Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Padrinhos para baptizar os bebés têm que ser crismados

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE:

    Eu não tive esse problema. O meu filho foi baptizado o mês passado e um dos Padrinhos não é crisnmado e nem levantaram questões.

    Se fossem casados é que teriam que ser pela Igreja (e eram, ambos), o que até me faz algum sentido.

    Não vejo, no entanto, que seja uma parvoíce. Reparem, o baptismo é um sacramento da Igreja católica, quem não concorda ou não acredita na Igreja Católica, baptiza os filhos para quê?

    (Desculpem, não estou a criticar ninguém, eu própria, embora tivesse sido criada no seio de uma família católica - não praticante - não pratico a religião em nenhuma das suas vertentes a não ser nos ditos sacramentos: casamento, baptismo, funeral... Só acho que quem quer receber esses sacramentos, tem que aceitar as condições da Igreja Católica, pois tem escolha: se não quiser aceitar não baptiza. É assim que penso.)

    Coisa diferente é cada paróquia ter regras diferentes. Isso não concordo, obviamente!


    Comentar


    • #17
      RE:

      Inserido Inicialmente por rutita
      Relativamente aos namorados serem padrinhos da mesma criança, segunda as crenças da igreja isso também não é possivel porque a criança nunca vai ser feliz...... vá-se lá perceber porque......
      Rutita,

      só uma correcção: os namorados serem padrinhos de um bébé não é impedimento nenhum. Nem sequer uma crença da igreja. É uma crença POPULAR. Não há nada na igreja que o impeça. Quando referi que eles são namorados era em oposição a, no caso de haver relação amorosa entre eles terem de ser casados pela igreja.
      Claudia , Rafael e Filipa

      Comentar


      • #18
        RE:

        Inserido Inicialmente por maegdring
        Achei uma perfeita parvoíce a igreja decidir quem eu acho serem as pessoas indicadas para me substituir no caso de eu algum dia não poder tomar conta do meu filho.

        Com estas atitudes a igreja só perde cada vez mais crentes.
        Olá Ana,

        Em relação a esta tua afirmação, não concordo, porque no caso de te acontecer alguma coisa e alguém tiver de te substituir, um padrinho não tem qualquer direito legal sobre uma criança.
        Sei de um caso em França, em que uma madrinha criou os afilhados como se fossem filhos e qdo o pai morreu, as crianças foram entregues a uma tia.

        Em Portugal também conheço um caso em que o Padrinho não teve qualquer direito sobre o afilhado.

        Aqui, não é a igreja que decide, mas sim a lei. A igreja permite-nos escolher as pessoas, a lei não.

        Quanto a ser ou não crismados, depende de cada pároco e todos sabemos que tal como em todo o lado, e todas as profissões há uns mais intransigentes do que outros. O meu não coloca problemas, sempre que seja uma pessoa que ele conhece. E ás vezes, mesmo que conheça e sejam crismados, aconselha os pais a escolherem outras pessoas.

        O que é sim "obrigatório" é que os padrinhos no caso de morarem juntos sejam casados. Para mim é lógico, porque se querem participar num sacramento da igreja não podem estar numa situação contrária aos princípios dessa mesma igreja.

        Comentar


        • #19
          RE:

          Popular ou não, continua a ser uma teoriaum bocado do século passado ...

          O meu companheiro é padrinho da sobrinha, eu também fui convidada para ser madrinha e não fui porque era namorada dele e não podia ser (também não sou batizada, mas dava porque ficava só registado o nome dele) assim a madrinha dela é uma outra tia que ela vê no máximo de dois em dois anos e que de madrinha nã tem nada...... assim pergunto, é preferivel ter uma madrinha assim a ter uma madrinha que está todos os fds com ela e que lhe dá toda a atenção possivel????????

          Outra coisa é que sempre ouvi dizer que o papel dos padrinhos é ensinar à criança a religião e os seus ensinamentos, se escolhem padrinhos "menos credênciados" estes não estão a cumprir o seu papel, certo??????

          Assim pergunto, para que o batizmo???????

          Mesmo em famili já não é a primeira vez que este tema surge e nunca ninguem consegue explicar (convicentemente) os motivos...... por isso como vocês são muitas espero por uma resposta.....


          Ah, na altura em que o meu companheiro foi padrinho já toda a gente sabia que nós nunca iriamos casar e no entanto ele é padrinho dela na mesma, com um promenor, ele próprio não quer que ela lhe chame padrinho mas sim tio, porque é como ele diz tio ele é e sabe disso, agora padrinho é porque alguem quis.....

