Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Alimentação do meu filho

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Alimentação do meu filho

    Boa noite!

    Sou nova nestas andanças, ainda não sei mto bem como isto funciona mas aqui vai...



    É a 1ª vez que sou mãe e são mts as vezes que me sinto insegura em relação à alimentação do meu filho.



    O Miguel é um bebé de 8 meses que, por indicação dos profissionais do Centro de Saúde da nossa área de residência, começou a comer sopa e fruta com 4 meses. Foi uma adaptação lenta e difícil, porque ele só queria mamar e odiava a colher. A nossa família sempre me aconselhou de que era mto cedo para a introdução de novos alimentos mas resovi fazer o que me foi dito pela médica e enfermeiras. Continuei SEMPRE a amamentar.



    Por volta dos 5/6 meses começou a acordar a meio da noite então começou a comer papa da Nutribén e começou a tolerar melhor a colher e a sopa. Sempre gostou de fruta. E continuei a amamentar.



    Na consulta dos 6 meses foi-me dito que tinha que começar a introduzir a carne, primeiro através do caldo da cozedura da carne e de seguida a carne passada. à noite dar-lhe sopa tb. A realidade é que me faz confusão um bebé tão pequenino começar a comer carne, um alimento tão "pesado". Como consumo carne e continuei a amamentar, resolvi deixar a carne para mais tarde. À noite tb não lhe dei sopa pq tento sempre fazer as coisas ao ritmo do Miguel



    Depois pensei: "Será que estou a agir correctamente? Será que estou a fazer a escolha correcta para o meu filho?"



    Nessa altura coincidiu ir com o Miguel a uma consulta de Homeopatia por causa de um problema de pele que ele tem, com a mesma Médica Homeopata de quando a minha irmã era pequenina (já lá vão 21 anos!). Perguntei-lhe a opinião dela em relação à alimentação em que me diz que não se deva dar carne aos bebés e sim fruta e legumes e começar a desabituá-lo da mama...



    As refeições do Miguel até agora são estas:



    7h mama

    10h mama

    13h sopa de legumes e fruta

    16h iogurte com bolacha e fruta

    19h maminha

    21h30 210 ml papa no biberon e dorme



    Às vezes acorda durante a noite mas os dentes estão a começar a romper.

    O que a Médica Homeopata disse foi para lhe dar chá de camomila pq às vezes faz da minha mama chucha e assim acalmo-o. Felizmente ainda não foi preciso experimentar pq ele tem dormido bem



    Hoje fui ao Centro de Saúde pesá-lo e continuam a insistir para eu lhe dar sopa com carne e começar a introduzir o arroz e a massa na sopa tb, que farei.

    Neste momento já estou a pensar em dar-lhe frango na sopa 2x por semana. Comecei hoje a dar-lhe sopa à noite e por acaso corre bem.



    Como devem reparar estou bastante confusa, existe mta contradição e eu tb ajudo a baralhar-me pq há mta coisa que acabo por não concordar. Tenho seguido o meu instinto e a nossa família tb ajuda mas tenho difculdade em saber o que é correcto. Além disso, com tanta comida já começo a ter dificuldade em dividir as refeições dele. nâo quero deixar de dar leite pq lhe faz falta o cálcio mas ele adora iogurte e papa por isso...



    Espero que alguém me dê umas dicas que me ilucidem.



    Obgda.



    Íris




    Íris

  • #2
    RE: Alimentação do meu filho

    Olá Iris







    Realmente que confusão para aí vai.







    Existem muitos pais que optam por não dar carne às crianças, logo aí fica desfeito o "mito" criado pelos Srs do centro de saúde de que deveria ter inserido a carne logo aos seis meses. O que iria fazer era sobrecarregar um intestino ainda em adaptação às "porcarias" que comemos diariamente. Só por curiosidade, o nosso intestino, à semelhança dos primatas próximos de nós, está melhor adaptado exactamente às frutas, que dá e muito bem. Não é tão longo como o dos herbívoros (necessário para digerir os vegetais crús), nem tão curto como o dos carnívoros (essencial para que a carne não entre em putrefacção), nem sequer temos papo como as gravívoras (essencial para pré-digerir sementes).



    O meu conselho é o seguinte:



    Dê mama até aos 12 meses, se conseguir. Vai nos 8, o que é muito positivo e se sabe benéfico. É recomendado a amamentação até aos 24 meses, complementando a alimentação que se vai introduzindo, devendo avaliar como a criança está a reagir à entrada de novos alimentos e naturalmente fazendo o desmame.



    Continue a dar frutas passadas até ao rompimento dos dentes para começar a dar alguma fruta madura. Evite os boiões pois embora o sabor seja agradável, não se sabe bem o que anda lá dentro e a qualidade das frutas utilizadas.



