Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Amamentar aos 42 anos com Adenoma Fibroso

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Amamentar aos 42 anos com Adenoma Fibroso

    Boa tarde, tenho uma bebé com 4 meses á qual estou a amamentar em exclusivo e em livre demanda. Entretanto como detectei um caroço na mama esquerda fiz uma eco-mamaria, onde foi detectado um adenoma fibroso, hoje em consulta com a minha ginecologista foram-me detectados outros dois. A minha ginecologista (que pelo que eu tenho percebido é contra a amamentação, diz que isso é para as mulheres africanas, e para as pobres) disse-me que tenho que deixar de amamentar no máximo até a bebé fazer os 6 meses, pois quer que eu faça mamografia para despiste 3 meses após parar de amamentar. Eu não quero deixar de amamentar. mas tambem não quero correr riscos, estou muito indecisa pois não quero fazer nada que prejudique a minha bebé, as mulheres sempre amamentaram (até á umas décadas atrás....) tivessem a idade que tivessem...a minha avó teve bebés até ser fértil e amamentou-os a todos. será que me podem ajudar na minha pesquisa, uma vez que a minha médica é tão radical em relação a este assunto?

  • #2
    Olá!

    Linda, não tenho conhecimentos cientificos que te possam ajudar, mas posso dar-te um conselho: Muda de ginecologista!! Pede uma 2ª opinião! Se realmente for preciso deixares de amamentar, a ginecologista terá de explicar o porquê e não criticar-te!!
    Hão-de vir aqui mamãs mais bem informadas que eu ajudar-te, mas em todo caso, não perdes nada em mudar de GO, pois essa deve ser rica e estupida para ser contra a amamentação! E já agora, as mulheres africanas devem pertencer a um nivel inferior do ser humano, não?? Comentários desses vindos de uma profissional de saude, dispensavam-se!!

    Boa sorte e que tudo te corra bem!!




    Realizando os meus sonhos...

    Comentar


    • #3
      Olá!

      Infelizmente não te posso ajudar muito pois não sei se neste caso a amamentação é ou não contra-indicada.
      Acho que para teres uma opinião fiável deves: 1) contactar o SOS amamentação; 2) contactar uma conselheira de amamentação e 3) contactar / consultar outro ginecologista.

      Parece muito radical mas se a tua médica é contra a amamentação e tu tens um problema acrescido então mais contra a amamentação ela será. Desse modo parece-me que o mais correcto a fazer é contactar um profissional de saúde que te possa esclarecer sem parcialidades.

      Penso que é muito importante a tua saúde e portanto acho que não deves descurar este problema. De qualquer modo se te mantivesses com a mesma médica ela não te iria largar até tu deixares de amamentar.

      Tenho ideia que a amamentação só faz bem a este tipo de problemas mas posso estar errada pois a amamentação mexe também a nível hormonal e essas diferenças hormonais podem não ser benéficas para o teu problema. Digo eu de cor.....

      Comentar


      • #4
        Olá outra vez!!

        Vê este testemunho: http://mamaeantenada.blogspot.com/p/...amentacao.html

        Comentar


        • #5
          Obrigada á duas pelas respostas. Já mandei e-mail para o SOS Amamentação, espero resposta...tudo farei para não desmamar a minha bebé, para mim o natural é amamentar (esta é a minha 3ª bebé...só não consegui amamentar a 1ª por falta de experiência, e claro, falta de apoio e muita informação errada, o 2º amamentei até aos 28 meses...graças ao apoio que me foi dado pelo SOS Amamentação), quanto a pedir 2ª opinião, de facto é uma excelente ideia..ainda não me tinha ocorrido rsrsr gosto muito desta medica apesar das ideias um tanto ou quanto retrogradas dela (sim..já na gravidez tudo ia correr pior para mim por causa da idade..resultado:gravidez EXCELENTE...Parto...ESPECTACULAR). Deixando a medica de parte rsrsr, vou repetir a eco-mamária e nessa altura consoante o resultado vou procurar outra médica (aceitam-se contactos). Entretanto pode ser que o tópico seja lido por alguém que tenha informação em relação a este assunto, ou conheça algum caso semelhante

          Comentar


          • #6
            Ah...e se eu escrevesse o resto dos comentários que a médica me fez, vocês mandavam as mãos á cabeça rsrsrsr

            Comentar


            • #7
              Olá,

              Eu tinha e devo ter ainda fibroadenomas, não sei como evoluiram porque tenho estado a amamentar e nos últimos 6 anos não fiz nem eco nem mamografia. Sou acompanhada por GO e nunca se levantou essa questão de não poder amamentar.

