Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

TPC no Jardim de Infância

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • TPC no Jardim de Infância

    A minha filha mais velha está numa turma do jardim infantil com crianças entre os 3 e 6 anos, este ano traz um trabalho todas as semanas para fazer em casa sobre os mais variados temas, são desenhos, colagens, cortes, pesquisas na net, cartazes, pinturas, esculturas.

    A questão é que ultimamente tem trazido 2 por semana, eu só a tenho lá até às 3 da tarde porque tenho quem tome conta dela e acho que precisa de desanuviar. A verdade é que hoje saiu, veio para casa com o pai, lanchou, teve quase 2h a trabalhar e às 18:00 estava no ballet, saiu, jantou e caminha...

    Eu sou o que se chama de workaholic, e decididamente não acho que seja saudável para ela, bolas, eu estudo trabalho e ao fim de 12 anos é que finalmente consigo a proeza de não trazer trabalho para casa, por mim, por elas, para ter um pouco de equilíbrio, eu não quero que a minha filha seja como eu.

    Cada vez que vem um trabalho, lá fica ela toda ansiosa a ponto de já lhe ter dado uns berros, quer ser a primeira, enquanto não faz aquilo ninguém a atura, por vezes temos 3 dias para apresentar um trabalho, e o que deveria ser algo de lúdico está a tornar-se num autêntico inferno.

    Inicialmente até achava muito bem, a questão é que os trabalhos acabam por ser feitos pelos pais, e criou-se uma competição, aqui há tempos trouxeram um boneco para decorar a gosto. Um dos putos levava um com um casaquinho tricotado (não por ele como é óbvio), as crianças notam e comentam, quem faz, quem não faz, quem leva o quê...

    A educadora diz que a ideia não é essa, que os meninos devem fazer como sabem e se não puderem fazer não faz mal. Pois eu não concordo, acho que devem ter tempo para fazer algo com qualidade, porque não é em meia hora por dia que a minha filha vai fazer alguma coisa de jeito, não lhe quero transmitir a ideia que pode fazer à balda, que os prazos não são para cumprir, ou que se não lhe apetecer fazer não faz mal...

    Hoje falei com a educadora, acho 2 trabalhos por semana um exagero, não acho que tenha de ser a escola a determinar a minha rotina com as minhas filhas, além de que mal de mim se precisasse da escola para as estimular, elas precisam de trabalhar sim, mas também precisam de brincar (e a minha hoje nem brincou).

    Desculpem o testamento mas estou chateada com isto.


    Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
    Johann Wolfgang Von Goeth

  • #2
    Tens a minha solidariedade, Bidusha. Não concordo com esse tipo de competitividade extrema, ao ponto de envolver também papás e tudo. No teu lugar, sugeria uma reunião de pais para pegar nos trabalhos que claramente não foram feitos pelos meninos e chamar à atenção disso mesmo. Pode serr que a educadora te entenda e aceite falar com os outros pais sobre isso. Beijoca!

    Comentar


    • #3
      Hoje de manhã eu e mais 3 mães dissemos o mesmo, que ela deveria ser a 1ª a falar com os pais, porque acabam por entrar num ciclo sem sequer se aperceberem... Até disse mais, já que manda tantos trabalhos e que eu pelo menos não tenho formação pedagógica, ela deveria referir na folhinha quais os objectivos dos mesmos, porque pode fazer toda a diferença.

      No último dizia para fazer uma pesquisa acerca dos alimentos nacionais e executar um pequeno trabalho, que vai ser apresentado a um pequeno grupo de alunos estrangeiros no âmbito de um projecto internacional :s. Eu como leiga que sou pensei wtf, e agora o que é que ela quer que eu faça? Sim porque isto é para ser visto e entendido por miúdos que não sabem dizer "pão". Olha lembrei-me que ela adora fazer livros e toca de fazer um com alimentos desenhados por ela em cada página. Ainda nem fez metade e demorou 2h :s...

      Se lhe mandasse fazer a cama era exploração de trabalho infantil XD.


      Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
      Johann Wolfgang Von Goeth

      Comentar


      • #4
        Olá.
        Bem, eu também acho um exagero. Têm tantos anos de escola pela frente e começam tão cedo a mandar trabalhos para casa.
        Na sala dos 5 mandam uma folha de grafismos para fazer. Ok, isso está bem, mas acho que no teu caso estão a ser um bocado exigentes demais.
        Um colega meu tem um filho ( com 1 ano) no colégio e cada vez que chega a uma época festiva são os pais que têm sempre de fazer qualquer coisa. No último carnaval o rapaz andava aqui a pedir ideias porque tinham de ser os pais A FAZER ( não era permitido comprar) um fato à criança. Eh pá, eu não acho isso nada bem.
        Até porque a criança não aprende nada com isso e os pais é que têm uma trabalheira danada.
        No teu caso têm ambas. Eu adoro ter tempo para brincar com a minha filha depois de jantar por isso compreendo-te perfeitamente. Pelos vistos também não és a única a achar que é um pouco exagerado estes trabalhos. Se já outras mães comentaram o mesmo, não vejo outra solução senão insistir com a educadora que os trabalhos são "pesados" demais para crianças tão pequenas.

        Comentar


        • #5
          Olá bidusha!
          Também me parece um exagero, disseste que falaram com a educadora, o que é que ela disse?

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por VC33 Ver Mensagem
            Olá.
            Bem, eu também acho um exagero. Têm tantos anos de escola pela frente e começam tão cedo a mandar trabalhos para casa.
            Na sala dos 5 mandam uma folha de grafismos para fazer. Ok, isso está bem, mas acho que no teu caso estão a ser um bocado exigentes demais.
            Ora isso é que está mal! Mas de facto é disso é que os pais gostam...de ver os rebentos a fazer letras e numeros e grafismos!
            E isso está errado. Não faz parte do curriculo de jardim de infancia! Os senhores das editoras fazem livrinhos nesse sentido??? Pois fazem...gera dinheiro e os papás gostam! Grafismos é para se fazer no 1 ano do ensino básico!
            A motricidade fina, o controle de lapis, canetas, pinceis etc faz-se com outro tipo de trabalhos em jardim de infancia!

            Quanto à questao da bidusha, tudo depende realmente da dimensao dos trabalhos, se sao coisas que requerem muito tempo para serem elaborados...
            A questao de um esclarecimento de objectivos é legitima obviamente, assim como necessária!
            Tb seria muito util que a educadora esclarecesse os pais qual o tipo de ajuda, de apoio que os pais devem dar nos trabalhos ( para que nao haja trabalhos executados pelos papás para ficarem todos pipis, mas que aq crianças nem tocaram.
            A interacçao escola/pais/criança é fundamental...nao se trata de a escola controlar o tipo de actividade ou brincadeira que existe entre pais e filhos.
            Outra coisa importante é nao passarmos as nossas ansiedades e perfeccionismos para os nossos filhos.
            Porque razao acham que em meia hora nao se faz um trabalho bem feito?? Isso depende do tipo de trabalho, dos materiais etc...La porque nos temos as nossas bitolas para nós nao as devemos passar aos nossos filhos.
            Mas obviamente acho importantissimo que seja passada uma ideia de fazer as coisas cuidadosamente e com dedicaçao. O que pode nao implicar uma imensidao de tempo, obviamente!!
            Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

            Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

            Comentar


            • #7
              Evian,

              Aqui o ensino oficial e obrigatório começa aos 4 anos, e os alunos fazem números, letras e grafismos entre outras coisas de uma forma lúdica.
              Não há TPC nem aos 5 anos, muito menos antes disso. Eu acho muito bem. As crianças têm de ter tempo para serem crianças, para brincarem como bem entenderem.

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por Caalex Ver Mensagem
                Evian,

                Aqui o ensino oficial e obrigatório começa aos 4 anos, e os alunos fazem números, letras e grafismos entre outras coisas de uma forma lúdica.
                Não há TPC nem aos 5 anos, muito menos antes disso. Eu acho muito bem. As crianças têm de ter tempo para serem crianças, para brincarem como bem entenderem.
                Pois...ai fazem......malta que é colocada a partir de portugal portanto é um classico...
                Aqui na belgique nunca vi o meu filho fazer grafismos de letras e numeros graças a Deus!! Eu abomino!
                faziam grafismos sim de desenhos, de coisas muito ludicas consoante o tema que estava a ser trabalhado na altura!
                Fazer fichas e fichas de letras e numeros ( e sim faz-se em barda nos jardins de infancia infelizmente) é algo que nada tem a ver com as orientaçoes curriculares para jardim de infancia!
                Sorry se desapontei aqui a malta.

