Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Estou indignada!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Estou indignada!

    Olá!

    Já há muito que não vinha aqui a este cantinho mas venho repescar um tema que já aqui se falou e que agora me toca a mim!
    Saídas dos meninos em autocarros com a escola! Ora o meu filho fez 3 anos agora em Setembro e vai haver semana que vem um evento na Casa da Música que o Colégio pensou levá-los. Veio a circular que os meninos iam de acordo com os sistemas de segurança definidos pela lei em vigor. Eu depois de ter lido aqui um tópico uma vaz, penso da santimami fiquei de pulga atrás da orelha e não dei resposta enquanto não fui saber ao pormenor como era efectuado o transporte.

    Pois bem, qual não foi o meu espanto quando a directora do colégio me disse que os meninos iam com o cinto de segurança do autocarro (que tanto pode ser de 3 pontos como de 2 pontos)! Bem, fiquei pasma! Ela disse que adquiriu logo no inicio 52 cadeiras porque também era da minha opinião mas as empresas de autocarros recusam-se a colocá-las porque dá muito trabalho e tal e muitas vezes as cadeiras nem cabem ou, caso os cintos sejam de 2 pontos, nem dá! Bem, resumindo, o meu filho nestas condições não vai de autocarro a lado nenhum, é o pai que o vai buscar e levar.

    Mas a questão de fundo aqui é: é ilegal, eu pesquisei a lei que rege o TTC (Transporte Colectivo de Crianças) e falei com a APSI (foram absolutamente impecáveis) e de facto o TTC deve ser feito apenas com cintos de segurança e cadeiras adequadas à idade e peso das crianças. Só que as empresas não cumprem e as autoridades fecham completamente os olhos.
    Como eu e o marido não somos muito de ficar quietos não vamos ficar por aqui e acomodar-nos ao sistema. Já tenho uma lista de emails para mandar incluindo a PSP que acho que até vai fazer um cordão policial no evento porque são muitos autocarros a questionar este incumprimento.
    E o mais curioso é que de todos os pais dos meninos, se não fomos os únicos seremos praticamente os únicos a questionar esta situação, não percebo! Quer dizer muitas vezes andam com tantas coisas a comprar as cadeirinhas xpto porque vem na Deco e depois deixam ir os miúdos aos tombos nos autocarros!
    É tão absurdo que até me custa a acreditar que ninguém pense na segurança de tantas crianças, as coisas não acontecem só aos outros! Basta ir ao site da APSI para ver a lista de acidentes de autocarros em TTC. Estamos a falar de cintos que estão pensados para a estatura de um adulto que, em caso de acidente, podem eles mesmo causar lesões mortais ou muito graves.
    Eu morro de medo de ter um acidente no meu carro em que o meu filho vai na cadeirinha porque naturalmente já anda virado para a frente e devido à experiência, infelizmente, sei o impacto de um acidente mesmo indo relativamente devagar.

    Já se passou com vocês?
    Que vos parece? Sugestões para mudar isto? É que um dia vai acontecer com todos provavelmente porque a partir de uma certa idade as saídas são comuns, mesmo no Verão para a praia e acho que já que as autoridades não fazem nada também é um dever nosso tentar alertar para a segurança dos nossos filhos.

    Beijinhos
    Cláudia



    \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

  • #2
    Olá Rufer,

    Os meus filhos mudaram agora de escola e nesta a questão ainda não se colocou, na anterior, só as crianças da sala dos mais velhinhos (4/5 anos) faziam visitas de estudo em carrinhas de 9 lugares alugadas a uma empresa de transporte de crianças, e equipadas com cadeiras grupo 2/3.
    Os mais novos não faziam visitas porque logisticamente era complicado apesar de serem acompanhados por vários elementos da equipa escolar. A imaturidade aos 3 anos pode levar um pacífico passeio de turma a tornar-se num pesadelo, eles podem aguentar 1 hora quietinhos, mas depois...

    A directora do vosso colégio está a par da existência destas empresas de transporte de crianças? (não fica muito caro)

    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

    Comentar


    • #3
      Mas se eles têm as cadeirinhas, porque é que não as utilizam? Só porque as empresas dos autocarros se recusam?
      O meu filho já teve algumas saídas de autocarro, já fez praia no Verão e teve uma saída mais longa, e como a maior parte ainda não tinha peso para poder fazer a viagem nas cadeirinhas tipo banco, que depois levam o cinto, pediram aos pais para levar a cadeirinha habitual ou outra que tivessem mas adequada à criança. Se não levassem cadeirinha, a criança não podia fazer a saída.
      Agora já usam sempre as cadeirinhas da escola.

      A tua preocupação é mais que legítima e tens toda a razão, mas sabes o que te digo? Quantas crianças eu vejo de manhã ( e qd vou de carro por aí ), que nem sentadas vão, quanto mais sentadas e com o cinto da cadeira apertado! Ahhh porque a menina faz birra e já estou atrasada, ahhhhhh porque ele farta-se de berrar, ahhhh porque é ali tão pertinho! E não são mães mal informadas de certeza, nem sem mães "coitadinhas".

