Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ola meninas! Sou nova por aqui! Alguem me da uma ajudinha!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ola meninas! Sou nova por aqui! Alguem me da uma ajudinha!

    Ola mamas e treinantes,

    Sou nova por ca ,alias, nao so por ca como tambem no mundo mama/bebe!
    Como tal queria pedir a vossa ajuda para me esclarecerem algumas questoes.
    Actualmente vivo no Reino Unido, e a minha experiencia pessoal no que toca a area da saude, nao tem sido de todo a melhor. Nao ha qualquer tipo de acompanhamento, apoio, explicacao... o que quer que seja. Pelo menos e esta a minha experiencia pessoal, acredito que por ca existam bons medicos e meninas com experiencias e opinioes diferentes da minha.
    Ca fica um pedacinho da minha historia!

    Desde que comecei a namorar, com o meu actual marido, a 7 anos atras, nunca utilizamos qualquer tipo de contraceptivo. Claro que algumas vezes achei estranho nao engravidar, mas sempre atribui o facto a termos algumas precaucoes.
    Depois do nosso casamento a pouco mais que dois anos comecamos a tentar engravidar, e depois de cerca de 3 meses sem resultados resolvemos ir ao medico.
    No fundo eu ja sabia que algo nao estava bem...
    Fui a ginecologista que me mandou fazer uma ecografia intra vaginal e analises a urina e sangue, para fazer testes hormonais, etc.
    Quando o resultado chegou, tive a confirmacao que temia.
    Segundo os medicos nao produzo ovulos, dai a impossibilidade de engravidar.
    Ok... ate ai tudo bem... o pior vem depois!
    A medica disse-me que tinha que perder 5kg para fazer um tratamento. Assim foi. Voltei la e desta vez disse-me que tinha que esperar um ano, para ver se engravidava naturalmente. Passou um ano, voltei a medica. Disse-me que como entretanto tinha ganho cerca de 3kg tinha que voltar a perde-los. Assim foi, voltei e desta vez o problema foi ter perdido mais cerca de 5kg em 2 meses... ... que nao era bom, para voltar dali a um mes. Assim foi... e desta vez disse-me q me ia entao recomendar para a clinica de fertilidade. Passaram dois meses e nada de receber a carta... voltei a medica! Adivinhem... nao me tinha sequer recomendado porque decidiu (sem me avisar) esperar mais algum tempo para ver se engravidava naturalmente porque como tenho 25 anos sou muito nova!
    Entretanto disse-me que ia entao enviar agora a recomendacao. E eu por curiosidade perguntei se nao era suposto o meu marido fazer algum tipo de exames... ao que para meu espanto ela respondeu que "nao valia a pena, porque o problema era meu"... fiquei passada!

    E enfim... ja passou mais um mes, e ate agora nada. Nao sei se algum dia vou receber a carta com a marcacao da consulta!

    E por isso resolvi pedir-vos ajuda!
    Alguem me sabe explicar como funciona o tratamento e todo o processo, e se e normal o meu marido nao ter que fazer exames?

    Alguma de voces que tenha o mesmo problema e possa partilhar a vossa experiencia?

    E ja agora como funciona ai em Portugal, a nivel de tempo de espera, medicos, custos, etc?

    Estou confusa, triste e assustada... e sem saber muito bem o que fazer!!!

    Desculpem este "testamento", e obrigada por me ouvirem e pela vossa ajuda!
    Aguardo ansiosamente que o meu milagre aconteca!
    *** Vem depressa estrelinha, estamos a tua espera***


    Visitem o nosso cantinho (meu segundo sonho tornado real):
    www.weddingthemedecor.webs.com e www.weddingtheme.webs.com
    Temos tudo para casamentos, baptizados, festas e noivas!

  • #2
    Olá! Tenho o meu filhote aqui ao lado a fazer asneiras por isso vai uma resposta rápida com os traços gerais do que eu conheço da realidade. O tempo de espera para começarem a fazer exames mais aprofundados é de 1 ano de treinos sem protecção. Actualmente, existem médicos que consideram a possibilidade de infertilidade após um período de 18 meses de treinos infrutíferos.

