Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

É possivel acabar com o suplemento?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Suma

    Andas a pedi-las???
    Que é isso?
    Pois pois, leite fraco, pouco leite, já parecem o outro....

    Comentar


    • #17
      Ola!

      Sim toletixa os bicos interferem na pega e nao sao recomendados, devendo evitar-se o seu uso. nao os leves para a maternidade.
      nesses primeiros dias vigia a pega do bebe e corrige-a se necessario para nao teres problemas de gretas. se conseguires optimo esquece os bicos. Na eventualidade de alguma coisa correr menos bem e tiveres gretas (o que so vais ver em casa depois de uns dias) logo avalias se precisas de recorrer aos bicos de silicone para dar tempo aos mamilos para recuperarem. Mas sempre como uma soluçao transitoria, de recurso, so por uns dias, que é para isso que eles servem!

      A xuxa ja sabes nada de oferecer no primeiro mes (ou mais) porque se corre mal sao os teus mamilos os primeiros a sofrer.

      Beijinhos
      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #18
        Já agora, aproveitando que andam aqui muitas mamãs experientes... Eu não sou muito amante de água e na altura não bebia muito... Esse facto também pode ter ajudado a que a minha filha até mamasse bem, mas que saisse pouco leite, certo? Até quando eu tirava à bomba, o maximo que consegui tirar foram uns 60ml...
        Ultima edição por Rojão; 02-02-2011, 15:55.




        Realizando os meus sonhos...

        Comentar


        • #19
          Sim, deves beber pelo menos litro e meio de água.
          mas é preciso ver que o teu corpo continua a produzir leite, mas se tem menos água sobrecarrega os rins.
          para isso não acontecer, bebes água...

          Comentar


          • #20
            toletixa se precisares de agua vais ter sede! Eu nao me obrigo a beber mais por estar a amamentar e seguramente no inverno ha dias que nem ao litro chego! Deves beber agua porque isso assegura um melhor funcionamento do ter corpo mas desde que nao desidrates nao vais deixar deter leite! Ea quantidade que se tira com a bomba nao tem nada que ver com a quantidade produzida!

            Ah e a pouco nao disse mas a minha experiencia com os bicos de silicone foi como a Dulsa reportou. Fiquei com os mamilos gretados (problemas com a pega), tinha dores e com os mamilos nao doia. Usei uma semana, as gretas cicatrizaram e fora com os mamilos insistindo numa pega correcta para nao voltar a gretar-

            Beijinhos
            Rute

            O meu parto de 14 dias
            Bebes e Mamas marcianas de 2008
            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

            Comentar


            • #21
              Não te guies muito pelo que tiravas na bomba: eu nunca me ajeitei com a dita cuja e completamos hoje 21 meses de amamentação sem beber uma gota de suplemento.
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #22
                Inserido Inicialmente por SuMa Ver Mensagem
                Marisa.

                Só duas perguntas para desvendar o misterioso caso do peso insuficiente: Davas mama de quanto em quanto tempo? Cumprias algum horário? Limitavas a duração da mamada, tipo dez minutos em cada mama?

                E outra coisa. Dizes: "...era apenas fome que ela tinha. No meu caso ate apoiaram bastante a amamentação dai que eu me tenha visto obrigada a dar-lhe papas por conta própria para lhe acalmar a fominha lol..." Quem te apoiou a amamentação? De que forma?

                E deixa-me só corrigir, assim de imediato, duas ou três coisas que dizes erradamente, não vão as mães com dúvidas pensar que é verdade:
                "e normal a tua amiga não estar muito virada a recomeçar a amamentação por ja ser tarde demais, como no meu caso" - Nunca é tarde demais. Olha que há pessoas que até quiseram amamentar mesmo não estando grávidas, para conseguirem dar mama a bebés adoptivos. Se elas conseguiram estimular tanto, qualquer mãe com o seu biológico (excepto raras excepções de saúde, por exemplo), conseguem. Qualquer mãe consegue estimular a sua produção.,

                "ou por não ter mesmo um leite bom que alimente bem o filho"... - Não há leites fracos. Por isso, garantidamente algo correu mal nesse teu processo de amamentação, mas certamente não foi o teu tipo de leite.

                e dar papas aos três meses.... nem comento.

