Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dar ou não mama ao bebé depois e entre as refeições...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Dar ou não mama ao bebé depois e entre as refeições...

    Boa tarde, tenho uma bebé com 7,5meses que mama a pedido, acontece que a pediatra dela diz que não se deve dar leite depois das refeições pois inibe a absorção do ferro e pode provocar anemia, nunca tinha ouvido tal ainda por cima em relação ao LM. Outra afirmação dela (que talvez faça sentido...) é que para além de inibir a absorção do ferro se for entre refeições vai-lhe parar a digestão e provocar refluxo. A minha bebé não usa chucha...e eu vou dando mama para ela adormecer/acalmar. Como é que vocês fazem?
    Obrigada

    ps: ela diz tambem que se deve esperar 2 horas depois de dar mama para dar refeição de sólidos, ou mesmo para voltar a dar mama de novo, está-me a fazer alguma confusão, mas por outro lado fico indecisa, aguardo as vossas opiniões
    Ultima edição por BekaBeka; 27-07-2011, 19:06.

  • #2
    Cá em casa passa-se o mesmo, vou esperar pelas respostas... Do leite e da absorção de ferro só soube ha pouco tempo e até foi aqui, mas nao se estava a falar de LM, por isso n sei...

    Comentar


    • #3
      bekabeka:

      faz ouvidos moucos. podes sim senhora dar a maminha sempre que quiseres após as refeições e nos intervalos. É óbvio que se ela mamar muito depois terá menos apetite para os sólidos. mas ainda assim .... até ao ano o leite deve ser o alimento principal, a partir daí crias umas rotina para a criança ir comendo e habituar-se a comer alguma quantidade a horas certas. Mas por exemplo mesmo assim podes sempre que a tiveres a adormecer usar a maminha, se saires á tarde e ela quiser mamar em vez de comer o lanche também está bem.... Lembra-te que é uma escolha tua e a seu tempo a bebé habituar-se-á a comer mais do que mamar.

      Em relação ao ferro, é verdade sim em relação ao leite de vaca e derivados mas não em relação ao LM. O LM até potencia a absorção do ferro e não o contrário....

      Comentar


      • #4
        Dulsa, o que acontece é que a minha mesmo que coma bem acaba sempre por mamar e como nos últimos dias mal adormece começa a tossir e com vómitos, a pediatra disse que era por eu lhe encher demasiado a barriga com a mama, é que ela mama quando lhe apetece, só ontem e hoje é que tenho evitado, mas mesmo que não esteja com a barriga cheia acaba por tossir sempre. Quanto á absorção do ferro, eu também estranhei que com LM houvesse esse problema, mas acabamos por ficar sempre apreensivas, é que quase fui acusada de inculta e de estar a prejudicá-la até em relação á digestão, enfim, as cenas de sempre. Quanto a tossir mal adormece, é muito estranho pois aparentemente nem ranhocas tem, já aconteceu com algum dos vossos bebés?

        Comentar


        • #5
          O meu bebé mama no fim da papa e da sopa. Antes mamava muito, mas gradualmente está a diminuir. Mesmo quando ele mamava MUITO no fim da papa ou sopa, nunca teve reacção como a tua menina, portanto não deve ser de mamar no fim ou de mamar muito. Provavelmente será algo passageiro ou então é algo que faz parte da fisionomia da bebé... Não sei mesmo o que será, mas não deve sr exclusivamente por dares mama após as refeições...

          O meu pedi desaconselhou-me a maminha no fim da AC apenas para incentivar o meu piolho a comer melhor uma vez que vou trabalhar e convém que coma a papa aceitavelmente. Foi apenas e só nesse sentido que ele desaconselhou, para que o bebé saiba que se não comer a papa, não leva leitinho no fim... Eu continuei a dar, mas agora é ele que está a reduzir...

          Já pensaste que pode ser alergia? Há algo de novo na caminha da bebé? Lavaste os lençois com algum detergente/amaciador novo? Tem algum peluche? Os peluches são acumuladores de pó e os bebés mais sensíveis poderão tossir com o pó dos amiguinhos deles...

          Não sei mais que te diga...

          Bjinhus!!




          Realizando os meus sonhos...

          Comentar


          • #6
            Vinha agora perguntar isso, se será tosse de origem alérgica...é que com as noites mais quentes, quarto mais abafado.., pode propiciar a tal. ela dorme com alguma fralda ou peluche?

