Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

diabetes gestacional, bebé grande e amamentação

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • diabetes gestacional, bebé grande e amamentação

    olá a todas

    na eco às 37s 4d o meu bebé estava no percentil 70 com peso estimado de 3,368 kg.
    em conversa com uma amiga surgiu o tema da amamentação e ela disse-me "Com esse peso e mais 15 dias ainda nasce como o meu, com 4kg e aí podes esquecer a amamentação, porque eu saí do hospital com suplemento porque eles não podem estar sem comer"

    agora fiquei com dúvidas é certo que os bebés de mães com diabetes gestacional (que é o meu caso) têm tendência para serem grandes e desenvolverem hipoglicemias, mas a mama não é suficiente para eles terem alimento?

    alguém tem experiências para partilhar?

    beijinhos

  • #2
    O meu sobrinho nasceu com 3,990 kg. A mãe não tinha diabetes gestacional. O bebé ainda tomou suplemento duas vezes mas não deves ir para a maternidade a pensar que não vais conseguir.
    Um bebé grande tem de ser mais controlado por causa do açúcar mas posso-te dizer que o problema do meu sobrinho era pura e simplesmente a pega. A minha cunhada teve azar com as enfermeiras, porque eu tive a minha filha no mesmo hospital e tive um apoio fabuloso. Tentavam corrigir a pega mas não faziam grande esforço e ela também não estava bem informada.
    Como vi o caso mal parado e toda a gente a dizer que tinha de tomar suplemento, cheguei a ir duas vezes por dia à maternidade e não saía de lá enquanto a pega não estive bem.
    Tens de ter muita paciência e tirar o bebé da mama as vezes que forem precisas enquanto ele não pegar bem e não te magoar e tens de ignorar completamente palpites ignorantes.
    A minha cunhada, coitada, teve uma infecção e esteve uma semana no hospital e um dia lembro-me de estarem lá umas 5 pessoas a dar palpites e ela quase a chorar porque o bebé, sôfrego, tinha tanta pressa em mamar que a magoava imenso. Tive de chegar lá e dizer "eu é que sei". Eu não sou CAM nem nada mas fiz o que estava ao meu alcance e resultou. Ele só tomou suplemento essas duas vezes.
    Outra coisa muito importante: dá de mamar sempre que achares que o bebé quer. Se tiveres dúvidas, põe-no na mama mesmo que tenha mamado há meia-hora, faz o possível para ele não adormecer e não ligues a horários. Com bebé grande ou não, vais precisar de adaptar a tua produção de leite ao bebé e isso é muito fácil de fazer: é deixá-lo mamar quando quiser e quando mais ele mamar, mais vai dizer ao teu corpo que quer leite e mais ele aparece. Mais tarde vais ver que o bebé, por si só, vai ter horários relativamente certos para mamar. A minha filha com um mês mamava a cada 2 horas, mais ou menos, depois teve um pico de crescimento e durante 3 dias mamava de hora a hora quase, e depois regulou ela própria para as 3 h de intervalo.
    Boa sorte!
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #3
      Sim, a mama é mais do que suficiente. A mama é o suficiente.
      essa mãe está muito mal informada e pagou por isso pois o seu bebé deixou de ser amamentado.

      Eu conheço um caso absurdo em que uma mãe diabética não deu de mamar à filha porque as enfermeiras a informaram que no caso de filhos de mães diabéticas, o bebé teria que beber LA! Eu quase que desmaiei com tanta asneira.

      Eu não tenho nenhuma experiencia pessoal neste campo mas parece que o que deves ter cuidado é nas horas das mamadas, um bebé com muito peso é como um bebé com pouco peso, deve mamar em periodos curtos de tempo (mas por razões diferente). O grande porque pode , lá está, desenvolver hipoglicemia, o pequeno porque tem que comer para aqguentar já que é magro.

      Mas tenho a certeza que o0utras mães te vão responder.

      Comentar


      • #4
        Subscrevo inteiramente o que disse a Dulsa.
        É um disparate pensar que um bebé grande não pode ser amamentado.

        Tenho 2 sobrinhos, ele nasceu com 4,100kg e ela com 3,900kg.
        Ambos foram amamentados em exclusivo e enquanto durou a amamentação mantiveram um percentil 95.

