Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Hipermetropia

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Hipermetropia

    Boa Noite a todas,



    Já há muito tempo que não vinha a este Fórum, mas tenho o coração tão apertado que resolvi desabafar aqui com a certeza que alguém me ajudará com a sua experiência.

    O meu filho mais novo tem 3 anos e notámos nas férias que começou a entortar um pouco o olho esquerdo, e a piscá-lo de vez em quando como que se para nos conseguir focar. Mal cheguei fui com ele à Dra Ana Xavier, e foi-lhe diagnosticado estrabismo convergente intermitente acomodativo resultante da hipermetropia. Para começar a graduação é de +7 e +5 a juntar a 1 e 0.5 de estigmatismo também....Fiquei de rastos! Achei que era uma mãe informada e atenta, e não me conformo de não ter dado conta de nada antes! Já tem oculos, que nunca mais largou desde que os pôs na cara a 1ªvez...Daqui a 3 meses vai fazer um exame de ortótica e volta à consulta, para aumentar a graduação....



    Tento pesquisar, saber como vai ser...Se será operado, se andará de olho tapado, se vai ter oculos para sempre...Mas não encontro nada...Gostei muito da Dra, mas no dia da consulta nem consegui tirar todas as dúvidas, tinha a cabeça a mil...

    Se alguém tiver passado pelo mesmo ou parecido, e alguém conhecer a Dra, agradeço que dê o testemunho...



    Muito obrigada a todas,



    Sara
    Sara

  • #2
    RE: Hipermetropia

    Ola!



    Eu sofro de hipermetropia e estigmatismo. Penso que é algo "mais simples" do que tem o teu filhote mas desde pequena que uso oculos e assim que os comecei a usar foi logo com uma graduação "jeitosa". So comecei a usar oculos aos 8 anos, ate ai a minha mae e a minha professora da primária nunca se tinham apercebido de nada fora do comum, a minha mae so deu conta pois eu sentava-me na mesa da sala a ver tv, mas nem era para me colar à tv, era so para ver melhor as legendas que por serem pequenas nao lia à distância mas tb nao as conseguia ler muito de perto, mantinha uma distanciazinha que me permitia fazer isso!



    Nao te culpes pois 3 anos é bastante cedo e ate é a idade minima recomendada para ir ao medico em caso de suspeita de alguma coisa.



    Nos primeiros anos eu aumentava de graduação de 6 em 6 meses e tal como o teu filho andava sempre de oculos pois sem eles nao via "nada" e ate para ir à casa de banho os punha.



    O aumento foi so nos 1ºs anos pois agora esta mais estavel, aumenta pouquissimo ou entao fica estavel, ja tenho 27 anos. Nao sei assim de repente qual a minha graduação pois ja nao mudo de lentes ha uns 3 anos, sensivelmente, e nao me lembro da ultima.



    Vai tudo correr bem e pensa que conseguiste detectar cedo e que vai estabilizar. Ele tem é que usar sempre os oculos e ir ao medico com os intervalos recomendados. Qt a nomes acho que significam que o esforço que ele faz para ver ao perto é que faz a vista "entortar" um pouco pois o nosso esforço para ver ao perto é enorme.Aos poucos ele vai deixar de esforçar tanto a vista e os olhos voltam ao lugar. Se tiver que andar com um olho tapado andará pois é uma ajuda para ele. Conheço um miudo que andou ora com um olho ora com outro e os olhos ficaram mais alinhados.



    O meu filho foi com cerca de 2 anos e meio, por minha conta sem sequer falar com a pediatra (pois sei que so depois dos 3 o mandava para a consulta) pq o pai tem miopia e mae hipermetropia. Fiquei a saber que o meu filhote tem uma miopia ligeira, herdada do pai: Nao usa oculos ainda mas aos 3 anos volta para nova avaliação.



    Vai tudo correr bem!!



    jinhos


    (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





    Comentar


    • #3
      RE: Hipermetropia

      Olá,

      realmente 7 dioptrias já é elevado, se daqui a 3 meses vai a nova consulta, é porque provavelmente precisa de mais graduação e a oftalmologista só não prescreveu toda para ele se adaptar melhor. A graduação pode ser que estabilize porque ele ainda é novo.

      Comentar


      • #4
        RE: Hipermetropia

        Sinceramente, acho que aqui ninguém a menos que seja Oftalmologista ou Optometrista te irá puder ajudar, fala com a médica e tenta esclarecer as tuas dúvidas, escreve num papel antes de falares com ela, liga para a clinica e fala com ela.

        Trabalho em óptica há alguns anos e sei o quanto custa aos pais quando os filhos começam a usar óculos, principalmente graduações elevadas, acho que havia aqui uma mamã optometrista no forum tenta pedir-lhe ajuda. Se não, posso tentar perguntar no meu trabalho.

        Comentar


        • #5
          RE: Hipermetropia

          Olá Sara,



          O meu filhote aos 2 anos (vai fazer agora 6) foi diagnosticado com hipermetropia e estrabismo convergente acomodativo.

          Começou, creio que com 2 e 4 dioptrias, depois creio que aumentou para 5 e 7 aos 3 anos, depois baixou..., ou seja, é muito flutuante.

