Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Fico triste...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Fico triste...

    Olá, meninas!



    Hoje venho aqui desabafar um pouco, pois ando um pouco triste com este país e esta sociedade...

    No Sábado comemorou-se o Dia Mundial do Aleitamento Materno e nos noticiários que vi não se falou nem uma vez no assunto, vi duas notícias apenas nos jornais de 6ªfeira, mas mesmo assim ficaram muito áquem das expectativas e este foi o culminar de algumas desilusões que tenho tido... Acho realmente que o nosso país pouco ou nada faz pela amamentação... Eu recebo tantas notícias de outros países com campanhas de informação e incentivo e aqui não vejo quase nada... Estava mesmo à espera de uma notíciazita e quando não deu nada fiquei mesmo tristinha! É um tema que merece tanto uma "Grande Reportagem" mas optaram por repetir o tema dos partos em casa (nem percebi bem porquê...) e nem anunciaram a data em nenhum dos telejornais (pelo menos nos que consegui ver) e dão tanta notícia fútil e desnecessária que de certeza que tinham um espacinho para falar sobre isso!



    Já não bastava a BABS ter descoberto aquela tal pós-graduação e o patrocínio da MILUPA no site da neonatologia, e agora ainda mais esta...

    Acreditem que fico em baixo, sinto que estamos a remar contra a maré! Sei que já ajudei muitas mães, mas cada vez que vou na rua e vejo um bebé a beber LA (e nesta semana que tive de férias vi muitos) e cada vez que alguém vê o meu filho a mamar e me diz com a maior admiração "mas ele ainda mama?!?" fico mesmo revoltada, sinto-me uma anormal...



    Esta semana saiu um alerta da DGS com algumas recomendações para o aleitamento materno exclusivo por causa da gripe A e eu pergunto-me, mas porque é que só se lembram de insistir quando há situações deste género, porque é que continuam a aparecer tantas mães com LA recomendado por pediatras, sem o mínimo esforço para ajudar na amamentação, porque é que continua a haver tanta informação errada?!?



    Desculpem o desabafo, mas há coisas que não consigo compreender, e que me revoltam, e como aqui neste cantinho muitas das mamãs percebem o que quero dizer com este desabafo, achei que era o melhor sítio para desabafar!



    Jocas a todas e espero que me compreendam!
    Patrícia Paiva
    - Educadora Perinatal
    - Conselheira em Aleitamento Materno
    - Professora Ginástica para Bebés

    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

  • #2
    RE: Fico triste...

    Olá APPM



    sabes que ainda nesta semana tive um desabafo parecido com a BABS. Quer dizer, o mesmo sentimento: o de querer tanto que uma coisa boa como a amamentação seja conhecida e boa para o maior número possível de pessoas, mas sentir precisamente que se está a remar contra a maré e que as pessoas olham como se quem defende a amamentação fosse um bocadinho "lunático", às vezes até fanático ou fundamentalista, ou fora deste mundo.



    Também eu fiquei à espera de ver qualquer coisa na tv, nem que fosse um lembrete daqueles pequeninos da Sic, mas nada.



    Com a minha tão grande alegria de ter ganho o passatempo contei a quem me quer bem. A resposta que mais me animou o dia, tanto como o prémio, foi a da minha mãe, que vive a uma hora de caminho de mim: "ganhaste porque hoje é o dia da amamentação!", disse. Que feliz fiquei por alguém saber disso! Ela tinha ouvido na radio logo de manhã. E muita mais gente ouviu, certamente!



    Queria só dizer-te que não estás a remar contra a maré. Todos os dias, ao ajudares alguém, estás a lançar uma pedrinha no lago que vai fazendo muitas ondas. Quando chegam à margem até já podem ir fraquinhas, mas entretanto outras pessoas que ajudaste também já lançaram a sua pedra. A mensagem está a passar, acredita! Lentamente, mas está! Ou muitas das mães deste fórum não quisessem já seguir os teus passos e tornar-se conselheiras e assim ajudar mais alguém. Também eu queria. Vou ver se consigo.