            Comentar


            • #7
              Eu tenho sorte, pois os meus filhotes (para já) não têm alergias. O quarto da pikena estava repleto peluches e nunca demonstrou sinais de alergia

              Mas sei de bebés/crianças que são muito mais sensíveis e que até os tapetes lhes causam alergia...




              Realizando os meus sonhos...

              Comentar


              • #8
                Eu cá só espero que o Miguel seja tão resistente como a mana, dado aos gatos (cujo pêlo acaba por favorecer a acumulação de pó) e aos peluches que ela tem e que dormem com ela. Como o pai e eu somos alérgicos aos ácaros, a Matilde para agora tem sido uma bênção nesse campo

                Comentar


                • #9
                  Ola!

                  Tens um pediatra habituado ao biberao. COm um biberao ate pode ser que um bebe de 7 meses se sobrealimente porque afinal é so abrir a boca e ele cai, mas com a mama, com o trabalho que da? Se ele mama é porque lhe apetece nao esta nada a comer de mais!

                  E se estivesse a comer demais entao tinahs era que reduzir aos solidos! Oleite deve ser o principal alimento do bebe no primeiro ano de vida. Dia a OMa, dia UNICEF e diz o ministerio da saude portugues que tem la essa documentaçao na pagina deles. Logo a mama ate deveria ser dada antes dos solidos para o bebe mamar primeiro que é o mais importante!

                  Encontras essa indicaçao por exemplo na pagina da ssociºao de pedoatria espanhola: "Respetar el apetito del niño. Durante el primer año de vida es preferible ofrecer primero el pecho y luego los alimentos que complementan la leche materna (“complementarios”)." em http://www.aeped.es/faq/lactancia-materna#t48n145

                  Quanto À interferencia com a absorçao do ferro ja te responderam. Esse peditra precisa urgentemente de se actualizar!

                  Beijinhos

                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar


                  • #10
                    Não creio que seja alergia, uma vez que faz o mesmo em qualquer sitio, seja no ovo, seja na cama seja na espreguiçadeira, acho que deve ser ranhocas que escorrem por trás só pode, vou observando nos próximos dias. Rute, até a enfermeira olhou para mim com ar superior quando lhe disse que o comportamento da minha bebé é igual ao de qualquer bebé que seja amamentado, resposta dela...tenho 3 e todos faziam 3 horas de intervalo, os bebés têm de ser educados. A médica diz que assim nunca mais a desmamo e que quanto mais idade ela tiver pior vai ser para mim, que não lhe posso estar a dar mama sempre que ela pede, etc etc. Sei que a dada altura já olhavam para mim como se a desactualizada fosse eu. O meu marido também já estava contra mim que tenho a miúda mal habituada, que sou uma fundamentalista e que estava a prejudicar a miúda. Ontem liguei para o sos, como tranquilizei continuei com as nossas rotinas habituais, e se for preciso, mudo de pediatra. (ai...será que o texto ficou confuso? lol )

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por BekaBeka Ver Mensagem
                      Não creio que seja alergia, uma vez que faz o mesmo em qualquer sitio, seja no ovo, seja na cama seja na espreguiçadeira, acho que deve ser ranhocas que escorrem por trás só pode, vou observando nos próximos dias. Rute, até a enfermeira olhou para mim com ar superior quando lhe disse que o comportamento da minha bebé é igual ao de qualquer bebé que seja amamentado, resposta dela...tenho 3 e todos faziam 3 horas de intervalo, os bebés têm de ser educados. A médica diz que assim nunca mais a desmamo e que quanto mais idade ela tiver pior vai ser para mim, que não lhe posso estar a dar mama sempre que ela pede, etc etc. Sei que a dada altura já olhavam para mim como se a desactualizada fosse eu. O meu marido também já estava contra mim que tenho a miúda mal habituada, que sou uma fundamentalista e que estava a prejudicar a miúda. Ontem liguei para o sos, como tranquilizei continuei com as nossas rotinas habituais, e se for preciso, mudo de pediatra. (ai...será que o texto ficou confuso? lol )
                      Ai tanto disparate! MAs essa medica comheça algum adolescente que mame? Todos desmamamso independentemente de como mamavamos. Eu pouco mamei passei logo ao biberao e tomei-o ate ir par ao ciclo! Mas ainda assim je nao tomo biberao ha muitos anos! LOL

                      E tambem vao sair um dia da cama dos pais. Aos 18 anso vao querer dormir acomnpanhados e com maminhas, mas nao vao ser as nossas, asseguro-te!

