Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

mães com filhos bilingues - ajudinha :)

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • mães com filhos bilingues - ajudinha :)

    Olá a todas,
    Das mães que vivem fora de Portugal ou que tenham esta experiência perto de vocês, gostava que me ajudassem numas questões.
    Uma vez que vou viver para fora de Portugal e os meus filhos (5 e 3 anos) vão entrar numa escola inglesa já para o ano, queria saber, se possível:
    - como foi a adaptação dos vossos filhotes num meio com uma língua diferente. Custou-lhes muito ou "sofreram" com isso
    - quanto tempo levaram a conseguir comunicar minimamente com os novos amigos/professores (estou preocupada com esta parte!!)
    - em quanto tempo se tornaram fluentes na nova língua

    Muito obrigada desde já
    Rita

  • #2
    Olá,
    Eu ainda não tenho a experiencia, mas em setembro o pedro vai para uma escola internacional (ensino em inglês), as tuas preocupações são as iguais ás das mães (fracesas, espanholas, iranianas, etc) que estavam a ver a escola comigo.
    As respostas, dadas pelas educadoras foram:
    -cada criança tem uma capacidade de adaptação diferente, depende do feitio e de como os proprios pais lidam com isso. é muito importante não passar a nossa preocupação para a criança, ir explicando o que vai acontecer como se fosse a coisa mais normal do mundo. Nós somos os piores inimigos dos nossos filhos neste aspecto.
    -Normalmente, desde o primeiro dia que conseguem comunicar uns com os outros ( a lingua não é o unico meio de comunicação), lembras-te de quando eles não diziam uma palavra e tu conseguias perceber o que eles queriam? No caso do pedro é uma escola internacional, por isso são muito poucas as crianças que sabem falar ingles e chegam lá com diversas idades... a unica preocupação é verificar se eles tem amigos, se não se isolam e tentar combater isso.
    -Mais uma vez depende muito de criança para criança... tem casos de um mes depois já conseguir fazer-se entender, como tem casos de crianças que não dizem uma palavra em inglês durante varios meses, e depois quando abrem a boca falam como se o inglês fosse a sua lingua mãe...

    Rita, tal como tu, tambem estava preocupadissima, por isso falei com a escola para onde o pedro vai e falei com uma psicologa que dá apoio no infantário onde o pedro ainda anda, tirei todas as duvidas e expus todas as minhas preocupações. Agora estou mais calma e confiante.
    Aconselho a que faças o mesmo.
    Bjs

    Comentar


    • #3
      Muito obrigada pela tua resposta Carla.
      Esta escola também é internacional e disseram-me que têm muita experiência com estes casos, uma vez que a maior parte das crianças vai para lá sem falar inglês (a língua nativa é o grego).

      Tens razão em relação aos pais e espero não passar nenhuma preocupação para eles. Mantenho-me estusiasmada com a ideia só lhes passo aspectos positivos. Só posso esperar que corra tudo bem, mas tenho sempre medo que mudança de país com tudo o que isso implica (casa, escola, amigos, tudo) não seja demasiado stressante para eles.

      Obrigada e beijinhos.
      Boa sorte com a adapatação do teu filhote

      Comentar


      • #4
        Eu acho que uma escola internacional é prefeita para estas situações. O pessoal lida todos os dias com uma verdadeira babilonia!LOL
        No caso do pedro a lingua é o Holandes e ele tambem vai ter aulas de holandes ( quando já conseguir comunicar em ingles, politicada escola)
        lembrei-me de uma coisa que pediram na escola: para quando existir dificuldade de aprendizagem, tentarmos perceber se não se trata apenas de uma dificuldade da lingua, ou seja de a criança não perceber o que se pede, ou de não perceber o que se explica, apenas por causa da lingua... por isso pedem aos pais que se envolvam bastante na escola, se possivel passar lá um dia de vez enquando e fazer alguma actividade na lingua mãe da criança ( quando estive a ver a escola estava uma espanhola dentro de uma sala e ler um livro (em espanhol) para um grupo de crianças ).

