Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

A polémica adopção do Martim

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • A polémica adopção do Martim

    Mães, futuras mães, pais, filhos, etc, etc, etc...



    Amigos do forum,



    sou uma ex futura mamã deste forum (das mamãs de Agosto de 2007) e decidi dar inicio a este tópico porque tenho andado indignadissima com o que se passa neste país, em relação às nossas crianças. Nos últimos tempos, como todos sabem, temos tido vários casos que nos levam a pensar onde é que as autoridades deste país e quem de direito anda com a cabeça para tomar as decisões que têm sido tomadas para com as nossas crianças. Se fiquei doida com a injustiça feita com a Alexandra, a criança russa retirada à família de acolhimento para ir levar porrada da mãe biológica (mas que importa isso? O importante é que é a mãe biológica...) não menos fiquei ao ver uma família biológica, uma mãe biológica querer o seu bebé, e este ser-lhes retirado e uma excelência qualquer, que está sentado numa secretária dum tribunal qualquer, decide que é para ser adoptado, por uma família qualquer, que não duvido que o vá amar muito e dar-lhe tudo o que ele precisa, mas que ele já tem família e que ainda por cima o quer. Isto é inacreditável, principalmente porque esta mesma criança foi retirada da família, levada para uma instituição, com pessoas que ele passa a ver como família, para depois ser adoptado por uma outra família e por aí fora. Com isto srs. juizes e srs. da segurança social o tempo vai passando e as marcas vão-se agravando nesta criança. Tiraram-no à família porquê? Para ele não vir a ser um delinquente porque tinha uma família incapaz de o educar convenientemente? Tudo bem, então não façam uma borrada maior do que essa.



    Estou revoltadissima e decidi recorrer a este forum porque sempre fomos muito unidas e achei que conseguiria aqui quem comigo partilhasse esta revolta e a ideia de que poderiamos pegar nos nossos bebés e nas barriguitas, juntarmo-nos e dar algum apoio a esta miúda. Miúda sim, que ao pé de nós chega a ser uma criança, que obviamente não deveria ter tido a imaturidade de deixar vir uma criança ao mundo, que é uma responsabilidade tão grande, mas que não me parece parva nenhuma a falar e que apesar dos seus 15 anos sabe muito bem qual o lugar do filho.



    Peço a todas e todos se acham possível tornar a minha ideia realidade que nos vamos tentando organizar. No entanto espero que quando já nos tivermos organizado para ir dar apoio à Ana Rita, ela já tenha uma decisão favorável do tribunal e o seu filhote com ela.



    Por favor, vamos fazer qualquer coisa...

  • #2
    RE: A polémica adopção do Martim

    Olá,



    Percebo a indignação mas como em tudo na vida acho que só se deve fazer seja o que for quando se está devidamente informado e tudo o que nós sabemos é que se ouve na comunicação social. E daí até à verdade...



    Sinceramente, não consigo sequer ter uma opinião sobre este caso com a informação que possuo.



    Marta

    Comentar


    • #3
      RE: A polémica adopção do Martim

      Olá



      Concordo com a mamã Marta1



      Não podemos formular uma opinião concreta baseando-nos somente na comunicação social, pois mtas vezes as mensagens transmitidas são detorpadas de maneira a tornar a noticia mais sensacionalista.



      Como é obvio uma adolescente menor de idade não pode ficar com o seu filho bebé sem que tenha qualquer apoio familiar/instituicional bem estrutura por trás. Porquê?

      Porque como são menores de idade não podem trabalhar, não podemos abrir sozinhas uma conta no banco, não podemos comprar ou alugar uma casa, etc, etc, etc...

      Então é necessário que alguém adulto se torne tutor, normalmente são os pais da jovem adolescente, mas poderão ser outros elementos da familia ou mesmo de uma instituição.



      Porque aparece só agora a tia a falar á comunicação social??? Onde esteve durante este processo esta tia que poderia ter sido a "tutora"???

      Como era a relação da mãe com o bebé enquanto este esteve no hospital??? Será q a maturidade q apresenta agora perante as câmaras da televisão não será manipulada por adultos q lhe dizem o que ela deve dizer na televisão???

      São estas e mtas outras informações q nenhuma de nós (publico comum) não tem acesso.