                      Eu realmente aconselhava-te a mudar de pediatra sim. E a ler um bom livro sobre o assunto um do Carlos Gonzalez ou da Rosa Jove...

                      agoar sobre essa tosse. Nao sei onde vives mas par alem das alergias que sao semrpe um apossibilidade considera a hipoteses de ters o ar do quarto muito seco o que tambem irrita...

                      Beijinhos
                      Rute

                      O meu parto de 14 dias
                      Bebes e Mamas marcianas de 2008
                      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                      Comentar


                      • #12
                        A minha sempre mamou depois das refeições e entre elas, ainda mais na altura do calor. Ela chegava a mamar como se não tivesse almoçado! A mama não é biberão e eles só mamam o que lhes apetece por isso não deve ser disso. Mais ainda, a absorção de ferro é maior se mamarem LM depois. O mesmo não se aplica ao LV e por isso a minha mamava depois de comer mas não come um iogurte de sobremesa por exemplo.
                        A minha filha ainda mama e na consulta dos 2 anos a pediatra soube disso por acaso. Só confirmou se ela tinha outras fontes de cálcio e ferro, como bróculos e coisas do género. Como confirmei que sim, não fez mais comentário nenhum.
                        2 filhotes lindos

                        Comentar


                        • #13
                          Eu sempre dei mama à minha miúda quando ela quer; antes, entre, depois das refeições. A médica de família nunca me fez grandes perguntas, nem comentários. Em relação à
                          alimentação da ultima vez perguntou se comia 3 porções de vegetais por dia.

                          Em relação à pediatra e a enfermeira , quem precisa de actualizar são elas. Nem precisas de mudar de pediatra, tens é que dar a entender que o assunto "amamentação" não
                          está em discussão. Se sentirem que não te conseguem convencer de forma nenhuma , largam-te o pé.






                          http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 4

                          Comentar


                          • #14
                            Olá,

                            Sou mais uma mamã que te vem dizer o mesmo... Sempre dei de mamar ao meu filho antes, depois das refeições e quando quer e bem lhe apetece. De noite, inclusive. Eu também sou uma pecadora... O meu filho dorme comigo, mama a pedido e tem quase 2 anos, adormece na mama e sim, está muito mal habituado. O que eu não acredito é que este comportamento o prejudique. Também nunca ouvi falar que o LM fosse indegesto...
                            Ainda não entendi bem o que é que certos profissionais têm contra a amamentação (a pedi do meu filho tb tem) porque o desmame é-me sempre sugerido por profissionais de saúde, mesmo eu não manifestando a minha vontade de o desmamar. Acho que vou começar a dizer que ele já não mama Acabo por nunca o fazer porque não tenho nada a esconder! Mas se eu fosse dizer as coisas que já tenho ouvido... Contei um pouco da minha história na revista Pais e Filhos e é triste as histórias que por lá se contam
                            Bem, já me alonguei, desculpa!

                            Bjos,
                            Celina



                            O meu Bugs Bunny nasceu dia 22 de Agosto de 2009, às 23h52, com 4,300 Kg e 51,5 cm.

                            Comentar


                            • #15
                              Curiosamente parece que actualmente o facto de as crianças serem amamentadas faz mais confusão do que há uns anos atrás, eu amamentei o meu 2º filho até aos 28 meses e não me recordo de ser criticada pelo pediatra dele (na altura já era muito velhote por isso desta bebé não recorri a ele pois penso que já nem deve dar consultas), algumas pessoas faziam comentários mas a maior parte achava piada, eu deixei de o amamentar porque já estava muito cansada não foi por pressões sociais, inclusive ele esteve internado cerca de 1 semana quando tinha 18 meses e a base da alimentação dele na altura era praticamente a mama uma vez que ele estava com uma gastroenterite e recusava a dieta a unica coisa permitida alem da dieta era precisamente o LM e tanto as enfermeiras como os médicos não comentavam o facto dele mamar, era como se fosse natural (e é...) de referir que ele esteve num hospital público e foi há 12 anos que isto se passou...com a bebé (situação actual) ela foi vista num hospital particular e passou lá a noite e os comentários e admiração por a bebé não horários rigidos para mamar foram lá...acho que quem se alongou na escrita agora fui eu, e não sou grande coisa em alongamentos lol

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X