Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dúvida sobre objectivas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Dúvida sobre objectivas

    Olá!!!!!!!!! Sou amadora no campo da fotografia (aka naba! verdadeira naba!!!). Adoro fotografia, algumas vezes até consigo fazer alguma coisa gira, mas não sou nenhuma expert! Sou autodidacta por assim dizer! Actualmente tenho uma bridge e uma analógica Canon 500 n, mas gostava de comprar uma reflex. Quero mexer, experimentar, testar, explorar, descobrir o mundo da fotografia já que não tenho nenhuma formação mesmo em fotografia. A minha dúvida (e aqui riam-se lá pois vão confirmar que sou um 0 à esquerda neste campus!) é: as objectivas das câmaras analógicas podem ser adaptadas numa reflex digital???? (Mio-e quem souber, claro!... chega-te lá à frente que tu és pró neste assunto que eu sei!).
    Obrigada desde já!

    Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

  • #2
    Depende da objectiva, Plantinha. No caso da Nikon há algumas (poucas) que podem ser usadas nas digitais, calculo que na Canon também. O problema mais comum pode dar-se ao nível do auto-focus (que pode não funcionar) e fotómetro. A medição de luz é feita, na maioria dos casos, através da lente (TTL) e pode haver incompatiblidade. Mas basta pegares nas lentes e levares a uma loja que ele dizem-te em que máquinas as podes usar.
    Também podes dizer que lentes são e eu posso pesquisar.

    Comentar


    • #3
      Plantinha, investiguei um bocadito na hora do almoço e, à partida, todas as lentes EOS da Canon funcionam nas SLRs digitais. O maior problema pode ser mesmo o auto-focus, que pode ficar mais lento, barulhento ou não funcionar de todo.

      Tirando isso, só tens que ter em atenção que a distância focal entre o filme e o digital é diferente, logo uma objectiva 50mm analógica não faz os mesmos 50mm no digital. Penso que o factor de diferença focal anda pelos 1.5x ou 1.6x por isso uma 50mm passa a ser uma 80mm, ou lá perto.

      A Nikon tem tabelas de compatibilidade das objectivas, provavelmente a Canon também terá.

      Comentar


      • #4
        epa, não percebi nada da vossa conversa, lol! Plantinha, se tu és naba, então eu sou um nabão
        tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


        Vendas em 1ª e 2ª mão;

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por filomenav Ver Mensagem
          epa, não percebi nada da vossa conversa, lol! Plantinha, se tu és naba, então eu sou um nabão
          Ahahahahahah! Somos é 2 grandes nabiças pá!!!! É que não percebi puto do que a Mio disse! Logo, com mais calma já vou ler com olhos de gente e olhar para a bicha! lolollo

          Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
            Plantinha, investiguei um bocadito na hora do almoço e, à partida, todas as lentes EOS da Canon funcionam nas SLRs digitais. O maior problema pode ser mesmo o auto-focus, que pode ficar mais lento, barulhento ou não funcionar de todo.

            Tirando isso, só tens que ter em atenção que a distância focal entre o filme e o digital é diferente, logo uma objectiva 50mm analógica não faz os mesmos 50mm no digital. Penso que o factor de diferença focal anda pelos 1.5x ou 1.6x por isso uma 50mm passa a ser uma 80mm, ou lá perto.

            A Nikon tem tabelas de compatibilidade das objectivas, provavelmente a Canon também terá.
            Obrigada pela dica Mio! Logo já vou ler com mais atenção! A canon 500 N que tenho tem uma objectiva af asfherical 28-80 da Tamron. Tenho uma filtro também (skylight (1A) 53 mm, mas nunca meti na câmara pois nem faço ideia para que sirva (explica lá devagarinho para que serve!!!).... shame on me!!!!!!!!!!!!
            Onde posso consultar ssa tabela de compatibilidade das objectivas????
            Beijinhos e obrigada mais uma vez!

            Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

            Comentar


            • #7
              O skylight não serve para nada, é apenas uma protecção para não riscar a lente

              Comentar


              • #8
                As tabelas costumam estar nos sites dos fabricantes, mas já percebi que as tuas lentes não são Canon. Não sei se a Tamron terá essa informação, nunca fui ao site deles, para dizer a verdade.