        Como vão ser os primeiros dias de aulas?
        nesta escola fazem 2 visitas ao domicilio, uma semana antes da escola começar, e a primeira semana só vão demanhã, e os pais estão com as crianças na escola durante uma hora ( isto para a classe dos 4 anos, nas restantes não sei como se processa), infelizmente este periodo de adaptação é em Agosto e nós só vamos em setembro, por isso já não vamos ter direito a isto.
        Para a semana vou procurar casa e vou a uma reunião dos pais e alunos da classe do pedro, para eles conhecerem a escola, os amigos e os professores.

        Comentar


        • #5
          Os meus filhos chegaram a belgica (Flandres onde se fala apenas holandês, nunca frances) com 4 e 11 anos e os meus receios eram os mesmos.
          Foram para uma escola com ensino em holandes(lingua que tb eu nao domino) e os medos foram muitos.
          O mais velho adaptou-se mais facilmente pois tinha mais noçao das dificuldades do processo e começou por tentar comunicar com os colegas com um ingles basico. As aulas em holandes foram seguindo o ritmo normal e em 3 meses ele ja falava!
          Foi uma vitoria! Ele entrou directamente para o 5 ano, concluiu com sucesso e seguiu para o 6 e neste momento esta a preparar-se para os exames finais do 7.
          O mais novo ao contrario do que se esperava levou mais tempo a verbalizar.
          Ele entendia as coisas mas usava mais a linguagem corporal....mas aos poucos a linguagem foi-se desenvolvendo e ele concluiu os 2 anos de ensino pre primario e neste momento esta a terminar o 1 ano do ensino basico.
          Importante é nao passar medos. Ter confiança. E acredita que sendo a lingua, no teu caso o ingles tudo sera mais rapido pois ele vai ouvir essa lingua a toda a hora nas vossas reunioes com amigos que voces vao fazer. E isso ajuda.
          Quando chegamos aqui o mais velho nunca tinha tido aulas de ingles e aqui isso so acontece a partir do 8 ano, ou seja so para o ano vai iniciar o ingles. Ele neste momento entende tudo e fala ingles por nos ouvir falar todos os dias com alguem!
          Tudo vai correr bem vais ver!
          Ultima edição por evian; 20-06-2011, 15:36.
          Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

          Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

          Comentar


          • #6
            Carla, ainda não sei como vai ser a adaptação nesta escola. Como o meu marido vai para lá agora, vai saber os pormenores todos, mas nós só vamos em Setembro. A adaptação na escola do teu filho parece ter um excelente acompanhamento, de certeza que isso facilitará tudo.

            Evian, o teu filho mais velho é espetacular!!! Que adaptação perfeita e mais difícil ainda porque já tinha disciplinas a sério. Grande capacidade de "desenrasque"!!
            Não notaste alterações de comportamento durante esse tempo? Principalmente no mais novo, não andou tristinho enquanto não conseguia comunicar bem?

            Obrigadaaa

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por RitaKiko Ver Mensagem
              Carla, ainda não sei como vai ser a adaptação nesta escola. Como o meu marido vai para lá agora, vai saber os pormenores todos, mas nós só vamos em Setembro. A adaptação na escola do teu filho parece ter um excelente acompanhamento, de certeza que isso facilitará tudo.

              Evian, o teu filho mais velho é espetacular!!! Que adaptação perfeita e mais difícil ainda porque já tinha disciplinas a sério. Grande capacidade de "desenrasque"!!
              Não notaste alterações de comportamento durante esse tempo? Principalmente no mais novo, não andou tristinho enquanto não conseguia comunicar bem?

