Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

simbologia das cores

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • simbologia das cores

    Aproveitando o próprio nome do forum, este post é sobre cores e seus significados culturais. Se na sociedade ocidental o a cor negra é a cor da morte, do luto, nas sociedades ocidentais essa simbologia nem sempre funciona da mesma maneira. Na China, por exemplo, a cor da morte é o branco; o vermelho é a cor da sorte. Quando eu era pequena, meus pais decoraram meu quarto de rosa, mesmo eu querendo verde. Eu já saí da casa dos meus pais há alguns anos e meu quarto lá continua rosa. O do meu irmão mais velho é azul e bege. Tenho reparado nas ruas e as crianças do sexo feminino estão excessivamente vestidas de rosa, chega a doer os olhos. No youtube, há um interessante video pertinente ao assunto de "gender stereotypes". Nele, uma menina reclama sobre a divisão estereotipada das cores e brinquedos entre meninos e meninas: cores variadas e super-heróis para o sexo masculino; pink e princesas para o sexo feminino. É hilário!

  • #2
    Eu tirei uma formação em igualdade de género quando a minha filha já tinha 18 meses. Sempre tive o cuidado de não lhe impor determinadas cores ou brinquedos só por causa do género e ela tem imensa roupa "neutra", até para dar para um futuro irmão. Depois da formação ainda tive mais esse cuidado. O quarto dela é discreto e tem apenas umas flores vermelhas aqui e ali. Eu também criticava as meninas vestidas da cabeça aos pés de cor-de-rosa e evitei fazê-lo muito quando ela era pequena. Muitas vezes presumiram que ela era um menino por andar de verde, laranja, azul...
    mas a menina cresceu e agora com quase 3 anos rendi-me às evidências. Dada a escolher, ela prefere roupa cor-de-rosa ou amarela, brinquedos tipicamente de menina como bonecas, tiaras e vestidos de princesa. E por isso anda muito mais vezes de cor-de-rosa da cabeça aos pés, não por imposição de género mas pelo gosto dela.
    Seja como for, tendo alguma neutralidade A casa de bonecas dela, por exemplo, é da lego e é muito "discreta". Confesso que me faz impressão ouvir comentários de "não brinques com isto porque é de menino". Ela tem bolas de futebol, carros de bombeiros e ferramentas e adora as ferramentas dela.
    Já o meu sobrinho de um aninho já ouviu muitas vezes que não pode brincar com as bonecas da prima. Quando dizem isso, eu brinco e dou-lhas na mesma porque já percebi que ele gosta de se reconhecer nos nenucos. Afinal são bebés como ele.
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #3
      Micaela é só p dizer q achei mta piada ao teu post qd dizes q as cores preferidas da tua filhota são o cor-de-rosa e o amarelo
      são as cores preferidas da minha; tudo o q ela possa escolher, diz q quer dessas duas cores!

      e por acaso tb eu a vestia qd mais pequena sem mts rosas, acho um exagero, e não é p deixar p nenhum irmão

      cheguei a ver no pedi dela uma menina (só podia ser!) toda de cor-de-rosa e o carrinho, todo dessa cor!

      eu adorava ver a minha de verde clarinho, azul clarinho, etc

      uma x na vacina uma enfermeira comentou isso: "até q enfim q vem uma menina q não está vestida de rosa!"

      Comentar


      • #4
        Quanto aos brinquedos o meu filho teve uma boneca e utensilios de cozinha e comida.. sempre o deixei brincar com tudo e isso não faz mal nenhum. Claro que depois com o crescimento eles próprios fazem as suas escolhas quer de brinquedos quer de roupas.





        O meu atelier.