      Trabalho com crianças num serviço de Pediatria, e temos todos os anos mtos, mas mesmos mtos casos sociais, e por norma é sempre dado a preferencia à familia. A criança só sai do nosso internamento depois da assitente social ter mobilizado os meios necessários para aquela familia ficar estruturada.

      Não acredito q alguém retire os filhos a uma mãe só porque sim, até porque o processo de adopção é complicado com direito a mtos pedidos de recursos por parte dos pais biologicos e acima de tudo é um processo "doloroso" para a criança.



      Juntas para SEMPRE

      Comentar


      • #4
        RE: A polémica adopção do Martim

        Menor de idade pode trabalhar, a partir dos 16 anos o que nao lhe falta muito e o Socrates quer mudar a idade para 14 anos! Processo complicdo so para alguns casos... eu sei de vários casos em que retiram 2 ou 3 filhos a uma mae pq por fatalidade fica viuva e sem rendimentos sufiecntes e vai pedir a juda a SS e a juda que recebe é retirar os filhos...LInda ajuda! So pq nao reunia condiçoes fiannceiras. Depois deixaram-na ter mais 4 filhos e retiraram 3, pq uma ainda estava aser amamentada. Agora já estão com a mãe.... Por isso sem comentários. Acho que o governo deveria a postar mais nas tecnicas de acção social pq muitas vezes trabalham sem recursos, sem um carro para se deslocarem quando há autarquias que enchem bolsos em empresas municipais e depois há erros.... como o caso da menina do Porto que foi retirada a madrinha para viver com um pai drogado. O facto de ser assim era suficiente para não deixar ir a acriança. 1º rebilitam o pai depois de uma avaliação rigorosa entregavam ou nao

        Comentar


        • #5
          RE: A polémica adopção do Martim

          Olá



          Eu confesso que estes assuntos fazem-me muita confusão

          A miuda disse numa reportagem que assumia que quando a criança nasceu (com 13 anos penso eu) não tinha condições para a criar e agora com 15 anos (em que continua a ser uma criança) resolveu que afinal já tinha condições para criar o filho

          O tribunal não tirou o miudo à mãe por ela ter a idade que tinha, tirou porqu certamente tinha indicios que o bebé não teria condições para ser educado naquela familia e se os nosso tribunais pecam geralmente é por excesso de protecção à familia biologica como se viu no caso da Esmeralda e da criança russa



          Agora verdade seja dita que uma familia pode educar muito melhor uma criança com pouco recursos e a passar algumas necessidades financeiras do que muitas familias cheias de dinheiro que negligenciam totalmente e vergonhosamente as suas crianças e a essas ninguém lhes tira os filhos e que há miudas com 15 anos e mais maturidade que muitos adultos de 30



          O que me faz mais confusão neste País é a morosidade das coisas e as consequências que isso tem nas crianças que ficam anos e anos enfiadas em instituições



          bjs

          Comentar


          • #6
            RE: A polémica adopção do Martim

            este caso, na minha opinião, tem partes que nao foram contadas...



            Eu conheço duas raparigas que tiveram os filhos aos 13/14 anos e a nenhumas foi retirada a criança.A familia estava la, apoiou e as miudas hoje com 10 anos estão com a mãe, no caso de uma e com os pais, que continuam juntos, no caso da outra.



            Falta qquer coisa...os pais da rapariga onde estavam?Nao tinham condições mas agora ja tem e se daqui a dias deixam de ter o que fazem?Devolvem a criança ot vez?



            O pai onde estava?Nao queria assumir mas teve que o registar, não?A familia do pai?



            Acho que nenhuma criança é dada para a adopção sem o consentimento dos pais, por mto novos ou por muitos problemas que tenham.Trabalho com muidos institucionalizados e nenhum esta liberto para a adopção pois apesar dos pais nao terem condições nao o querem fazer...



            A criança é quem mais vai sofrer pois a sua imagem esta a ser usada ao desbarato e a mae que tt se preocupa e ama o filho nao se preocupou em proteger a sua imagem...



            Este caso ainda vai dar mto que falar e espero que a decisaõ tomada seja a mais correcta e o melhor para a criança...



            jinhos


            (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X