              A minha GO também amamentou, assim entendemo-nos melhor.

              Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por toletixa Ver Mensagem
                E já agora, as mulheres africanas devem pertencer a um nivel inferior do ser humano, não?? Comentários desses vindos de uma profissional de saude, dispensavam-se!!
                Subscrevo!

                Se há mães cheias de sabedoria no maternar dos filhos são as mães africanas.

                Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                Comentar


                • #9
                  Olá BekaBeka,

                  olha: eu faria o que a minha médica diz.

                  Não sei em que contexto ela te disse que amamentar é para mulheres africanas e para mulheres pobres. No início também achei revoltante, mas admito que ela não se tenha explicado da melhor forma. Se for a questão da amamentação até aos 2 a 4 anos da criança, sim, em alguns países africanos com muitas carências alimentares e falta de água potável em abundância trata-se MESMO uma questão de sobrevivência da criança, pois é esse leite que colmata as carencias de alimentação e hidratação. Na nossa sociedade não é uma questão de vida ou morte para a criança. Nem sempre os médicos estão em condições de ter toda calma para explicar tudo direitinho e nem sempre as coisas saiem da melhor forma, mas não devemos desvaloriza-las por isso.

                  Se tens uma forte convicção e muito gosto em amamentar a tua criança até mais tarde, concordo que peças uma segunda opinião a outra médica, embora também devas ter presente que a tua médica é que tem todo o teu historial.
                  Não faço a menor ideia do que é que tu tens ou não em termos médicos. A única coisa que me apercebi é que - nesta fase (pós gravidez) - as médicas ficam bem mais nervosas quanto às alterações no peito. Outra leiga como eu explicou-me que isto se deve ao facto de na ocorrência de uma alteração preocupante nesta fase, os problemas evoluem mais rapidamente e por isso há menos tempo para agir. Vale o que vale, mas eu não desvalorizava a opinião profissional da médica. Comigo, se a minha médica considera que preciso de um exame, ela é que manda. No geral acho a minha médica muito cautelosa, até bem mais cautelosa que outras que por vezes se apanham nos serviços, e sinceramente, prefiro que seja assim! Acho que deves pensar se é nela e na forma dela trabalhar que confias, porque médicas mais e menos cautelosas, vais encontrar de certeza. Mas devemos trabalhar com aqueles que merecem a nossa confiança.
                  Na minha opinião, a saúde e bem estar da mãe (ausência de doenças) são o factor mais crítico para os nossos meninos. Garantindo isso, não há nada que não possamos fazer por eles. A amamentação pode ser deliciosa, mas para mim não se sobrepõe à importância disso.

                  Em relação aos outros casos que são citados aqui, experiências pessoais e o link que foi colocado, não esquecer também que os médicos olham para a nossa idade, para a nossa história familiar de cancro, para a evolução dos tecidos no tempo, para o nosso estilo de vida, hábitos tabágicos, se já fizeram o exame de mamografia anteriormente ou não. A própria experiência e contacto do profissional com quem trabalhamos com situações mais ou menos graves também influencia. Etc. etc. etc. Não são necessariamente casos comparáveis.
                  Ultima edição por mncg77; 13-04-2011, 16:14.

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por mncg77 Ver Mensagem
                    Olá BekaBeka,

                    As opiniões divergem muito quanto a este tema, claro, mas tenho conhecimento de pediatras que dizem que até aos 6 meses é bom, mas a partir daí (ou a partir dos 9 meses, nao tenho bem presente), é o mesmo que dar água... Isto no sentido em que, nao lhe vai faltar nada nutricionalmente, pelo que de forma nenhuma vais prejudicar o teu filho.
                    Um pediatra que afirma uma coisa destas é palerma, incompetente e não percebe nada de nutrição. Se o leite fosse água a partir dos 6 / 9 meses , o bebé não precisava de ser alimentado a leite. Era retirado todo o leite da alimentação da criança.

