Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Canhoto ou dextro

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Canhoto ou dextro

    Olá a todas

    Gostaria de saber se alguma de vocês tem um filhote canhoto e se for afirmativa a resposta em que idade notaram essa tendência e se algum familiar também é canhoto...

    O meu filhote tem 3 anos feitos em abril e noto que tem alguma dificuldade qd tem que fazer desenhos, pintar, perde rapidamente o interesse, pega mal no lápis e só faz rabiscos...enquanto que noutras actividades como puzzles, cubos, jogos ele tem imenso jeito...noutro dia em q ele andava a jogar futebol reparei que somente pontapeava com o pé esquerdo...na nossa família não há canhotos...será falta de jeito ou devo incentivá-lo a escrever com a outra mão?


    Obg Beijinhos
    Patrícia

  • #2
    RE:

    Olá Patricia:

    A minha Beatriz faz 3 anos em Setembro e eu nota já há bastante tempo que ela é ou será canhota.
    Come sempre com a mão esquerda, e nas brincadeiras também. De inicio a minha mãe trocava-lhe a colher de mão e dizia " não é com esta beatriz, é com esta", e ela aguentava a colher na direita 10 segundos e depois trocava.
    Eu, nunca insisti nem vou insistir porque afinal se todos gostassemos do amarelo, o que seria do azul?
    Claro que existem crianças dextras outras canhotas, que desempenharão as suas tarefas normalmente.
    Quanto á familia, tenho apenas um primo meu canhoto, mas não sei se será uma questão hereditária. A madrinha da minha filha (minha cunhada), é canhota, e no inicio fazia-me uma confusão ve-la nas tarefas domesticas como passar a ferro (imaginem a tábua ao contrário), ou dar de comer ao filho (dava a sensação que lhe ia enfiar a colher nas orelhas), mas não é nada disso ... Desempenha as taraefas tão bem como eu... é tudo uma questão de táctica.
    Deixa o menino seguir o seu instinto natural ... se for dextro tudo bem , se for canhoto tudo bem na mesma.
    Ah! A madrinha da minha filha conta que quando andava na escola a professora amarrava-lhe a mão esquerda para a obrigar a escrever com a direita...imaginem o disparate... ela ganhou horror á professora, chorava que se fartava e nem por isso hoje é dextra...
    Beijinhos
    Paula Silva
    Desculpa lá o testamento.

    Comentar


    • #3
      RE:

      Oi Paula obrigada pelo"testamento", ihihihi mas precisava mesmo dele para ver até que ponto haverá ou não a possibilidade do Kiko ser canhoto...qt ao uso dos talheres é dextro mas por exemplo o meu marido é canhoto a comer...a mim não me preocupa minimamente se ele é canhoto ou dextro a não ser para o ajudar mas vou experimentar a ver se em termos de escrita/desenho será canhoto...

      Beijinhos e obrigada
      Patrícia

      Comentar


      • #4
        RE:

        olá amiga,

        o dudu que tem 2 anos e 8 meses é igual.
        Ele só faz desenhos com a mão esquerda.
        lembro-me perfeitamente do meu sobrinho também fazer tudo com a esquerda quando era da idade do dudu, no entanto hoje tem 8 anos e escreve com a direita.
        acho que ainda é muito cedo para tirar conclusões.
        o que é certo, é que penso que na escola, quando eles são maiorzinhos ainda os querem pôr a escrever com a direita.

        beijinhos e não te preocupes.....

        stela

        Comentar


        • #5
          RE:

          Oi amiga

          que saudades!!
          Eu n tou preocupada só o quero ajudar da melhor forma sendo canhoto ou dextro...
          Beijinhos grandes para vocês
          Patrícia

          PS aparece...

          Comentar


          • #6
            RE:

            Olá amiga!
            O meu Pedrocas é canhoto!
            Começámos a notar quando ele ainda era bébé, pois pegava em tudo primeiro com a mão esquerda.
            Nunca o contrariei pois preferi que fosse ele a desenvolver a sua própria tendência. Mas mesmo quando lhe punha as coisas na mão direita ele logo a seguir passava para a esquerda.
            Não tem nada de mais... ele escreve/desenha e come com a mão esquerda, fazendo tudo o que os dextros fazem e sem dificuldade.
            Por isso não te preocupes. Vê como é que o Kiko agarra o que lhe dás para a mão... e se ele for mesmo esquerdino, penso que não vale a pena contraria-lo.
            Mas se precisares de mais alguma coisa, já sabes - estou ao dispor!
            Muitos beijinhos para ambos,
            Carla

            Comentar


            • #7
              RE:

              Olá Patrícia:

              Na minha opinião deverás sempre incentivá-lo a usar a mão e o pé direitos, mas nunca o recrimines se o caso dele por ser canhoto, pois isso não deve nunca fazer-se neste caso.
              De quaquer das maneiras, acho que deverias comsultar o seu pediatra.