        Comentar


        • #5
          A minha piolha mais velha na idade das vossas (2/3/4 anos) também era muito vaidosa, muito rosa, muitos brilhantes e eu ia deixando, com conta peso e medida mas deixava... Sempre se mascarou de princesa, com tiaras, varinhas, ao gosto dela. Eu quase nunca, por vontade própria, a vestia de rosa, só se ela pedisse... Agora se a quero vestir de rosa já não quer! LOL Diz que é cor de menina pequena, este ano não se mascarou de princesa (foi a única na sala o que fez com que ganhasse o prémio de melhor máscara) e está a deixar de ser tão menina...

          Acho que em cada fase do nosso desenvolvimento todos nós temos as nossas preferências e não vale de nada impor alguma cor, brinquedo, roupa só porque alguém "definiu" que devia ser aquilo que devíamos usar. Gostei muito do tópico da micaela também, define muito aquilo que eu acho. E as minhas filhas, principalmente a mais nova, com pouco cabelo, já foi muita vez chamada de menino...
          Mães OMS Sócia n.º 123

          Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

          Comentar


          • #6
            Lembro-me de estar na maternidade, a dar de mamar, com a minha filha com um babygrow verde (com detalhes rosa por acaso) e a outra mãe a dizer-me que era um menino lindo. Eu disse que era uma menina e ela ficou muito chocada "ah, mas está de verde...". Sim, e?? Felizmente a minha filha fica linda de todas as cores LOL e agora costuma dizer-me que adora o cor-de-rosa, o amarelo e todas, todas as cores
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #7
              A primeira roupa que a minha filha vestiu foi verde... o do irmão foi branco.

              Comentar


              • #8
                Uma das coisas que o meu mais gosta de brincar é com carrinhos sejam de bonecas, das compras, ou das limpezas, gosta tanto que lhe comprei um desses de bonecas cor de rosa e volta e meia anda pela casa a passear com ele, por outro lado é um fanatico por carros, motas e bolas. Sempre o deixei brincar com tudo o que quis, acho uma estupidez proibirem as crianças de brincar com coisas que supostamente não foram feitas para determinado genero, se calhar têm medo que por causa disso "virem" gays ( há cada mentalidade).
                Quanto às cores, gosto de ver meninos de azul e meninas de rosa, mas o meu tem uma ou outra camisola rosa ( tipo salmão) e quando saíu da maternidade levou um fatinho amarelo.




                Madrinha querida Caty80
                Madrilhada fofucha Julit

                Comentar


                • #9
                  Eu não ligo nada a essas coisas de cores para meninas e cores para meninos, compro aquilo que gosto ou aquilo que eles gostam. Tenho cuidado com as emoções que as cores transmitem. Dificilmente visto uma peça de roupa preta aos pequenos por exemplo.
                  O quarto da Maria tem vários tons de rosa e muito bege, o quarto do Salvador tem também muito bege, azul e verde.

                  A minha Constança é muito vaidosa mas gosta muito de brincar com carrinhos, com bolas e com ferramentas.
                  O Salvador tem blusas cor de rosa e fica-lhe muito bem

                  Eu adoro rosa e branco.


                  Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                  Comentar


                  • #10
                    Pois eu tenho uma menina que nunca gostou de cor de rosa, nem nunca gostou de brincadeiras de meninas. Se me preocupa? Sim, por vezes sim. Não o fato de não gostar de cor de rosa ( eu também não gosto) mas por vezes é complicado ver as meninas a brincar e ela preferir não ir brincar porque não gosta "daquelas brincadeiras". Por vezes, vai lá a casa um casal nosso amigo que tem uma menina e tenho que estar sempre a insistir com ela para fazer companhia à amiga porque a outra menina quer sempre brincar às casinhas, aos pais e às mães mas a "coisa" lá se resolve com um jogos e uns puzzles.
                    Não brinca com bonecas. Detesta saias e vestidos, pulseiras e fios, princesas e raínhas. No carnaval quer sempre mascarar-se de animal. Não é nada vaidosa nem feminina. Gosta de andar de botas ou ténis e "sapatinhos de ballet" estão fora de questão.
                    Os seus heróis são o Sonic e os seus amigos que estão sempre prontos a derrotar o Dr. Eggman que é o mauzão da história.
                    Se ela não tivesse carinha de menina e o cabelo comprido, acho que pelo comportamento dela todos achariam que era um rapaz.
                    Por um lado, acho graça ela ser diferente, por outro lado, tenho receio que por vezes ela não se integre bem.