    Em relação aos exames, em portugal costumam fazer ao homem e à mulher. O espermograma costuma ser até dos primeiros exames a serem pedidos ao casal... Depois, os tratamentos dependem do que afecta o casal. Por exemplo, em casos como o teu em que existe o diagnóstico de ciclos anovulatórios, podem recomendar-te alguns ciclos com indutores de ovulação, em comprimido ou em injecção (o Dufine é um indutor muito conhecido de muitas meninas deste cantinho). Mas lá está, se houver problemas com o espermograma, podem até nem optarem por esta solução, podem partir directamente para outros tratamentos mais complexos.

    Em relação a valores, não posso precisar porque não cheguei a precisar de tratamentos complexos (apenas tomei o Duphaston para aumentar a fase lútea e até engravidei na altura em que deixei a medicação de parte e dei um tempo aos treinos oficiais), mas já ouvi falar em valores que rondam 7.000,00€ para FIV, por exemplo... Seja como for, fico a aguardar que venha alguma menina com mais info do que eu para te poder ajudar.

    É natural estares desorientada, infelizmente os problemas de fertilidade causam mais mossa do que as outras pessoas pensam. E comentários como "és nova, tens tempo" são apenas parvos. Não te deixes levar por essa conversa porque só te empatam a vida. Boa sorte e vai dando notícias!

    Comentar


    • #3
      Olá!
      Em traços muito rápidos aqui vai a minha história....
      Quando pensei em engravidar fui fazer os exames normais...estava tudo ok! Lá andamos nós um bom par de meses a tentar e nada, foi mandado ao marido fazer o espermograma. Não estava muito famoso mas segundo o medico não era impeditivo de uma gravidez.
      A coisa foi andando e nada...fiz o exame às trompas e tudo ok....mas continuava a não engravidar mas o médico sempre a dizer que estava tudo bem.
      Até que um belo dia começo a fazer infecçoes urinarias, começo a correr pro hospital cheia de dores abdominais e acabei por mudar de médico porque o meu continuava a dizer que estava tudo bem.
      Foi-me então diagnosticado ovarios poliquisticos e endometriose.
      Fui operada e ainda se tentou um ciclo com dufine (o indutor de ovulação mais conhecido).
      Acabei por ter de fazer uma icsi e no privado porque não tinha consições para esperar pelo publico.
      Fui então à clinica do Prof. Alberto Barros e aí realizei mais alguns exames e o marido fez o espernograma.
      Fizemos então a icsi e hoje tenho um menino lindo!

      Quanto ao teu caso...és nova mas se já sabes que não fazes ovulação para quê esperar mais? E sim, acho que o teu marido também deverá fazer o espermograma porque se não normal só mesmo um milagre vos ajudará a engravidar.
      Quanto a valores...depende do sistema de saude que tiveres, do tratamento que fizeres e de onde fizeres.
      Se procurares na net a página da clinica do Prof. Alberto Barros poderás ver a tabela de preços e ficas com uma ideia.

      Espero ter ajudado...se precisares de mais alguma coisa manda pm (serei mais rapida a responder)!

      E boa sorte

      Comentar


      • #4
        Obrigada pelas vossas respostas!

        Obrigada pelas vossas respostas e por partilharem as vossas experiencias!

        Achei um bocadinho ridiculo a justificacao de que "como sou muito nova, tenho tempo"!
        Quer dizer... nao sou propriamente uma adolescente de 16 anos!!!
        Tenho a idade em que a maioria das pessoas comeca a pensar ter o seu primeiro anjinho!
        Depois e o facto de nao mandarem o meu marido fazer exames... e no minimo ridiculo!!!
        Mas por ca para ir a uma clinica de infertilidade privada os precos rondam quase £200 so para a primeira consulta, e cerca de £100 a £150 por cada exame. Fora o preco das seguintes consultas e custo do tratamento em si. Claro que havera clinicas mais baratas, mas na minha opiniao, e tendo em conta que e um assunto tao delicado, ja que tenho que pagar (e que nunca e barato) entao prefiro pagar mais e ir a uma clinica mais "bem estabelecida"...