              Beijinhos

              Ana

              Comentar


              • #8
                RE:

                OI Pati!

                Eu sou canhota....., meu pai tb e o bernardo tb tem demontrado que será.....ou é.

                Eu tb achava que o Ricardo era..mas depois..fui me apercebendo que não....

                A lateralização só fica, normalmente definida depois do 4 anos.....Mas ás vezes é bem claro. deixa o á vontade, se for mesmo, ele mesmo vai segurar o l
                ápis com a outra mão. Há meninos que não gostam de desenhar e pronto. Respeita. Não forces nem estimules outra mão.

                É isso que te aconselho.....

                Beijocas gordas a vcs!

                Ana

                Comentar


                • #9
                  RE: Canhoto ou dextro

                  Olá!

                  Tenho uma filha com 3 anos que desde que era bébé se notou a sua preferência pela mão esquerda, pois pegava em tudo com a mão esquerda.

                  Nunca acontrariei mas às vezes punha as coisas na mão direita e ela, logo, a seguir passava para a esquerda.

                  Não tem nada de mais... ela desenha e come com a mão esquerda, fazendo tudo o que os dextros fazem e mas nem sempre segura o lápis da forma mais correcta mesmo kdo nós a educadora a corrigimos; no entanto, nesse aspecto tem vindo a melhorar. O que me preocupa é o uso da tesoura pois apesar dela em casa até ter tesoura para esquerdinos, nao se ajeita a cortar e eu (que nao sou canhota), nao consigo ajudá-la a aprender a cortar. Para além disso, noto que quando ela "escreve" /gatafunha mas diz k é a escrita dela), fá-lo da direita para a esquerda e mesmo em alguns grafismos, por exemplo, faz de baixo p cima em vez de ser de cima para baixo.

                  Como posso ajudá-la? Haverá algum problema c ela? E ja agora, que actividades de motricidade fina sao mais aconselháveis nesta idade?

                  Obrigada



                  Silvia
                  Mãe da Beatriz e da Leonor





                  Os meus blogs:



                  http://aventuraspelasartes.blogspot.com

                  http://miminhos-para-maes-e-bebes.blogspot.com/





                  Afilhadas: catiaa, Little Devil e aleluia



                  Madrinha de forum: bekas

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Canhoto ou dextro

                    Woolen (20-06-2003)Olá Patrícia:



                    Na minha opinião deverás sempre incentivá-lo a usar a mão e o pé direitos, mas nunca o recrimines se o caso dele por ser canhoto, pois isso não deve nunca fazer-se neste caso.

                    De quaquer das maneiras, acho que deverias comsultar o seu pediatra.



                    Beijinhos



                    Ana


                    Não percebo porquê... Ele acaba por usar aquela para a qual se ajeitar melhor... É deixá-lo optar por si...
                    http://manasecompanhia.blogspot.com/


                    Comentar


                    • #11
                      RE: Canhoto ou dextro

                      Jukas (18-04-2009)
                      Woolen (20-06-2003)Olá Patrícia:































                      Na minha opinião deverás sempre incentivá-lo a usar a mão e o pé direitos, mas nunca o recrimines se o caso dele por ser canhoto, pois isso não deve nunca fazer-se neste caso.















                      De quaquer das maneiras, acho que deverias comsultar o seu pediatra.































                      Beijinhos























































                      Ana






























                      Não percebo porquê... Ele acaba por usar aquela para a qual se ajeitar melhor... É deixá-lo optar por si...














                      Também não percebo porquê! Desculpa mas é uma grande disparate que eu até relevo à minha avozinha que por exemplo me oferecia mundos e fundos para eu usar a mão direita mas hoje em dia e com a informação que existe é-me dificil de compreender.















                      Para a mamã que iniciou o post, não te preocupes mesmo! Se ele for canhoto é e pronto! Não é nem pior nem melhor por isso, é exactamente a mesma coisa. Tem só a ver com a predominância de um dos hemisférios do cérebro mas é uma coisa absolutamente normal.







                      A questão é que a maioria das pessoas é dextra e as dificuldade que podes encontrar é em alguns utensílios, tesouras e afins mas que também já existem para esquerdinos mas mesmo isso digo-te nunca me fez diferença nenhuma usar as normais. Outra coisa que podes ter dificuldade é ensiná-lo a atar o atacador, a fazer algumas letras entre outras pequenas coisas. Mas tenho a certeza que com o teu empenho de mãe irás com certeza consegui-lo e acho preferível a teimar em que ele mude uma coisa que é física, genética e por isso muito natural para ele.



                      Deixo-te um site que te pode ajudar

















                      Beijinhos















                      Cláudia



                      \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por cpabg Ver Mensagem
                        Olá a todas

                        Gostaria de saber se alguma de vocês tem um filhote canhoto e se for afirmativa a resposta em que idade notaram essa tendência e se algum familiar também é canhoto...