              Obrigadaaa
              Eu sou muito orgulhosa deles!!! Nao podemos esquecer que os meus nao estao numa escola internacional e portanto têm tido algumas situaçoes complexas,pois como estrangeiros que sao, os professores insistem que ah e tal a lingua pode complicar o processo de aprendizagem...obvio que complica LOL mas isso têm de ser os adultos a contornar certo??!!
              Mas para essa parte estive ca eu a debater-me por eles!

              O mais novo sofreu mais eu acho...no 1 dia eu sai de la a chorar baba e ranho....ele nao derramou uma lagrima mas ficou com uma carinha que metia dó....nem gosto de lembrar! Hoje chego a escola e vem radiante e com a felicidade estampada na cara!
              Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

              Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

              Comentar


              • #8
                Oi meninas.
                Dada a minha situação tb me esta tem sido mais uma preocupação minha. Acho mesmo que o não conhecer uma lingua e não ter amiguinhos nem professores que falem a mesma língua me assusta. E se acontece algo na escola? e se ele tiver medo de dizer algo porque sabe que não o entendem? Se realmente a situação que pondero se concretizar até ao final do ano terei de me preparar para isto..o que me chateia um bocado, confesso. Não sei como me sentiria se os meus pais me deixassem num sitio onde não me entendem, poderia ficar com medo..ai sei lá, sou uma stressada com isto. É mesmo o único ponto que mais me retrai e me deixa ansiosa.SE formos queria escolher uma escola que reunisse tudo : perto de casa e do trabalho e que tivesse professores e meninos tugas e aindaaaa que tivessem disciplina de português, para aprender a ler e escrever. Existem??tiveram algumas prioridades na escolha da escola?
                Grrr este tópico stressa-me, mas ainda bem que falaram sobre isto. Se precisar, contacto-vos. Rita, vais para o UK?se sim, pa que local?...desculpa a intromissão..

                Comentar


                • #9
                  Rita Kiko....

                  Posso dar-te a minha própria experiência...pelas idades dos teus filhotes é a melhor altura para saires do país..no que diz respeito á adpatação e lingua, claro!
                  Eu tinha 6 anos quando fui a 1ºa vez á Suiça ter com o mau pai, e tinha 7 quando fui para sempre...entrei para a 3ª classe e não sabia 1 palavrinha de alemão!!!! Os meus pais muito menos!!!

                  Devo dizer-te que (lembro-me como se fosse hoje) o 1º da de aulas foi péssimo!!!! Eu não entedia nada e não queria estar ali
                  o 2º dia foi melhor...os meninos e meninas lá na escola começarama 'puxar-me' e arranjei logo amigos (as crianças têm essa facilidade)
                  A partir daí foi sempe a melhorar e lembro-me de aprender alemão muito rápidamente e ensinar algumas palavras ao meu pai ;-)

                  Em casa falámos sempre em português, peo que nunca esqueci alingua materna, e mais tarde...aí com 12 anos frequentei 2x por semana uam escola de portugues...para não esquecera gramática....foi bom, pois quando voltei valeu e muito!

                  de referir, que lá na Suiça, ha muits estrangeiros, e aprendi com amigas também o italiano!
                  e também esses meninos e meninas que vieram de fora (muitos da Turquia e antiga Jugoslávia) todos se adaptaram muito muito bem


                  Não tenhas medo por eles...eles são muito espertos...Nós adultos, e muito dificil uma adaptação a novas linguas e novas culturas

                  Boa sorte, tudo de bom
                  http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 29






                  >

                  Comentar


                  • #10
                    Sim as crianças adaptam-se de uma forma muito mais rapida e flexivel que nós! É impressionante.
                    Vim agora da escola do mais pequeno da reuniao das notas. Vai para o segundo ano. Estou muito contente.
                    Tem sido um trabalho arduo para eles!! Mas têm colhido os frutos!!
                    Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                    Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                    Comentar


