Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Eu e a amamentação

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Eu e a amamentação

    Boa Noite,

    Fui mãe pela segunda vez à dois meses e vou partilhar com voçês a minha história de amamentação.

    Posso adiantar que da primeira filha a amamentação decorreu sem grandes problemas tendo ela sido a amamentada até aos 2 anos.

    Nesta gravidez comecei a ficar com os mamilos secos e a descamar no sétimo mês de gestação, estranhei e fui à farmácia comprar creme para colocar. Aproveitei e nas consultas que tive mostrei à médica a qual me aconselhou uma pomada e disse que era normal, coloquei a dita pomada mas não melhorei e no final da gravidez a sensibilidade nos mamilos era tanta que nem conseguia encostar a toalha do banho.

    Pensei logo que estava tramada e era um mau começo para a amamentação...

    O meu filho nasceu de cesariana no dia 14 de Dezembro às 7h04 da manhã, matulão de 3795 gr e 50 cm, foi colocado ao peito por volta das 9h, agarrou bem mas senti logo dor, como estava à espera.

    Como tenho mamilos pouco saídos para mim a posição de dar de mamar deitada, não é a melhor, e como tinha feito cesariana tive o dia todo deitada, lá nos fomos desenrascando e ele mostrou-se logo um mamão. Resultado imediato...mamilos gretados e uma belas dores.

    Já estava à espera, da irmã tb tinha acontecido, pedi logo ao marido para me trazer a almofada de amamentação para melhorarmos a posição de pega, mas mesmo assim ele não era muito habilidoso, passava a noite agarrado ao peito, as cadeiras no hospital não era as mais adequadas, nem braços tinham resultaram em muitas dores, noites mal dormidas e os mamilos com dores e a ficarem feridos mesmo.

    Na penultíma noite no hospital, dei de mamar de hora a hora, e a enfermeira com pena de mim e para eu poder dormir alguma coisa veio me oferecer suplemento para lhe dar, agradeci mas recusei, achei que não era boa ideia dar-lhe suplemento só para eu descansar, eu aguentava.

    Quando saí do hospital, comprei os bicos de silicone para ver se conseguiria aliviar os mamilos, e deixar de ter dores, foi pior a emenda que o soneto... Os bicos de silicone abriram-me as feridas e fiquei com crateras nos mamilos, saindo bocadinhos de pele e carne.

    Nunca mais os usei e preferi aguentar a boca do bébe. Com 5 dias de nascido tive a subida de leite com direito a febrão, que me assustou, foi uma noite e um dia de febre, e o peite quente, fomos ao pediatra no sexto dia do bébe, e ele tinha aumentado em 3 dias 200 gr, muito bom e um alívio para mim.

    Com 10 dias de nascido, comecei novamente com febre e algum incómodo na costura, mas era febre baixinha não dei muita importância, e ainda mais era época de natal, não ía fazer grande drama, estava sem termómetro e eu achava que tinha o meu marido dizia que não estava assim tão quente, deixei-me andar até que comprei um termómetro e realmente tinha febre, e na zona da costura do lado direito comecei a ter uma durão e dores, na noite de 27 para 28 de Dezembro, cheguei aos 39º e fui nessa manhã ao hospital, disseram-me que as costura estava com uma infecção, e que o durão era um abcesso que iria continuar a encher até rebentar e depois para eu ir ao Centro de saúde fazer o penso.

    Receitaram-me antibiótico e antinflamatório e ben-u-ron para SOS, é de salientar que desde do parto até a esse dia eu tomei sempre comprimidos para as dores, apesar de me dizerem que era medicação "amiga" da amamentação, a verdade é que eu olhava para o meu filho e achava que ele estava mais magro, e decidi ir pesá-lo tinha perdido 400 gr em uma semana e meia...

    O porquê de ter demorado tanto tempo a aperceber-me? Sempre me disseram que um bébe com fome não dormia e chorava, pois o meu dormia e muito e como mamava bem, como eu não estava bem, levei algum tempo a dar-me conta. Provavelmente seria a minha medicação que o deixava mole, e como não me alimentava em condições o leite perdeu qualidades.

    Eu chorava das dores dos mamilos, desesperada porque apesar do meu esforço o meu leite não chegava, chorava do desespero das dores do abcesso que levou uma semana e dois dias a rebentar...eu tinha quebras de tensao, eu dormia com 2 almofadas por causa da asma, pois o abcesso fazia pressão nos pulmões, cheguei mesmo a pensar que me ía e não criava os meu filhos.

    Continuei sempre a dar maminha, junto com suplemento, e comecei a tomar levedura de cerveja, entretanto o abcesso rebentou comecei a fazer pensos e imediatamente a sentir-me melhor, os mamilos continuavam a ser o meu calcanhar de aquiles, mas nunca desisti...

    Tomou suplemento durante 2 semanas, e quando fui ao pediatra à consulta de um mês pedi para deixar o suplemento, uma vez que ele uma vezes bebia 60 ml outras 30 ml e já por duas vezes tinha recusado. O pediatra concordou e planeou-se eu dar só maminha durante uma semana e pesá-lo o peso mínimo aceitável de aumento era 175 gr. Advinhem o meu pequeno aumentou 180 gr, foi um dia muito feliz, significava que o meu esforço finalmente estava a compensar.