                    Comentar


                    • #11
                      Estamos a falar de amamentação versus leite artificial, é neste contexto que ele fala, e disse-o para uma amiga minha que estava cheia de preocupações quanto a nao ter conseguido amamentar mais de 2 meses.
                      Não é palerma nem incompetente nem nada disso, trata-se de uma pessoa com grande responsabilidade numa das instituições de urgência pediatrica de referência em Lisboa, aliás ela diz que do melhor que acha em te-lo a acompanhar os filhos é que ele é "tiro e queda", no sentido em que as indicações médicas que ele lhe dá garantem que os miudos nunca lhe chegam a entrar em situações alarmantes em termos de bronquiolites e esse tipo de complicações que como sabem conseguem ser muito aflitivas.

                      ps. olha esse paragrafo eu cheguei a apagar antes de ver o teu comentário porque achei que ficava muito extenso. Se tivesse visto o teu comentário nao teria chegado a apagar para se entender o contexto.
                      Ultima edição por mncg77; 13-04-2011, 17:35.

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por mncg77 Ver Mensagem
                        Não é palerma nem incompetente nem nada disso, trata-se de uma pessoa com grande responsabilidade numa das instituições de urgência pediatrica de referência em Lisboa, aliás ela diz que do melhor que acha em te-lo a acompanhar os filhos é que ele é "tiro e queda", no sentido em que as indicações médicas que ele lhe dá garantem que os miudos nunca lhe chegam a entrar em situações alarmantes em termos de bronquiolites e esse tipo de complicações que como sabem conseguem ser muito aflitivas.
                        .
                        Isso é mesmo preocupante... um médico numa instituição de grande importancia a "vomitar" uma barabaridade dessas! Pode perceber de bronquiolites e de eczemas, mas isso não significa que perceba de amamentação ( é mais que óbvio que não percebe).

                        Bekabeka, acho que realmente devias procurar uma segunda opinião!






                        http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 4

                        Comentar


                        • #13
                          Quando iniciei este tópico foi com a intenção de procurar ajuda, claro que a médica esteve mal no comentário que fez, e quando o fez foi no sentido em me demover da intenção de continuar com a amamentação, não num sentido xenófobo (ela própria não é branca)...Já estou a ter apoio do SOS Amamentação, vou procurar uma segunda opinião e se necessário uma terceira, porque valorizo muito o aleitamento materno, até ambas a partes (mãe e bebé) se sentirem confortáveis (amamentei a minha 1ª bebé apenas 6 semanas por falta de apoio, o 2ª bebé até aos 28 meses, e deixei porque eu quis). Desta bebé (que é a minha 3ª) devo dizer que mudei de pediatra por ela não ser favorável á amamentação..e devo dizer que ela é bastante conhecida e creditada na zona....o leite materno é importante e nutritivo em todos os aspectos e enerva-me ler/ouvir certos comentários estapafúrdios que a sociedade no geral diz e acredita em relação ao aleitamento, se não tivéssemos competência para amamentar porque continuamos a nascer com maminhas?!? Sim..porque as nossas antepassadas tinham maminhas e amamentavam os seus bebés (excepto as senhoras que viviam com abundância...essas tinham as amas de leite), a questão do leite ser fraco não existia tão pouco! Raça da revolução industrial é que nos veio por ideias malucas na cabeça e fazer acreditar que leite em pó era muito melhor para os nossos bebés. Não me alongando mais, até porque nem tenho muito jeito para escritas longas...o que eu pretendia mesmo era ajuda para continuar a dar o melhor alimento para a minha bebé :O) Beijo e obrigada a todas

                          Comentar


                          • #14
                            ps: não arriscando a minha saúde..obviamente

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
                              Um pediatra que afirma uma coisa destas é palerma, incompetente e não percebe nada de nutrição. Se o leite fosse água a partir dos 6 / 9 meses , o bebé não precisava de ser alimentado a leite. Era retirado todo o leite da alimentação da criança.
                              Nem tão pouco era recomendado o LM como alimento principal do bebé! Enfim, ainda existem pediatras muito ignorantes no que diz respeito ao LM.

                              E subscrevo o que foi dito, pede uma 2ª opinião.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X