Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Amamentar aos 42 anos com Adenoma Fibroso

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Inserido Inicialmente por BekaBeka Ver Mensagem
    Quando iniciei este tópico foi com a intenção de procurar ajuda, claro que a médica esteve mal no comentário que fez, e quando o fez foi no sentido em me demover da intenção de continuar com a amamentação, não num sentido xenófobo (ela própria não é branca)...Já estou a ter apoio do SOS Amamentação, vou procurar uma segunda opinião e se necessário uma terceira, porque valorizo muito o aleitamento materno, até ambas a partes (mãe e bebé) se sentirem confortáveis (amamentei a minha 1ª bebé apenas 6 semanas por falta de apoio, o 2ª bebé até aos 28 meses, e deixei porque eu quis). Desta bebé (que é a minha 3ª) devo dizer que mudei de pediatra por ela não ser favorável á amamentação..e devo dizer que ela é bastante conhecida e creditada na zona....o leite materno é importante e nutritivo em todos os aspectos e enerva-me ler/ouvir certos comentários estapafúrdios que a sociedade no geral diz e acredita em relação ao aleitamento, se não tivéssemos competência para amamentar porque continuamos a nascer com maminhas?!? Sim..porque as nossas antepassadas tinham maminhas e amamentavam os seus bebés (excepto as senhoras que viviam com abundância...essas tinham as amas de leite), a questão do leite ser fraco não existia tão pouco! Raça da revolução industrial é que nos veio por ideias malucas na cabeça e fazer acreditar que leite em pó era muito melhor para os nossos bebés. Não me alongando mais, até porque nem tenho muito jeito para escritas longas...o que eu pretendia mesmo era ajuda para continuar a dar o melhor alimento para a minha bebé :O) Beijo e obrigada a todas
    Hão-de haver muitos homens a responder que nascemos com maminhas para entretenimento deles. XD (sorry, não resisti à piada fácil!)

    Comentar


    • #17
      Olá BekaBeka

      Já pedi a opinião a duas conselheiras de amamentação (simultaneamente enfermeiras) sobre os fibroadenomas e a amamentação.
      Em princípio, não há qualquer razão para parar a amamentação.
      Os fibroadenomas não são casos assim tão graves, são até bastante normais e os benefícios em amamentar são maiores do que fazer o desmame. Em caso de dúvida da sua evolução, uma biópsia também não vai alterar ou interromper a amamentação.
      Deixo-te aqui um link que provalvemente até poderás já conhecer, mas que te pode deixar mais descansada.http://www.laco.pt/site/files/Mon611...broadenoma.pdf

      Desejo-te uma excelente continuação!

      Bj

      Comentar


      • #18
        Obrigada SuMa...vou ver o link

        Comentar


        • #19
          Olá BekaBeka,

          olha, como pediste a opinião, o que estou a fazer é dar-te as perspectivas desta questão que me consigo lembrar para que as ponderes também.
          Não sei se já fizeste alguma mamografia (por exemplo, nos exames pre-concepcionais antes desta ultima gravidez), mas se nunca fizeste, coloca-se a questão de quando a irás fazer.
          Muitos médicos têm a indicação de fazer a primeira mamografia aos 40 anos, ou antes quando há historial de cancro da mama na família. Depois é de 2 em 2 anos.
          Se pretenderes amamentar durante mais 2 anos e depois aguardas mais 3 meses antes de fazer a mamografia, fazendo as contas por alto, irás fazê-la aos 44/45 anos (que seria a idade para fazer a terceira mamografia) ? Não será nestas referências que a tua médica quer assegurar que estás a ser vigiada ?

          Comentar


          • #20
            Inserido Inicialmente por mncg77 Ver Mensagem
            Estamos a falar de amamentação versus leite artificial, é neste contexto que ele fala, e disse-o para uma amiga minha que estava cheia de preocupações quanto a nao ter conseguido amamentar mais de 2 meses.
            Não é palerma nem incompetente nem nada disso, trata-se de uma pessoa com grande responsabilidade numa das instituições de urgência pediatrica de referência em Lisboa, aliás ela diz que do melhor que acha em te-lo a acompanhar os filhos é que ele é "tiro e queda", no sentido em que as indicações médicas que ele lhe dá garantem que os miudos nunca lhe chegam a entrar em situações alarmantes em termos de bronquiolites e esse tipo de complicações que como sabem conseguem ser muito aflitivas.

            ps. olha esse paragrafo eu cheguei a apagar antes de ver o teu comentário porque achei que ficava muito extenso. Se tivesse visto o teu comentário nao teria chegado a apagar para se entender o contexto.
            No que diz respeito à amamentação esse pediatra está mal informado e ainda passa uma informação errada às mães que consulta. Ele não tem nada que menosprezar a importância do aleitamento materno e do leite materno apenas para fazer sentir bem a mãe que está a consultar. Se queria verdadeiramente ajudá-la devia tê-la a amamentar e não passar uma informação errada que depois vai ser perpetuada por ela, a amigas como tu e que depois vem passar essa informação publicamente a um forum, onde é lido por muitas mães.