    Hoje podemos dizer que a amamentação está bem implementada, ele pesa 5110 gr e sinto-me bem por nunca ter desistido, posso dizer sem vergonha que nos dias piores me passou pela cabeça desistir, mas havia uma parte de mim que me fazia continuar e batalhar, não estou arrependida hoje tenho os mamilos finalmente cicatrizados, dores só no esquerdo e não é sempre e suportáveis.

    Embora eu seja apologista da amamentação, não sou fundamentalista, e compreendo quem não queira ou não possa amamentar. A decisão de aguentar o sofrimento neste processo foi minha e não é por isso que acho que todas o devem fazer.

    Eu partilho a minha história, porque por vezes as histórias começam mal mas têm um final feliz.

    Peço desculpa pelo testamento, e agradeço a quem teve paciência para o ler.

    bjs
    Ultima edição por vazinheira; 15-02-2012, 13:04.

    Afilhada - A doce Amélia Couto :-) 10-04-2012 nasceu um guerreiro, o Martim.

    Uploaded with ImageShack.us

  • #2
    Obrigada por teres partilhado a tua história. É uma inspiração.
    Espero mesmo que não tenhas mais problemas, já tiveste que chegaste.
    Que coragem! Muitos parabéns!

    Comentar


    • #3
      Foi muito enriquecedor conhecer a tua história.
      Sou mãe de um menino e de uma menina, e estou grávida pela terceira vez.
      Tanto o meu filho como a minha filha foram amamentados ao peito, ele até aos 13 meses (em exclusivo até aos 6 meses), e ela até aos 10 meses (em exclusivo até aos 5 meses).

      Quero também amamentar este o máximo de tempo possível, e com isto quero dizer que gostava que pelo menos chegasse ao ano a mamar, se se estender mais, melhor.

      Mas confesso que embora ache que tudo vai correr bem, tenho um certo receio que as coisas não corram como das outras vezes até pelo estigma da idade. Fui mãe aos 24 e aos 26, hoje tenho 35 e penso se isso possa influenciar negativamente a minha capacidade de amamentar.

      Foi positivo ler a tua história porque renovou-me a esperança, que mesmo que não seja fácil como das outras duas vezes, é possível sempre conseguir.

      Bjs e felicidades




      Comentar


      • #4
        Muito obrigada pela partilha! Lutaste como uma leoa! Que tudo continue a correr bem, é o que te desejo. A Dulsa tem razão, já tiveste problemas que cheguem... Xi grande!

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por raquelcoelhomartins Ver Mensagem
          Foi muito enriquecedor conhecer a tua história.
          Sou mãe de um menino e de uma menina, e estou grávida pela terceira vez.
          Tanto o meu filho como a minha filha foram amamentados ao peito, ele até aos 13 meses (em exclusivo até aos 6 meses), e ela até aos 10 meses (em exclusivo até aos 5 meses).

          Quero também amamentar este o máximo de tempo possível, e com isto quero dizer que gostava que pelo menos chegasse ao ano a mamar, se se estender mais, melhor.

          Mas confesso que embora ache que tudo vai correr bem, tenho um certo receio que as coisas não corram como das outras vezes até pelo estigma da idade. Fui mãe aos 24 e aos 26, hoje tenho 35 e penso se isso possa influenciar negativamente a minha capacidade de amamentar.

          Foi positivo ler a tua história porque renovou-me a esperança, que mesmo que não seja fácil como das outras duas vezes, é possível sempre conseguir.

          Bjs e felicidades



          Olá, não tenhas receio que as coisas não corram pelo melhor por causa da idade, fui mãe aos 22..aos 29...e aos 41. Posso te dizer que a melhor gravidez e o melhor parto foi o último, quanto á amamentação...sem problemas!!! Continuo a amamentar a minha bebé que atualmente está com 14 meses...e vamos continuar!

          Beijos e felicidades

          Comentar


          • #6
            bem eu já conhecia a tua história em 1ª mao

            So para te dizer que és fantastica e cada vez gosto mais de ti!


            Comentar


            • #7
              Obrigado pela força.

              É bom ter as vossas reacções positivas.

              Vale tudo a pena cada vez que olho para os meus filhos.

              praline, companheira obrigado, o sentimento é recíproco.

              bjs

              Afilhada - A doce Amélia Couto :-) 10-04-2012 nasceu um guerreiro, o Martim.

              Uploaded with ImageShack.us

              Comentar


              • #8
                Vazinheira, muitos parabéns pela tua persistêcia, muitos parabéns pelo teu sucesso. Sem dúvida que nós mães, conseguimos tudo. É apenas dispormo-nos a não desistir e acreditarmos em nós.

                Eu tenho uma experiência inversa: na 3ª gravidez acreditei mais nos outros do que em mim. E só consegui amamentar 3 meses. Hoje, apesar da bebé ser saudável, arrependo-me profundamente de ter ouvido todos os conselhos à minha volta e de ter ignorado aquilo em que realmente acreditava, ainda para mais sendo mãe de 3ª viagem. Mas está feito, e hoje resta-me incentivar e apoiar decisões como a tua!!!
                http://tantasprofissoes.blogspot.com/

                Comentar


                • #9
                  Muuitos parabéns pela persistência!






                  http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 4

                  Comentar

                  slot_bottomleaderboard_post

                  Collapse
                  Working...
                  X