          Todos os anos muda de lentes, da última vez foram 6 meses entre cada mudança. Já não me lembro bem das últimas dioptrias, muda tantas vezes que já estou baralhada.

          Nas 2 últimas vezes a hipermetropia baixou e começou a subir o astigmatismo.

          Nunca tapou os olhos porque os olhos começaram a ficar equibilibrados. Fez foi "fisioterapia" no início do ano o que ajudou bastante.

          O estrabismo já está praticamente resolvido, só se nota se não tiver os óculos e se estiver a focar alguma coisa muito perto.



          Ao início fiquei muito assustada, mas agora estou essencialmente expectante para ver como vai reagir com o crescimento.

          Uma coisa que a médica explicou foi que no caso das crianças as dioptrias são geralmente mais elevadas que a dos adultos porque estão a tratar o que é manifesto e o que é latente.



          Vai correr tudo bem.
          Susana e Afonso (14/09/2004)
          Nobody is perfect!!!
          I'm nobody.

          Comentar


          • #6
            RE: Hipermetropia

            Olá!!



            Obrigada a todas...O que queria era conhecer outras mamãs na minha situação, sei que ajuda médica só com médicos mesmo

            Um beijinho especial à Spal...(és a Spal do forum da Dra. Graça?...Eu sou a mãe princesa)

            Já marquei consulta com ele para a Dra. Alcina na Cuf descobertas em dezembro.



            Beijinhos!

            Sara
            Sara

            Comentar


            • #7
              RE: Hipermetropia



              Por acaso este é um tema que me preocupa... eu sou míope desde os 12 anos e tenho algum receio que a filha também venha a ser. A pediatra nunca falou em testes à visão/audição e eu também nunca falei nisso. Acho que ela vê e ouve bem mas, com 4 anos e meio, será que deveria ser vista?

              Comentar


              • #8
                RE: Hipermetropia

                Olá!



                A 1ªconsulta ao oftalmologista deve ser feita aos 3 anos, hajam ou não problemas. É nesta consulta que o pediatra normalmente indica...Quanto à audição, agora é feito o teste logo na maternidade, depois não sei quando é aconselhado voltar...O meu filho mais novo tens tantas otites e até já foi operado, por isso as visitas dele são constantes...



                Beijocas

                Sara
                Sara

                Comentar


                • #9
                  RE: Hipermetropia



                  Obrigada!



                  Pois, o de audição ela fez na maternidade. Agora o de visão realmente a pediatra nunca sequer falou nisso... tenho que investigar "por minha conta"

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Hipermetropia

                    sarabrito (11-09-2010)Olá!!



                    Obrigada a todas...O que queria era conhecer outras mamãs na minha situação, sei que ajuda médica só com médicos mesmo

                    Um beijinho especial à Spal...(és a Spal do forum da Dra. Graça?...Eu sou a mãe princesa)

                    Já marquei consulta com ele para a Dra. Alcina na Cuf descobertas em dezembro.



                    Beijinhos!



                    Sara


                    Olá Sara



                    Sou a Spal do fórum da Dra Graça, que engraçado voltarmo-nos a cruzar aqui

                    Esse fórum está desactivado não está? Nunca mais consegui entrar.

                    É pena, dava bastante jeito.

                    Quanto ao teu filhote, vais precisar de paciência porque até à adolescência vai passar por várias fases, o que importa é que foi diagnosticado cedo (3 anos não é tarde) e que já está a fazer a correcção com óculos.

                    Em princípio este mês vamos à consulta e depois digo como estão as coisas.

                    Entretanto descobriu o papel das últimas lentes e neste momento tem:

                    Olho direito

                    Esf. - +4.5

                    Cil. +2.5

                    Eixo 90º



                    Olho esquerdo

                    Esf. - +3.5

                    Cil. - +2.0

                    Eixo 90º



                    Bj



                    Susana
                    Susana e Afonso (14/09/2004)
                    Nobody is perfect!!!
                    I'm nobody.

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Hipermetropia

                      A minha filha tem hipermetropia, descoberta aos 3 anos porque fizeram rastreio visual no Centro de Saúde. Nunca tinha dado por nada. No caso dela, é só num olho...tinha visão nesse olho a 30% (e 2,5 dioptrias), num ano melhorou bastante (fazia oclusão do olho bom de 2ª a 6ª) e depois estagnou. O estrabismo é que piorou muito e vai ter que ser operada. Vamos aguardar 6 meses (para ver se o olho recupera mais qq coisa) e reavaliar, mas da operação não se livra.

                      Enfim...há coisas piores...

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Hipermetropia

                        Olá



                        Hoje fomos à consulta. O olho esquerdo está a evoluir bem, o direito não acompanhou, por isso vai fazer oclusão do esquerdo 2/3 horas diárias durante 6 meses e depois faz reavaliação.

                        Ficam os valores das novas lentes



                        Olho direito

                        Esf. - +4.5

                        Cil. +2.0

                        Eixo 90º



                        Olho esquerdo

                        Esf. - +2.5

                        Cil. - +1.75

                        Eixo 90º
                        Susana e Afonso (14/09/2004)
                        Nobody is perfect!!!
                        I'm nobody.

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X