        Depois tambem nao ajuda o facto de nao haver explicacoes... acompanhamento!
        Nao nascemos ensinados... se quisesse ser medica tinha estudado medicina!
        Tudo o que sei (que admito e muito pouco) limita-se ao que encontro em pesquisas na net!!!

        Enfim... sinto-me um bocado perdida sem saber para que lado me virar!

        Obrigada por partilharem as vossas historias, ja deu para ter mais ou menos umas "luzes"!
        Aguardo ansiosamente que o meu milagre aconteca!
        *** Vem depressa estrelinha, estamos a tua espera***


        Visitem o nosso cantinho (meu segundo sonho tornado real):
        www.weddingthemedecor.webs.com e www.weddingtheme.webs.com
        Temos tudo para casamentos, baptizados, festas e noivas!

        Comentar


        • #5
          Deixa mesmo mais mossa do que as pessoas pensam!
          Sem duvida que as pessoas tendem de alguma forma a "minimizar" o que sentimos!
          Nao e facil "digerir" este tipo de informacao!
          Nao passa, e amanha ja esta tudo bem... nao e algo que ponhas de lado!
          Mas parece que as pessoas a nossa volta tem alguma dificuldade em entender isso!

          Ser mae e algo natural... algo que e teu por direito... que e certo na tua vida... algo com que sonhas e esperar a vida inteira!
          Quando um dia te dizem que nao e assim... que nao e um dado adquirido... que podes nunca vir a se-lo...
          Passa a ser uma dadiva, um milagre... tudo aquilo que mais desejas!
          Mas infelizmente parece que as pessoas a tua volta tem "dificuldade" em entender isso!
          Aguardo ansiosamente que o meu milagre aconteca!
          *** Vem depressa estrelinha, estamos a tua espera***


          Visitem o nosso cantinho (meu segundo sonho tornado real):
          www.weddingthemedecor.webs.com e www.weddingtheme.webs.com
          Temos tudo para casamentos, baptizados, festas e noivas!

          Comentar


          • #6
            Olá!

            Registei-me neste fórum de propósito para responder à tua mensagem :-)

            Concordo com as duas "colegas" nessa questão do tempo - se já sabes que há alguma coisa que não está a correr como devia, esperar para quê? Por um acaso da sorte?

            Tenho 35 anos e em Fevereiro de 2010 fui falar com a minha médica porque queríamos começar a tentar. Como eu tomava a pílula há muitos anos, ela explicou-me que das duas umas - era logo tiro e queda nos primeiros dois meses, ou então tornava-se mais difícil: eu que aparecesse lá em Setembro, com novidades. Nesse Verão, apercebi-me que o meu período estava irregular mas atribui tudo a um reajustamento do corpo ao fim de tantos anos de Diane. Nessa consulta e após eu lhe mostrar o calendário de menstruação que tinha feito, ela fez-me o exame e diagosticou-me com ovários policísticos e avisou-me logo: é mais difícil mas não é impossível, eu que tivesse calma, nada de ir para a net ver histórias de horror! E o que é que eu fiz? :-) Fui para a net, claro!!! Só te posso dizer que foi uma viagem de montanha russa, lágrimas, esperança, frustração, esperança, negação, esperança, aceitação, esperança. Li história de meninas que andaram empatadas pelos médicos durante anos em ciclos intermináveis de Dufine, outras que tinham conseguido logo no primeiro ciclo. Descobri que uma colega minha foi um desses casos, seguida por uma má médica que a fez perder 4 anos por não lhe dar a forma correcta de tomar esse medicamento, e que assim que mudou de médico, ainda com o Dufine, engravidou logo de seguida. Descobri que cada caso é um caso e que cada uma de nós é diferente da outra, e que mesmo nas situações mais difíceis, há sempre um caso de sucesso e perseverança, e sempre acreditei que isso ia acontecer comigo, mesmo quando tinha aquela vozinha derrotista cá dentro que me dizia para não ter muitas esperanças porque nunca se sabia.

