Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dúvidas e receios

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Olá a todas e mais uma vez obrigada!
    Como já disse, vou tentar não me preocupar. A dúvida era de facto se eu terei alguma coisa para dar ou não, mas tenho de confiar que as coisas vão acontecer.
    Diana, não sei o que se terá passado contigo. Era melhor então partilhares a tua experiência.
    O que sei é que em Santa Maria porque fiz a visita à maternidade e fiz perguntas, tal como noutros hospitais, põem o bébé no teu colo (não é bem colo porque estás deitada e é logo a seguir ao parto) e tu tratas do resto, quanto muito poderás ter uma enfermeira a dar-te algumas orientações, mas penso que todas sabemos mais ou menos como levar o nosso bébé à mama.

    Beijinhos e boa semana para todas!
    __________________________________________________ ______________________________
    Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
    - O meu blog -

    Comentar


    • #17
      Olá!

      O processo de amamentação nem sempre é tão intuitivo como gostariamos, por isso é que é importante termos as noções básicas e sabermos a quem recorrer quando precisamos de ajuda.
      Confia no teu corpo, a maioria esmagadora das mulheres é perfeitamente capaz de amamentar e o colostro chega e sobra para alimentar o bebé os primeiros dias até à descida do leite.

      Não facilites porque há muita desinformação, se não te puserem logo o bebé à mama exige e pergunta o motivo, e não vás na conversa de te levarem o bebé para descansares, salvos raras excepções não deixes dar LA nem chucha nos primeiros dias.
      E não vás atrás das que dizem que é normal doer, porque não é. É normal nos primeiros dias gaver alguma sensibilidade mas dor e gretas é sinal que a pega está a ser mal feita

      Vais ver que vai correr tudo bem

      Comentar


      • #18
        Inserido Inicialmente por Pipa Ver Mensagem
        Olá a todas e mais uma vez obrigada!
        Como já disse, vou tentar não me preocupar. A dúvida era de facto se eu terei alguma coisa para dar ou não, mas tenho de confiar que as coisas vão acontecer.
        Diana, não sei o que se terá passado contigo. Era melhor então partilhares a tua experiência.
        O que sei é que em Santa Maria porque fiz a visita à maternidade e fiz perguntas, tal como noutros hospitais, põem o bébé no teu colo (não é bem colo porque estás deitada e é logo a seguir ao parto) e tu tratas do resto, quanto muito poderás ter uma enfermeira a dar-te algumas orientações, mas penso que todas sabemos mais ou menos como levar o nosso bébé à mama.

        Beijinhos e boa semana para todas!
        Sabes encostar o bebé à mama mas sabes ver se está a fazer uma boa pega?

        Porque não fazes um workshop de amamentação? Tiravas muitas dúvidas e ficavas com uma informação fidedigna e sólida.
        Talvez seja uma boa ideiam porque a amamentação tal como disse a ninha77 não é tão intuitiva como te possa parecer agora. Ter um contacto de alguém que te possa ajudar é também importante porque muitos profissionais de saúde percebem muito pouco de amamentação. Mas tu é que sabes

        Comentar


        • #19
          Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
          Sabes encostar o bebé à mama mas sabes ver se está a fazer uma boa pega?

          Porque não fazes um workshop de amamentação? Tiravas muitas dúvidas e ficavas com uma informação fidedigna e sólida.
          Talvez seja uma boa ideiam porque a amamentação tal como disse a ninha77 não é tão intuitiva como te possa parecer agora. Ter um contacto de alguém que te possa ajudar é também importante porque muitos profissionais de saúde percebem muito pouco de amamentação. Mas tu é que sabes

          Olá,

          No curso de PP que fiz uma das aulas foi só sobre amamentação e para além disso já fiz mais 2 workshops especificamente sobre amamentação e um sobre cuidados com o bébé em que se falou novamente em amamentação. Por isso, teoria não me falta, venha agora a prática.
          Eu não tenho dúvidas sobre a amamentação... volto a repetir que a minha dúvida inicial é se teria colostro logo após no parto, se é assim tão imediato. Mas já estou esclarecida.

          Obrigada.
          __________________________________________________ ______________________________
          Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
          - O meu blog -

          Comentar


          • #20
            Inserido Inicialmente por Pipa Ver Mensagem
            Olá,

            No curso de PP que fiz uma das aulas foi só sobre amamentação e para além disso já fiz mais 2 workshops especificamente sobre amamentação e um sobre cuidados com o bébé em que se falou novamente em amamentação. Por isso, teoria não me falta, venha agora a prática.
            Eu não tenho dúvidas sobre a amamentação... volto a repetir que a minha dúvida inicial é se teria colostro logo após no parto, se é assim tão imediato. Mas já estou esclarecida.

