Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Amamentação e leite de vaca

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Amamentação e leite de vaca

    Gostava de saber a vossa opinião:
    Tenho na minha sala um menino com 12 meses que ainda mama mas a mãe não tem muito leite e por isso não tira para levar para a creche. Segund a pediatra devia passar já a beber leite de vaca mas continuar a comer os iogurtes com leite adaptado.
    Eu nunca amamentei por isso não sei, mas parece-me um pouco estranho o menino estar por um lado a introduzir o leite de vaca e por outro ter leite adaptado nos iogurtes. Não seria mais lógico iniciar um leite adaptado ou comer também iogurtes com leite de vaca? Como costuma ser?





    O meu atelier.

  • #2
    Inserido Inicialmente por EducadoraLisa Ver Mensagem
    Gostava de saber a vossa opinião:
    Tenho na minha sala um menino com 12 meses que ainda mama mas a mãe não tem muito leite e por isso não tira para levar para a creche. Segund a pediatra devia passar já a beber leite de vaca mas continuar a comer os iogurtes com leite adaptado.
    Eu nunca amamentei por isso não sei, mas parece-me um pouco estranho o menino estar por um lado a introduzir o leite de vaca e por outro ter leite adaptado nos iogurtes. Não seria mais lógico iniciar um leite adaptado ou comer também iogurtes com leite de vaca? Como costuma ser?
    Na minha opinião a pediatra também não percebe muito de amamentação e de alimentação....
    Em primeiro lugar é preciso dizer que essa mãe tem leite sim, e suficiente. mas com um ano já se torna muito dificil senão mesmo impossível tirar leite com a bomba, porque a produção está completamente adaptada ao bebé.
    Em segundo, a criança podia comer perfeitamente iogurtes dos normais, porque o que interessa é o leite de vaca estar processado, como acontece com os iogurtes e o queijo. Há mesmo quem diga que os iogurtes de leite adapatado são um engodo e que ainda tem mais açucar que os outros.
    Em relação à introdução do leite de vaca aos 12 meses... tendo em conta que a mãe está a amamentar a criança não precisa de outro leite enquanto mamar (e mesmo depois as opiniões dividem-se muito).
    Em jeito de conclusão, a criança amamentada não precisa de beber outro leite, só deve ingeri-lo se a mãe não estiver disponível e se a mãe quiser (pois pode substituir esse leite por sumos, leite vegetal ou outra bebida). Podem também ser dados iogurtes normais, queijo fresco ou requeijão. o queijo normal é de recusar para já devido aos teores de sal.
    Em relação ao que costuma ser.... bem depende muito da mãe
    Espero ter ajudado.

    Comentar


    • #3
      Ola,
      Tudo o que a mãe Dulsa disse está correcto.
      Também não vejo qual a necessidade de a criança estar a comer iogurtes adaptados.
      Quanto ao leite, pode beber leite de vaca sim, desde que não faça alergias. A criança já tem 12 meses...na ausência da mãe...que beba o leitinho da vaca.;-)

      Eu amamentei até aos 23 meses, por volta dos 15/18 meses comecei a oferecer leite de vaca, para o caso de acontecer alguma coisa, conselho do pediatra...não foi facil...só gostava de iogurtes liquidos...mas a dada altura lá aceitou o leite (Vigor de chocolate).....sei que até nisto as opinioes de dividem.....hoje bebe leite 'normal' (Matinal) .....deixou o peito por vontade própria. O pediatra p.ex., aconselhou oferecer leite crescimento, a enfermeira discordava! lol.....o assunto resolveu-se: o meu filho nunca gostou de leite crescimento.
      http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 29






      >

      Comentar


      • #4
        Olá EducadoraLisa

        Sou mamã de um pequeno de 23 meses e ainda estou a amamentar.

        O meu filho nunca comeu iogurtes com leite adaptado, consegui tirar leite até aos 18 meses e comia na papa, ou então a partir dos 10/11 meses, um iogurte natural normal com fruta.

        Quando fez 1 ano a pediatra disse que já podia dar leite de vaca, até recomendou o Mimosa 1-3. Nunca dei, aconselhei.me aqui no forum e sei que fiz a opção certa. Pedi no Colégio para não lhe darem leite de vaca até minha indicação. Quando deixei de consegui tirar para as papas, pedi para começarem a fazer as papa com leite de vaca - meio gordo.