        Felicidades

        Sócia n.º 51

        Comentar


        • #5
          Olá!
          Eu tive diabetes gestacional na 2.ª gravidez, o meu filho nasceu com 3700g às 38s+5d. Foi amamentado até aos 3 meses sem problemas. O mais velho nasceu com 3900g e foi amamentado até aos 8m. Pela minha experiência acho que o peso do bebé não tem nada a ver com o sucesso da amamentação.
          Felicidades


          Afilhada mais linda: 2&stitch - É uma menina!!!
          Madrilhada: Sara Carvalho

          Comentar


          • #6
            Eu tive diabetes gestacionais da minha 1ª filha, nas ecografias dava percentil 80. Cheguei a ter o parto marcado para que não crescesse mais pois era um bebé muito grande e patati e patatá.
            Antecipou-se e nasceu quando ela quis, às 38 semanas, mas com 2885 g. De bebé grande não tinha nada.
            Teve uma baixa de glicémia umas horas depois de ter nascido e tomou suplemento na maternidade (4 biberões) porque eu tive cerca de 12 horas sem leite. Foi a única gravidez que tive diabetes gestacionais e foi a unica que tive aquelas horas sem leite, não sei se está relacionado ou não, mas de certo que alguém pode esclarecer.
            Ela nasceu às 20:40. Mamou às 22:00 (quando fomos para o recobro) e às 24:00 (quando fomos para o quarto). Às 6:00 fizeram-lhe o teste e estava a entrar em hipo-glicémia, o valor era de 52 (penso que o normal é 80). Nessa altura descobri que não tinha uma gota de leite. Voltou às 16:00 e voltou a mamar. Saímos da maternidade sem suplemento.

            Não te preocupes que de certeza que isso não é impeditivo, essa coisa de bebés grandes saem da maternidade com suplemento era à alguns anos atrás.
            Patrícia - 7 anos
            Mariana - 5 anos
            André - 3 anos

            Comentar


            • #7
              Olá, blinha!

              Vinha apenas sublinhar duas coisas: as meninas estão cobertas de razão e não há relação nenhuma entre o sucesso ou insucesso da amamentação com o tamanho e peso do bebé. Apenas deves garantir duas coisas: que o bebé pega bem na maminha (temos muitas mamãs que te podem ajudar caso tenhas dúvidas ou precises de ajuda) e que o bebé mama quando pede. Tem confiança em ti e no facto de que tu és capaz de lhe dar tudo o que ele precisa.

              Outra coisa tem a ver com essa coisa do peso estimado. Tal como a carla9999, tinha um bebé de peso estimado de 4kg e qualquer coisa, P80. O Dinis nasceu com 40 semanas pelo UPM e 40s+2d pela datação ecográfica e tinha 3680kgs e 51cms. Bem longe dos 4kgs... É quase impossível haver uma pesagem correcta através da ecografia. Seja como for, o meu filho não era pequeno e não sabe o que é suplemento, foi amamentado em exclusivo até aos 6 meses e fazemos 1 ano de maminha no Domingo. O filho de uma grande amiga nasceu com 3900kgs e mamou em exclusivo até aos 7 meses e também continua com a maminha (tem 18 meses).

              Boa sorte e se precisares, apita!

              Comentar


              • #8
                Eu venho só contar o caso de uma amiga:

                Teve diabetes gestacionais. O menino nasceu com uns belos 4 kg certinhos. Mamou em exclusivo desde o primeiro minuto. Tem actualmente 9 meses e continua a mamar.
                É um bebe totalmente saudável e nunca teve qualquer problema.


                \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                Comentar


                • #9
                  As pessoas dizem coisas tão parvas!!!!!

                  Primeiro: pesos estimados em eco´s são isso mesmo - estimativas! A minha filha na eco das 32s tinha uma estimativa de percentil 25-20 e nasceu com 3,880g.

                  Segundo: se estás com diabtes gestacional, estás a fazer um regime alimentar restritivo, certo? Ou seja, é bem possível que o peso do bebé seja menor do que se espera. No meu filho, não engordei nem mais uma grama nos dois últimos meses, porque comecei a fazer dieta própria para grávidas diabetéticas.

                  As minhas experiências:

                  Com a minha filha, não tive diagnóstico de diabetes gestacional, porque só tinha um valor excessivo e outro no limite. Apenas deixei completamente de comer doces e comia sempre de 3 em 3h. Ela nasceu de cesariana com 3,880g e foi amamentada em exclusivo até aos 6m e continuou a mamar até aos 21m. Nunca provou uma gota de leite artificial na vida dela. Na maternidade, deram-me indicação para não a deixar ficar sem mamar mais de 3h, nunca me falaram sequer em suplemento, mas mediram-lhe a glicémia de 6 em 6h nos primeiros 2 dias.