    Muitos bj!

    Comentar


    • #3
      RE: Fico triste...

      APPM:Nao fiques triste!!No mundo em que vivemos nem sempre é facil passar a mensagem que a amamentação é de extrema importancia e é benefica tanto para a mae como para o bebé mas acredito que aos poucos a "coisa" vá mudando, embora com passinhos curtos, muito curtos, como os do meu filhote!



      Eu nao consegui ir alem dos 2 meses e custa-me ver maes a desperdiçar literalmente o seu leite para darem LA por razoes que nem digo porque ja as conheces, melhor que eu, mas acredita que muitas sabem o valor da amamentação, esta ate esta relativamente estabelecida mas a vontade de tornar o bebé "independente" da mama da mãe é maior.



      Dos 3 casos que conheci e ajudei com os vossos ensinamentos o da minha nutricionista (a quem acabei or oferecer o livro que vos encomendei e agora tenho que encomendar um para mim pois o meu namorido está curioso para ler e assim aproveito para ele se inteirar ainda mais com o assunto!) é o que tem dado melhores frutos bebé tem 15 dias e mama em exclusivo, sem biberons, sem criticas ao peso e com muita vontade!!E quer continuar assim, para tal o piolho vai com ela para todo o lugar pq ela é quem tem "as mamas"!Fico contente por ela e pelo menino!!Ah e fiz.lhe publicidade do vosso blog!!



      Eu fui uma das maes que mudou de opinião em relação à amamentação e em muito devo-a a ti e à BABS!!Estou cada vez mais confiante para uma segunda viagem e acredito que com todas as vossas ajudas, com o vosso blog e com a vossa disponibilidade vou conseguir o que nao consegui com este meu filhote e que tenho um enorme desgosto.



      E graças a voces gostaria de me tornar conselheira, aqui faz muita, muita mas mesmo muita falta mas nao posso ir ao continente fazer o cursomas existe uma formação em e-learning (tb tive conhecimento atraves de voces) mas como agora nao estou a trabalhar nao posso paga-la mas espero faze-la ainda este ano!



      Nunca desistam de passar a mensagem!!Adoro o vosso blog!Adoro as iniciativas e espero que continuem!!



      jinhos


      (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





      Comentar


      • #4
        RE: Fico triste...

        oh mama...



        eu tb m lembrei desse dia, e tb tive atenta as noticias...mas....nada..nem 30segundos....

        e pena mesmo k n haja iniciativas por parte do governo, ou mesmo os reporteres darem esta enorme noticia....



        mas pk n envias um email pra rtp,tvi ou sic....kem sabe s eles n t respondam???vale a pena tentar



        bjk fofos

        lia, didi & pepe 7m




        Sócia n.º 8 OMS 33MESES E 21 DIAS DE MAMINHAS.. a tres!!
        "se as maes subnutridas do continente africano, conseguem amamentar seus pekenos bebes, porque sera k eu, com as condiçoes todas k tenho, NAO IREI CONSEGUIR????"

        Comentar


        • #5
          RE: Fico triste...

          Ó minha linda, não fiques assim!

          Tu fazes a diferença, sim, para muitas de nós fazes e pra mim fizeste, pois apesar de estar no silêncio, absorvi cada palavra e ensinamento teu e da Babs, em cada post da amamentação!

          Fiquei com uma confiança á prova de bala nas minhas maminhas:P, e posso dizer que até agora não fiz uma única greta!

          Imagina pois então, quantas visitantes não registadas, podes ter ajudado sem saber...

          Eu tb me sinto como se fosse olhada de uma maneira fundamentalista em relação á amamentação, e mesmo não sendo CAM, ainda no outro dia fiz o papel duma no centro de saúde, não consegui deixar de reagir á frase"leite tenho pra dar e vender, mas deve ser fraco, pq não a alimenta, foi o que me disseram no hospital"...este tipo de frases faz-me logo perder a vergonha e agir, é que fervo cá dentro

          Vá lá, não fiques assim:friends:

          Podemos ser agora "the few, the only ones, the braves" mas um dia vão-nos dar razão, ai vão,vão!!!:hehe:

          Beijoquinhas!