          Jokas a todas






          __________________________________________________ ____________________________________________

          Comentar


          • #20
            RE:

            olá

            eu sou madrinha de duas meninas qd fui da mais velha não era crismada, qd fui da mais pequenita tive de me comprometer q me crismava e fui madrinha e só dps é q me crismei, mas isto pq disse ao padre q não era crismada pq se tivesse calada tinha sido madrinha á mesma ( e os pasi dela não são casados e como não dissemos nada passou), pois a minha irmã q tb não é crismada foi madrinha do meu nuno e como já sabíamos como as coisas funionavam, estivemos todos muito caladinhos e a minha irmã lá foi madrinha pela 3ª vez e sem crisma os padres acreditam no q dizemos e não estão para ter o trabalho de verificar se estamos a dizer a verdade, mas aculpa é da igreja pq isto não tem lógica nenhuma pq a biblia diz "quem é baptizado pode baptizar" e não diz q tem de se ter a crisma concerteza q João Batista não tinha a crisma qd batizou Jesus, pois ele tb tinha acabado de ser baptizado

            bjs fofos :smooch: :friends:



            ma joão e nuno





            **





            TUDO PARA A TUA FESTA!!!!![/ BLOG COM NOVO NOME http://www.odeliriodosputos.blogspot.com/ *







            e as lembranças http://foruns.pinkblue.com/Topic119397-59-1.aspx

            Comentar


            • #21
              RE:

              Rutita,
              estou contigo no que dizes, pois também não sou religiosa e, como disse, não vou batizar o meu filho. Se ele quiser fá-lo mais tarde, por opção (uma amiga minha fê-lo para casar pela igreja, já depois dos vintes... e isso acho que faz sentido, é a pessoa que quer).
              Mas se os pais quiserem e forem pessoas crentes, que também ensinem ao bebé a mesma crença... enfim...
              É o caso do meu irmão, ele sabe que não sou religiosa, mas para ele o batismo da filha é importante e decidiu que eu e o Paulo seriamos os padrinhos indicados para a orientermos em conjunto com eles (à parte da religião), pois sabe como a amamos, então convidou-nos.
              Eu nunca ensinarei nada religioso, mas ele acha que tudo o que tenho para lhe dar justifica este contracenso: ser uma figura religiosa (madrinha) sem acreditar na religião, e eu faço-o por ele e pela minha menina...

              Carmen


              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

              Comentar


              • #22
                RE:

                Ah!! e também nunca digo "vem à madrinha", digo "vem à titi", como faço com o irmão dela.

                Carmen


                Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                Comentar


                • #23
                  RE:


                  Apesar de já ter dado a minha opinião em outros posts, cá fica mais uma vez..

                  Eu Baptizei os meus filhos, pela mesma razão pela qual me casei pela igreja.. porque tenho fé!

                  Acredito e não condeno quem tenha Fé e não sinta necessidade de baptizar os filhos.. eu senti
                  que tinha que o fazer.. posso não concordar com o que muitos padres dizem ou fazem, mas outros há (o que baptizou os meus filhos é um deles) que são pessoas extremente humanas, bondosas e que nos aproximam da igreja.

                  Não vou todos os fds à missa.. mas vou quando me apetece, rezo quando sinto que o tenho que fazer.

                  Qd conheci o meu marido, ele nem podia ouvir falar em casamento, quanto mais pela igreja.. eu nunca lhe escondi o meu desejo..
                  Nunca discutimos por ele não se querer casar pela igreja e eu sim.. e acreditem ou não ele até andou mais tempo da catequese que eu..
                  Qd a altura chegou, optámos os dois por o fazer e o mesmo se passou com o baptizado dos nossos filhotes.

                  Eu optei por consagrar os meus filhos a Nossa Senhora no dia do Baptizado devido a algumas circunstâncias menos felizes na nossa vida: ter um filho praticamente morto nos braços..

                  Tb não concordo com padres que exigem 30000 requisitos para se ser padrinho.. até porque levam as pessoas a mentir e/ou omitir alguns detalhes..
                  Nós escolhemos os padrinhos dos nossos filhos por serem pessoas dedicadas a eles, nossas amigas, presentes nas nossas vidas.