        Assim foi, introduzi lentamente o saber do leite de vaca e agora ele bebe quando me pede. Por norma ao pequeno almoço mama, come um iogurte e depois pão ou bolachinhas. Ao lanche no Colégo bebe leitinho simples meio gordo da mimosa.

        No caso do menino que falas, o iogurte com leite adaptado de facto não faz muito sentido uma vez que pode beber leite de vaca.

        Espero ter ajudado com o meu caso

        Beijinhos


        Comentar


        • #5
          Obrigada a todas pelas vossas opiniões.
          Nunca tinha assistido a uma alimentação assim por isso estranhei mas cada mãe saberá o que quer fazer, se seguir ou não as indicações do pediatra. Eu nunca amamentei porque na altura em que o meu filho nasceu acho que não havia muita abertura dos médicos/enfermeiras para ajudarem quando não se conseguia e depois o ter passado por uma depressão pós-parto fez mesmo com que não conseguisse amamentar com muita pena minha. Quando fiz a introdução do leite de vaca nunca usei os leites de crescimento pois acho que são menos saudáveis para as crianças e não segui a indicação que a pediatra tinha dado. Por vezes nós mães também temos que ver o que é melhor para os nossos filhos.





          O meu atelier.

          Comentar


          • #6
            Olá,
            Acho preferível usar um LA a dar leite de vaca antes dos 2 anos. O LV tem 3x mais de gordura que o bebé precisa e consegue digerir, depois é pobre em Vit D. Não estou a falar dos leites de crescimento, pois alguns têm imenso açúcar adicionado, estou-me a referir aos leites 3.
            Qto aos iogurtes, é sempre preferível evitar com LV, há imensas variedades com LA no mercado sem sacarose.
            Quanto mais tarde introduzir o leite de vaca melhor.

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por fingers Ver Mensagem
              Olá,
              Acho preferível usar um LA a dar leite de vaca antes dos 2 anos. O LV tem 3x mais de gordura que o bebé precisa e consegue digerir, depois é pobre em Vit D. Não estou a falar dos leites de crescimento, pois alguns têm imenso açúcar adicionado, estou-me a referir aos leites 3.
              Qto aos iogurtes, é sempre preferível evitar com LV, há imensas variedades com LA no mercado sem sacarose.
              Quanto mais tarde introduzir o leite de vaca melhor.
              Neste caso não há necessidade de dar LA à criança pois ela é amamentada. O leite que vai beber de vaca é em pouca quantidade, provavelmente só será ao lanche, logo não se justifica que a mãe ande a comprar LA (que diga-se não passa de leite de vaca modificado). Justificava-se acabar com os iogurtes de LA, não tem lógica nenhuma sobretudo se ela lhe vier a dar leite de vaca.
              Um iogurte normal tem a lactose quase toda processada, se a mãe quisesse poderia comprar iogurtes sem lactose (que os há da mimosa) e aí 100 % da lactose é processada. Como a criança não é alérgica ao leite não se justifica mesmo os iogurtes de LA (aliás porque se a criança fosse alérgica nem esses lhe valiam....).
              Mas é a minha opinião.

              Educadoralisa:
              Também podes falar à mãe neste assunto e perguntar-lhe porque faz assim. Uma ajuda é sempre bem-vinda e o facto de ela amamentar não quer dizer que esteja bem informada. Por vezes a amamentação corre bem e a mãe não é nenhum poço de informação relativamente a este assunto.