                  Com o meu filho, tive mesmo diagnóstico de diabetes gestacional, fazia medições e dieta rigorosa (comia de 1,5 em 1,5h, nada de açúcares, doses mínimas de hidratos de carbono e de fruta). Não cheguei a fazer insulina, proque controlei o valores com dieta. O meu bebé nasceu também de cesariana com 3,380g (menos 500g que a irmã!) e foi amamentado em exclusivo até aos 6m e continua a mamar (está quase a fazer 12m). Até agora, também nunca provou leite artificial. Antes dele nascer, estive com soro glicosado (acho que é assim que se diz e escreve) porque não podia estar tantas horas sem comer e também tive a indicação para não o deixar ficar sem mamar mais de 3h. Mas ele nunca foi picado, acho que os valores iniciais de glicémia estiveram sempre bem.

                  Por isso, curte a tua barriga (pode acontecer falarem-te em antecipar o parto, na MAC por exemplo, grávidas diabéticas a fazer insulina têm indicação para provocar o parto às 38s), relaxa e dá muita maminha ao teu bebé que terás mais do que suficiente para o alimentares!




                  Comentar


                  • #10
                    Sobre a subida do leite que a Carla9999 mencionou: na mais velha, só subiu em casa ao fim de uns 4 dias; no mais novo (em que tive mesmo diabetes), subiu logo na maternidade ao final do segundo dia de vida dele. Ou seja, no meu caso, não tve influência.




                    Comentar


                    • #11
                      muito, muito obrigada pelas vossas respostas

                      é que como nunca tinha ouvido falar disto fiquei um pouco confusa...

                      em relação à estimativa do peso eu tenho a noção que são só estimativas, até porque como tenho feito várias ecografias com variações de percentil bastante acentuadas já deu para ter a noção que valem o que valem

                      mãe aos 30 eu também não engordei nada desde as 29s, mas a barriga cresce!!!
                      eu vou ter o bebé no hosp amadora-sintra e realmente falaram-me em antecipar o parto para as 39s pois estou a fazer insulina, tenho a próxima consulta às 39s 2d e acho que já não saio de lá sem o filhote nos braços
                      eu até estou confiante em relação à amamentação, até porque este hospital está certificado como amigo dos bebés por isso conto que lá me ajudem se houver algum problema

                      mais uma vez obrigada a todas
                      beijinhos

                      Comentar


                      • #12
                        Estás bem encaminhada, então! Sim, acho que podes com algum grau de certeza contar com o teu presente nesse dia :-)

                        Terás essa conversa, de certeza, mas a mim disseram-me que logo depois do parto devia fazer a minha alimentação normal e o exame com sobredose de glicémia é repetido umas 6 semanas após parto.

                        No meu caso, os valores desceram, embora estejam próximos do que eles chamam tolerância diminuída à glicose. E numa próxima gravidez, terei que ter bastante cuidado, pois existe a probabilidade de voltar a ter.




                        Comentar


                        • #13
                          Não li as respostas todas, mas conto-te a minha experiência.
                          Não tive diabetes gestacionais mas o meu filho nasceu com 4,300Kg. Sempre foi mamão, mamou em exclusivo até aos 6 meses e ainda continua, agora com 2 anos.
                          Houve uma altura em que ele começou a descer de percentil e a médica disse que se ele continuasse a descer de percentil que iriamos introduzir o suplemento (mas não sei se o faria antes de me informar se isso seria o melhor). Mas ressalvou sempre que seria em último recurso. Tanto que começamos a vigiá-lo mais e acabámos por nunca dar LA. No entanto, cheguei a ligar para a maternidade para o cantinho da amamentação e tb me disseram que o leite poderia não estar a alimentá-lo. Não percebi a resposta... Ora se não há leite fraco, ele mamava em quantidade e até demais, o que é que poderia ser melhor??
                          Bem, ele já tem 2 anos, continuou a descer de percentil até ao 25-50 e a médica diz que está muito bem, tem a ver com a estatura dele. Alto e magro como o pai!

                          Bjinho,
                          Celina



                          O meu Bugs Bunny nasceu dia 22 de Agosto de 2009, às 23h52, com 4,300 Kg e 51,5 cm.

