Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Desabafo

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Desabafo

    Desde que se começou a aproximar a entrada do meu filho no 1º ciclo fiquei cheia de preocupações por causa das alergias alimentares e pela grande restrição de alimentos que o meu filho tem.

    Como ele está na mesma instituição onde andou na pré a educadora sempre me tranquilizou dizendo que eram muito responsáveis... confiei até hoje.

    Todos os dias pergunto ao meu filho o que almoçou na escola além de consultar sempre a ementa... já tinha reparado que por vezes dão-lhe alimentos que na pré não davam mas confiava...

    Na sext-feira disse-me que lhe tinham dado o prato com grão (que ele não pode comer) e que lhe disseram para comer e deixar o grão no prato. Achei estranho e hoje quando o fui buscar perguntei-lhe o que tinha comido e ele disse-me rissóis (de camarão que ele não pode comer) e fui falar com uma das funcionárias do atl. A responsável não se encontrava lá. A auxiliar disse-me com alguma atrapalhação que ele tinha comido croquetes (ao que ele insiste terem sido rissois) além disso questinei-a sobre sexta-feira e ai confirmou a teoria que o meu filho deu.

    Lá expliquei que quando uma criança é alérgica não deve comer nada que esteja em contacto com esses alimentos... disse-me que precisava da minha ajuda.

    Sinceramente já não sei que mais possa fazer... no inicio do ano entreguei a lista dos alimentos proibidos e sei que a têm no atl. Tenho notado diversas vezes que o meu filho aparece em casa com borbulhas e urticária sem saber porquê. Hoje quando o fui buscar estava com a car numa lástima, muito vermelha e cheia de borbulhas. Tem andado cheio de farfalheira que não passa mesmo fazendo medicação diária... estou cansada, irritada e sem saber o que fazer!





    O meu atelier.

  • #2
    RE: Desabafo

    Boa noite, realmente não sei o que dizer mediante tamanha irresponsabilidade.

    Eu tambem tenho esse receio, agora andam no colegio e eu fico sempre com receio que comam algo que não devem, com a agravante que não sabem explicar o que comem e não têm sequer consciência do que não podem comer.

    O que eu penso sempre é que as pessoas que estão nestes trabalhos têm de ser responsaveis e conscientes daquilo que fazem , mas é claro que infelizmente nem sempre se pode controlar tudo.

    Temos de estar sempre atentas.

    As melhoras para o filhote.








    A minha afilhada linda Beatriz da Sfalcao



    O meu afilhado lindo Martim da Silvy



    A Sofia afilhada da Carla.Sofia



    A Sara afilhada da Mag

    Comentar


    • #3
      RE: Desabafo

      Eu sei que deve dar uma trabalheira, mas não podes mandar a comida feita? Nem que passes um sábado ou um Domingo a fazer comidas e a congelar para depois ser mais fácil. beijocas

      Comentar


      • #4
        RE: Desabafo

        mãede3 (26-01-2010)Eu sei que deve dar uma trabalheira, mas não podes mandar a comida feita? Nem que passes um sábado ou um Domingo a fazer comidas e a congelar para depois ser mais fácil. beijocas


        Era mesmo isso que ía sugerir. Por mais que digam que têm cuidado é muito complicado. Por exemplo, em casa tenho duas tábuas para o pão para a torrada do pequeno não entrar em contacto com a nossa manteiga. Achas que lá vão ter esse cuidado?



        E mesmo que comesse croquetes seriam sempre fritos na mesma fritadeira que os rissóis.



        Se calhar para ficares descansada, mais valia levares a comida dele (se até trabalhas perto), e se fosse possível aquecer num microondas na hora da refeição



        Melhora do pequeno
        [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

        Comentar


        • #5
          RE: Desabafo

          Eu tambe não e iportava de levar a coida e sugeri iso as a directora disse-me para dar este voto de confiança e se voltar a acontecer então passo a andar a comida... alé disso sei que ele ia estranhar (e essa é a principal razão para não o fazer já) e sentir-se diferente... vamos a ver coo vai ser daqui para a frente...





          O meu atelier.

          Comentar


          • #6
            RE: Desabafo

            ola



            pois eu bem sei o k isso é, na crexe da minha filha ja aconteceu 3 vezes e por mim eu ja a tinha tirado de la mas o meu marido nao ker,da ultima vez k aconteceu ele ja sabe k se voltar a acontecer nem vai haver nenhuma palavra pois a minha filha sai de la no dia seguinte e eu ainda vou fazer keixa e escrevo no livro de reclamaçoes!



            a minha bebe ainda ta no berçario entao imagina kuando tiver na sala de 1 ano ou dos 2 ou 3!!!!!!! tenho a certeza k nao vai la xegar nao!

            Comentar


            • #7
              RE: Desabafo

              Sugestão: declaração médica a dizer quais as alergias que ele tem, e quais as possíveis consequências se derem algum dos alimentos (quanto mais pesada a declaração, mais assusta, mais cuidado têm).



              Envio de carta registada com aviso de recepção, com a declaração e uma carta anexa, cujo tom depende de ti.



              Tudo o que é "de boca", tudo o que é escrito e pode desaparecer (fichas informativas do início do ano, por exemplo), sem termos prova de ter escrito, não tem grande peso...



              Talvez assim percebam que não estás a brincar.