    Continue a dar sopas e introduza aos poucos fontes de proteína, como o feijão e grão. Pode fazer mais tarde um pouco de puré de feijão misturado com batata, por exemplo, para uma adaptação gradual.



    Se quiser realmente introduzir a carne e peixe, faça-o muito gradualmente com diminutas quantidades passadas junto com a sopa, e veja como se adapta (2x por semana está ok). Pode também usar a gema de ovo.



    É de evitar o leite de vaca. Iogurtes estão pré digeridos, pelo que são mais tolerados. O leite de vaca não é um hábito muito bom, especialmente se a alimentação for equilibrada...



    Espero ter ajudado
    Ricardo Lopes

    Homeopata - Naturologista



    naturalmente.pt

    Comentar


    • #3
      RE: Alimentação do meu filho

      RMFLopes (17-10-2009)Olá Iris



      Realmente que confusão para aí vai.



      Existem muitos pais que optam por não dar carne às crianças, logo aí fica desfeito o "mito" criado pelos Srs do centro de saúde de que deveria ter inserido a carne logo aos seis meses. O que iria fazer era sobrecarregar um intestino ainda em adaptação às "porcarias" que comemos diariamente. Só por curiosidade, o nosso intestino, à semelhança dos primatas próximos de nós, está melhor adaptado exactamente às frutas, que dá e muito bem. Não é tão longo como o dos herbívoros (necessário para digerir os vegetais crús), nem tão curto como o dos carnívoros (essencial para que a carne não entre em putrefacção), nem sequer temos papo como as gravívoras (essencial para pré-digerir sementes).



      O meu conselho é o seguinte:



      Dê mama até aos 12 meses, se conseguir. Vai nos 8, o que é muito positivo e se sabe benéfico. Não deve dar depois dos 12 meses para não criar o hábito e não trazer problemas mais tarde de dificuldade de adaptação a alimentos sólidos.



      Continue a dar frutas passadas até ao rompimento dos dentes para começar a dar alguma fruta madura. Evite os boiões pois embora o sabor seja agradável, não se sabe bem o que anda lá dentro e a qualidade das frutas utilizadas.



      Continue a dar sopas e introduza aos poucos fontes de proteína, como o feijão e grão. Pode fazer mais tarde um pouco de puré de feijão misturado com batata, por exemplo, para uma adaptação gradual.



      Se quiser realmente introduzir a carne e peixe, faça-o muito gradualmente com diminutas quantidades passadas junto com a sopa, e veja como se adapta (2x por semana está ok). Pode também usar a gema de ovo.



      É de evitar o leite de vaca. Iogurtes estão pré digeridos, pelo que são mais tolerados. O leite de vaca não é um hábito muito bom, especialmente se a alimentação for equilibrada...







      Espero ter ajudado




      Li os seus conselhos e são iguaizinhos ao do pediatra da Laura. Ele é mesmo contra bebés e adultos beberem leite de vaca. Eu esqueci-me de lhe perguntar, nas últimas consultas se é bebéfico dar leite de soja. Já ouvi opiniões, na net, que o efeito ainda não está bem estudado. Dou-lhe este leite (só à noite 1 biberon porque, de dia é iogurtes e papa) porque, ela não toca no leite de vaca e nem nos leites artificiais. Acha que é prejudicial? Beijocas

      www.avicultura.com.pt
      http://www.facebook.com/teresamfneves

      Comentar


      • #4
        RE: Alimentação do meu filho

        Boas



        Bom, é preferível o "leite" de soja ao leite de vaca, se a criança tolerar bem. A soja tem os aminoácidos essenciais pelo que é considerada uma proteina completa. A diferença das proteínas animais e vegetais é que as primeiras têm de ser degradadas pelo organismo para serem reconstituídas. As vegetais têm de ser "montadas" através dos aminoácidos.

        O unico problema do "leite" de soja é em termos de calcio e magnésio, mas esses devem ser obtidos da alimentação normal e não do leite, como é costume afirmar-se... o leite é para os bezerros. não para os humanos. Um leite menos mau é o de cabra, mas é dispendioso e tem um sabor forte...


        Ricardo Lopes

        Homeopata - Naturologista



        naturalmente.pt

        Comentar


        • #5
          RE: Alimentação do meu filho

          RMFLopes (18-10-2009)Boas







          Bom, é preferível o "leite" de soja ao leite de vaca, se a criança tolerar bem. A soja tem os aminoácidos essenciais pelo que é considerada uma proteina completa. A diferença das proteínas animais e vegetais é que as primeiras têm de ser degradadas pelo organismo para serem reconstituídas. As vegetais têm de ser "montadas" através dos aminoácidos.