          [hr]

          Comentar


          • #6
            RE: Fico triste...

            Olá a todas!





            Estou prestes a ser mamã pela primeira vez do meu tesourinho - Daniel - e vou querer amamentá-lo por todas as razões e mais algumas. Só há pouco tempo me apercebi que nem sempre é fácil amamentar, mas essa é uma questão que para já não me preocupa, pois vou dar o meu melhor...

            Confesso que não sabia que tinha sido no Sábado o dia mundial do Aleitamento Materno, além de que também não vi nenhuma notícia acerca do assunto...

            O que eu vos queria dizer a todas é que a maternidade Bissaya Barreto de Coimbra (onde vou ter o Dani) é considerado um hospital amigo dos bebés, pois incentiva a amamentação... Já li aqui relatos de meninas que disseram que, quando nasceram os seus bebés, no próprio hospital / maternidade deram LA. Na MBB quem não quiser amamentar (está no seu direito) é visto como um "bicho raro". Nas aulas de ppp insistem na amamentação; por toda a maternidade estão espalhados cartazes a falar de todas as vantagens; nas consultas e as próprias enfermeiras dão sempre conselhos acerca da amamentação... Por isso não desanimem... O que interessa é termos essa orientação no "terreno"!



            Muitos beijinhos a todas



            Rita e Daniel (38s)



            O meu Bugs Bunny nasceu dia 22 de Agosto de 2009, às 23h52, com 4,300 Kg e 51,5 cm.

            Comentar


            • #7
              RE: Fico triste...

              Eu percebo (CLARO) o que a APPM diz...



              Se a amamentação fizesse alguém rico, talvez já tivessemos notícias nos jornais...



              O que me entristece é que em Portugal não temos exemplos com visibilidade!!!



              Temos todas estas mamãs que lutam pela amamentação, mas não temos visibilidade nenhuma para o país...



              No ano passado o SOS Amamentação foi ao Fátima Lopes porque eu dei a ideia e a APPM arranjou o contacto... Caso contrário, pergunto-me se alguma vez o programa tomaria essa iniciativa...

              Mas depois, uns meses mais tarde, põem no ar um programa ediondo que fala na amamentação prolongada como um crime e como fonte de problemas psicológicos... Qual dos programas teve mais impacto!?!?!?



              Sinceramente... estou a pensar em, juntamente com a APPM, pedirmos a algum produtor de video, que nos auxilie na realização de um documentário... que seja bastante informativo e apelador...



              Em breve terão notícias nossas!!



              Bjs

              BABS

              Comentar


              • #8
                RE: Fico triste...

                Meninas....



                é por vossa causa que ainda amamento e contra tudo e contra todos... e é por vossa causa que defendo a amamentaçao acerrimamente. Mas tenho visto em todos os bebes de amigas minhas que têm nascvido que estes ja saem dop hospital a beber suplemento... os medicos e enfermeiras dizem sempre que o bebe tem fome e pumba.... suplemento!



                Primeiro que tudo ha que formar os medicos e enfermeiras....



                O meu filhote tem 16 meses.... é um maroto e ja aponta pras mamas e diz mama.... qd se deita ao meu lado eu tenho de estar sempre despida da cintura pra cima pra ele poder mamar á vontade ou entao ficar la a mexer com as maozitas... é mamodependente... mas é tao lindo tao lindo, que apesar de andar a tentar engravidar 2ª vez e toda a gente me dizer que a amamentar é mais dificil, nao consigo deixar! eui tb estou viciada





                beijos
                Madrilhada:Minha querida companheira de viagem BEBEBACH;
                Madrinha: joe&xande&babs

                Comentar


                • #9
                  RE: Fico triste...

                  Não desanimes, querida.