                Se puderes responde. É sempre bom esclarecer todas as dúvidas. E deixa-me dizer-te que nem para ti é tarde demais. Podes ainda voltar à amamentação em exclusivo. Mas vamos por partes.
                BJ

                Apoiaram a amamentação, as enfermeiras do meu posto de saúde onde pesava a minha filha regularmente e onde me explicaram muita coisa inclusive o facto que tu falas de não haver leites fracos. Amamentava a minha filha de três em três horas, noite incluída até ela fazer os quatro meses...iniciei a papa uma semana nem tanto antes dela ter feito os quatro meses pois estava farta de me queixar que ela já não ganhava 200g como no inicio e que o meu peito não produzia o suficiente para a satisfazer e nunca ninguém me encorajou a dar-lhe suplemento até repararem finalmente nos números e os números apontavam para um ganho de 500g em dois meses...nas analises a urina, não acusou nada, estava bem hidratada e não havia infecções...ai sim, disseram-me que iniciasse o suplemento. Explicaram-me que deveria da sempre a mama primeiro e depois o suplemento e olhem que ela mama na mama depois ainda mama um biberão de 210ml de suplemento...de manha alias a primeira refeição é mesmo só leite da mama, insisto bastante com ela mas chega a uma altura que nem eu espremendo consigo ter sinal de leite existente. Acho que realmente talvez não tenha sido realmente bem direccionada pois tudo o que pus em pratica foram coisas que aprendi no SOS amamentação que me foi sugerido por uma amiga, o que me levou a procurar dicas na Internet foi o facto de cada enfermeira com quem eu tentava esclarecer duvidas acabava por me dar uma resposta diferente...ainda hoje não percebi bem se se deve dar de mamar dos dois peitos em cada refeição se devi dar um em cada...fiz as duas coisas no fundo, quando via que ela ficava bem com uma mama não dava da outra mas se uma esvaziasse e ela continuasse insatisfeita dava-lhe tambem a outra mama...e nao te passa pela cabeça o dilema que passei antes de decidir dar papas a minha filha, e informei-me bem...perguntei a tudo o que era mães. Tenho uma que me disse até que a filha dela ja comia papas aos 2 meses mesmo sempre acompanhada pela mama claro porque segundo ela os bebes passam fome se só tiverem a mama da mae. Claro que so dei mesmo papas a minha filha porque estava desesperada com a perda de peso e como a medica de família ou não se apercebia ou não se afligia decidi reagir. E a verdade é que a enfermeira na consulta posterior em que se "descobriu" a descida drástica de percentil até e congratulou por ter dado papa desde que tenha dado as papas certas lacteas e sem gluten...ora foi mesmo isso que fiz. Se visses que um filho teu estava a passar fome deixavas-a simplesmente aguentar-se a bronca em prol da amamentação? até porque sou totalmente a favor da amamentação, adoro dar mama a minha filha e detesto o quanto ela já nao depende tanto de mim agora que qualquer um lhe pode dar de comer...continuo a insitir em amamenta-la mas cada vez tenho menos peito, ja ha que tempos que nao sinto a subida do leite...Já ha muito tempo alias que tentava tirar leite com a bomba nem que fosse para estimular e acredites ou nao eu seguia bem as instruçoes e até podia estar ali uma hora que nao saia nem o suficiente para meter no congelador...
                E claro que é um choque para mim, afinal eu sai do hospital com tanta mas tanta produçao de leite que ate as enfermeiras se zangavam comigo mas a verdade e que nessa altura a pequena nao dava conta desse leite todo e cheguei a ter de comprar uma bomba de retirar residuos de leite so para me aliviar porque de tres em tres horas ja estavam enormes outra vez, dava mama a Lia e vai de tirar tudo o resto mesmo para o lixo...
                Agora a unica diferença é que nao produzo tanto e a medica diz que agora como esta com suplemento e a engordar melhor que nao preciso nem devo acorda-la a noite...
                Se por acaso alguem tiver algum conselho que me ajude a amaentar outra vez eu agradeço imenso mas sinceramente só as sabe quem as vive e se estivessem no meu lugar saberiam o quanto fico relutante em pensar sequer em dar novamente exclusivamente leite meu a minha filha sabendo que ela corre o risco de andar a passar mal outra vez...bebo imensa agua, comer como bem...claro que toda a gente me acusa do contrario só para ajudar a festa mas é falso e até o meu marido disse isso em meu favor a medica quando ela começou a falar que eu devia andar a comer mal com a mania das dietas a ver se acabava com o pneu que a bebe deixou e que quem acabava a perder peso era a minha filha porque eu cada vez estava mais gorda...isso são bocas que se mandem a uma pessoa? A verdade é que ela julga logo sempre o pior de mim porque a minha mae também é ou foi doente dela na gravidez dai ela ser minha medica de família, ora a minha mãe sempre fez as escolhas mais erradas a fazer no papel de mãe e acho que ela esta surpreendida de eu ainda nao ter dado a menina a alguém. Mas é injusto ela julgar-me sem me conhecer e na volta nem insistiu sei lá a pensar em quê...mas acho que ter tido uma mãe menos boa não faz de mim menos mãe alias deu-me todas as bases para o que não devo fazer...
                Espero ter explicado bem as coisas...
                Beijinhos