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                  O skylight não serve para nada, é apenas uma protecção para não riscar a lente
                  Ah bom... eu pensava que tivesse alguma "utilidade"... Ainda assim proteger a lente parece-me bem!!! lololol

                  Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                    As tabelas costumam estar nos sites dos fabricantes, mas já percebi que as tuas lentes não são Canon. Não sei se a Tamron terá essa informação, nunca fui ao site deles, para dizer a verdade.
                    Vou espreitar no site da tamron (nem sei se existe para dizer a verdade, mas deve haver...)
                    Bjos e muito obrigada amiguita!

                    Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

                    Comentar


                    • #11
                      Olá Plantinha

                      A miosotis deu-te todas as explicações que haviam para ser dadas

                      Só me resta acrescentar que o máximo que te poderá acontecer é teres de comprar um adaptador para acoplares a lente à máquina.

                      Foi o que aconteceu ao meu Namorado. Ele tinha uma máquina Praktica velhinha, que já vinha de familiares (analógica), com uma lente Pentacon Multi Coated 50mm f/1.8 que lhe iria dar imenso jeito na máquina que tem agora (uma 400D da Canon). Arranjou o adaptador e ela agora funciona super bem
                      Receitas da Lótus

                      Comentar


                      • #12
                        Mio e flor: vocês são pró no assunto!!!! ehehehhe! Agora tirem-me lá uma dúvida... Qual a importência dos megapixels???? Ou seja... Já vi fotos tiradas em 5 mp com melhor cor, nitidez que fotos tiradas em 10 megas... Os megas são só importantes no tamanho da foto ou interferem com a qualidade da foto? Metam lá aqui escarrapachada a vossa "prosa" sobre o assunto!
                        Bjos

                        Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

                        Comentar


                        • #13
                          Plantinha, a côr (saturação) não depende directamente da resolução (megas). Se puderes, opta sempre pela maior resolução possível porque te vai permitir imagens com melhor definição e melhor recorte, e vai permitir fazer ampliações maiores. Já ouvi muita gente dizer que não está a pensar ampliar A2s ou A1s, tudo bem, mas podem, por qualquer motivo, querer ampliar apenas uma zona da imagem (isolar o filho numa foto de grupo, por exemplo) e quanto maior a resolução com que foi feita a foto original, melhor, porque menos definição se perde na ampliação. Deu para perceber? Claro que podes ter sempre uma máquina 10mb e fotografar a 5mb para poupar espaço no cartão, mas o inverso já não consegues.

                          Eu cá sou da opinião do Oscar Wilde: 'O melhor chega-me perfeitamente.'

                          Quanto à questão da saturação de côr, depende de vários factores, como, por exemplo, a qualidade e construção da objectiva, a qualidade da luz disponível, e uma medição de luz correcta.

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                            Plantinha, a côr (saturação) não depende directamente da resolução (megas). Se puderes, opta sempre pela maior resolução possível porque te vai permitir imagens com melhor definição e melhor recorte, e vai permitir fazer ampliações maiores. Já ouvi muita gente dizer que não está a pensar ampliar A2s ou A1s, tudo bem, mas podem, por qualquer motivo, querer ampliar apenas uma zona da imagem (isolar o filho numa foto de grupo, por exemplo) e quanto maior a resolução com que foi feita a foto original, melhor, porque menos definição se perde na ampliação. Deu para perceber? Claro que podes ter sempre uma máquina 10mb e fotografar a 5mb para poupar espaço no cartão, mas o inverso já não consegues.

                            Eu cá sou da opinião do Oscar Wilde: 'O melhor chega-me perfeitamente.'

                            Quanto à questão da saturação de côr, depende de vários factores, como, por exemplo, a qualidade e construção da objectiva, a qualidade da luz disponível, e uma medição de luz correcta.
                            XIIIIII! És uma espectáculo tu mulher!!!! Obrigada pelas dicas! Em breve chateio mais um "cadinho"!!!
                            Bjos

                            Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X