              Comentar


              • #8
                Eu nunca dei iogurtes com leite adaptado. Com 7 meses a Leonor começou com iogurtes normais, naturais ou com aromas de frutas que ela já comesse, como banana ou manga. Depois dos 12 meses (talvez aos 15, não sei), dei a provar leite de vaca apenas para excluir alergias e assim poder dar bolo caseiro e coisas do género sem stress. Foi provando sempre que quis mas beber mesmo bebeu LV a partir dos 22 meses, talvez. Agora bebe LV biológico da agros. Nunca senti necessidade de dar LV enquanto ela mamava. Nunca consegui tirar LM em quantidade suficiente, mas se eu não estava pedia para darem iogurtes ou queijo. Se eu estava, havia a mama
                O leite dos iogurtes não é a mesma coisa de LV porque as bactérias digerem-no e fica de digestão muito mais fácil (e eu como intolerante à lactose sei o que digo ). A pediatra sempre mandou dar iogurtes normais e LV normal porque diz que os adaptados têm açúcar a mais.
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
                  Neste caso não há necessidade de dar LA à criança pois ela é amamentada. O leite que vai beber de vaca é em pouca quantidade, provavelmente só será ao lanche, logo não se justifica que a mãe ande a comprar LA (que diga-se não passa de leite de vaca modificado). Justificava-se acabar com os iogurtes de LA, não tem lógica nenhuma sobretudo se ela lhe vier a dar leite de vaca.
                  Um iogurte normal tem a lactose quase toda processada, se a mãe quisesse poderia comprar iogurtes sem lactose (que os há da mimosa) e aí 100 % da lactose é processada. Como a criança não é alérgica ao leite não se justifica mesmo os iogurtes de LA (aliás porque se a criança fosse alérgica nem esses lhe valiam....).
                  Mas é a minha opinião.

                  Educadoralisa:
                  Também podes falar à mãe neste assunto e perguntar-lhe porque faz assim. Uma ajuda é sempre bem-vinda e o facto de ela amamentar não quer dizer que esteja bem informada. Por vezes a amamentação corre bem e a mãe não é nenhum poço de informação relativamente a este assunto.
                  Claro que sim.. tal como eu tb dei a minha
                  Tem a lactose processada mas a proteina inteira que é o que causa a sobrecarga renal. Mas lá está, são opiniões..

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por fingers Ver Mensagem
                    Claro que sim.. tal como eu tb dei a minha
                    Tem a lactose processada mas a proteina inteira que é o que causa a sobrecarga renal. Mas lá está, são opiniões..
                    Então depois quando puderes, colocas aqui a quantidade de proteinas de um iogurte com leite adaptado (não encontrei informação na net apesar de ter procurado) que é para eu comparar com os que tenho em casa. Um normal tem 4,5 g.
                    Se fossemos por aqui, por esta questão das proteinas, não davamos carne aos miudos, porque somando as proteinas do iogurte, mais a carne que comem excede sempre as 7 g que devem comer por dia até aos 2 anos... Eu não estou a dizer que não devemos ter cuidado mas acho que não devemos ser mais papistas que o papa.
                    Ultima edição por Dulsa; 22-09-2011, 11:59. Razão: erros

                    Comentar


                    • #11
                      Afinal já encontrei os ditos cujos

                      Ora bem, o meu primeiro danone: http://www.danone.pt/marcas/primeiro/

                      De facto tem menos proteinas (2,7 g) mas mais lipidos (3,4 g quando um normal tem 1,3 g)
                      Tem um pouco menos de hidratos de carbono (13 e um normal tem 15,6) e menos açucar (8 para 15,6). mas as calorias são superiores (93 para 92), vai dar ao mesmo em termos de calorias provavelmente por causa da quantidade de gordura.

                      Em relação a um da yoplait: http://www.continente.pt/ProductDeta...bCategoryName=

                      A quantidade de proteinas é de 3,7 (mas não diz se é para 100 grs se para 125 grs) se for para 100 grs é igual ao iogurte normal (compra-se gato por lebre). Mas tem menos lipidos (1,8) que o da danone.

                      E continua: http://www.continente.pt/ProductDeta...ndexMain.aspx?

                      Este da danone tem 3 grs de proteinas e 3,5 grs de lipidos, é de notar que esta quantidade de lipidos é semelhante a um iogurte cremoso, portanto bastante gordo e nada benéfico.

                      Resumindo, eu nunca dei destes iogurtes (porque não podia dar de nenhuns) mas se pudesse não optaria por eles, porque a quantidade de gordura deixa muito a desejar.

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
                        Afinal já encontrei os ditos cujos

                        Ora bem, o meu primeiro danone: http://www.danone.pt/marcas/primeiro/

                        De facto tem menos proteinas (2,7 g) mas mais lipidos (3,4 g quando um normal tem 1,3 g)
                        Tem um pouco menos de hidratos de carbono (13 e um normal tem 15,6) e menos açucar (8 para 15,6). mas as calorias são superiores (93 para 92), vai dar ao mesmo em termos de calorias provavelmente por causa da quantidade de gordura.

