Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Uma ajudinha que já não sei como explicar!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Uma ajudinha que já não sei como explicar!!!

    Oh meninas, digam-me de vossa justiça se isto é possível:

    - posso converter uma escala de 1 a 5 numa escala de 1 a 20?
    - imaginem que uma aluna tem 5 em todos os parâmetros de avaliação (interesse, assiduidade, motivação, blá, blá, blá). O resultado final é 20?

    Isto é de loucos!!!!
    Já tentei por A mais B explicar que tal não é possível, mas o boss não me dá ouvidos!
    Alguém me ajuda?
    Um blogue feito a pensar na minha pulguinha: www.feijocazita.blogspot.com

    A minha doce afilhada: a Pipa já é mamã de uma doce Inês! **

    Sócia n.º 111 - Amamentação




  • #2
    Regra de três simples? Porque é que não é possível?

    Comentar


    • #3
      Olá lolibu.

      Quando eu andava no ciclo tive uma professora de Físico-Química que, na hora de nos avaliar, o fazia sempre de 0 a 20 e só depois transformava a nota para a escala de 0 a 5 (ela tinha sido professora do secundário no início da carreira).

      Não faço ideia de como se faz, mas sei que é possível.
      Receitas da Lótus

      Comentar


      • #4
        Sim... uma bela regra de 3 simples

        Porque achas não ser possível?


        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

        Comentar


        • #5
          Ola!

          Sim podes converter directamente, mas como é obvio ha valores da escala 0-20 que nunca aparecem. É uma regra de 3 simples. 5 esta para 20 num factor de 4 (tens de multiplicar por 4). Logo fica:
          0->0
          1->4
          2->8
          3->12
          4->16
          5->20

          Se fosse ao contrario, de uma escala com mais valores para uma de menos fazes arredondamentos. Por exemplo eu aquei em Espanha tenho de converter asminhas notas de 0 a 20 para a escala dels que é de 0 a 10. O factor é de 1/2 (20 esta para 10) logo:
          0->0
          1->0.5 arredonda para 1
          2->1
          3->1.5 arredonda para 2
          4->2
          5->2.5 arredonda para 3
          6->3
          7->3.5 arredonda para 4
          8->4
          9->4.5 arredonda para 5
          10->5
          11->5.5 arredonda para 6
          12->6
          13->6.5 arredonda para 7
          14->7
          15->7.5 arredonda para 8
          16->8
          17->8.5 arredonda para 9
          18->9
          19->9.5 arredonda para 10
          20->10

          Percebido?

          Beijinhos
          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #6
            Não sei quel é o objectivo do teu chefe, mas converter uma escala de 1 a 20 para uma escala de 1 a 5 é fácil, já o contrário não é bem assim porque não tens valores intermédios, assim só pode ter gamas.
            1 - é de 1 a 4; 2 - de 4 a 8 e aí por diante. O 5 não corresponde ao 20 mas sim de 16 a 20. Se quizeres que 5 corresponda a 20 tens de abrir a escala, ou seja 1 passa a ser de 1 a 5, 2 de 5 a 10, 3 de 10 a 15, 4 de 15 a 20 e 5 corresponde a 20. Os intrevalos são abertos no fim, o que significa que 10 é 3 e 15 é 4.

            Comentar


            • #7
              Antes de mais obrigda pelas prontas respostas.
              Passar de uma escala de 1 a 20 para uma escala de 1 a 5 eu consigo perceber e sei faze-lo, o contrário é que não e ele quer faze-lo!
              Em termos práticos:

              As alunas foram avaliadas numa escala de 1 a 5 em alguns parâmetros e agora ele converteu esses valores numa escala de 1 a 20!
              Como uma aluna teve 5 em todos os parâmetros ele deu-lhe 20 e eu tentei explicar-lhe que 5 equivale, vá, a 18, 19 ou 20, mas ele teima que não.
              Então eu disse-lhe que sendo assim não havia notas intermédias e ele diz que sim!
              Mostrou-me a forma como converteu e para mim aquilo é uma banhada. Por exemplo, uma aluna teve como nota média dos parâmetros 2,82 e a nota final deu 11!!!! Como é possível? No meu ver um "quase" 3 seria, no mínimo um "quase" 10.
              Como é que lhe posso explicar que não se converte uma escala de 1 a 5 numa escala de 1 a 20?

              A menos que vocês me digam que é possível com a regra de 3 simples.
              Mas se assim for digam-me como ficam os valores.
              Beijinhos
              Um blogue feito a pensar na minha pulguinha: www.feijocazita.blogspot.com

              A minha doce afilhada: a Pipa já é mamã de uma doce Inês! **

              Sócia n.º 111 - Amamentação



              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por lolibu Ver Mensagem
                Antes de mais obrigda pelas prontas respostas.
                Passar de uma escala de 1 a 20 para uma escala de 1 a 5 eu consigo perceber e sei faze-lo, o contrário é que não e ele quer faze-lo!
                Em termos práticos:

                As alunas foram avaliadas numa escala de 1 a 5 em alguns parâmetros e agora ele converteu esses valores numa escala de 1 a 20!
                Como uma aluna teve 5 em todos os parâmetros ele deu-lhe 20 e eu tentei explicar-lhe que 5 equivale, vá, a 18, 19 ou 20, mas ele teima que não.
                Então eu disse-lhe que sendo assim não havia notas intermédias e ele diz que sim!
                Mostrou-me a forma como converteu e para mim aquilo é uma banhada. Por exemplo, uma aluna teve como nota média dos parâmetros 2,82 e a nota final deu 11!!!! Como é possível? No meu ver um "quase" 3 seria, no mínimo um "quase" 10.
                Como é que lhe posso explicar que não se converte uma escala de 1 a 5 numa escala de 1 a 20?

                A menos que vocês me digam que é possível com a regra de 3 simples.
                Mas se assim for digam-me como ficam os valores.
                Beijinhos
                Ora 2,82*4= 11.28, arredondando 11! Sim o teu chefe esta certo. Ja te expliquei acima como se faz. Pondo em "matetica"

                x/2,82=20/5 <=> x= 4*2,82=11,28.

                O teu 10 corresponderia a um 2,5.

                Rute

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #9
                  Obrigada pelas respostas meninas!
                  De facto ele podia usar a regra de 3 simples para o fazer, mas conseguimos chegar a acordoe ele percebeu que avaliar numa escala de 1 a 5 é muito limitador para depois a converter numa escala de 1 a 20.
                  Beijinhos
                  Um blogue feito a pensar na minha pulguinha: www.feijocazita.blogspot.com

                  A minha doce afilhada: a Pipa já é mamã de uma doce Inês! **

                  Sócia n.º 111 - Amamentação



                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por lolibu Ver Mensagem
                    Obrigada pelas respostas meninas!
                    De facto ele podia usar a regra de 3 simples para o fazer, mas conseguimos chegar a acordoe ele percebeu que avaliar numa escala de 1 a 5 é muito limitador para depois a converter numa escala de 1 a 20.
                    Beijinhos
                    Eu podendo escolher prefiro avaliar tudo em percentagens e depois converter para a escala que quero. A percentagem é muito mais intuitiva para mim.

                    Beijinhos
                    Rute

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • #11
                      De facto tens razão Rute.
                      Vou apresentar essa proposta!
                      Obrigada!
                      Um blogue feito a pensar na minha pulguinha: www.feijocazita.blogspot.com

                      A minha doce afilhada: a Pipa já é mamã de uma doce Inês! **

                      Sócia n.º 111 - Amamentação



                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X