns e já acabei o frasco....



                Se continuar assim tenho que ir ao médico com ele...
                CarlaM

                Comentar


                • #9
                  RE: OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI

                  OLA



                  ISTO COMEÇOU COM ELA A VOMITAR A TODAS AS REFEIÇOES,A QUEICHAR-SE DE DORES DE BARRIGA.

                  FEM DUAS SEMANAS FUI 2X COM ELA AO MEDICO, UMA A MEDICA DE FAMILIA E A 2ª AO SASU. RECITARAM NEDICAMENTOS E NAO PASSAVA.

                  NO INFANTARIO A EDUCADORA DIZIA TODOS OS DIAS QUE ELA ESTAVA CADA VEZ MAIS FRAQUINHA, SEM ENERGIA. ATE QUE PASSADO UMA SEMANA EU DECIDI IR COM ELA AO HOSPITAL.

                  A MEDICA QUE ATENDEU FOI FANTASTICA.

                  COM ESTES SINTOMAS E SABENDO QUE ELA TAMBEM TINHA UMA ANEMIA ( JA DESDE OS 3 ANOS E NAO SE DESCOBRIA NADA, APESAR DAS MUITAS ANALISES QUE FEZ), MANDOU FAZER ANALIZES PARA UMA DOENÇA, CELIACA.

                  OS SINTOMAS CONTINUAVAM E VOLTEI A IR AO HOSPITAL ,MAS TIVE DE ESPERAR PELA CONSULTA COM A MEDICA PARA SABER O RESULTADO. POSITIVO. MARCOU UMA ENDOSCOPIA PARA TER CERTEZA, E PASSADO UMA SEMANA JA ESTAVA A SABER QUE ELA TINHA ESSA DOENÇA. MADARAM A UMA NUTRICIONISTA QUE ME EXPLICOU MELHOR ISTO DA ALIMENTAÇÃO...E FUI-ME ENFORMANDO.



                  ELA TAMBEM ERA MUITO MAGRINHA, UM CASTIGO PARA COMER E AGORA COME MUITO MELHOR E ESTA A ENGORDAR AOS POUCOS!!!



                  MAS OS SINTOMAS PODEM VARIAR: DIARREIAS, VOMITOS, DORES DE BARRIGA...SE FOR PESQUISAR DOENÇA CELIACA VAI DESCOBRIR MUITO MAIS.



                  NAO SEI SE SERA O CASO, MAS SE TIVER ALGUNS SINTOMAS DESTES O MELHOR E IR A UM HOSPITAL...

                  Comentar


                  • #10
                    RE: OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI

                    OLIVEIRINHA (06-08-2009)Olá







                    Gostava de saber como descubris-te a doença...ou seja quais os sintomas para só agora descubrirem que ela era alergicas/intolorente..a certos alimentos???



                    O Diogo é magrinho,sempre foi nunca bebeu muito leite....e agora com 7 anos anda numa fase terrivel não come nada de geito....nem o que mais gosta ,já fui a farmácia comprei uma geleia para abrir o apetite mas nada.....não vi resultados nenhuns e já acabei o frasco....







                    Se continuar assim tenho que ir ao médico com ele...


                    Olá Oliveirinha,

                    Também acho que seria interessante conhecer a história da Clara, pois pode sempre ajudar mães que estão na dúvida como tu. Entretanto, se quiseres conhecer mais casos, podes visitar o tópico da Eligee:




                    Comentar


                    • #11
                      RE: OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI

                      HELGAECLARA (06-08-2009)BOM DIA



                      E INTOLERANCIA AO GLUTEN, DOENÇA CELIACA.







                      EU SEI QUE PODE COMER BATATA FRITA, MAS O PAO, HAMBURGER, NUGETS...ELA NAO PODE COMER NADA DISSO.. MAIS VALE NAO LA IR, DO QUE IR E DIZER QUE SO PODE COMER POR EXEMPLO AS BATASTAS, O QUE ELA NÃO SE IMPORTAVA MESMO NADA POIS E UMA GULOSA POR BATATAS.



                      EM SETEMBRO ELA VAI PARA A PRIMARIA. OUTRAS PRIOCUPAÇOES...O ALMOÇO JA SEI QUE VAI CONTINUAR A SER NO INFANTARIO, POIS A ESCOLA NAO OFERECE CONDIÇÕES, DITO POR UMA FUNCIONÁRIA DE LÁ.



                      MAS DEPOIS VEM OS ANIVERSÁRIOS, O CONVIVIO COM OUTROS MENINOS, O QUERER TROCAR A COMIDA...



                      VOU TER DE FALAR A PROFESSORA PARA ELA LANCHAR NA SALA PARA EVITAR TROCAS DE COMIDAS!!



                      JA AGORA SABES ALGUMA CONFEITARIA NO PORTO QUE FABRIQUE PÃO, OU BOLOS DE ANIVERSARIO S/ GLUTEN?











                      O MEU EMAIL











                      HELGA_SPAR@HOTMAIL.COM


                      Que eu saiba, no Porto não há. Em Lisboa a padaria Caneças faz pão sem glúten às segundas e quintas-feiras, mas acho que é a única. Quanto a bolos de aniversários, comecei a encomendar os bolos do Lucas a uma senhora que faz uns bolos muito giros aqui em Braga (http://confetisecia.pt.vu). Faz com ou sem glúten e sei que cumpre as regras para evitar a contaminação cruzada.