            Vivi dois anos em Inglaterra e felizmente nunca precisei de ir ao médico, mas lembro-me que na altura, pouco depois de me darem o NIN, recebi em casa uma carta com uma lista de postos médicos da minha área de residência para eu escolher o meu GP. Tu não podes pedir para alterarem o teu? Se não tens empatia com essa médica, e tiveres essa possibilidade, talvez devesses tentar, é tão útil nestas alturas sabermos que quem está sentada do outro lado da secretária está com a gente nesta luta e disponível para ouvir e para responder até mesmo aos receios mais disparatados...

            Eu cá fui acompanhda no privado, essencialmente por causa da maior facilidade de acesso aos tratamentos e por causa dos tempos de espera mais reduzidos, mas não fica barato. Depois da minha ginecologista ter decidido, ao 4º ciclo de Dufine e Pregnyl, que não me ia fazer perder mais tempo, disse-me para entrar em contacto com a Dra. Ana Paula Soares da Clifer, em Lisboa. Ela examinou-me, confirmou que os meus ovários não tinham lá assim muita vontade de produzir ovoluzinhos, disse-me para perder peso também (o excesso não torna nada impossível, torna é mais difícil) e mandou-me fazer uma histerossalpingografia e um espermograma para o meu marido. Com ele tudo ok, a minha histero também mostrou que nas trompas tudo bem, e então iniciou-me num tratamento de Gonal e Pregnyl, auxiliada por Utrogestan. Fiz um ciclo de Gonal a 75ml - todas as noitas dava uma picadazinha na barriga e ao fim de 10 dias dei a injecção de Pregnyl. E tomo um Utrogestan como óvulo todos os dias de manhã, e dois como comprimidos à noite. Resultado? O nosso júnior já tem 9 semanas! :-)

            Quanto a custos, no privado não é barato - só tive esta possibilidade porque, além do seguro que o meu empregador me dá, que não é grande coisa e cobre pouco, o meu marido uns meses antes disto tudo passou a ter acesso ao SAMS. Para teres uma ideia - cada consulta na Clifer saíu a 100 euros a primeira, 80 as seguintes, e 60 cada eco. O espermograma era cerca de 15 euros, numa clínica pediram-me mais de 400 euros pela histero. Não sei a quanto ficaria o Gonal com receita pelo público, mas cada embalagem tinha preço de 149 euros. Como vês, aqui é para quem pode, não para quem quer, e muitas vezes à noite agradeci em silêncio a sorte que tivemos com esta história dos SAMS, e que apesar disso, quando vierem as cartinhas dos reembolsos e nós virmos quanto nos vai calhar a nós pagar (porque ainda acho que estão para vir), se não conseguissemos agora e andássemos anos, se nos íamos conseguir aguentar com estes custos. Pesa-me o coração quando penso nas meninas que não têm esta possibilidade, ainda por cima com os cortes nas comparticipações na área da infertilidade que se aproximam... :-(

            Desculpa também o testamento :-) e não deixes que alguém sem sensibilidade se atravesse no caminho dos teus desejos. Não te assustes, não vale a pena, lembra-te que cada caso é um caso, precisas é do acompanhamento certo. Sei que tive sorte e estava à espera que fosse mais difícil, mas depois de ler tantas histórias de sucesso, comecei a acreditar que era só uma questão de tempo - e sou 10 anos mais velha que tu! Tenta outra médica, outro sítio, vai sorrindo sempre e acreditando, porque daqui a uns tempos estás aqui a dar-nos a nós a grande novidade!

            Good luck! :-))))))))))))

            Comentar


            • #7
              amfr, foi um óptimo testemunho! Fico muito feliz pelo teu positivo, por saber que mais uma colega de luta conseguiu alcançar a tão almejada gravidez. Que tudo corra bem, é tudo o que desejamos agora.

              O Nosso Tema: como tens andado? Beijocas!

              Comentar


              • #8
                Obrigada Sugarpops! Vou à médica na segunda feira e dia 29 tenho a eco das 12 semanas. Se correr tudo bem já vamos poder contar a novidade à família e amigos Fingers crossed!

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X