            Este assunto nem devia ser debatido neste tópico, pois este tópico foi criado por uma mãe que pelos visto está plenamente informada sobre os beneficios da amamentação para a mãe e para o bebé (tendo em conta que amamentou o 2º filho 28 meses).

            Mas não posso deixar de mostrar o meu desagrado pela má informação passada. E continuo a achar que nesta área o médico rossa a incompetência sobretudo se essa informação foi dada acreditando nela. se a deu para amenizar o sofrimento da mãe a sua atitude é de negligência.

            Comentar


            • #21
              Inserido Inicialmente por BekaBeka Ver Mensagem
              Obrigada SuMa...vou ver o link
              Ouve a SuMa, ele fez o curso de conselheira à pouco tempo. Há muito tempo que é uma interessada no tema e neste momento já está creditada
              Desculpa SuMa dei com a lingua nos dentes

              Comentar


              • #22
                Mas quanto à realização da mamografia já gostas mas é da lógica contrária, pois já achas bem que divulgue aqui opiniões e links no sentido de dissuadir uma mulher de 42 anos fazer uma mamografia que a médica dela lhe pediu para fazer.
                Pois, porque desmamar um bebé aos 6 meses é muuuuito prejudicial, mas deixar que a sua mãe ignore os exames de rotina próprios da sua idade, já é aceitável.
                Mas pronto, já estamos a escrever umas às outras nuns termos que acho absurdos pelo que vou retirar-me desta discussão.


                Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
                Se queria verdadeiramente ajudá-la devia tê-la a amamentar e não passar uma informação errada que depois vai ser perpetuada por ela, a amigas como tu e que depois vem passar essa informação publicamente a um forum, onde é lido por muitas mães.

                Comentar


                • #23
                  Inserido Inicialmente por mncg77 Ver Mensagem
                  Mas quanto à realização da mamografia já gostas mas é da lógica contrária, pois já achas bem que divulgue aqui opiniões e links no sentido de dissuadir uma mulher de 42 anos fazer uma mamografia que a médica dela lhe pediu para fazer.
                  Pois, porque desmamar um bebé aos 6 meses é muuuuito prejudicial, mas deixar que a sua mãe ignore os exames de rotina próprios da sua idade, já é aceitável.
                  Mas pronto, já estamos a escrever umas às outras nuns termos que acho absurdos pelo que vou retirar-me desta discussão.
                  Mas quem é que falou em ignorar os exames de rotina???
                  Foste ler os meus posts sobre este assunto? leste o da SuMa?
                  é que a mim parece-me que só vieste dizer mal do LM, menosprezando a sua importância. E sim desmamar um bebé de 6 meses é muuuuuuuuuuuito prejudicial. Logo a mãe deve ter a certeza se o custo dessa acção é real. deve dicidir baseada em informações imparciais e não na opinião de uma médica que diz que amamentar é para pobres.
                  Quanto aos termos absurdos! Bom tu é que resolves-te perpetuar a opinião de um pediatra que obviamente não percebe nada de amamentação e não gostaste de ouvi-lo.

                  Comentar


                  • #24
                    Eu desde sempre me interessei pelo assunto amamentação, estou super informada quanto aos benefícios mãe/bebé (aquando o nascimento do meu 2º filho li muito, fiz muita pesquisa, participei em fóruns, falei horas ao telefone com conselheiras da sos, desta vez foi só andar rsrsrs) só não estou em relação aos problemas da mama, daí o meu stress inicial.
                    Tenho-me esquecido de referir que todo o meu interesse pela amamentação foi reforçado pela minha inexperiência (na altura havia pouca informação a que eu pudesse recorrer...foi á 19 anitos) quando a minha 1ª bebé deixou de mamar, e por causa disso desenvolveu uma alergia severa ás proteínas do leite de vaca, e o sistema imunitário dela era muito débil também.

