Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Remodelação casa -projecto de arquitectura?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Remodelação casa -projecto de arquitectura?

    O meu marido herdou metade de uma casa de 6 assoalhadas com boas áreas. Estamos a pensar comprar a metade ao irmão e remodelá-la, pois é muito escura e pesada em termos de materiais usados.

    Temos pedido vários orçamentos para as diferentes especialidades e sinceramente já estou confusa.

    Uma arquitecta que contáctamos para ser coordenadora de obra levantou a hipótese de fazermos um projecto de arquitectura, alegando que assim teremos uma lista de encargos e que será mais fácil de comparar orçamentos.

    Acontece que, do que tenho lido, os honorários dos arquitectos rondam 5% a 10% do valor total da obra....parece muito, mas também já li que conseguem "regatear" alguns valores com as empresas e que previnem alguns problemas que poderão ser mais caros do que contratar um arquitecto.

    Alguém tem algum experiência como cliente??

    E há alguma arquitecta que me dê uma resposta objectiva, não puxando a brasa à sua sardinha?

    A remodelação inclui canalização, instalação elétrica, caixilharia, armários de cozinha e armários embutidos, wcs, pavimento, portas...

    Obrigada,

    Maria

  • #2
    por norma os arquitectos tem sempre desconto na compra de materiais.
    cerca de 10%...

    convem teres a memória descritiva da obra, para saberes efectivamente o que vais fazer e adquirir.
    no teu caso, deves tb ter de entregar os vermelhos e azuis na Camara...
    tendo em conta que vais proceder a alterações...

    no meu caso, qd fizemos obras, contratamos um constutor, para as obras gerais, mas a nive de mercenaria foi a parte.
    o projecto foi o meu marido que fez
    __________________________________________________ _______________________________________


    www.olhostristes-kikas.blogspot.com
    www.lojinhadakikas.blogspot.com
    Não há derrota que derrote quem nasceu para vencer

    Comentar


    • #3
      A arquitecta que lá foi disse que não será necessário comunicar nada à câmara porque as alterações são internas, não alteram estrutura nem fachada...mas eu vou confirmar.

      Sinceramente, por mim, eu preferia contratar alguém, mesmo que seja um valor considerável, desde que a obra ficasse bem feita e não desse muitos problemas...tenho outras coisas com que me preocupar :/

      Acho que vou deixar passar uns tempos sem pensar nisso e depois vejo com mais calma, até porque não tenho pressa.

      Obrigada!

      Comentar


      • #4
        Olá newbie,

        Podes realmente encomendar ao arquitecto um caderno de encargos onde estão descritas todas as obras/alterações que pensas fazer, assim quando pedires orçamentos devem apresentar-tos com base nesse caderno e podes compará-los como deve ser.

        Por aquilo que sei o arquitecto cobra normalmente 10% do valor previsto da obra mas esse valor também inclui algumas visitas de controlo no decorrer da obra para se assegurar que tudo está a decorrer da melhor forma.

        Quanto a veres as coisas com tempo e calma não podia concordar mais isto de fazer obras é uma canseira, todos se atrasam, querem receber cedo e quando há problemas a culpa é sempre do outro!!! é preciso paciência...

        bjs,
        cafapv


        A felicidade completa

        Comentar


        • #5
          Olá, não sei de onde és, mas posso dar-te o mail da minha cunhada, ele é arquitecta e pode ser que te possa dar algumas informações. Se tiveres interessada depois mando-te os contactos por PM. Nós somos do Porto.

          Só para acrescentar, de facto as obras por dentro nao precisam de autorização, as exteriores também não desde que não alterem a fachada, como por exemplo pinturas de cor diferente.

          Se realizarem pinturas exteriores na mesma cor só precisam de pedir autorização, ou dar a conhecimento à CM da tua zona, caso precises de montar andaime que ocupe a via pública.
          Ultima edição por veronicavri; 25-03-2011, 12:16.
          BEIJINHOS,

          VERÓNICA.

          Também no Grupo Gemeos:


          http://groups.yahoo.com/group/GRUPO_DE_GEMEOS/


          Comentar


          • #6
            Eu decidi fazer uma pausa no assunto, tenho andado cansada, tenho 2 familiares em situação terminal...estava a ser muita coisa. Vou aceitar os orçamentos que já pedi, mas sinto que não tenho cabeça para tomar decisões...

            Nós somos da zona da grande Lisboa...

            Obrigada pela vossa ajuda, quando sentir que consigo lidar com isto, reavivo o tópico.

            Comentar


            • #7
              Fazes bem em fazer uma pausa
              Obras dessa envergadura numa casa acaba sempre por ser desgastante
              (digo-to eu que sou arquitecta )
              Por muito bem que o projecto ou a obra esteja a correr, é raro não haver qualquer percalço, de modo que é algo para se fazer quando se tem disponibilidade para tal
              Quando quiseres pode enviar-me PM, que terei todo o gosto em te ajudar nalguma coisa que esteja ao meu alcance
              Beijinhos e o melhor possível para os teus familiares (infelizmente sei bem o que é isso)
              --------------------------------------
              o gráfico da Nês
              Vai correr tudo bem.
              o meu amor é linda!!! ............. http://ervasdecheiros.blogspot.com/

              Comentar


              • #8
                Cá estou eu novamente. Muita coisa se passou e parece que vai ser desta que me empenho nisto.

                Optámos por fazer um projecto com um arquitecto, colocámos um anúncio e já recebemos vários portefólios. Acontece que não me identifico com nenhum Só dois ou três têm remodelações incluídas e o resto são casas de raiz.

                Sei que, por vezes, abre-se uma espécie de concurso e cada arquitecto faz um pré-projecto do que pensaria fazer, ganhando aquele com que nos identificarmos mais. Contudo, tenho ideia de que tal só faz sentido num projecto grande (estamos a pensar gastar 40 mil euros, somente).

                O que pensam disto? Poderia pedir um pré-projecto? Ajudar-me-ia taaaanto!

                Obrigada,

                Maria

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X