                http://www.youtube.com/watch?v=ma9I9VBKPiw

                http://www.youtube.com/watch?v=P3VJgkLSFws

                Comentar


                • #23
                  Inserido Inicialmente por toletixa Ver Mensagem
                  Obrigada!

                  Ai se eu tivesse este fórum há 4 anos atrás... As coisas teriam sido bem diferentes... Mas ainda vou a tempo!!
                  Uma Beijoca a todas!
                  Olá Toletixa!

                  Vais mais do que a tempo.

                  Não leves os bicos de silicone, e se for necessário alguem tos leva.

                  Põe na tua malinha um creme de lanolina pura (Lansinoh ou Purelan), discos de amamentação e um papelinho que vais fazer o favor de escrever com o telemóvel de uma CAM e com a seguinte frase: "Eu vou amamentar com sucesso o meu Duarte Pedro!" e assinas.

                  E confia em ti.

                  Se precisares de contacto de CAM pede que eu tento arranjar, se precisares de palavras de apoio diz que eu mando-te o meu telefone por PM.

                  Bebe água quando tiveres sede e come couve-flor, dizem que dá uma ajudinha na amamentação.

                  Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                  Comentar


                  • #24
                    Marisa,

                    Concerteza que tiveste a maior boa vontade para fazer o melhor pela tua filha, o azar foi terem-te aconselhado tão mal.

                    Não se amamenta em prol da amamentação, entendes? Isso é coisa de beatas (ahahah). Se o bebé mama e tem fome e não engorda é porque não mama o suficiente, logo tem que mamar mais vezes esvaziando a mama e só depois passando para a segunda. O intervalo de 3 horas nas 24 horas dá 8 mamadas diárias, parece que não foram suficientes, e ninguém a quem pediste ajuda teve o discernimento de te dizer uma conclusão tão simples.

                    Se queres amamentar mais, tens aumentar a produção... amamentado mais vezes e ir reduzindo os outros alimentos, LA e papas.

                    Há uma CAM perto de ti se quiseres ajuda para voltar ao LM exclusivo (que idade tem a tua bebé?).

                    E sê bem vinda!
                    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                    Comentar


                    • #25
                      Marisa:

                      Explicaste-te muito bem, sim senhora e por isso ficamos todas a saber o que correu mal e sabes o que foi?
                      Tal como disse a maria verde, as 3 horas de intervalo. Um bebé não deve ter horários, um bebé tem que ser amamentado em livre demanda. O que quer dizer que tanto pode fazer uma hora de intervalo, como duas,,, como 15 minutos. Sinceramente a teoria das 3 horas foi o que deu cabo da minha amamentação na minha 1ª filha, entre outros problemas... Ai e tal as 3 horas, está mal... muito mal.
                      Por isso não te informaram bem... disseram-te muitas coisas mas não o necessário.
                      Por isso a culpa não foi do leite mas sim de que o bebé não consegui crescer o suficiente com aquela quantidade de leite, só isso.