      Comentar


      • #4
        Bom dia,

        Acho que tens toda a razão na tua preocupação. Eu confesso que sou daquelas mães que acho que o colégio está a fazer tudo dentro das normas e não pergunto, mas este ano aderi ao transporte dos meus filhos na carrinha da escola e quando me pediram uma cadeirinha para o mais novo (1 ano) comecei a perguntar-me como é que transportaram a mais velha (3 anos) para a praia , no Verão, ou para um programa no teatro o ano passado. A minha princesinha tem 3 anos, mas como é muito alta (mais de 1 metro) e pesa mais de 16 kg já pode viajar nas cadeiras que o colégi tem, mas certamente vou estar muito mais atenta quando chegar a altura do meu pequenino começar a fazer viagens com a escola.
        No colégio onde os meus estão, pelo que percebo no tranporte diário têm esses cuidados, mas quando alugam transportes externos já não ligam muito.

        Comentar


        • #5
          O meu filho fez 3 anos no colégio João de Deus de Braga, e sempre que tinham saídas fosse para perto ou longe éra de autocarro, e sempre com o dito cinto que só atravessa a cintura...confesso que nunca pensei nisso dessa forma, pensei que fosse seguro...uma vez reclamei junto do colégio, porque num passeio para longe, reparei que em vários lugares sentaram 3 crianças num banco, aí fiquei fula, não pelo meu que ia so num banco, mas nao achei bem. Resposta delas, um autocarro foi embora sem encher, como nao havia mais lugares apertaram 2 crianças com o mesmo cinto...estupidas!
          Confesso que a partir de agora vou ver a coisa de outra maneira, porque tb faço questao que o meu filho viaje seguro.
          Mas acho muito mal deixarem os autocarros circular assim com as crianças, porque a grande maioria é mesmo assim que faz.



          Comentar


          • #6
            A minha tá na sala dos 2 anos, ainda não faz passeios, mas a Directora falou na possibilidade de fazerem um passaeio/saída este ano lectivo...e que ía pedir ao pais para levarmos as cadeiras de cada um e cada pai montar a do seu filho...menos mal não é?! Eu pelo menos não me importo nada.

            Comentar


            • #7
              Eu ainda não cheguei a essa fase, mas já ouço bocas por a minha filha, com 18 meses, ainda andar em RF. O meu pai bem me tenta convencer a mudá-la, mas sabe que nem vale a pena tentar No infantário vai ser simples: não tem cadeira, não vai. Ponto final. É da mesma forma que a minha filha não vai com ninguém que não tenha cadeira adequada para ela e quando pede para tirar o cinto só respondo "a mamã também tem cinto e o papá também. tens de esperar".
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #8
                E tens toda razao! Eu ate agora ano tive problemas nem chatices porque na creche nao ha saidas. Para o ano o mais velho muda para a infantil e havera passeios. Uma das questoes que tenho na lista para a sessao de esclarecimento agora em Março vai ser essa.

                Mas é um evento no qual estarao mutos miudos? Que tal denunciar a policia e às televisoes. Com a tv por la a policia nao poder fazer de conta que nao ve...

                Beijinhos

                Rute

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #9
                  Eu fico espantada por saber que as empresas a quem se alugam os autocarros não poem as cadeirinhas por dar muito trabalho.
                  O meu filho já teve vários passeios com o infantário e até mesmo na época da praia, vão sempre com cadeirinhas.
                  Por ex nas duas semanas de praia com o infantário até nos pediram a nós pais, caso possível , que a criança utilizasse de preferencia uma cadeira já sua, à qual já está habituada e será apropriada á idade , peso etc. As cadeirinhas iam todas devidamente identificadas e todos os dias eram postas e tiradas nos autocarros. Tinham no infantário uma sala ( dos arrumos) onde as cadeiras eram deixadas pelos pais de manhã e levadas ao fim da tarde, isto para quem não tivesse uma cadeirinha a mais e não pudesse deixar aquela no infantário.

                  Felizmente funcionou sempre tudo muito bem, mesmo na altura da praia em que é um bocadinho confuso por vezes

                  Comentar


                  • #10
                    rufer, como já viste no outro tópico essa situação também aconteceu comigo, acho inadmissível, e acho que nos devemos juntar (aqui no fórum já somos pelo menos 3 mães preocupadas) e denunciar esta situação a alguém! Vou agora responder no outro tópico: Colégios e visitas de estudo e realmente pelo que percebi a culpa é das empresas de transportes, apesar de continuar a achar que os colégios não deviam aceitar isso... Enfim...
                    Patrícia Paiva
                    - Educadora Perinatal
                    - Conselheira em Aleitamento Materno
                    - Professora Ginástica para Bebés

                    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                    Comentar


                    • #11
                      Ola!

