Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Pedir o Pão por Deus

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Pedir o Pão por Deus

    Olá,

    Os vossos filhos costumam pedir o pão por Deus?

    O meu filho o ano passado foi e adorou mas foi numa aldeia no algarve que as pessoas já estão preparadas para dar qualquer coisa.

    Este ano a minha sogra não vai logo vai ter de ficar em casa, moro em Fernão Ferro que também é um bocado campo mas se calhar as pessoas nem sabe o que isso é.

    Já agora qual é o dia que se pede? É dia 1?

    Pelo sim pelo não vou ter lá qualquer coisa por casa não me vão tocar à campainha

    Bjs

  • #2
    Desculpem a minha ignorância, mas nunca ouvi falar em tal coisa...

    Pelo menos aqui na minha zona, isso não é uso...




    Realizando os meus sonhos...

    Comentar


    • #3
      Sim, adoro!!! Quando era miuda na terra do meu Pai (ali para os lados de Torres Vedras) íamos de porta em porta pedir o "Pão por Deus". As minhas ricas tias nesta altura fazem umas broas deliciosas para dar quando batem à porta. E lá íamos nós com um saquinho de pano a pedir... tão giro pá!
      Mas acho que a tradição continua mais nas "santas terrinhas", por aqui agora a moda é a do Halloween... qualquer dia estamos a festejar o feriado do "dia de acção de graças"!!!!!!

      Comentar


      • #4
        O Barreiro está longe de ser terrinha ou aldeia e os putos pedem o pão por deus, vão à molhada tocar às campainhas, entram nos prédios e Às vezes levam alguma coisa. Mas acho que são grupos organizados pelas igrejas, porque na maioria são escuteiros... Não é assim tão raro ver.



        Years shall run like rabbits... luv ya babyluv

        Love should heal all wounds... not just time alone.

        Comentar


        • #5
          Ah e sim costuma ser no dia do feriado dos "finados", ou seja dia 1 de Novembro.
          Ó Vanessa, mas por ex. na minha terra os putos já não batem à porta a pedir o "pão por deus", dizem "doce ou travessura" como eu disse é já a merd@ do espirito do halloween.

          Comentar


          • #6
            Meninas, eu moro numa aldeola e juro que nunca ouvi falar nisso...

            Vou perguntar aos meus pais...




            Realizando os meus sonhos...

            Comentar


            • #7
              O meu o ano passado dizia "Bolinho, bolinho aqui para o meu saquinho", chegou a um ponto já não podia com o saco

              Eu na terra da minha mãe sempre pedi o Pão por Deus e as Janeiras (nas janeiras até cantavamos) já me está a bater a nostalgia.

              Comentar


              • #8
                Celebrar o Dia de Todos os Santos

                • Em Portugal, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus".


                •Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!


                •Há povoações em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos".


                •Depois, almoça-se e vai-se ao cemitério pôr flores nas campas dos familiares já falecidos. Porquê?
                Por causa do Dia de Finados

                Comentar


                • #9
                  Em Lisboa acho que já não é costume... Em miúda, no Algarve tb nunca pedi. A minha mãe na Madeira, sim.
                  Agora acho que os miúdos por cá vêm mais pedir "doce ou travessura" na noite de 31.
                  O ano passado no dia 1 fomos para a minha prima, que mora perto de Cascais, pedir o "pão por Deus". Lá os miúdos vão no 31 a noite e no 1 de manhã - LOL ganham + doces! Acho que onde a tradição se vai mantendo é na zona de Mafra, Torres, etc.
                  A minha filha adorou e este ano já está a contar os dias para ir novamente! Lá vamos nós cravar os vizinhos da minha prima! eheheheh
                  :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

                  www.ideiasepoeiras.blogspot.com

                  Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por pateta Ver Mensagem
                    Ah e sim costuma ser no dia do feriado dos "finados", ou seja dia 1 de Novembro.
                    Ó Vanessa, mas por ex. na minha terra os putos já não batem à porta a pedir o "pão por deus", dizem "doce ou travessura" como eu disse é já a merd@ do espirito do halloween.
                    Aqui ainda dizem, mas parece-me normal porque os putos parecem vir todos dos escutas, por isso não estranho. No Barreiro também há montes de agrupamentos de escuteiros, nunca vi tantos em lado nenhum, nem em fátima lolol
                    O que acho giro é que os miudos juntam-se todos, sejam Jeovás ou Manás ou Cristãos ou raio que parta, convivem bem e fazem isto juntos. Acho bonito.

                    Depois também os há que vão com as avós ou com os pais, os mais pequeninos... mas é giro de ver. Alguns anos houve em que não fiquei muito feliz de me tocarem a campainha as 9h num feriado,ou pior quando a D. era bebé também me chateava porque de 10 em 10 min. lá estava outro grupo. Mas não deixa de ser giro para os putos.



                    Years shall run like rabbits... luv ya babyluv

                    Love should heal all wounds... not just time alone.

                    Comentar


                    • #11
                      nunca tinha ouvido falar, confesso!Mas achei bonita a ideia
                      Sócia nº 104 Mães OMS

                      [/url]
                      Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por dytocas Ver Mensagem
                        nunca tinha ouvido falar, confesso!Mas achei bonita a ideia
                        Alguém como eu!!

                        Deve ser problema da malta do Norte??!!
                        A minha mãe tb nunca ouviu falar nisso...
                        Falta-me perguntar às avós.




                        Realizando os meus sonhos...

                        Comentar


                        • #13
                          Bem, eu só queria deixar uma pequena correcção: o dia 1 de Novembro não é o dia dos finados, é dia de Todos os Santos. O dia de finados é no dia 2 de Novembro mas as pessoas aproveitam o feriado dos Santos para prestarem as homenagens aos seus defuntos.

                          Comentar


                          • #14
                            Na minha terra chama-se o "dia dos bolinhos" e anda-se de porta em porta a pedir bolinhos. Muito bolinho pedi eu em criança Mas sei que há zonas do país onde isto não se usa. O meu pai não gostava nada que eu o fizesse pois achava uma vergonha andar a pedir de porta em porta lol

                            Agora com esta crise duvido que haja alguém que dê bolinhos... mas acho triste que a tradição se perca.

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por toletixa Ver Mensagem
                              Alguém como eu!!

                              Deve ser problema da malta do Norte??!!
                              A minha mãe tb nunca ouviu falar nisso...
                              Falta-me perguntar às avós.
                              É por serem do Norte sim, garanto. O meu pai é do norte e não gostava nada que eu andasse "aos bolinhos" pois achava que era uma vergonha andar a pedir de porta em porta, como há disse. No Norte não se usa

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X