Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Em tempo de crise... Será possivel viver 1 ano só com mil euros????

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Em tempo de crise... Será possivel viver 1 ano só com mil euros????

    Terça-feira, 31 de Janeiro de 2012

    Viver durante um ano com apenas mil euros


    Fotos © LCB Foto e Ester Mestre

    Viver durante um ano, 11 dias, 11 horas e 1 minuto com 1111 euros e bens conseguidos através de trocas. É esta a meta traçada por Andresa Salgueiro, uma portuguesa de 35 anos que criou o projeto Believe por acreditar que nunca é tarde para mudar de vida.

    A aposta neste projeto pessoal resultou exatamente de um desejo de mudança. O Believe nasceu da "vontade de mudar de vida, desde há muito, da vontade de ser eu própria, de seguir a minha missão que desde sempre foi ser o elo entre várias pessoas e grupos", diz Andresa, em entrevista ao Boas Notícias.

    Mas afinal, em que consiste o Believe? A resposta é simples. Trata-se de sobreviver "apenas trocando aquilo de que preciso, pelo que de melhor posso dar", explica a mentora.

    Internet paga em troca de livros de culinária

    Esta psicoterapeuta de formação residente no Cacém espera, aliás, não ter de gastar os 1111 euros que definiu como orçamento disponível para o ano do desafio e diz que o fez, essencialmente, por uma questão de segurança.

    "Pensei que seriam necessários para os primeiros tempos do projeto, para o pagamento de despesas mais formais como água, luz, gás, seguro e selo do carro", explica Andresa. Porém, está a viver de trocas há mais de um mês e tem conseguido dar a volta à situação de diversas formas.

    "Para pagar a Internet fiz uma troca com uma amiga vizinha: ela deu-me a sua palavra-passe e eu dei-lhe livros de culinária", exemplifica a jovem. As restantes despesas da casa ainda foram saldadas com dinheiro, mas Andresa espera que, daqui para a frente, seja possível adotar um novo método.

    "Em Fevereiro ou Março penso já ter um companheiro de casa que me pagará essas despesas. Em troca, disponibilizo-lhe o meu quarto!", adianta, entusiasmada.

    Nem as adversidades fazem Andresa baixar os braços. Depois de o seu carro ter sido assaltado recentemente, fazendo-a perder os telemóveis, as chaves de casa, os cartões de identificação e até o aparelho dentário e a máquina fotográfica, a mentora do Believe manteve o espírito positivo e, mais uma vez, foi bem-sucedida: com recurso à troca, resolveu praticamente tudo.

    "Consegui resolver tudo às trocas, exceto a fechadura que tive de pagar e o cartão do cidadão, que se não aparecer terei de pagar ou trocar com o Governo Civil", brinca.

    Entreajuda tem sido uma constante

    Desistir está, portanto, fora de questão. Até porque agora, graças à divulgação, o Believe é já um projeto de muita gente. São mais de 100 as pessoas diretamente envolvidas, entre designers, criativos, jornalistas, atores, economistas e associações não governamentais, mas até os anónimos se têm deixado seduzir por este conceito.

    "Acho que, mesmo que eu quisesse [desistir], era impossível voltar atrás, porque a energia que se criou neste momento é tal, que o projeto deixou de ser um projeto meu para ser um projeto de todos", afirma Andresa.


    Segundo a criadora do Believe, esta tem sido uma experiência muito gratificante e a entreajuda tem sido uma constante. "Desde pessoas que me deixam sacos com comida à porta, até pessoas que trocam um abraço por 21kg de batatas ou que me oferecem livros em troca de as ajudar a ser felizes...há de tudo!", conta.

    Um futuro "ecológico, saudável e feliz"

    Em pouco tempo, a vida de Andresa já começou a mudar. "Os meus consumos são muito baixos, o que faz com que me comece a alimentar de forma mais saudável com alimentos da terra. Também não compro coisas desnecessárias, ou doces, ou roupa... coisas que serviam apenas para 'encher' o ego mais do que a alma".

    "Acho que num futuro a médio longo prazo deixarei de usar dinheiro e serei sustentável, ecológica, saudável e feliz!", revela.

