Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Algum(a) ortopedista por aqui?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Algum(a) ortopedista por aqui?

    Boa tarde,

    Há cerca de 2 meses magoei-me nas costas a levantar um peso...hoje fui buscar o resultado de uma TC da coluna lombar que fiz porque tenho imensas dores desde essa altura e não passou com a medicação que andei a tomar durante um mês e meio.
    Será que alguém podia "descodificar" o relatório?

    "Aquisição volumétrica com reconstruções.

    O alinhamento mural posterior apresenta-se conservado sem listeses.
    Pequenas margens osteofitárias de espondiliose deformante de grau incipiente apenas.
    Aos primeiros níveis estudados observam-se apenas pequenas irregularidades do contorno discal pouco significativas.
    Em L3-L4 incipiente estenose canalar com pequenas irregularidades do bordo posterior do disco.
    Em L4-L5 o bordo posterior do disco apresenta-se discretamente procidente em topografia intra-canalar lateral esquerda em relação com pequena protusão focal a correlacionar preferencialmente pela raiz L5 esquerda.
    Em L5-S1 o bordo posterior do disco apresenta-se discretamente procidente, sendo apenas discreto o contacto com a fase anterior do saco dural. Canal incipientemente estenótico.
    Foramina e recessos antero-laterais permeáveis. "

    Obrigado

  • #2
    Inserido Inicialmente por XanaBeto Ver Mensagem
    Boa tarde,

    Há cerca de 2 meses magoei-me nas costas a levantar um peso...hoje fui buscar o resultado de uma TC da coluna lombar que fiz porque tenho imensas dores desde essa altura e não passou com a medicação que andei a tomar durante um mês e meio.
    Será que alguém podia "descodificar" o relatório?

    "Aquisição volumétrica com reconstruções.

    O alinhamento mural posterior apresenta-se conservado sem listeses.
    Pequenas margens osteofitárias de espondiliose deformante de grau incipiente apenas.
    Aos primeiros níveis estudados observam-se apenas pequenas irregularidades do contorno discal pouco significativas.
    Em L3-L4 incipiente estenose canalar com pequenas irregularidades do bordo posterior do disco.
    Em L4-L5 o bordo posterior do disco apresenta-se discretamente procidente em topografia intra-canalar lateral esquerda em relação com pequena protusão focal a correlacionar preferencialmente pela raiz L5 esquerda.
    Em L5-S1 o bordo posterior do disco apresenta-se discretamente procidente, sendo apenas discreto o contacto com a fase anterior do saco dural. Canal incipientemente estenótico.
    Foramina e recessos antero-laterais permeáveis. "

    Obrigado
    LOL! E que tal mostrares isso ao médico que perscreveu esses exames?

    Comentar


    • #3
      Mj...como é óbvio vou mostrar ao médico...

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por XanaBeto Ver Mensagem
        Mj...como é óbvio vou mostrar ao médico...
        Eu dou-te já o diagnóstico: Trata da alma porque do corpito já não vale a pena

        Comentar


        • #5
          Por alguns conhecimentos que tenho julgo que tens, até L4 algumas lesões degenerativas que estão muito no início e que no futuro podem vir a dar chatices (espondilose deformante de grau incipiente, quer dizer que é muito ligeira).
          Da L5 a S1 (ou seja, mesmo no final da coluna lombar) tens lesões que podem justificar essas dores que referes, nomeadamente deformidades congénitas ou adquiridas pelos esforços que fazem alguma compressão no canal.
          Existem umas cintas rigidas que apoiam a coluna lombar e costumam ajudar muito no dia-a-dia porque além de protegerem a coluna, mantem a postura pela sua rigidez.

          Comentar

          slot_bottomleaderboard_post

          Collapse
          Working...
          X