                      Não vejas as perguntas que te fizeram como um ataque pessoal.
                      isto é lido por muitas mulheres e muitas de nós estão aqui a informá-las à borla e sem quererem nada em troca.
                      mas às tantas surgem comentários que baralham as informações correctas porque também não contam a história toda ou conta sob a perspectiva de uma mãe que em sofrimento e sem informação, não sabia o que fazer.
                      E isso não é defeito, é simplesmente o que acontece.

                      bjs

                      Comentar


                      • #26
                        Olá Marisa.
                        Espero que não tenhas ficado aborrecida com as minhas perguntas. Eu expliquei que foram apenas no sentido de descobrir o que correu mal, nunca de te atacar.
                        De facto, já a Maria Verde e a Dulsa te responderam: As 3 horas de intervalo foram o erro. Repara que á semelhança dos apetites e fomes dos adultos, também os bebés não são reloginhos. Umas vezes comem menos, outras mais, umas vezes têm fome daí a uma hora, outras daí a 30 minutos. Além disso, os bebés têm uma coisa que os adultos não têm: picos de crescimento, e que os leva a, naqueles dias, quererem até muito mais vezes do que o "normal". Com isto, e se o bebé pedir leite mais vezes e em maior quantidade, a mama também irá produzir mais.
                        O que fizeste bem, parece ter sido esvaziar sempre a primeira mama antes de oferecer a segunda. Mesmo assim, não foi o suficiente. Deverias ter sempre oferecido muitas outras vezes além das três horas.
                        Nesta altura não sei há quanto tempo dás papa ou LA ou à filha. Em todo o caso, se quiseres voltar a amamentar em pleno, é seguires os dois conselhos que a Maria deu:
                        1 - consultares uma Conselheira em Aleitamento Materno, que te pode ajudar em tudo o que precisares e te dá presencialmente as melhores indicações e acompanhamento. Acredita que é possível voltar a amamentar, e bem.
                        2 - Começar sempre por oferecer a mama, várias vezes ao dia e sempre antes de qualquer outro alimento, de forma a estimulares a produção. Com o tempo irás produzir mais e reduzir os outros alimentos que dás. Como disse, não sei que quantidades dás, ou há quanto tempo, e se por isso será um processo reversível na totalidade.

                        Eu ainda acrescentaria outra nota: esquece todas as opiniões mal formadas dos que te rodeiam. Dar papa aos dois meses???? Absurdo. Só tens que ouvir a voz de uma CAM. Só ela te dá as melhores indicações, coisas que nem uma enfermeira sem formação ou um médico por vezes sabem dizer, pois não é a especialidade deles. E acalma-te. Tens aí uma enxorrada de emoções à flor da pele. Uma pessoa bem informada é uma pessoa segura de si.
                        Por isso, e em resumo, se quiseres amamentar BEM, tu irás conseguir. Se for do teu interesse, estamos cá para te ajudar também no que pudermos.
                        BJ

                        Comentar


                        • #27
                          Ora essa...