                  Primeiro que tudo, recebi o teu sms no sábado e agradeço-te imenso porque fiquei toda babada. Disse ao meu marido o que recebi e ele respondeu "Então é o teu dia. Parabéns"

                  Depois, só tenho de vos agradecer aqui no fórum. Na gravidez informei-me bem e agora a minha princesa tem 3 mesinhos feitos ontem e está grande e linda. Ontem foi o baptizado dela e toda a gente estava super admirada por ela estar tão grande, tão linda e tão esperta. E tudo com a maminha da mama.

                  Apesar de ouvir imensa gente a dizer que ela está quase a começar as sopas, lá meto a cassete e explico que se tudo correr bem só começa aos 6 meses. E tenciono meter a cassete as vezes que forem precisas.

                  Até perguntei ao meu marido se queria que eu tirasse leite com a bomba para lhe dar, para ele participar mas ele disse logo que não, leitinho é com a mamã
                  2 filhotes lindos

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Fico triste...

                    Querida não desanimes!

                    A pouco e pouco havemos de lá chegar!

                    Eu sou uma mamã que provavelmente ainda amamenta graças a este forum! Acho que se não fosse por todos os ensinamentos que aqui li, e por toda esta troca de experiências nunca teria chegado tão longe!

                    É aqui que não me sinto uma ave rara!

                    Aliás na minha família já ninguém se mete neste assunto! lol Já desistiram de opinar! lol






                    Positivo a 15 de dezembro! - Gravidez não evolutiva (24 de janeiro de 2013)

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Fico triste...

                      Olá a todas:



                      Fiquei a saber que no dia 1 era o dia da amamentação através de vocês (do passatempo que estão a promover), mas quando comentei com a cara metade, ele já sabia! Ficámos à espera de uma reportagem em todos os telejornais, mas nada... fiquei surpreendidíssima! Como é possível que uma data desta envergadura não tenha qualquer visibilidade?!



                      Sou mãe de um Miguel que completou 3 meses precisamente no dia 1, e o qual amamento em exclusivo, e espero que por MUITOOOOOOO tempo! Tive um bom acompanhamento na maternidade (Hosp. Santa Maria), pois apesar do meu bebé custar a pegar na mama (pois os mamilos invertem e são pequenos) e depois adormecer e mamar pouco, elas foram impecáveis e nunca desistiram de nós e de nos incentivar.

                      Para além disso, o nosso pediatra (sim, porque o pediatra dele foi o meu pediatra e do meu irmão) é um grande apoiante da amamentação, diz que somos as melhores "cozinheiras" que eles podem ter, e que é para aproveitar ao máximo. Mesmo apesar do bebé estar a aumentar pouco de peso (ainda só tem 4,500kg), não fica a chorar com fome e mama quando quer e durante quanto tempo quer, pelo que o pediatra diz que se ele não se queixa com fome e vai aumentando (mesmo que seja pouco de cada vez), que é para continuarmos. O único senão é que não consigo deixar de usar os mamilos de silicone...

                      A minha mãe e o meu marido sempre me apoiaram nesta decisão de amamentar, ao contrário da sogra que dizia sempre que o leite deve ser fraco, pois ele não engorda...



                      Defendo sempre que a amamentação é o melhor, e já reencaminhei muita gente para o vosso blog, onde encontrei muitas informações úteis. Espero que continuem com o óptimo trabalho que efectuam, pois ajudam muita gente. Pode ser que daqui a um tempo (esperemos que curto), a mentalidade em Portugal mude, e a amamentação não seja vista como um "bicho de sete cabeças".


                      Comentar


                      • #12
                        RE: Fico triste...

                        E se não bastasse tudo aquilo que já te escreveram aqui, torno a reforçar..



                        O teu trabalho tem sido impressionante, és uma referÊncia para mim neste Forum e o vosso site já foi recomendado por mim inúmeras vezes (até em Itália a minha cunhada o consultou).

                        Não me parece que seja em vão, há muitas mães que acatam os teus conselhos e que procuram a informação que tu dispões..