                    • #11
                      Olá,

                      Vou dar o meu testemunho... estamos a viver na Suécia há 3 anos. A minha filha chegou cá com 2 anos e meio e entrou na creche com 3 anos. Obviamente, só falava português.
                      A adaptacão até correu bem melhor do que eu pensava, ela gostou muito da escola, dos meninos, embora não percebesse nada do que diziam.
                      No entanto ao inicio, teve uma fase um pouco chata, pois às vezes batia nas outras criancas, por frustracao mesmo, por querer falar com eles, e eles nao entenderem o que ela dizia. Mas depressa ultrapassou isso... as educadoras foram excelentes, muito compreensivas, ajudaram no que puderam...
                      Creio que em pouco tempo ela já entendia bastante, mas falar mesmo ainda demorou um bocado... nós até andávamos preocupados, pois mesmo a português, ela parecia-nos mais atrasada...
                      Mas neste ultimo ano, finalmente, deu um grande salto. De repente desatou a falar sueco e fala muito bem. E o português também melhorou imenso.

                      Ainda assim, resolvemos levar na terapia da fala, para termos a certeza de que estava tudo ok, e depois de uma catrefada de testes que ela fez, tanto em sueco, como em português, chegou-se à conclusão de que de facto não tem qq disturbio da fala, mas falta-lhe apenas vocabulário hehe. A terapeuta garantiu-nos que é perfeitamente normal isto acontecer, pois como ela não comecou a aprender sueco logo desde que nasceu, e sim aos 3, gerou alguma confusão na cabecinha dela.
                      Ainda para mais são línguas tão diferentes hehe... e se eu tive alguma dificuldade, imagino ela, embora digam sempre que as criancas se adaptam muito facilmente, mas na realidade as coisas não são sempre tão lineares.

                      Ela agora irá comecar a primária em Agosto, e está ansiosa. Acho que irá correr tudo muito bem, ela já está bem preparada, não me parece que vá ter qq dificuldade. E aqui sim, acho que irá progredir ainda mais, pois eles até dão um apoio extra a criancas nesta situacão...
                      Cá em casa, trabalhamos com ela é no português. Leio imensos livros, ensino palavras, a gramática correcta, etc...


                      Vais ver que corre tudo bem... tantos eles, como vocês terão que fazer um esforco extra, mas com forca de vontade e apoio, tudo se consegue.

                      Comentar


                      • #12
                        Muito obrigada pelas vossas respostas )
                        Ainda bem que correu tudo bem nos vossos casos e espero que a maioria corra mesmo assim! Tenho trocado informação com a escola e eles têm montes de experiência nestes casos. Já não estou tão preocupada. Afinal também lhes vai dar alguma capacidade de adaptação e a oportunidade de uma experiência enriquecedora.
                        Como diz a Vricardo, com força de vontade e apoio tudo se consegue e eu cá estou para o que os meus filhotes precisarem!

                        Beijinhos para todas

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por luisa78 Ver Mensagem
                          Oi meninas.
                          Dada a minha situação tb me esta tem sido mais uma preocupação minha. Acho mesmo que o não conhecer uma lingua e não ter amiguinhos nem professores que falem a mesma língua me assusta. E se acontece algo na escola? e se ele tiver medo de dizer algo porque sabe que não o entendem? Se realmente a situação que pondero se concretizar até ao final do ano terei de me preparar para isto..o que me chateia um bocado, confesso. Não sei como me sentiria se os meus pais me deixassem num sitio onde não me entendem, poderia ficar com medo..ai sei lá, sou uma stressada com isto. É mesmo o único ponto que mais me retrai e me deixa ansiosa.SE formos queria escolher uma escola que reunisse tudo : perto de casa e do trabalho e que tivesse professores e meninos tugas e aindaaaa que tivessem disciplina de português, para aprender a ler e escrever. Existem??tiveram algumas prioridades na escolha da escola?
                          Grrr este tópico stressa-me, mas ainda bem que falaram sobre isto. Se precisar, contacto-vos. Rita, vais para o UK?se sim, pa que local?...desculpa a intromissão..