              Já agora, há risco de choque anafiláctico? Se sim, eu acrescentava esse dado e colocava uma injecção de adrenalina na mala...ou então, se for o recurso aos inaladores, fazia essa referência também, e coloava um na mala.



              É que, infelizmente, há pessoas que acham as mães de filhos alérgicos um bocado "galinhas", ou exageradas :w00t: Nunca passaram pela experiência



              Espero que isso passe!



              PS- e o livro de reclamações?

              Comentar


              • #8
                RE: Desabafo

                Eu até agora nunca tinha tido motivo de preocupação e por isso contigo a confiar no bom senso e na responsabilidade de que trabalha na instituição.

                No caso do rafa ele não te até agora risco de choque anafiláctico o que por um lado e deixa menos preocupada. Além disso como trabalho na área sei que podem acontecer erros mesmo sendo as pessoas bastantes responsáveis. É certo que nestes casos um erro pode ser muito dramático e o meu filho também sofreu as consequências deste erro. mas consigo desculpar e continuar a confiar nas pessoas que estão com ele e sobretudo nele pois se lhe disser para não comer se lhe puserem no prato sei que ele o vai fazer.

                Obrigada a todas pelo apoio pois nós sabemos como ninguém as preocupações de uma mãe com filhos alergicos.





                O meu atelier.

                Comentar


                • #9
                  RE: Desabafo

                  EducadoraLisa (25-01-2010)Desde que se começou a aproximar a entrada do meu filho no 1º ciclo fiquei cheia de preocupações por causa das alergias alimentares e pela grande restrição de alimentos que o meu filho tem.



                  Como ele está na mesma instituição onde andou na pré a educadora sempre me tranquilizou dizendo que eram muito responsáveis... confiei até hoje.



                  Todos os dias pergunto ao meu filho o que almoçou na escola além de consultar sempre a ementa... já tinha reparado que por vezes dão-lhe alimentos que na pré não davam mas confiava...



                  Na sext-feira disse-me que lhe tinham dado o prato com grão (que ele não pode comer) e que lhe disseram para comer e deixar o grão no prato. Achei estranho e hoje quando o fui buscar perguntei-lhe o que tinha comido e ele disse-me rissóis (de camarão que ele não pode comer) e fui falar com uma das funcionárias do atl. A responsável não se encontrava lá. A auxiliar disse-me com alguma atrapalhação que ele tinha comido croquetes (ao que ele insiste terem sido rissois) além disso questinei-a sobre sexta-feira e ai confirmou a teoria que o meu filho deu.



                  Lá expliquei que quando uma criança é alérgica não deve comer nada que esteja em contacto com esses alimentos... disse-me que precisava da minha ajuda.



                  Sinceramente já não sei que mais possa fazer... no inicio do ano entreguei a lista dos alimentos proibidos e sei que a têm no atl. Tenho notado diversas vezes que o meu filho aparece em casa com borbulhas e urticária sem saber porquê. Hoje quando o fui buscar estava com a car numa lástima, muito vermelha e cheia de borbulhas. Tem andado cheio de farfalheira que não passa mesmo fazendo medicação diária... estou cansada, irritada e sem saber o que fazer!




                  Lisa, se não está resolver a lista que deixaste, pede ao médico que passe uma declaração marca um atendimento com a pessoa responsável. laerta para o risco de vida que o teu filho corre por comer coisas que lhe causam alergia, e diz que se lhe acontecer alguma coisa a responsabilidade vais ser da escola e, em última instância, do responsável pelas funcionárias!

                  Uma alternativa, se não quiseres partir já para a guerra, é levares o almoço de casa. Durante bastante tempo eu levei o almoço do meu filho para o infantário, até terem uma dieta alternativa que me satisfizesse.





                  Um beijinho,

                  carmen


                  Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                  Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Desabafo

                    EducadoraLisa (27-01-2010)Eu tambe não e iportava de levar a coida e sugeri iso as a directora disse-me para dar este voto de confiança e se voltar a acontecer então passo a andar a comida... alé disso sei que ele ia estranhar (e essa é a principal razão para não o fazer já) e sentir-se diferente... vamos a ver coo vai ser daqui para a frente...




                    Não é por aí, Lisa.

                    O Afonso também se sentia difernete, acredita e partia-me o coração (e às pessoas que estavam com ele) quando ele pedi uma bolacha ou um fruta, qualquer coisa que não pudesse comer.

                    Mas mais vale sentir-se diferente do que ter um problema de saúde grave, certo?! É a isso que nos agarramos.

                    E depois é fazeres a lavagem cerebral em casa de que ele é tão especial que até tem de comer diferente! Que é dferente porque é especial e único.

                    Ele habituam-se, o Afonso já há bastante tempo que diz que não pode comer isto ou aquilo porque é alérgico e lhe faz mal à barriga. E NÃO come. Quando tem dúvidas, pergunta.

                    Temos de os ensinar, Lisa, eles têm de estar preparados para viver com essa difença e serem os próprios a fazer a triagem alimentar, mesmo porque não passamos o dia inteiro com ele, temos de os autonomizar!

                    Custa, eu sei. Mas vale a pena. Temos de os ensinar!





                    Bjs,

                    carmen








                    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Desabafo

                      Tens toda a razão e eles aprendem depressa.

                      Bjs e obrigada





                      O meu atelier.

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Desabafo

                        Bjs,

                        carmen


                        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X