            Obrigada.
            A teoria é um bom começo mas tens de ver a prática. Se tiveres duvidas não tenhas vergonha em chamar quem te ajude. Eu chamei umas 3 vezes as enfermeiras para confirmarem a pega e ajudaram-me a corrigir.
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #21
              Acredita

              Eu tinha 19 meses de experiência e mesmo assim tive problemas com a pega da minha filha mais nova.
              Não tive problema nenhum em ir ao cantinho da amamentação e foi a melhor coisa que eu fiz

              Comentar


              • #22
                Eu posso dizer-te que ja li um testemunho de alguem com curso de facilitadora de amamentaçao que precisou de ajuda de uma colega para resolver um pequena questao na pega. Porque corrigir a nos proprias é mais dificil!

                Eu aco que amaentar é muito intuitivo sim, mas para o bebe e nao para nos que ja fomos demaseado "estragadas" com desinformaçao. Um recem nascido que é deixado `vontade vai descobria a mama e fazer uma pega que por instinto vai tendr a ser boa. Sem que niguem interferir. Depois la havera alguns casos que precisem e uma ajuda porque os mamilos sao mais dificeis, o bebe é mais preguiçoso, etc...
                Mas mais tarde ou mais cedo surge uma dificuldade e nessa altura o segredo é saber pedior ajuda. Pararesolverantes que se torne um problema!
                E Pipa esta quase! Em menos de 1 mes tens ca o teu filhote! Despede-te la dessa barriguinha que vais ter saudades!
                Rute

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #23
                  Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
                  E Pipa esta quase! Em menos de 1 mes tens ca o teu filhote! Despede-te la dessa barriguinha que vais ter saudades!
                  Rute
                  Uiii, é mesmo menos de 1 mês... faltam só 12 dias para a DPP, no hospital dizem que não passa das 41 semanas... não sei, a rapariga teima em andar aos pinotes aqui por cima e nada de descer.
                  Beijinhos!
                  __________________________________________________ ______________________________
                  Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
                  - O meu blog -

                  Comentar


                  • #24
                    Olá a todas,

                    A minha menina nasceu na passada 3ª feira e como já calculava esta parte da amamentação não está a ser nada fácil, apesar de estar a conseguir manter-me calma e +/- optimista.
                    Vou-vos contar como as coisas se têm passado desde o início.

                    Logo após o parto, quando estava no recobro, trouxeram-na para mamar pela 1ª vez. Andou-se a insistir um pouco, mas ela não pegava porque eu tenho os mamilos invertidos. O que disseram é que deveria tentar com mamilos de silicone depois quando estivesse no internamento. Então levaram-na para lhe dar um suplemento numa seringa só para ela não passar fome.
                    Depois de ter chegado ao internamento, voltou-se a tentar e nada. Lá vieram então os mamilos de silicone e aos poucos e de mamada para mamada, ela tem conseguido pegar bem.
                    O outro problema é que nos primeiros dias tive pouquíssimo colostro, mais até na mama direita do que na mama esquerda. Deu para perceber que lá no hospital no primeiro dia ela até mamou alguma coisa, inclusivamente fez-me sangue na esquerda numa das mamadas. A médica que me observada todos os dias ou as enfermeiras, vinham apertar-me as mamas e era sempre o mesmo... umas gotinhas na direita e nada na esquerda.
                    Mas ao 2º dia já não vinha mesmo nada e apesar de haver boa pega, optou-se por fazer também suplemento.

                    Viemos para casa na 5ª feira com indicação da pediatra que deu alta de que deveria continuar a pô-la à mama para continuar a haver estimulação e continuar a haver boa pega, apesar de não haver nada para dar, e fazer sempre o suplemento a seguir (30 ml).

                    Na 6ª feira comecei com as mamas a ficarem super-duras, cheia de dores e com alguns altos. Pensei logo que era a subida de leite.
                    Ontem fui fazer o teste do pézinho e a enfermeira também me viu e confirmou que era a subida de leite. Aconselhou que devo continuar com a estimulação das mamas, com duches quentes ou aplicando quente, massagem e pôr a bomba manual (mesmo que não saia nada) só para as mamas não ficarem tão cheias. A verdade é que em termos de dor estou um pouco mais aliviada, mas elas continuam cheias.
                    Hoje pareceu-me que já saiu um pouco de líquido branco da mama direita e novamente, nada da esquerda.