                        O meu filhote tem 3 anos feitos em abril e noto que tem alguma dificuldade qd tem que fazer desenhos, pintar, perde rapidamente o interesse, pega mal no lápis e só faz rabiscos...enquanto que noutras actividades como puzzles, cubos, jogos ele tem imenso jeito...noutro dia em q ele andava a jogar futebol reparei que somente pontapeava com o pé esquerdo...na nossa família não há canhotos...será falta de jeito ou devo incentivá-lo a escrever com a outra mão?


                        Obg Beijinhos
                        Patrícia
                        Olá Patrícia,

                        Tenho duas filhas. Uma com 5 anos (canhota) e outra com 2 anos (dextra).
                        A minha filha mais velha também fazia montes de rabiscos e perdia o interesse por desenhar ou pintar, descobrimos que só tinha 20% de visão no olho esquerdo e que precisava urgentemente de usar óculos.
                        O teu filho faz muitas coisas com o lado esquerdo pelo que o mais certo é ser canhoto (o que é uma coisa normalíssima), contudo já ponderas-te levá-lo ao oftalmologista? O miúdo pode estar a precisar de usar óculos e daí os rabiscos!

                        Beijinhos e fiquem bem,

                        Alda

                        Comentar


                        • #13
                          Uma coisa é ele ser canhoto ou dextro e outra é não ter interesse no desenho. Nem todos gostam de matemática, nem todos gostam de línguas. Podes sim incentiva-lo a fazer recortes e colagens, deixa-lo rabiscar se quiser (se não apetece agora tenta-se mais tarde), deixar pintar com tintas e pincel. Obvio que eles devem começar com rabiscos e desenhos, de forma a começarem a aprender a pegar correctamente numa caneta ou lápis.
                          Eu sou canhota (mas como como os dextros, garfo na esquerda e faca na direita, de resto a mão esquerda domina) e o pai da minha filha também (mas já come como os canhotos garfo na direita e faca na esquerda). Tb somos os únicos nas famílias que somos canhotos e isso não nos prejudicou em nada. Fazemos exactamente o mesmo que os outros (e a minha letra até é bem mais bonita que a de muitos dextros). Ser canhoto é igual a ser dextro. Não contraries nada. Tive uma professora que sempre me ajudou a mim e a um colega (únicos canhotos na sala) e nunca ralhou connosco por isso! Mas lembro-me de haver uma outra prof (da velha guarda já na altura) que gostava de zupar os canhotos e os obrigava a escrever com a direita. Isso sim é um perfeito disparate! Ser canhoto não é deficiência! Que pena tenho de a minha filha não ser canhota... mas se é dextra, porque ela assim se ajeita, que o seja!

                          Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

                          Comentar


                          • #14
                            Viva,

                            Sei que este tópico já tem uns anos mas o tema não deixa de ser actual

                            Eu sou canhota, sempre mostrei essa tendência desde pequenina, se me davam um brinquedo para a mão eu ia buscá-lo com a esquerda e se ma prendiam para forçar o uso da direita então berrava que me fartava! Os meus pais lá me levaram ao médico que lhes explicou que estava tudo bem comigo, só era canhota mais nada!

                            Mas precisamente porque a professora da primária era uma senhora da velha guarda os meus pais foram à escola avisar "a menina é canhota não é para contrariar, ordens do médico" e foi o suficiente Talvez por ser a única acabei por receber muita atenção à custa disso, a minha professora e a da sala do lado até faziam "concursos" de escrita no quadro comigo e com outros colegas! enfim...mas houveram outros colegas que chegaram a levar réguadas e ralhetes por tentarem escrever com a esquerda! Eram outros tempos, agora não me acredito que se continue a tentar impor o uso da mão direita nas escolas.

                            Quanto a utensílios sempre usei os normais, sem serem específicos para esquerdinos, como como os destros, de resto faço tudo com a esquerda, não escrevo exactamente como as outras pessoas que conheço ( costumo deitar a folha para a esquerda ) e alguns números escrevo-os de baixo para cima mas nunca foi impedimento para que escrevesse correctamente e tivesse uma letra bem certinha

                            As minhas princesas são ambas destras e com a mais velha nunca tive dificuldades a auxiliá-la no uso do lápis ou da tesoura por exemplo. Teve uma fase em que tentava escrever como eu mas lá lhe fui dizendo "escreve como te der mais jeito, não como vês os outros a fazer" e passou-lhe a mania rapidamente.

                            Somo o que somos e contrariar a nossa tendência natural não é boa ideia


                            A felicidade completa

                            Comentar


                            • #15
                              O meu filho está quase a fazer 4 anos e eu, sinceramente, ainda não consigo perceber se é canhoto ou dextro. Tanto pega e faz coisas com a mão direita como com a esquerda. Quanto ao desenho, estou como a Plantinha, acho que o problema do meu não é a mão que usa, é mesmo a falta de jeito ou gosto para a coisa, lol.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X