Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

"Ah e se tivessemos mar"!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • "Ah e se tivessemos mar"!!!

    Da crónica de João Quadros no Negócio On-Line:

    «Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) demonstram que o Pingo Doce (da Jerónimo Martins) e o Modelo Continente (do grupo Sonae) estão entre os maiores importadores portugueses."
    Porque é que estes dados não me causam admiração? Talvez porque, esta semana, tive a oportunidade de verificar que a zona de frescos dos supermercados parece uns jogos sem fronteiras de pescado e marisco. Uma ONU do ultra-congelado. Eu explico.

    Por alto, vi: camarão do Equador, burrié da Irlanda, perca egípcia, sapateira de Madagáscar, polvo marroquino, berbigão das Fidji, abrótea do Haiti? Uma pessoa chega a sentir vergonha por haver marisco mais viajado que nós. Eu não tenho vontade de comer uma abrótea que veio do Haiti ou um berbigão que veio das exóticas Fidji. Para mim, tudo o que fica a mais de 2.000 quilómetros de casa é exótico. Eu sou curioso, tenho vontade de falar com o berbigão, tenho curiosidade de saber como é que é o país dele, se a água é quente, se tem irmãs, etc.

    Vamos lá ver. Uma pessoa vai ao supermercado comprar duas cabeças de pescada, não tem de sentir que não conhece o mundo. Não é saudável ter inveja de uma gamba. Uma dona de casa vai fazer compras e fica a chorar junto do linguado de Cuba, porque se lembra que foi tão feliz na lua-de-mel em Havana e agora já nem a Badajoz vai. Não se faz. E é desagradável constatar que o tamboril (da Escócia) fez mais quilómetros para ali chegar que os que vamos fazer durante todo o ano. Há quem acabe por levar peixe-espada do Quénia só para ter alguém interessante e viajado lá em casa. Eu vi perca egípcia em Telheiras? fica estranho. Perca egípcia soa a Hercule Poirot e Morte no Nilo. A minha mãe olha para uma perca egípcia e esquece que está num supermercado e imagina-se no Museu do Cairo e esquece-se das compras. Fica ali a sonhar, no gelo, capaz de se constipar.

    Deixei para o fim o polvo marroquino. É complicado pedir polvo marroquino, assim às claras. Eu não consigo perguntar: "tem polvo marroquino?", sem olhar à volta a ver se vem lá polícia. "Queria quinhentos de polvo marroquino" - tem de ser dito em voz mais baixa e rouca. Acabei por optar por robalo de Chernobyl para o almoço. Não há nada como umas coxinhas de robalo de Chernobyl.

    Eu, às vezes penso: o que não poupávamos se Portugal tivesse mar.»

    E eu até vou mais longe... E se tivéssemos agricultura e indústria...
    Susana e Afonso (14/09/2004)
    Nobody is perfect!!!
    I'm nobody.

  • #2
    Eu uma vez vi uma reportagem que o nosso peixe, que por sinal é um dos melhores do mundo, é consumido em todos os cantos do mundo menos aqui.

    Comentar


    • #3
      Eu acho incompreencivel, eu aqui na Alemanha comprar marcas Portuguesas em supermecados Alemaes, mais baratos do que em Portugal....

      Vim de Portugal á 1 semana e fui ao Continente comparar os precos e todos os produtos Portugueses, que compro aqui, e sao mais baratos aqui do que em Portugal....


      Como é possível????

      Comentar


      • #4
        Pois é pois é....
        Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

        Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por msantos24 Ver Mensagem
          Eu acho incompreencivel, eu aqui na Alemanha comprar marcas Portuguesas em supermecados Alemaes, mais baratos do que em Portugal....

          Vim de Portugal á 1 semana e fui ao Continente comparar os precos e todos os produtos Portugueses, que compro aqui, e sao mais baratos aqui do que em Portugal....


          Como é possível????
          Depois ainda dizem para comprarmos o que é nosso, quando o nosso é quem nos chula )
          Esquecem-se que os produtores Portugueses estão a marimbar-se para Portugal, querem é exportar e ter sucesso lá fora.
          Também conheço marcas Portuguesas de sapatos que são mais baratas lá fora.

          Comentar


          • #6
            Se calhar porque o IVA é diferente?
            Basta passares a fronteira para pagar os combustiveis mais baratos, compras de supermercados...
            Susana e Afonso (14/09/2004)
            Nobody is perfect!!!
            I'm nobody.

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por spal Ver Mensagem
              Se calhar porque o IVA é diferente?
              Basta passares a fronteira para pagar os combustiveis mais baratos, compras de supermercados...
              O problema nem está aí, o problema é que é raro encontrarmos peixe nacional cá.

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por pateta Ver Mensagem
                O problema nem está aí, o problema é que é raro encontrarmos peixe nacional cá.
                Isso é verdade, mas nos restantes produtos parece-me que a diferença de preços passa mesmo pela carga de impostos que temos atualmente.
                Susana e Afonso (14/09/2004)
                Nobody is perfect!!!
                I'm nobody.

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por spal Ver Mensagem
                  Isso é verdade, mas nos restantes produtos parece-me que a diferença de preços passa mesmo pela carga de impostos que temos atualmente.
                  No ano passado a comprar o material para a escola da piolha, reparámos que os lápis da Viarco eram bem mais caros que por ex. os da Staedtler. E querem eles salvar a Viarco... assim é complicado.

                  Comentar


                  • #10
                    Peixe só compro em sítios de confiança, tirando aquele não há mesmo cá...

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por spal Ver Mensagem
                      Se calhar porque o IVA é diferente?
                      Basta passares a fronteira para pagar os combustiveis mais baratos, compras de supermercados...
                      Isso dos combustíveis nem é devido ao IVA mas sim aos impostos sobre os combustíveis. E quanto às compras...não noto que sejam mais baratas. Aliás, os espanhóis iam sempre a Portugal para fazerem as suas compras de supermercado.
                      As diferenças que existem nos preços aqui e lá fora, não é só devido ao IVA.

                      Quando produtos Portugueses são mais caros que produtos importados, não sei onde querem chegar.

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X