          O unico problema do "leite" de soja é em termos de calcio e magnésio, mas esses devem ser obtidos da alimentação normal e não do leite, como é costume afirmar-se... o leite é para os bezerros. não para os humanos. Um leite menos mau é o de cabra, mas é dispendioso e tem um sabor forte...




          Obrigada pela resposta, fico mais descansada

          www.avicultura.com.pt
          http://www.facebook.com/teresamfneves

          Comentar


          • #6
            RE: Alimentação do meu filho

            Obrigada.

            Ajudou-me bastante.



            Íris
            Íris

            Comentar


            • #7
              RE: Alimentação do meu filho

              Ola!



              Eu aconselho seriamente quem recomenda que se deve retira a mama a um bebe aos 12 mese ler informaçao actualizada sobre o topico.



              Os varios estudos sobre o desmame natural em mamiferos e grande porte establece para o humano uma idade de desmame entre os 3 e os 7 anos!



              A OMS e logo a referencia medica desaconselha o desmame antes dos 2 anos, acrescentando que se deve manter enquanto o bebe mae o desejarem.



              E quanto ao dificultar a introduçao de alimentos solidos eu posso apresentar-vos o meu filho que iniciou os solidos aos 6 meses e ao fim de 3 dias comia um parto de sopa. Aos 8 meses ja comia segundo prato em pedacinhos e hoje come praticamente do tudo o que lhe dou. e eu vario muito a alimentaçao dele pondo muito poucas restriçoes.



              Outra coisa, ha indicios que introduçao dos novos alimentos a criaças que ainda mamam reduz a probabilidade de intolerancia.



              Beijinhos



              Rute



              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #8
                RE: Alimentação do meu filho

                rbalmeid (20-10-2009)Ola!







                Eu aconselho seriamente quem recomenda que se deve retira a mama a um bebe aos 12 mese ler informaçao actualizada sobre o topico.







                Os varios estudos sobre o desmame natural em mamiferos e grande porte establece para o humano uma idade de desmame entre os 3 e os 7 anos!







                A OMS e logo a referencia medica desaconselha o desmame antes dos 2 anos, acrescentando que se deve manter enquanto o bebe mae o desejarem.







                E quanto ao dificultar a introduçao de alimentos solidos eu posso apresentar-vos o meu filho que iniciou os solidos aos 6 meses e ao fim de 3 dias comia um parto de sopa. Aos 8 meses ja comia segundo prato em pedacinhos e hoje come praticamente do tudo o que lhe dou. e eu vario muito a alimentaçao dele pondo muito poucas restriçoes.







                Outra coisa, ha indicios que introduçao dos novos alimentos a criaças que ainda mamam reduz a probabilidade de intolerancia.







                Beijinhos







                Rute








                Boa noite Rute







                Bom, a teoria e prática são diferentes, como deve saber.







                Antes era rara a mãe que conseguia dar de mamar até aos seis meses. Agora já vai sendo possível, e os 12 meses são adequados. Se conseguir mais, melhor. Os seis meses são considerados o mínimo dos mínimos e mesmo assim há mães que vêm frustrada esta tentativa. O sistema digestivo está "maduro", pelo que é altura de introdução de outros alimentos. Talvez eu tenha formulado mal a resposta na questão dos meses. O desmame deve ser natural, quando ambos se sentirem confortaveis e gradual. Mas a mama deverá ser um complemento e não um exclusivo (ou alimento principal) após os 12 meses.



                Existem muitas formulas de calculo para o desmame (quando triplica o peso de nascimento, quando atinge 1/3 do peso em adulto, rompimento de molares, etc), mas há também o faactor social e de adaptação. Muitas coisas ideiais não são feitas. Idealmente nem se dariam medicamentos quimicos às crianças, mas faz-se. Talvez tenha formulado mal o dizer não recomendar dar mama após os 12 meses, pois existem muitas variantes. Agora os 12 meses deveriam ser um objectivo. Para lá disso, tem de ser bem analisado em termos de condições para o fazer.



                Agora temos de pensar em tudo, não só nos estudos. Se uma mulher voltar a tomara pilula não deve estar a amamentar. OK, há pilulas próprias para a amamentação, mas até que ponto serão mesmo seguras? O sistema hormonal é complicado...



                Felizmente que o seu filho é um "bom garfo". Mas deve-se ter cuidado com o tudo que se dá às crianças. Oss problemas podem comçar em pequeno



                Concordo plenamente que se deve introduzir a alimentação juntamente com a mama, gradualmente. Nem faria sentido de outra forma.



