Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Avaliação psicologica

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Avaliação psicologica

    Olá.
    A minha filha é seguida em consultas de desenvolvimento desde que nasceu.
    Na última consulta o médico referiu que uma das consultas que ela iria ter antes da entrada para a escola era ir à psicologa porque é normal
    próximo desta etapa terem uma avaliação psicologica.
    Sabem do que se trata? Do que se fala?

    Obrigada

  • #2
    Basicamente fazem a mesma coisa que nas consultas de desenvolvimento. O meu filho, que tem 6 anos, também é seguido em consultas de desenvolvimento desde que nasceu e já fez 3 avaliação psicológicas entre as consultas de desenvolvimento. Fazem-lhes perguntas, pedem para fazer construções ou desenhos, apresentam situações hipotéticas para verem as respostas deles, de acordo com a idade da criança. Nada de especial mesmo, é algo que fazem como rotina.

    Comentar


    • #3
      Olá e obrigada pela tua resposta.
      Realmente pelo que dizes é tal e qual as consultas de desenvolvimento.
      Pensei que fosse algo mais específico. Melhor para a minha filha...ela adora essas consultas.
      Obrigada!

      Comentar


      • #4
        A avaliação é um processo que geralmente ocorre em 2 a 4 sessões (depende mt das situações podendo até ser mais) na qual o psicologo observa a criança em contexto ludico e lhe aplica uma bateria de testes que lhe peritem avaliar a criança em diferetes dimensões, nomeadamente ao nível da inteleigencia, assim como ao nível projectivo. Basicamente é avaliado o funcionamento da criança. n tem nada de mal e geralmente as crianças aderem bem à situação de observação até pq algum do material utilizado é apelativo. no final é elaborado um relatório que é entregue

        Comentar


        • #5
          Pois eu fiquei bem desiludida com a consulta.
          Não foi feito nada, apenas conversa. A conversa nem sequer foi muito dirigida à criança em si. Fez-lhe algumas perguntas mas a maioria foram dirigidas a mim relativamente ao comportamento dela.
          Percebo perfeitamente as consultas de desenvolvimento, pois com os jogos e perguntas, cores e desenhos tentam ver a rapidez de raciocinio assim como outras coisas. Nesta consulta a médica apenas escreveu as respostas que eu ia dando.
          A consulta começou com: "Então o que é que a preocupa?"
          No fim quis marcar uma nova sessão ( se eu concordasse ) apenas para "explorar um pouco melhor" algumas situações que eu lhe contei.
          Disse que não havia inconveniente mas sinceramente continuo se perceber qual a finalidade destas consultas...

          Comentar


          • #6
            O meu filho fez 3 sessões para a avaliação com a psicóloga. Na 1ª falou essencialmente comigo e sem a presença dele e depois ficava o resto do tempo a fazer jogos e desenhos e a falar com ele.





            O meu atelier.

            Comentar


            • #7
              Normalmente a 1ª consulta é mm dirigida aos pais (eu até costumo fazê-la sem a presença da crianças) com o objectivo de recolher informação. Nas sessões seguintes utiliza-se diversos instrumentos (observação livre, testes psicológicos, desenho, brincar) para podermos compreender o funcionamento psicológico da criança e traçar um plano de intervenção caso seja necessário.

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X