                      De facto fui eu que iniciei o ot topico e nem a proposito tenho desenvolvimentos...para melhor!!

                      Ontem cheguei a casa furiosa com a educadora que me disse que em 6 anos de serviço nesta instituição o meu era o primeiro a nao sair, que estava a chamar à atenção pq tinham saido na terça e o meu como ficou na sala dos bebés fez xixi pelas pernas abaixo, para mostrar que estava triste...voltou a reforçar que os cintos eram suficientes e que se eles fossem baixinhos que lhes punha os cintos a passar por baixo do braço...o que ainda é pior!!!(o autocarro tem cintos de 3 pontos).

                      Hoje na minha hora de almoço fui falar com a directora, deu-me na cabeça e tinha tempo, que me conhece desde pequena e não ha formalismos, falei nessa cena da educadora e ela disse-me que ele ate podia levar a sua cadeira mas os pais, que ate agora nao ligaram pevide ao assunto poderiam começar a mandar as suas...e que ainda nao tinha comprado cadeirinhas pq nao tinha encontrado um modelo que desse dos 2 aos 12 anos (idades que há no colegio do meu filhote) e eu mostrei--lhe uma deco que tinha um modelo 2-3 (so mesmo para vista, nao tinha mais nenhum documento comigo e tinha encontrado essa revista na casa de banho da minha mae!)...ela ficou bastante receptiva, vai mesmo ponderar a compra e vou-lhe levar uma desse grupo (de uma amiga) para ela ver, vou ver preços e modelos e aproveitar a onda!!

                      A minha luta esta a dar frutos!!Sou muito teimosa e nao cedo a chantagem, muito menos deste tipo!Se os santos nao ajudam ha que ir a Deus, que desta vez estava com a mente mais aberta e percebeu que nao estou a ser teimosa, mas sim a ser realista e a pedir uma coisa que nao é um capricho, mas sim uma questão de segurança!

                      PS- Como tu, Rufer, penso como é que ha pais que compram a cadeira mais cara que ha nos estudos da Deco e depois permitem uma coisa destas...


                      Qualquer coisa é so dizer!Depois venho cá contar novidades!

                      jinhos


                      (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                      Comentar


                      • #12
                        Ah, o autocarro da creche do meu filho nao é alugado, pertence mesmo à instituição!

                        jinhos


                        (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                        Comentar


                        • #13
                          Olá outra vez!

                          Pois a mim também me parece óbvio mas acho que não será assim para toda a gente. O espectáculo foi hoje de manhã, o meu filho foi o único que não foi de autocarro. E assim acontecerá se a situação não mudar. O meu marido enquanto esperava esteve a falar com um policia que lhe disse que a lei é muito clara e que ainda na semana passada passou cerca de 80 multas por esse motivo, mas as multas não são pagas e acabam por prescrever. Não sei se será mesmo assim que se passa, mas se assim for é escandaloso.
                          Apesar de não ser da minha competência mas sim do colégio vou tentar pesquisar empresas que façam o transporte com segurança porque, naturalmente, nem sempre teremos disponibilidade de o ir levar e não queria que ele fosse privado dos passeios. Desde já agradeço a quem seja da zona do Porto e que saiba de empresas que o façam que por favor me contactem. Daquilo que tenho pesquisado, há empresas que o fazem como a Rodinhas mas são carrinhas de 9 lugares, que é manifestamente pequena quando são saídas de muitos meninos.
                          Agora, independentemente disso vão seguir alguns emails.

                          Vou dando noticias.

                          Beijinhos,
                          Cláudia



                          \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

                          Comentar


                          • #14
                            Já contei aqui muitas vezes que o meu cunhado e o irmão são GNR. Sei que o irmão chegou a usar o ovo virado para a frente e o meu cunhado olhou para mim como se eu fosse louca por levar a minha filha, com 18 meses, em Rear-facing... Se mesmo estes não estão sensibilizados, como conseguir mudar as coisas?? Da minha parte, vocês têm o meu apoio incondicional.
                            2 filhotes lindos

                            Comentar


                            • #15
                              Olá... No colégio do meu têm carrinhas de 9 lugares para os transportar de casa para a escola e vice-versa e em pequenas saidas, à piscina ou ao jardim. Aí sim, andam sempre nas cadeirinhas adequadas às idades... Mas quando vão para fora, alugam autocarros e vão apenas com os cintos dos autocarros... na altura que notei isso perguntei e disseram que a emresa ñ deixava levar as cadeiras mas que iam seguros nos cintos... fikei apreensiva, mas deixei passar... mas agora vejo k me deveria ter imposto... ñ gosto de ser sempre eu a levantar ondas, mas realmente é a segurança do meu menino k está em causa... vou pedir uma reunião com o director e expôr-lhe esta situação...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X