                  Bjs
                  Pat



                  Comentar


                  • #24
                    RE:

                    Olá Ana,

                    Em relação a esta tua afirmação, não concordo, porque no caso de te acontecer alguma coisa e alguém tiver de te substituir, um padrinho não tem qualquer direito legal sobre uma criança.
                    Sei de um caso em França, em que uma madrinha criou os afilhados como se fossem filhos e qdo o pai morreu, as crianças foram entregues a uma tia.

                    Em Portugal também conheço um caso em que o Padrinho não teve qualquer direito sobre o afilhado.

                    Aqui, não é a igreja que decide, mas sim a lei. A igreja permite-nos escolher as pessoas, a lei não.

                    Quanto a ser ou não crismados, depende de cada pároco e todos sabemos que tal como em todo o lado, e todas as profissões há uns mais intransigentes do que outros. O meu não coloca problemas, sempre que seja uma pessoa que ele conhece. E ás vezes, mesmo que conheça e sejam crismados, aconselha os pais a escolherem outras pessoas.

                    O que é sim "obrigatório" é que os padrinhos no caso de morarem juntos sejam casados. Para mim é lógico, porque se querem participar num sacramento da igreja não podem estar numa situação contrária aos princípios dessa mesma igreja.[/quote]

                    Olá fps1!

                    Percebo o teu ponto de vista mas também acho que não tem lógica estar a escolher outros padrinhos só porque alguns padres acham que aqueles não servem simplesmente porque não são crismados.
                    No entanto, não deixo de ter a minha fé e todos os dias rezo pelo meu pequenito.
                    Penso que não há é necessidade de estarem com tanto burocracia sem lógica.
                    Espero que compreendas

                    Beijos
                    Ana e João Ricardo (26 meses)

                    Comentar


                    • #25
                      RE:

                      Apesar de ser cristã e católica (não muito praticante), e apesar de ter feito todos os sacramentos desde o baptizado passando pelas comunhões até ao casamento, não quer dizer que sigo tudo o que os Padres dizem, uma coisa é a nossa fé outra coisa é o que os Padres falam....(Tenho um padre meu amigo muito liberal e que ele próprio dizia que dentro da igreja eram um sacerdote e fora dela era um homem como tantos outros, tenho pena de não ser ele a baptizar a Margarida pois é Capelão no exercito.....), tanto que pelo facto de o Padre de Vila Real se recusar a baptizar a minha filha vou fazer o baptizado em Lamego, pois o Pároco da aldeia da minha avó é mais liberal e já permite fazer baptizados sendo só um padrinho crismado (a ver vamos) depois daqui a um mês eu conto, ou então se forem em Agosto a Lamego passem na Vila de Lalim no fim de semana de 18 de Agosto para verem o baptizado da Margarida.....

                      Comentar


                      • #26
                        RE:

                        Só hoje tive a curiosidade de espreitar este assunto...
                        Eu tb não sou casada, nem quero baptizar a minha filha.
                        sou baptizada porque nao tive escolha, mas vou deixar a minha filha escolher.
                        Não sou ligada à igreja e até me faz um pouco confusão ver as pessoas a casarem-se por igreja, nao por serem católicos, mas porque é bonito, é mais chic...
                        De certeza q não é o caso de algumas pessoas daqui, mas acreditem q conheço casos desses.
                        E depois eles é q me perguntam a mim porque é q eu não me caso??????
                        Para celebrar uma união, só precisamos um do outro, não preciso de jurar a alguem q não faz ideia do q é uma vida a 2 (o padre) e a mais uma centena de pessoas, a eterna fidelidade e tudo o resto
                        Até porque hoje em dia (e eu já ouvi isto da boca de uma noiva) as pessoas já se casam a pensar q se não der certo divorciam-se!
                        Por isso é q a taxa de divorcios é de 50%.
                        Dá q pensar não dá??

                        Em relação aos baptizados até não me posso queixar dos padres porque a minha irmã pediu-me para ser madrinha da minha sobrinha e o padre não pôs qualquer problemas por os padrinhos serem solteiros.
                        Mas já q estamos a falar de padres, permitam-me contar uma historia.
                        A minha mãe queria casar-se com o meu pai.
                        Ela tinha 15 anos e o consentimento dos pais mas mesmo assim o padre não a casou.
                        Por ter 15 anos...
                        A minha mãe ficou de rastos.
                        Casaram-se de registo e passado uns anos, já eu e a minha irmã eramos nascidas, quando eles se casaram por igreja...

                        VC a mãematilde
                        VC a mãematilde

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X