                Quandto ao tempo de serem crianças e terem tempo para brincar como bem entenderem...concordo em pleno. Mas nao vejo porque isso deixa de acontecer se trouxerem uma actividade para fazerem com os pais de forma ludica e que pode proporcionar a ambas as partes momentos de muita partilha.
                Obviamente a questao essencial aqui está no bom-senso em relaçao as quantidades!
                Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por evian Ver Mensagem
                  Pois...ai fazem......malta que é colocada a partir de portugal portanto é um classico...
                  Aqui na belgique nunca vi o meu filho fazer grafismos de letras e numeros graças a Deus!! Eu abomino!
                  faziam grafismos sim de desenhos, de coisas muito ludicas consoante o tema que estava a ser trabalhado na altura!
                  Fazer fichas e fichas de letras e numeros ( e sim faz-se em barda nos jardins de infancia infelizmente) é algo que nada tem a ver com as orientaçoes curriculares para jardim de infancia!
                  Sorry se desapontei aqui a malta.

                  Quandto ao tempo de serem crianças e terem tempo para brincar como bem entenderem...concordo em pleno. Mas nao vejo porque isso deixa de acontecer se trouxerem uma actividade para fazerem com os pais de forma ludica e que pode proporcionar a ambas as partes momentos de muita partilha.
                  Obviamente a questao essencial aqui está no bom-senso em relaçao as quantidades!
                  Explica-me lá o que são grafismos? Fiquei na dúvida se será o que eu estava a pensar. Eu não me referia aquelas fichas em que as crianças repetem letras ou desenham por cima. Eu estava a pensar mais no reconhecimento das letras, dos números que eles acabam por reproduzir, escrevendo o seu nome num trabalho que fizeram ou até o nome dos seus amiguinhos. Assim como reconhecerem e serem capaz de reproduzir números que aprenderam através de uma canção, etc.

                  Eu prefiro q seja a miúda a dizer o que quer fazer. E a mais velha gosta imenso de se meter por actividades manuais.

                  (ah! o programa não é especifíco para cada secção linguística, é geral embora leve em conta algumas particularidades e tradições dos respectivos países)

                  Comentar


                  • #10
                    Eu tambem costumo receber trabalhinhos da escola para fazer e são coisas para os miudos fazerem com a ajuda dos pais, claro. faço sempre questão de que seja obra do miudo, só quando há um recorte mais pormenorizado ou coisa assim é que sou eu a fazer! Mas ve-se nitidamente que foi ele a fazer o trabalhinho, não eu. E sinceramente o meu nivel de exigencia é relativo... ele aborrece-se facilmente, então pergunto-lhe o que quer fazer, por exe, há dias eram umas roupinhas para decorar. Ele apenas quis pintá-las. E assim foram, pintadinhas por ele. Algumas mal e porcamente, mas foi ele que as pintou, como melhor conseguiu.
                    2 trabalhos por semana é um abuso, realmente... eu recebo qualquer coisa de 15 em 15 dias para fazermos, normalmente...

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por Caalex Ver Mensagem
                      Explica-me lá o que são grafismos? Fiquei na dúvida se será o que eu estava a pensar. Eu não me referia aquelas fichas em que as crianças repetem letras ou desenham por cima. Eu estava a pensar mais no reconhecimento das letras, dos números que eles acabam por reproduzir, escrevendo o seu nome num trabalho que fizeram ou até o nome dos seus amiguinhos. Assim como reconhecerem e serem capaz de reproduzir números que aprenderam através de uma canção, etc.

                      Eu prefiro q seja a miúda a dizer o que quer fazer. E a mais velha gosta imenso de se meter por actividades manuais.

                      (ah! o programa não é especifíco para cada secção linguística, é geral embora leve em conta algumas particularidades e tradições dos respectivos países)
                      Pois...grafismos é mesmo as tais fichas de escrever por cima dos tracejados para repetir letras e afins!! e em portugal virou moda por as crianças a fazer fichas dessas para " as preparar para a escola promaria". Agora falta-me aqui os bonecos...
                      O que disseste a seguir é que está correcto! O reconhecimento de letras e numeros atraves de diversas actividades, calendarios de tempo, mapa de presenças, letras de cançoes, etc.
                      Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                      Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por evian Ver Mensagem
                        Pois...grafismos é mesmo as tais fichas de escrever por cima dos tracejados para repetir letras e afins!! e em portugal virou moda por as crianças a fazer fichas dessas para " as preparar para a escola promaria". Agora falta-me aqui os bonecos...
                        O que disseste a seguir é que está correcto! O reconhecimento de letras e numeros atraves de diversas actividades, calendarios de tempo, mapa de presenças, letras de cançoes, etc.
                        Tudo que me disseste agora é me familiar!
                        Não tens saudades do tempo em que trabalhavas como educadora? Já pensaste voltar a exercer?