                          Porque havia de estar ofendida por me terem esclarecido quando eu não estava correcta. Acreditem ou não na altura eu até fui bastante informada a cerca de não haver leites fracos e tudo mais, de que quanto mais ela mamasse mais isto produzia... também me informaram disso, claro. Não vou estar a pôr a culpa nas enfermeiras que na minha opinião sempre foram excepcionais para comigo e com a minha filha até porque sou daquelas mãe que qualquer coisinha telefono e nunca recebi uma resposta torta como se calhar ouviria em outro qualquer Centro de Saúde aqui na minha zona e estivesse ou não a minha enfermeira de serviço havia sempre outra disponível para ajudar. Sempre me apoiaram e aconselharam e sinceramente chego a confiar mais na minha enfermeira e no que ela me diz do que no que diz a médica de família da Lia, acho que ela nem pediatra é pois sempre que desconfia de alguma coisa chama sempre as pediatras do centro para observarem, por isso vejam a minha confiança no que ela me diz, principalmente quando tudo o que diagnostica na minha bebé envolve negligência da minha parte e isso já enjoa e bastante pois não é por a minha mãe ter estado presa por posse que eu ando a fazer o mesmo alias ela sabe muito bem que eu nem fui criada coma minha mãe, não entendo como pode ela achar que eu possa vir a ser igual... Cada vez que vou uma consulta saiu de lá pior que estragada com a mulher. Só agora na ultima consulta, fui lá só para ela passar uma eco adas partes moles à minha filha e por acaso não me mandou bocas...só ainda não a mandei dar uma curva metade das vezes porque só eu sei como é difícil arranjar um bom medico de família e ela por acaso só peca nas boquinhas que nos manda quando lá vamos. Quanto a alimentar a minha filha de três em três horas é óbvio que se ela mostrasse fome no intervalo das três horas que eu não lhe negava, só vos disse de três em três horas porque normalmente como ela sempre foi muito dorminhoca eu guiava-me assim. E até me criticaram (sogras!), não foi bem critica porque nunca admiti que o fazia, mas segundo certas pessoas se metemos a mama na boca do bebe cada vez que ele chora é mimar, mas isso para mim é absurdo, estúpido. O que eu fiz, posso ter feito mal ao sei mas ao menos já não ando com um peso em cima das costas sempre com a cabeça a pensar que ela esta muito pequenina, que tem fome etc...desde que iniciei o suplemento que a bebé dorme que nem um anjinho, arrebitou bastante, agora anda sempre a palrar e a rir...não chora, chama com uns gritinhos e só começa a chorar quando demoramos muito a ir vê-la. Adorava mostrar-vos isto mas nota-se uma enorme diferença entre a minha filha amamentada exclusivamente, muito murcha e a chorar sempre muito na hora de comer pois nunca estava saciada...agora é uma paz de alma, tem quatro meses e são raras a birras (ela nunca foi muito de birras e sempre nos disseram que tivemos muita sorte com ela pois há muitos pais que deixam de poder ter uma noite descansada mal os filhotes nascem...nesse aspecto sou muito sortuda alias eu é que sempre a chateei a dormir para lhe dar mama), anda sempre a palrar, sorri para toda gente salvo quando tem soninho, faz gracinhas...epa, se calhar todos os bebes são assim, não sei mas a minha não era e desde que começou finalmente a alimentar-se com as papinhas e com o aptamil que arrebitou, e depois esta muito mais gordinha, mais bonita. Para mim ao menos saiu-me um peso de cima. Claro que sei que agora como não tenho tanto leite que ela já não esta tão imunizada com os meus anticorpos e isso tudo, vai apanhar mais constipações e tudo mais....mas ainda passo grandes bocados a dar-lhe de mamar e a insistir para ela mamar mais...curiosamente faz sempre menos birra na mama se já tiver mamado o suplemento...é que eu normalmente dou-lhe maminha, depois suplemento e no final ainda lhe dou sempre a mama mais um bocadinho nem que seja só para ela chuchar porque relaxa muito melhor na mama que com a chucha...e ela costuma fazer uma birra imensa enquanto mama ao inicio, depois mama o suplemento todo e ainda fica na mama um bom bocado a mamar, por acaso só descobri isso ontem porque meti na cabeça que ela tem de mamar mais...já me disseram que não vou a lado nenhum por empanturrar a miúda mas a verdade é que se vocês dizem que isto pode voltar a ser estimulado e voltar a produzir quero tentar...mesmo que não abdique do suplemento, isso tenho medo, desculpem...Ao menos sempre mama um pouquinho mais do meu leite. Que posso fazer mais para voltar a produzir como antes então? Sem retirar o suplemento...ou se retirar o suplemento pelo menos mantenho as papas e a sopa, não sei...mas só mama tenho medo porque não quero voltar a vê-la mal...
                          Posso dar-lhe a mama fora da hora das refeições dela, que por muito cheia que esteja a minha bebe é bastante bom garfo e nunca nega nada que lhe ponham na boquinha lol...desde ontem que tenho feito isso, se esta com mais birra e não e hora de comer em vez de suplemento dou-lhe mama, cada vez que me lembro dou-lhe mama, desde ontem , e ela mama bem até começar a fluir menos, não sei realmente o que acontece, e ela começar a chorar muito irritada... ainda não vi resultados mas suponho que também não aconteça do dia para a noite...esperava ao menos sentir aquela dorzinha aguda da subida do leite mas nem isso...já nem sei o que isso é sei lá a quanto tempo.






                          http://www.youtube.com/watch?v=ma9I9VBKPiw

                          http://www.youtube.com/watch?v=P3VJgkLSFws

                          Comentar


                          • #28
                            Marisa dizes que a tua filha tem 4 meses? Pois e facto as papas e a sopa nao estao ai a fazer nada, mas pronto eu entendo a tua insegurança em queres ter uma bengala. No entanto devia spelo menso optar por uma delas nao faz sentido tao pequenina a tua filha ja ter duas refeiçoes com solidos por dia. Podes dar sopa um dia e papa outro dia. Podes so dar quando sentes que tem fome... enfim devias reduzir a quantidade...

