Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Qual a diferença entre ser intolerante e alergico à proteína leite de vaca?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Qual a diferença entre ser intolerante e alergico à proteína leite de vaca?

    Olá meninas,



    Foi diagnosticado à Joana há cerca de 6 meses intolerância à proteína leite de vaca, mas eu tenho algumas dúvidas, pois ela não deve ser das mais radicauis, pois por vezes ingere alimentos com vestigios e algum leite e não tem quaisquer alterações.



    Obrigada

    Sofia





  • #2
    RE: Qual a diferença entre ser intolerante e alergico à proteína leite de vaca?

    Intolerância não tem nada a ver com alergias. Não sei explicar muito bem, mas a intolerância implica que não se consiga digerir muito bem a proteína do leite de vaca. Por isso é que os intolerantes normalmente podem comer iogurtes e queijo, porque nestes a proteína já é meia digerida pelos fermentos.

    Eu sou intolerante, só bebo leite quase sem lactose e posso comer todos os iogurtes e queijos que quiser. Se beber leite num galão num café, por exemplo, fico com dores de estômago, com gases e demoro imenso a fazer a digestão, parece que comi um boi.

    A alergia é diferente. Pode ser imediata ou não mas implica reacções mais graves e não se pode mesmo comer nada que contenha o alimento proibido. Eu só sou alérgica ao pó e a pólens e qualquer contacto, por mais ínfimo que seja, com pólen de mimosa, por exemplo, já me põe cheia de comichão.
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #3
      RE: Qual a diferença entre ser intolerante e alergico à proteína leite de vaca?

      A alergia é as proteínas do leite, ou seja o corpo produz antigenio contra o alimento como se fosse um invasor.



      Na intolerância há uma "deficiencia" que impossibilita o intestino de digerir o açúcar do leite, a lactose. Não tem nada a ver com proteínas e por isso um intolerante pode comer queijo e iogurtes porque apesar de ter proteinas do leite a lactose é "partida" pelo processo de fermentação.



      Por outro lado, a alergia é mediada pelo IGE, ou seja o corpo reage como se estivesse a ser atacado e pode ser fatal.



      Na intolerancia as reacções são geralmente a nivel gastrointestinal e não são mediadas pelo IGE.



      Em resumo a alergia é ás proteínas e a intolerancia ao açúcar.




      [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

      Comentar

      slot_bottomleaderboard_post

      Collapse
      Working...
      X