Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Sou adoptada

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE:

    Olá! Tenho uma quase pergunta: tenho três primos adoptados, e foram e são uma lição de vida. É prodigiosa a capacidade do ser humano para amar: toda a família acolheu instantaneamente essas crianças, sem rigorosamente nenhuma diferença ou reserva, simplesmente tornaram-se instantaneamente parte de nós. Sempre me preocupei com o facto de eles poderem sofrer por terem sido adoptados, sobretudo porque o nosso amor é tão incondicional, que custa muito pensar que possam vir a sofrer.
    A minha prima está em plena adolescência e está visivelmente triste, abatida. Já lhe perguntei o que se passava, mas ela diz que nada. A pele dela tem um lindo tom mais escurinho, e já sofreu muito por pessoas sem coração e comentários cruéis, e tenho medo que esteja a sofrer por isso e pelo facto de ser adoptada. Queria muito poder falar com ela abertamente e, no caso de se confirmarem as minhas suspeitas, dizer-lhe que pode ser raro em Portugal uma família "colorida" como a nossa, mas em países como Espanha ou França (onde vivi) é muito frequente a adopção de crianças de outras origens, que é um fenómeno reconhecido e normalizado na sociedade. Por outro lado tenho medo de a confrontar com o facto de ser adoptada, e tento animá-la sem tocar nesse assunto. Não sei qual é a melhor solução... o que me aconselhas?

    Abraço, e obrigada pela partilha e generosidade

    Comentar


    • #17
      RE:

      Obrigado minhas Queridas pelo comentário.

      bjinhos

      Comentar


      • #18
        RE:

        Ola Blooming,

        Durante a minha vida tive diversas fases e formas de lidar com o facto de ser adoptada, muitas vezes tambem sentia uma tristeza enorme...tristeza essa na maior parte das vezes provocada, como aqui ja referi, pelos comentarios alheios...
        Confesso que tambem houve fases em que tinha curiosidade em conhecer a minha verdadeira familia, nao a minha mae, mas como sempre desejei ter irmãos lembrava-me se teria alguns (e tenho, descobri e conheci mais tarde, um dia conto-vos como foi) e passava horas a pensar nisso.
        A adolescencia é tramada nestas coisas, pois o nosso cerebro trabalha a 1000/hora e tudo nos vem à cabeça.
        Acredito que a tua prima possa sentir-se diferente, por mais acarinhada que ela seja, é perfeitamente normal...mas por outro lado também pode ser outra coisa qualquer, uma desavença com uma amiga ou algum amor não correspondido.
        Tenta aproximar-te dela, demonstra que gostas dela e que estás ao dispor para a ouvires. Penso que esse é o primeiro passo...
        A abordagem ao tema da adopção é sempre delicada e deve ser ponderada com muita cautela. Às vezes haviam pessoas que insistiam em me perguntar se eu nao tinha curiosidade em conhecer os meus pais e isso não me agradava lá muito, não sei porquê...sempre respondi que irmãos sim, mas pais não.
        Mas claro isto varia de pessoa para pessoa. Eu tenho uma tia que também adoptou uma menina e ela desde q me lembro que fala da mina prima ser adoptada como se fosse um rotulo, e claro, inclui-me sempre a mim na conversa, o que me irrita! Por exemplo, se alguem lhe pergunta se ela tem filhos ela diz: "tenho uma que é adoptada", quando a minha prima atingiu uma certa idade a minha tia levou-a a conhecer a familia biologica dela, e diga-se que nao foi de todo uma boa ideia, mas bom...
        Só para dizer com isto que a minha prima sempre conviveu com a adopção de maneira diferente de mim, mas de longe que prefiro a minha maneira.
        Acho que ao mostrares que gostas dela já ajudas muito e ao te mostrares disponivel para estar do lado dela para o que for também.
        Eu acho que nunca falei do que sentia com ninguém, mas eu sou uma pessoa fechada por natureza (por aqui nem parece eu sei...), sempre preferi ficar quietinha no meu cantinho, mas as manifestações de carinho sempre me ajudaram muito!
        Mas lembro-me que quando me falavam no assunto, aquelas palavras andavam ali dias e dias a ecoar na minha cabeça...
        Lembro-me de todas as pessoas e de todos os comentários que me fizeram ao longo da vida...
        Boa sorte e espero que ela melhore rápido!
        Beijinhos

        Comentar

        slot_bottomleaderboard_post

        Collapse
        Working...
        X