                            Eu acredito que o debater-se com a mama que dizes que a tua filha tem é porque na mama da mais trabalho extrair o leite que num biberao. Logo para resolveres isso o ideal seria deixares o biberao por algum tempo e dar o suplemento usando outro metodo. Tambem ajuda muito se deres mama quando ela ainda tem menos fome para nao estar tao impaciente, assim como fazeres calor e massagem antes de dares mama para o leite descer mais depressa.

                            Mas nao tenhas ilusoes que para aumentar a produçao e dar mais mama e menos de outras coisas tens de dar mama, muita mama. Sempre! E so dar outras coisas se mama nao chegar. Nao tens que dar suplemento/solidos sempre. So se for preciso. Nao queremos que fique com fome mas tamnem bao queremos que fique demaseado satisfeita e so volte a comer dai a muitas horas. Queremso que antes das 3 horas (melhor 2) volte a ter fome. Assim volta a mamar e esse estimulo extra ajuda a tua produçao Ou seja faz refeiçoes mais pequenas mas mais refeiçoes por dia. È uma seca mas resulta e depois os intervalos vao voltar a aumentar naturalmente, sendo irregulares (numas alturas do dia faz pequenas refeiçoes mais proximas e noutras intervalos grandes).

                            O solidos nunca devem substituir a mama! Das mama e depois se queres a sopa. Mas sempre mama primeiro e depois outra vez se quiseres. O leite é o primcipal alimento dels ate ao ano de idade (ate aos 6 meses ate pode ser o unico e se é LM é recomendado que assim seja).

                            Vais muito a tempo de aumentar a quantidade de leite materno que a tua filha toma e acreditares nisso é meio caminho andado!

                            Beijinhos
                            Rute

                            O meu parto de 14 dias
                            Bebes e Mamas marcianas de 2008
                            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                            Comentar


                            • #29
                              Obrigado a todas....

                              Obrigado pelas dicas, vou começar a po-las em pratica a ver no que dá. Mas quanto a sopa e a papa a pediatra no hospital é que receitou mesmo....disse que era muito duas papas ao dia como eu dava e mandou-me dar ao almoço a sopa e ao jantar a papa e todas as outras refeições eram mama e suplemento...só lhe dei a papa por conta própria, a sopa já foi a médica que mandou mesmo...
                              Seja como for amanha na consulta falo-lhe disto e vejo com ela se posso tirar assim a sopa e isso nem que seja só durante um tempo para ver a reacção a ver se ela não perde peso...a ver o que ela me diz.
                              E olhem por acaso não referi mas não foi por mal...o facto de ser fumadora ajuda a que isto aconteça? é que fumo embora pouco fumo...não consigo menos que três cigarros por dia ainda...consegui chegar ai de uma maço por dia quando engravidei, as medicas e enfermeiras meteram na cabeça que eu tinha de deixar de fumar, não conseguiram mas deram-me tanto no juízo que passei de uma maço para tres cigarros por dia.






                              http://www.youtube.com/watch?v=ma9I9VBKPiw

                              http://www.youtube.com/watch?v=P3VJgkLSFws

                              Comentar


                              • #30
                                Marisa:

                                Eu tive de começar as sopas aos 4,5 meses. nesse mês a minha filha não aumentou nem um grama, por isso aos 5,5 meses ela começou a comer uma refeição de sopa e outra de papa. No entanto, uma coisa que ainda faço hoje e que recebe muitas críticas é dar a mama depois de ela comer. Agora não dou sempre, porque ela já come bem e tem 21 meses. mas enquanto ela era pequenina mamava sempre depois das refeições. Até me gozavam a dizer que era o cafézito dela. Muitas vezes ela mamava como se nem tivesse almoçado, e assim é que deve ser.
                                Outra coisa, eu deixei de sentir a subida do leite pelos 2 ou 3 meses. Só se ela estivesse muito tempo sem mamar é que sentia. Por isso, não te preocupes por não sentires nada. Aliás, a minha filha ainda mama umas 3 vezes por dia, pelo menos, e não sinto rigorosamente nada nas mamas, a menos que esteja longe dela umas 12 horas.
                                Quanto a fumares, tens de ter noção que a bebé pode ter pouco peso precisamente por isso. Do que sei, os bebés de mães fumadoras nascem mais pequeninos. Por ainda fumares, com todos os riscos que isso acarreta para ela, é mais um motivo para manteres a amamentação.
                                2 filhotes lindos

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X