                        Em relação a um da yoplait: http://www.continente.pt/ProductDeta...bCategoryName=

                        A quantidade de proteinas é de 3,7 (mas não diz se é para 100 grs se para 125 grs) se for para 100 grs é igual ao iogurte normal (compra-se gato por lebre). Mas tem menos lipidos (1,8) que o da danone.

                        E continua: http://www.continente.pt/ProductDeta...ndexMain.aspx?

                        Este da danone tem 3 grs de proteinas e 3,5 grs de lipidos, é de notar que esta quantidade de lipidos é semelhante a um iogurte cremoso, portanto bastante gordo e nada benéfico.

                        Resumindo, eu nunca dei destes iogurtes (porque não podia dar de nenhuns) mas se pudesse não optaria por eles, porque a quantidade de gordura deixa muito a desejar.

                        Continuo a preferir os iogurtes de leite adaptado para as crianças, e mesmo o meu pediatra, que para mim é apenas e só a opinião dele que conta, também. O que vale aqui é que há muitas "expert's" e quando se dá uma opinião diferente ai jesus!...
                        Por mim, podes dar iogurtes e leite de vaca á vontade. Quando as pessoas pedem opinião eu dou, e defendo que o leite de vaca deve ser introduzido o mais tarde possível. (não, não me vou dar ao trabalho de colocar aqui estudos feitos, estão em muito lado é sou pesquisar).
                        Fica bem.

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por fingers Ver Mensagem
                          Continuo a preferir os iogurtes de leite adaptado para as crianças, e mesmo o meu pediatra, que para mim é apenas e só a opinião dele que conta, também. O que vale aqui é que há muitas "expert's" e quando se dá uma opinião diferente ai jesus!...
                          Por mim, podes dar iogurtes e leite de vaca á vontade. Quando as pessoas pedem opinião eu dou, e defendo que o leite de vaca deve ser introduzido o mais tarde possível. (não, não me vou dar ao trabalho de colocar aqui estudos feitos, estão em muito lado é sou pesquisar).
                          Fica bem.

                          Contigo é só rir.....
                          Não, não vou pela opinião dos outros, nem que seja pediatra. Por isso é que há evidencias cientificas e felizmente os iogurtes tem tabelas nutricionais e sim em alguns iogurtes de LA está a comprar gato por lebre, mas cada uma faz o que entende.
                          E como disse não dei nem dou iogurtes, porque não posso, mas tu já sabes disso.....
                          E continuo a dizer o LA é um leite de vaca modificado, não passa de leite de vaca.... se ao menos esta relutância toda viesse de uma mãer que dá de mamar, eu ainda podia perceber.... agora de uma mãe que escolheu dar LA! É só rir mesmo. ))))))))))))))

                          Comentar


                          • #14
                            Olá!

                            Eu posso falar pela minha experiência
                            Aos 12 meses é muitíssimo dificíl tirar leite com a bomba, e isso não quer dizer que a mãe não tenha leite. A minha filha mais velha mamou até aos 19 meses e a mais nova vai com 22 e ainda mama e foi por volta dos 12 meses que eu deixei de tirar leite com a bomba porque era massacrante, passava a minha hora de almoço toda com a mama de fora para tirar uns míseros 180 ml
                            Em relação à introdução dos alimentos a pediatra da minha filha aos 12 meses aconselhava os iogurtes normais, preferencialmente naturais. O leite de vaca só começamos a introduzir por volta dos 18 meses e não por necessidade dela que ainda mamava, mas porque nas creches eles têm planos alimentares

                            bjks

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
                              Contigo é só rir.....
                              Não, não vou pela opinião dos outros, nem que seja pediatra. Por isso é que há evidencias cientificas e felizmente os iogurtes tem tabelas nutricionais e sim em alguns iogurtes de LA está a comprar gato por lebre, mas cada uma faz o que entende.
                              E como disse não dei nem dou iogurtes, porque não posso, mas tu já sabes disso.....
                              E continuo a dizer o LA é um leite de vaca modificado, não passa de leite de vaca.... se ao menos esta relutância toda viesse de uma mãer que dá de mamar, eu ainda podia perceber.... agora de uma mãe que escolheu dar LA! É só rir mesmo. ))))))))))))))
                              O que é isto senhores????

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X