                          Luísa, não vou para o UK. A escola é que é internacional e falam inglês lá. Ao escolher a escola preocupei-me com os mesmos critérios daqui (espaço, pessoas, pedagogia, etc) e tb que falassem inglês, pois como vou lá ficar uns aninhos, mas não para sempre, penso que o inglês eles podem optimizar melhor quando regressarmos (em oposição ao grego, que é a língua nativa). Já ficam com boas bases de inglês, que podem falar em qq sítio.
                          A escola com professores e meninos tugas não ia de certeza dar ao teu filhote tanta "bagagem" como se ele tivesse que se adaptar Conhecer outras culturas e línguas é muito benéfico e abre horizontes.
                          Beijnhos

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por RitaKiko Ver Mensagem
                            Muito obrigada pelas vossas respostas )
                            Ainda bem que correu tudo bem nos vossos casos e espero que a maioria corra mesmo assim! Tenho trocado informação com a escola e eles têm montes de experiência nestes casos. Já não estou tão preocupada. Afinal também lhes vai dar alguma capacidade de adaptação e a oportunidade de uma experiência enriquecedora.
                            Como diz a Vricardo, com força de vontade e apoio tudo se consegue e eu cá estou para o que os meus filhotes precisarem!

                            Beijinhos para todas

                            Eeheh, é isso mesmo.. ter uma atitude positiva e de encorajamento ajuda imenso, as criancas sentem-se mais seguras e confiantes.
                            Já agora, falando na escola, a creche da minha filha também estava muito bem preparada para lidar com a situacão, eles tinham mais criancas de outros países... já a escola primária para onde ela vai, tb tem excelentes apoios. Dá-me a sensacão de que as escolas cá fora estão a anos luz de Portugal não é? Parece-me que em Pt não há apoios nenhuns, para os casos inversos, a não ser talvez a boa vontade dos professores em ajudar...
                            Eu pelo menos fiquei agradavelmente surpreendida com o que aqui encontrei.

                            E é como dizes, tem sido uma experiência enriquecedora a todos os níveis, para nós e para a minha filha. A nivel da lingua, a nível cultural... abre mesmo os horizontes. Agora também tive um pequenito, que irá ter que passar pelo mesmo, mas penso que será mais fácil, pois irá comecar com o sueco desde cedo também. Fico satisfeita de lhes poder proporcionar isso e sei que será sempre uma mais valia para a sua vida futura... quando comecarem a aprender o inglês na escola, sei que irão apanhar rapidamente, porque já estão acostumados a lidar com línguas diferentes no dia-a-dia...

                            Desejo felicidades e que corra tudo bem. Beijinhos.

                            Comentar


                            • #15
                              Olá,
                              Eu posso te contar a minha experiencia.
                              Fui para França com 4 anos de idade, e pelo que me lembro e pelo que ainda tenho escrito num livrinho de saúde e de escola (eram anotações dos professores e médicos), a minha aprendizagem ao nível da língua foi muito rápida. Tive uma escolaridade normal, a única coisa que podia ter influenciado mais, era ter pais que falassem francês e que me pudesse ajudar nos deveres de escola, que me comprasse livros ect. Enfim, o meu pai também nunca foi para a escola e a minha mãe tinha o 4º ano, não podia exigir muito num país estrangeiro.
                              Tive sempre amigos franceses e era bem integrada. Só me lembro de uma única vez (na minha inscrição à faculdade) de me pedirem se era estrangeira... é um pouco estranho, mas nunca senti racismo...
                              Penso que os teus filhos não vão ter nenhum problema de integração porque são pequeninos e nessas idades aprende-se muito rapidamente até 3 línguas.
                              Sei que deve ser preocupante para a mãe... no meu caso se fosse para inglaterra preocupava-me era comigo eheheh sou um 0 em inglês
                              Vais ver vai correr bem!
                              Força!!!


                              http://donadecasaactualizada.blogspot.com/
                              http://usado4sale.blogspot.com/

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X