                    Em relação à Inês, continuo a pô-la à mama primeiro e suplemento depois.

                    Agora as dúvidas são as seguintes:
                    - estou a proceder bem em relação a isto tudo?
                    - é possível não ter tido colostro e agora vir a ter leite?
                    - se já estou desde 6ª feira com a subida de leite, quando é que ele aparece?
                    - é possível ter leite apenas numa das mamas, neste caso a direita?

                    Outro problema é que na mama esquerda, desde que a Inês a fez sangrar que estou com uma crosta que parece que ainda dificulta mais as coisas.

                    E como se não bastasse ainda, a Inês adormece sempre quando está à mama e apesar de conseguir acordá-la algumas vezes, outras vezes fica ferrada e não consigo que ela fique muito tempo. O máximo de tempo que consigo tê-la na mama são uns 10 ou 15 minutos. No hospital uma das vezes esteve 30 minutos na mama.

                    A minha menina dorme muito e ando a acordá-la para mudar a fralda e de seguida comer, mais ou menos de 4 em 4 horas. É normal ela dormir tanto?

                    Ontem foi pesada e até agora só perdeu 270g desde o nascimento, o que até nem é mau.

                    Como vêm, isto está uma confusão e precisava de algumas dicas.
                    Ainda não consegui consulta de pediatria e na 5ª feira devo ir novamente à enfermeira do centro para pesá-la e conversar novamente, mas até lá, continuo um pouco perdida.

                    Help!!!
                    Obrigada e beijinhos!
                    __________________________________________________ ______________________________
                    Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
                    - O meu blog -

                    Comentar


                    • #25
                      Inserido Inicialmente por Pipa Ver Mensagem
                      Olá a todas,

                      A minha menina nasceu na passada 3ª feira e como já calculava esta parte da amamentação não está a ser nada fácil, apesar de estar a conseguir manter-me calma e +/- optimista.
                      Vou-vos contar como as coisas se têm passado desde o início.

                      Logo após o parto, quando estava no recobro, trouxeram-na para mamar pela 1ª vez. Andou-se a insistir um pouco, mas ela não pegava porque eu tenho os mamilos invertidos. O que disseram é que deveria tentar com mamilos de silicone depois quando estivesse no internamento. Então levaram-na para lhe dar um suplemento numa seringa só para ela não passar fome.
                      Depois de ter chegado ao internamento, voltou-se a tentar e nada. Lá vieram então os mamilos de silicone e aos poucos e de mamada para mamada, ela tem conseguido pegar bem.
                      O outro problema é que nos primeiros dias tive pouquíssimo colostro, mais até na mama direita do que na mama esquerda. Deu para perceber que lá no hospital no primeiro dia ela até mamou alguma coisa, inclusivamente fez-me sangue na esquerda numa das mamadas. A médica que me observada todos os dias ou as enfermeiras, vinham apertar-me as mamas e era sempre o mesmo... umas gotinhas na direita e nada na esquerda.
                      Mas ao 2º dia já não vinha mesmo nada e apesar de haver boa pega, optou-se por fazer também suplemento.

                      Viemos para casa na 5ª feira com indicação da pediatra que deu alta de que deveria continuar a pô-la à mama para continuar a haver estimulação e continuar a haver boa pega, apesar de não haver nada para dar, e fazer sempre o suplemento a seguir (30 ml).

                      Na 6ª feira comecei com as mamas a ficarem super-duras, cheia de dores e com alguns altos. Pensei logo que era a subida de leite.
                      Ontem fui fazer o teste do pézinho e a enfermeira também me viu e confirmou que era a subida de leite. Aconselhou que devo continuar com a estimulação das mamas, com duches quentes ou aplicando quente, massagem e pôr a bomba manual (mesmo que não saia nada) só para as mamas não ficarem tão cheias. A verdade é que em termos de dor estou um pouco mais aliviada, mas elas continuam cheias.
                      Hoje pareceu-me que já saiu um pouco de líquido branco da mama direita e novamente, nada da esquerda.

                      Em relação à Inês, continuo a pô-la à mama primeiro e suplemento depois.

                      Agora as dúvidas são as seguintes:
                      - estou a proceder bem em relação a isto tudo?
                      - é possível não ter tido colostro e agora vir a ter leite?
                      - se já estou desde 6ª feira com a subida de leite, quando é que ele aparece?
                      - é possível ter leite apenas numa das mamas, neste caso a direita?