                    Comentar


                    • #11
                      Tenho um menino e nunca lhe impus cores ou brinquedos. Actualmente com 5 anos ele diz que o rosa é para meninos e q a cor dele é o azul... no entanto, pediu uma barbie no Natal, que lhe dei claro! A reacçao dele foi muito engraçada, ao abrir o presente olhou em redor e disse "mae, isto esta enganado, deve ser para a Sara" (estavam pessoas presentes com quem ele raramente se relaciona) eu ouvi e guardei a barbie, passados 10 minutos ja ele andava abrincar com ela!



                      Comentar


                      • #12
                        eu era assim!!!! lol

                        Inserido Inicialmente por VC33 Ver Mensagem
                        Pois eu tenho uma menina que nunca gostou de cor de rosa, nem nunca gostou de brincadeiras de meninas. Se me preocupa? Sim, por vezes sim. Não o fato de não gostar de cor de rosa ( eu também não gosto) mas por vezes é complicado ver as meninas a brincar e ela preferir não ir brincar porque não gosta "daquelas brincadeiras". Por vezes, vai lá a casa um casal nosso amigo que tem uma menina e tenho que estar sempre a insistir com ela para fazer companhia à amiga porque a outra menina quer sempre brincar às casinhas, aos pais e às mães mas a "coisa" lá se resolve com um jogos e uns puzzles.
                        Não brinca com bonecas. Detesta saias e vestidos, pulseiras e fios, princesas e raínhas. No carnaval quer sempre mascarar-se de animal. Não é nada vaidosa nem feminina. Gosta de andar de botas ou ténis e "sapatinhos de ballet" estão fora de questão.
                        Os seus heróis são o Sonic e os seus amigos que estão sempre prontos a derrotar o Dr. Eggman que é o mauzão da história.
                        Se ela não tivesse carinha de menina e o cabelo comprido, acho que pelo comportamento dela todos achariam que era um rapaz.
                        Por um lado, acho graça ela ser diferente, por outro lado, tenho receio que por vezes ela não se integre bem.

                        Comentar


                        • #13
                          a minha é super feminina e quer tudo rosa. no entanto nunca teve o quarto em rosa, nem o carrinho... mas reconheço que o armario dela é uma explosão de rosa- mas sempre gostou de jogar á bola e de brincar com carrinhos. já o irmão, anda em casa com roupa rosa que era da irmã e sempre que vê a saia de prinecsa de brincar dela, quer vesti-la. e eu deixo, porque não? o pai não gosta nada mas eu axo que criar crianças preconceituosas vai ser muito mau para elas no futuro.

                          Comentar


                          • #14
                            Foi mesmo engraçada a reacção dele :-) Já me ri um bocadinho :-)
                            João e Sara

                            Comentar


                            • #15
                              Eu fico um bocado supreendida quando vejo pessoas de carrinho cor-de-rosa. Eu sabia que ia ter uma menina mas comprei um carrinho azul e beje, pelo simples motivo que tenciono ter mais filhos e não pretendo comprar um carro de cada vez... No quarto, ela tem decoração mais de menina mas as coisas "grandes" são unissexo. A cama de grades era branca e tem um conjunto de menina, mas o que comprei extra para ir trocando já é amarelo... vou tentando equilibrar as coisas. Se são coisas que serão usadas por mais crianças tento que sejam universais (carrinho, biberões, roupa de cama, fatos de treino, pijamas...). Se caio na tentação de comprar alguma coisa mais de menina, como uns lençois mesmo cor-de-rosa ou um fato de treino cor-de-rosa, tento pelo menos fazer meio-meio e comprar os próximos unissexo.
                              2 filhotes lindos

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X