                Agora o dizerem que o leite materno deve ser mantido até aos 3/7 anos, peço desculpa mas na nossa realidade não é nem possível, nem saudável, pois provoca uma inadaptação alimentar e talvez social (depende claro dos casos). Conheço um caso de criança com seis anos que mamam e têm problemas vários, nomeadamente com oxiuros... os médicos apontam para ser o ainda mamar a razão para estar constantemente com problemas.
                Ricardo Lopes

                Homeopata - Naturologista



                naturalmente.pt

                Comentar


                • #9
                  RE: Alimentação do meu filho

                  -
                  Ricardo Lopes

                  Homeopata - Naturologista



                  naturalmente.pt

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Alimentação do meu filho

                    Não se deve dar mama depois dos 12 meses? Oh amigo, onde é que leu isso ou disse só porque lhe apeteceu?

                    A sério que me faz confusão quando se luta tanto pela amamentação ouvir estas ideias.

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Alimentação do meu filho

                      RMFLopes (20-10-2009)Ah... só como complemento



                      Eu fui amamentado durante 3 meses e o meu irmão durante 1 mês...



                      Socialmente pode ser complicado. E o leite tirado para garrafas não tem as mesmas propriedades que a mama...



                      Tudo isto são factores a ter em conta



                      Isso do socialmente complicado... vindo de um hoemapata :w00t::w00t:

                      Entao e nao acha socialmente complicado exercer uma profissao que nem esta bem regulamentada, que nao tem formaçao oficial... E é isso que o impede de o fazer?



                      Dar a mama nao precisa de ser socialmente complicado. Ha dificuldades praticas nos primeiros mese com ao regresso ao trabalho, mas essa fase ja esta mae passou. Com um ano de idade é tudo bastante simples. O bebe mama se quer porque ja come outras coisas e naopassar fome. Se por qualquer razao a mae nao pode ou da jeito dar a mama numa refeiçao nao da e pronto. Compensa noutra. Da mesma forma que nos tambem costumamos variar o que comemos nas nossas refeiçoes. Repare que eu nao defendi que se deva dar mama ate aos 6 anos, apenas que os estudos antropologicos indicam essas idades para o desmame natural da nossa especie. Assim que os 2 ou 3 anos estao ainda assim antes. E nao me diga que espera que uma criança dessa idade ache estranho ou tenah problemas por ser amamentada...



                      Quanto ao leite da garrafa... Estamos a falar de crianças com mais de 12 meses. A questao da extracaç do leite e do biberao ja nem sequer se poe. Se uam mae a quer e pode fazer optimo, senao a criança mama quando esta com a mae e come outras coisas quando nao esta. Isso nao invalilida de todo a continuadade da amamentaçao. De qualquer forma tambem ja foi estabelecido que mesmo perdendo qualidades por ser conservado no frio o LM continua ser mais adequado para um bebe humano que o leite de vaca ou outro manipulado industrialmente para o imitar. Bastam cuidados para reduzir a contaminaçao e conserva-lo em condiçoes de temperatura adequada.



                      De qualquer forma so comentei porque me chocou o "Não deve dar depois dos 12 meses". A mae pode e deve em cada momento decidir se quer continuar a amamentar e apesar de eu nao ver nenhuma razao social que o possa impedir se exista alguma importante para ela que a considere como tudo o resto. Mas essa indicaçao dos 12 meses nao tem nenhum cabimento. Ate aos 2 anos de idade o LM é a base da alimentaçao recomendade, alimentaçao esta que deve ser compelmentada com outrso alimentos a aprtir dos 12 mese de forma gradual sendo qua ao ano de idade deve ser muito proxima da alimentaçao praticada pela familia (supondo que esta é correcta). As opçoes individuas de dar ou nao determinado tipo de alimentos ja deixo ao criterio de cada familia porque afinal todos temos habitos, gostos e principios diferentes. Mas a mim choca-me o conselhod e abdicar, so porque sim e nao porque a mae queira, de um alimento que é o ideal para a criança e substitui-lo por algo industrial e manipulado...



                      Rute

                      O meu parto de 14 dias
                      Bebes e Mamas marcianas de 2008
                      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Alimentação do meu filho

                        Pelos vistos só leu metade dos posts.



                        Irei abster-me de mais comentários nesta matéria pois verifico que provavelmente a mensagem foi mal passada ou mal entendida.



                        Ao dispor
                        Ricardo Lopes

                        Homeopata - Naturologista



                        naturalmente.pt

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Alimentação do meu filho

                          Ola RMFLopes. Ja respondi a sua PM. Ja concordo com o que escreveu agora. Afinal ate estamos de acordo. Ainda bem que esta tudo esclarecido neste ponto.



                          Rute

                          O meu parto de 14 dias
                          Bebes e Mamas marcianas de 2008
                          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                          Comentar

                          slot_bottomleaderboard_post

                          Collapse
                          Working...
                          X