    Por enquanto, fica uma mensagem para quem ambicionar seguir-lhe o exemplo que reflete na perfeição a essência deste projeto. "Estamos sempre a tempo de mudar as nossas vidas, de mudar a nossa família, de mudar a nossa cidade, de mudar o nosso país, de mudar o nosso mundo... mas tudo começa apenas e só quando começamos a acreditar em nós!". Andresa acreditou e não tem dúvidas: vale a pena.
    Contactos Sos Amamentação: http://www.sosamamentacao.org.pt/ mãe de 7 filhotes, 4 no céu e 3 comigo




    Os Bolinhos da Sofia : www.osbolinhosdasofia.blogspot.com

  • #2
    Contactos Sos Amamentação: http://www.sosamamentacao.org.pt/ mãe de 7 filhotes, 4 no céu e 3 comigo




    Os Bolinhos da Sofia : www.osbolinhosdasofia.blogspot.com

    Comentar


    • #3
      Eu acho isso tudo muito bonito... mas é cantado. Demasiado cor-de-rosa para mim...

      Comentar


      • #4
        Trocar por algo que temos a mais ou podemos fazer... por algo que não temos parece-me uma boa ideia, obvio se lidamos com gente de bem... pq aventura dela pode correr mt bem ou não... acho k ela leva ao extremo só nisso é que me parece mal... Aqui temos resmas de exemplos... ainda hoje uma vizinha veio trazer-me um saco das compras cheio de nabiças, outro com limões e um galo enorme prontinho a ser cozinhado... outra trouxe-me ovos fresquinhos... e eu tb dou o k tenho a mais... é mt bom mesmo!!

        Agora sem dinheiro tb me parece dificil viver, principalmente com miudos... pq a casa quem paga?? bem senao trabalha não precisam de pagar escola... mas tantas e tantas coisas que é preciso dinheiro... mais parece que vive à conta dos outros... se fosse mais moderada e defendesse reduzir ao essencial... isso td bem!! Pq não há duvidas que o consumismo está a dar cabo da vida de mta gente!
        Contactos Sos Amamentação: http://www.sosamamentacao.org.pt/ mãe de 7 filhotes, 4 no céu e 3 comigo




        Os Bolinhos da Sofia : www.osbolinhosdasofia.blogspot.com

        Comentar


        • #5
          Eu não acredito nisso... não consigo. Eu bem trago coisas da terra, e levo outras daqui, e dou ao vizinho e tomo conta do bebé a uma pessoa a quem peço ajuda, mas... 1000 euros para 12 meses? Não percebi se anda de transportes ou a pé, mas já por aí...é um bocado impossível se for com estes passes e estas greves!
          Ultima edição por IMBS; 02-02-2012, 22:07. Razão: erros ortográficos :D

          Comentar


          • #6
            E atenção que eu até alface planto em casa! Ervas aromáticas, morangos, limões... mas viver sem dinheiro? Epah, não.

            Comentar


            • #7
              Isso funcionará pela inovação. Ora, trocar 1 abraço por 20 kgs de batatas é muito giro, mas é uma vez. Ela que experimente fazer isso todos os meses a ver se pega.
              E já agora, o companheiro de casa vai pagar a água e a luz na totalidade?
              E a casa? dEVE estar paga...
              e roupa? troca por livros? Um dia os livros acabam..
              A não ser que cultive a terra e vá trocar o que colher por outros bens que necessite...

              Comentar


              • #8
                Na teoria tudo mto bonito. Na prática de certeza que não.
                O exemplo dado, da troca da pw da net da vizinha por livros de culinária.... mas lá a minha vizinha queria livros de culinária para alguma coisa se até é mais facil ir a net tirar receitas por ex. Mas pronto. Até pode fazer coleção de livros de culinária.
                Ainda assim e falando depressa acho a ideia de viver de "trocas" um bocado aparvalhada

                Comentar


                • #9
                  Em Fevereiro ou Março penso já ter um companheiro de casa que me pagará essas despesas. Em troca, disponibilizo-lhe o meu quarto!", adianta, entusiasmada.

                  LOL isto na minha terra tem outro nome e acho que ela até já pode passar recibo :P



                  Years shall run like rabbits... luv ya babyluv

                  Love should heal all wounds... not just time alone.

                  Comentar

                  slot_bottomleaderboard_post

                  Collapse
                  Working...
                  X