                      Em Lisboa também há quem faça sem glúten, mas no Porto não conheço... o que não quer dizer que não haja; porque não te fazes sócia da APC? Eles tem uma filial no Porto onde, de certeza, te poderão dar montes de informação.

                      Existe também um pasteleiro, o Ricardo, que faz da mais variada pastelaria sem glúten. O blog dele é http://solucoessemgluten.blogspot.com

                      Quanto a aniversários dos outros, o que faço é saber de antemão o que irá ser servido e levo igual mas SG, de qualquer maneira os miúdos querem é brincar nas festas, não é comer

                      Comentar


                      • #12
                        RE: OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI

                        TA

                        JA PROCUREI EM MUITAS CONFEITARIAS E AS VEZES ATE PARECEM QUE NAO SABEM DO QUE FALO. VOU-ME FAZER SOCIA E DEPOIS DEVE SER MAIS FACIL...

                        ELA FAZ ANOS EM SETEMBRO...ATE LA VEJO.



                        OBRIGADA

                        Comentar


                        • #13
                          RE: OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI

                          Olá!



                          Ando desde os 14 meses da minha filhota (que faz no domingo 2 aninhos!) a tentar despistar (mais confirmar porque estou seriamente convicta de que tem DC!) esta doença!



                          Podes dizer-me como era a tua filhota com 2 aninhos? Lembras-te? Como foi a evolução dela no peso? Que possiveis sintomas teria já nessa altura que agora associes á DC? Comia bem? Havia já nessa altura episodios de vomitos e diarreias? Era energica?



                          Sabes, só há uns poucos de meses consegui que um gastroenterologista aceitasse despistar isto. Ela teve um positivo (duvidoso) para a gliadina (uma das proteínas do gluten) aos 14 meses e o pediatra, estupidamente (ou não, se queres que te diga nem sei) pediu-me que lhe iniciasse dieta sem fazer a biopsia. Nesses 6 meses de dieta evoluiu no peso como já não evoluia desde os 9 meses. a barriguita proeminente desapareceu, o cabelo ficou mais bem semeado, os dentes alinharam-se melhor, passou a comer papa sem fazer filmes, o cócó passou a ter consistência e frequencia regulares, as olheiras desaparecerem, sei lá... tantas pequenas coisas.



                          Agora, depois de um gastro ter logo dito que achava que não era doença celiaca e ter andado a fazer analises á função renal e tiroide, diabetes e afins... achou que deveria reintroduzir o gluten e só em setembro vamos reavaliar, com novas analises ao sangue, pesagem e afins...



                          Acho que não está a evoluir no peso, as olheiras voltaram e são uma constante, já come bem tudo o que tenha gluten mas noto que á noite os intestinos dela "andam ás voltas" e há desconforto, volta e meia dz que tem doi-doi nos pés...



                          Tem dias que está demasiado agitada, nervosa e birrenta. Tem dias que anda numa euforia sem explicação. Tem dias que anda tranquila... fico sempre a pensar que depende da quantidade de gluten que ingeriu no dia anterior...



                          Nestes meses, li tudo o que pude sobre a doença. Sei que a maioria dos medicos não pesca nada de DC e não a sabe diagnosticar. Se o quadro de sintomas não é o "Classico" eles não sabem no que pegar. As analises têm de dar positivo para o endomisio e a transglutaminase. Se não, eles não ligam. E não sabem que nos 1ºs anos de vida estas analises podem dar falsos-negativos.



                          O que é certo é que a minha filha come bem, tem 24 meses e pesa pouco mais de 8kgs. Parou de evoluir na curva de percentis aos 9 meses e só nos 6 meses da dieta conseguiu evoluir satisfatóriamente. Quem me tira da cabeça que o gluten é a explicação?



                          Bjs e desculpa esta descrição mas aproveitei para dar umas dicas á mamã que aqui colocou duvidas sobre o diagnostico da DC!

                          Comentar


                          • #14
                            RE: OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI

                            Olá sou nova aqui, mas quero deixar algumas questões:



                            Quem produz os produtos (bolos, pães, ...) sem gluten têm uma zona de produção estanque e isolada do resto para assegurar que não existem contaminações cruzadas?



                            Os utensílios usados são exclusivos para os produtos sem gluten?



                            Acho que são questões que um celiaco têm de ter sempre presente.


                            Ana

                            Comentar


                            • #15
                              RE: OLA A TODOS, SOU NOVA AQUI

                              Respondendo ás perguntas:



                              Quem produz os produtos (bolos, pães, ...) sem gluten têm uma zona de produção estanque e isolada do resto para assegurar que não existem contaminações cruzadas? Sim, é fundamental!



                              Os utensílios usados são exclusivos para os produtos sem gluten? Não, desde que sejam bem higienizados... ( falando de colheres, balanças, batedeiras...) Agora fritadeiras, fornos, torradeiras... esses sim!



                              Para quem é novo por aqui ou descobriu que é celíaco... aconselho a visitar:

                              livroportuguessemgluten.blogspot.com

                              semespiga.blogspot.com

                              ementassemgluten.blogspot.com

                              celiacos.org.pt


                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X