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por blinha Ver Mensagem
                            muito, muito obrigada pelas vossas respostas

                            é que como nunca tinha ouvido falar disto fiquei um pouco confusa...

                            em relação à estimativa do peso eu tenho a noção que são só estimativas, até porque como tenho feito várias ecografias com variações de percentil bastante acentuadas já deu para ter a noção que valem o que valem

                            mãe aos 30 eu também não engordei nada desde as 29s, mas a barriga cresce!!!
                            eu vou ter o bebé no hosp amadora-sintra e realmente falaram-me em antecipar o parto para as 39s pois estou a fazer insulina, tenho a próxima consulta às 39s 2d e acho que já não saio de lá sem o filhote nos braços
                            eu até estou confiante em relação à amamentação, até porque este hospital está certificado como amigo dos bebés por isso conto que lá me ajudem se houver algum problema

                            mais uma vez obrigada a todas
                            beijinhos
                            e vai correr tudo bem!

                            Agora a minha experiência

                            Na minha 1º gravidez não tive DG mas em todas as ecos adivinhasse um bebe muito grande e gordinho, sempre P95.
                            Acabou por nascer no dia que fazia 37s com 4200KG de cesariana. Mesmo assim fomos para o quarto já ele a mamar na maca
                            No entanto os dias seguintes foram mais complicados não vou negar, isso porque ele só queria dormir e eu não me ajeitava la muito com a pega. Nunca me magoou mas não mamava mal se encostava na mama adormecia. Para ajudar a festa tinha uma maminhas enormes o que me dificultava tudo.
                            Tive a subida do leite la e custou-me porque ele mamava tão pouquinho. Fizemos de tudo desde ele ficar de só de body, molhar a carinha, cocegas,que era para ele ir acordando mas mesmo assim foi difícil. Tive mesmo ainda na maternidade de tirar o leite com a bomba para não encaroçar o peito.
                            O Martim mamou até ter 1 ano, como vês não é impossível. Dá mais trabalho mas consegue-se tudo.

                            Nesta gravidez, algo me diz que vamos pelo mesmo caminho. Estou com DG, é uma menina mas as 30s já estava com 2100 e 45cm. Mas temos de pensar que vamos dar a volta e ser fortes!


                            Comentar


                            • #15
                              Olá blinha!!

                              O insucesso da amamentação nada tem a ver com o tamanho do bébé,mas sim com falta de informação,ajuda e apoio, isso sim,são coisas que influenciam...e tb a forçade vontade em amamentar.

                              Eu passei por 2 situações distintas em que na primeira não consegui amamentar,não pela minha filha ser grande,mas sim pelo que acima descrevo.

                              A minha primeira filha nasceu com 4380kg e 52cm de cesariana, veio à mama cerca de 12h depois do parto ( nesse meio tentaram dar-lhe LA, que ela vomitou e por isso esteve a soro), nessa altura uma enfermeira em vez de ajudar com a pega disse-me que elanão ia conseguir mamar porque não tinha bico e por isso mandou o meu marido ir comprar bicos de silicone. Não me ajeitava com aquilo e depois ela era muito preguiçosa para mamar..conclusão..vim para casa cheia de incertezas e acabei por tirar leite com a bomba e dar-lhe no biberon..assim foi durante 2 meses e meio.

                              Desta vez queria que as coisas fossem diferentes, arregacei as mangas e fui à luta e tenho conseguido! A mais nova ( tem 1 mês e meio) nasceu com 4370kg e 51cm, veio logo ao peito e consegui dar mama sem usar bicos de silicone, tem aumentado muito bem de peso e a amamentação tem corrido muito bem, isto tudo graças ao apoio e ajuda de algumas pessoas e principalmente à minha força de vontade.
                              No hospital o que faziam era picá-la mamada sim,mamada não para verificar a hipoglicémia por ser um bébé muito grande.

                              2 coisas muito importantes na amamentação...a pega ser bem feita ( se vês que não consegues pede ajuda) e por o bébé à mama as vezes que ele quiser!

                              Beijinhos e boa sorte! E uns minutinhos muito pequeninos!
                              A minha princesa.....nasceu dia 03/01/2009, com 4380kg e 52cm....é linda

                              A princesa mais nova nasceu dia 27/07/2011, com 4370kg e 51cm...



                              Visitem...http://arcadasprincesas.blogspot.com/

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X