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por Caalex Ver Mensagem
                          Tudo que me disseste agora é me familiar!
                          Não tens saudades do tempo em que trabalhavas como educadora? Já pensaste voltar a exercer?
                          Já já pensei...tenho saudades de facto. Tenho cá toda a documentação necessaria como certificados de habilitaçoes e tal...
                          No entanto o trabalho como educadora numa escola de cá esta fora de questao por causa da lingua...
                          A unica hipotese sao instituiçoes ligadas a comissao europeia...Estou atenta aos concursos desde ha alguns meses...
                          Conheci uma portuguesa que ha uns meses conseguiu candidatar-se ficou. E ela é que me alertou para essa possibilidade.
                          Vamos ver...
                          É na parte das creches pois na de jardim de infancia os concursos sao atraves do ME de PT... e sao um filme...
                          Ultima edição por evian; 03-02-2011, 16:42.
                          Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                          Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                          Comentar


                          • #14
                            Boa tarde,

                            Para mim é um castigo cada vez que a minha filha trás um trabalho para casa, mas a frequência é aí de um por mês, ao fim de semana. Ela tem 3 anos, fica toda entusiasmada de poder fazer trabalhos connosco, mas ao fim de 15 minutos, já desistiu e resolveu ir brincar com outra coisa. Há poucos dias também recebemos ropas para decorar. Umas foram pintadas por ela outras colámos tecidos que foi ela a escolher e fazer a colagem final, mas como sempre fui eu que acabei. Neste caso não acho um exagero, eu tenho pouca paciencia mas um por mês é tolerável...

                            Já não achei tanta graça quando o meu filho trouxe uma estrela de Natal para decorar. Ele tem 1 ano, não sabia o que fazer. Ele é tão pequenino e ainda não acha graça, mas fiz e espero não receber mais nenhuma até ao final do ano.

                            Mas o que menos gosto é o dia do desfile de carnaval com fatos reciclados. Não tenho jeito nem paciencia, eu sei fazer contas, nada sai bonito das minhas mãos, e aparecem alguns factos tão giros.... de mães ou pais prendados.

                            Enfim, isto para dizer que se para mim uma vez por mês + carnaval já é dificil imagino se fossem 2 vezes por semana, já tinha reclamado. Se eles não levam para a escola os trabalhos ficam tristes.

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por AlimG Ver Mensagem
                              Boa tarde,

                              Para mim é um castigo cada vez que a minha filha trás um trabalho para casa, mas a frequência é aí de um por mês, ao fim de semana. Ela tem 3 anos, fica toda entusiasmada de poder fazer trabalhos connosco, mas ao fim de 15 minutos, já desistiu e resolveu ir brincar com outra coisa. Há poucos dias também recebemos ropas para decorar. Umas foram pintadas por ela outras colámos tecidos que foi ela a escolher e fazer a colagem final, mas como sempre fui eu que acabei. Neste caso não acho um exagero, eu tenho pouca paciencia mas um por mês é tolerável...

                              Já não achei tanta graça quando o meu filho trouxe uma estrela de Natal para decorar. Ele tem 1 ano, não sabia o que fazer. Ele é tão pequenino e ainda não acha graça, mas fiz e espero não receber mais nenhuma até ao final do ano.

                              Mas o que menos gosto é o dia do desfile de carnaval com fatos reciclados. Não tenho jeito nem paciencia, eu sei fazer contas, nada sai bonito das minhas mãos, e aparecem alguns factos tão giros.... de mães ou pais prendados.

                              Enfim, isto para dizer que se para mim uma vez por mês + carnaval já é dificil imagino se fossem 2 vezes por semana, já tinha reclamado. Se eles não levam para a escola os trabalhos ficam tristes.
                              Eu lembro-me vagamente de fazer esses trabalhos no jardim de infância e a minha irmã idem.
                              Se levam os trabalhos para casa, o que fazem na escola? Deveria ser um trabalho em conjunto com os meninos e a educadora...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X