                        É no entanto frustrante que, a nível nacional, não se reflicta de forma mais expressiva...Mas tu sabes que nós não conseguimos mudar tudo de uma vez...tem que ser aos poucos, uma mãe de cada vez.

                        Quando as mamãs metem na cabeça que o LA é o mais indicado, seja por indicação do pediatra ou por iniciativa propria fica difícil convencê-las do contrário...e os bébés não falam!!!

                        Aliás tenho a certeza que se os bébés falassem as coisas estariam mais evoluidas, tanto ao nível da amamentação como dos partos...



                        Que te passe depressa e que reconheças que, mesmo que o faças por um bébé, já vale a pena o esforço.



                        Um beijinho!

                        JB

                        Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                        Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Fico triste...

                          Obrigado a todas pelas vossas respostas! Realmente nunca pensei sequer em desistir de ajudar outras mamãs, porque o faço com muito gosto e mesmo que fosse apenas por um bebé, sei que já tinha feito alguma diferença!



                          Mas é realmente triste ver outros países já tão evoluídos nestas questões de sensibilização, e nós sempre atrasados em tudo. Quando é em tecnologia e gastar dinheiro somos os primeiros, mas quando é para sensibilizar as pessoas para que as coisas melhorem, deixamos sempre muito a desejar... Como disse a BABS, se a amamentação desse dinheiro a alguém de certeza que estariamos muito melhor, mas lá está, a amamentação não dá ganhos ao Estado e logo não se preocupam muito com isso! Mas acreditem que estava mesmo à espera de ver uma notícia, por mais pequena que fosse a falar sobre a amamentação, e quando não vi nada, fiquei desiludida, o problema é ainda criar ilusões, se calhar o melhor é mexermo-nos nós mesmo, pois senão nada aparece feito!



                          Jocas a todas e mais uma vez obrigado pelas vossas palavras!
                          Patrícia Paiva
                          - Educadora Perinatal
                          - Conselheira em Aleitamento Materno
                          - Professora Ginástica para Bebés

                          BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Fico triste...

                            APPM



                            Nem de propósito tive esse conversa com a BABS o outro dia. É incrível uma pós-graduação sobre alimentação pediátrica com 30 minutos dedicados ao Aleitamento Materno (mas também em 10 horas, o que seria de esperar?!?:crazy. E o dinheiro que se gasta em publicidade para o LA e com o LM não se faz nada!!! não está por aí nenhuma publicitária para fazermos um campanha a favor do aleitamento materno??



                            O teu trabalho, e da BABS, aqui no fórum e no blog merecia uma medalha por interesse, persistência, carolice, amor à camisola e muitas outras coisas positivas. Continuem assim. Como alguém atrás já disse é uma pedrinha no lago. Daqui a algum tempo veremos mais pedras que água! É fácil perder as forças mas é melhor continuar.



                            Acho que faz falta alguém com iniciativa como vocês as duas. O outro dia não andava por aqui uma jornalista que queria saber "como tinham tratado mal as mães na maternidade"? então temos de lhe pedir para fazer uma reportagem sobre a amamentação. Mas olha, não faz mal, vamos muito a tempo. A semana europeia do aleitamento materno é em Outubro temos tempo para chatear todos os jornalistas, jornais, rádios e televisões a chamar a atenção para o Aleitamento Materno, pode ser que alguém lhe pegue.



                            Força, vamos continuar a incentivar a amamentação



                            Beijinhos grandes



                            Joana


                            Comentar


                            • #15
                              RE: Fico triste...

                              Obrigado Joo!



                              Em relação à publicidade, lembrei-me agora que saiu recentemente um anúncio espanhol a incentivar ao Aleitamento Materno, estava LINDO!



                              Tenho realmente pena que cá não se faça disso, andamos sempre atrás dos outros... GRRRR



                              Jocas
                              Patrícia Paiva
                              - Educadora Perinatal
                              - Conselheira em Aleitamento Materno
                              - Professora Ginástica para Bebés

                              BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X