                    Comentar


                    • #25
                      Demorei tanto a escrever o ultimo comentário...estava com a bebé a mamar rsrsrsr....que entretanto já apareceram outros comentários...bolas..não quero alimentar "discussões"... mas a mncg77 ainda não percebeu que eu estou a ser vigiada e que inclusivé já fiz eco-mamaria?? Não quero ser ingrata, até porque a intenção dela é boa.... a médica é contra a amamentação, daí eu não confiar no que ela me disse...disse tanta barbaridade que enfim...não é por ela ser médica que vou aceitar cegamente o que me disse, daí ter procurado outro tipo de ajuda. OBRIGADA SuMa...já li o link e deixou-me muito mais tranquila...a sos tambem já me deixou mais tranquila (já volto rsrsrs tenho a bebé a pedir a minha atenção)

                      Comentar


                      • #26
                        Isto de se dar opiniões sobre fibroadenomas e outros problemas da mama sem se conhecer a mama em questão tem muito que se lhe diga.
                        Não conheço o teu historial clinico nem os teus antecedentes familiares. Aliás, parece-me que quem "te conhece" é mesmo a tua médica.
                        Não vou aqui falar sobre aquilo que disse sobre a amamentação mas acho que deves ter em conta as suas preocupações sobre as lesões que tens na mama.
                        Se não estás completamente confiante procura uma 2ª ou 3ª opiniões, mas não descures a tua saúde.
                        Os teus filhos querem uma mãe saudável.

                        Comentar


                        • #27
                          Olá Bekabeka,

                          Na verdade acho que estamos todas de acordo quanto ao fibroadenomas - tens que ser vista - e parece-me claro que faz sentido teres a opinião de outros ginecologistas que saibam avaliar em rigor se amamentares é ou não um risco por se estar a adiar a mamografia.
                          Como te disse, eu também tenho e não se colocou a hipotese de parar de amamentar para efectuar exames de rotina porque são lesões benignas e porque a amamentação tem um efeito benéfico. Contudo, o médico saberá melhor se é caso que inspire mais cuidado ou não. Em Lisboa posso-te recomendar as seguintes GO - Ana Chung e Daniela Sobral (tel 213157908).

                          Não se desmama um bebé de animo leve, mas se tiver que ser, é por uma razão maior, portanto, não dramatizes demasiado porque está-se a seguir o melhor caminho de entre todos.

                          Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                          Comentar


                          • #28
                            Olá a todas, claro que não vou descurar a minha saúde, aliás no dia em que iniciei este tópico já tinha marcado mais uma eco e uma mamografia (mas só caso seja necessário), pode-se fazer mamografia durante a amamentação, tem é de se ter o cuidado de esvaziar as mamas antes. O tópico foi no sentido em que achei a conversa da medica completamente disparatada (quando a minha bebé nasceu, eu percebi logo que a GO não queria que eu amamentasse por muito tempo, e pelo que sei é assim com todas as "doentes" dela, diz que não quer os bebés muito tempo agarrados á mama, as mães ficam fracas...enfim...com a forma dela pensar lido bem, faço o que entendo, não vou pela cabeça dos outros, ela também me queria induzir o parto sem motivo nenhum para o fazer e eu não aceitei, sou adepta do natural, desde que não haja problemas, óbvio), e como fiquei alarmada com o aparecimento dos caroços stressei. Vou esperar pelo resultado dos próximos exames, e aí faço consulta com outra/s GO, até porque a minha disse-me que na próxima consulta eu já não podia estar a amamentar rsrsr

                            Comentar


                            • #29
                              olá
                              tenho 5 caroços numa mama, na direita... amamentei até aos 15 meses...
                              o meu conselho- (sem querer ser rude) neste fórum não há médicos, nem colocaste as ecos on-line para alguém as poder comentar...vai a mais 2 ginecologistas, se fores do porto posso te dar contactos. sou vigiada anualmente. no meu caso pude amamentar e não houve stress nenhum.. mas dizem que amamentar ajuda o útero a recuperar e pimba cancro do cólo...
                              isto para dizer.. não somos todos iguais, nem somos médicos. essa médica é idiota pelo facto de ter dito que amamentar era para os africanos, mas pode ser profissional o suficiente para o diagnóstico que te fez. eu preciso sempre de 3 opiniões.. para o desempate.
                              beijo e boa sorte (sei que estes diagnósticos assustam)

                              Comentar


                              • #30
                                Ola!

                                Sem sequer comentar o caso especifico porque ja vi que estas a meu ver com um aopiniao formada com a qual eu me identifico nao posso deixar de fazer notar que desmamar para poder fazer uma ecografia nao faz sentido. É frequente as maes terem aidna leite 6 meses as vezes 1 ano depois de desmamarem. Ou seja estando a dar mama ou desmamando é possivel que as limitaçoes do exame se mantenham...

                                Beijinhos
                                Rute

                                O meu parto de 14 dias
                                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X