                      Outro problema é que na mama esquerda, desde que a Inês a fez sangrar que estou com uma crosta que parece que ainda dificulta mais as coisas.

                      E como se não bastasse ainda, a Inês adormece sempre quando está à mama e apesar de conseguir acordá-la algumas vezes, outras vezes fica ferrada e não consigo que ela fique muito tempo. O máximo de tempo que consigo tê-la na mama são uns 10 ou 15 minutos. No hospital uma das vezes esteve 30 minutos na mama.

                      A minha menina dorme muito e ando a acordá-la para mudar a fralda e de seguida comer, mais ou menos de 4 em 4 horas. É normal ela dormir tanto?

                      Ontem foi pesada e até agora só perdeu 270g desde o nascimento, o que até nem é mau.

                      Como vêm, isto está uma confusão e precisava de algumas dicas.
                      Ainda não consegui consulta de pediatria e na 5ª feira devo ir novamente à enfermeira do centro para pesá-la e conversar novamente, mas até lá, continuo um pouco perdida.

                      Help!!!
                      Obrigada e beijinhos!
                      Olá!
                      Parabéns pelo bebe!

                      O que eu vejo é que estas muito confusa e muito pouca informada sobre a amamentação ao contrario do que sempre afirmaste neste tópico.
                      1) tu tiveste colostro, o facto de nao sair gotas do mamilo quando o apertavam nao quer dizer que nao estavam lá dentro, a prova disso a que tens uma descida de leite perfeitamente normal.
                      2) sim tens leite por isso é que as mamas estão duras, estão duras porque estão cheias de leite, nao é músculo endurecido nem gordura...
                      3) sim há um erro na forma como o bebe esta a ser alimentado, esta a suplemento e por isso há sem sombra duvida um erro, e é este.
                      4) se queres amamentar com sucesso o meu conselho é ires a um cantinho de amamentação, telefonar para o SOS amamentação ou consultar uma CAM e resolveres o problema que no caso de mamilos invertidos é um pouco mais problemática mas que pode ser resolvida perfeitamente se estiveres a ser orientada por alguém que percebe e tu mesma acreditares que consegues. Isto é fundamental.

                      É importante que percebas que o bebe deve largar o suplemento o mais rapidamente possível, se isto nao for feito estarás a comprometer a amamentação. E sim o teu leite chega perfeitamente para o teu bebe. Neste momento as tuas mamas tem muito mais leite do que aquele que ele pode beber.

                      O truque é dar de mamar sempre que o bebe queira e sempre que nos acharmos que ele deve mamar. Eu acho 4 horas muito mas pode nao ser. Se tu achares que é muito tempo ofereces a mama, se ele mamar, mamou, se nao mamar é porque esta bem assim. Com a idade dele deve mamar 8 a 10 vezes por dia , nas 24 horas.

                      Boa sorte

                      Comentar


                      • #26
                        Olá Dulsa e obrigada!

                        Em primeiro lugar, continuo a dizer que informada estava, porque como deves ter lido, tentei informar-me nos cursos e workshops que fiz. Agora, a informação pode não ter sido total ou correcta e depois a prática é também outra coisa.
                        Só estava a contar o que aconteceu. Tive algumas gotinhas de colostro que depois desapareceram e posteriormente a isso, parecia que a bébé só ingeria ar ao estar uns minutos à mama que pouco depois acabava por rejeitar. Ou seja, dava a sensação de que dali não vinha nada, daí terem achado melhor que ela tomasse um sumplemento.

                        Deves saber que ser mãe pela primeira vez, acaba por levantar muitas dúvidas sempre.
                        Mas felizmente e curiosamente esta tarde, ela mamou bem durante 30 minutos e tive leite... Pu-la na mama direita e ela nunca mais a largou e quando o fez o mamilo tinha restos de leite.
                        Posso dizer que estou um bocadinho menos preocupada!...
                        __________________________________________________ ______________________________
                        Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
                        - O meu blog -

                        Comentar


                        • #27
                          Pelo que li acho k tens leite suficiente e n vejo motivo pra dar suplemento à tua bebé. A Dulsa tem razao quando diz que "tens leite por isso é que as mamas estão duras". Como a tua filha n está ainda a conseguir esvaziar bem a maminha é normal k a tua mama fique dura. Deves continuar a fazer banhos quentes k isso ajuda mto. E n dês suplemento pk julgo nao haver motivos pra isso, já k tens leite até mais k suficiente

                          Tb sou da opiniao de k 4h sem comer na idade dela é mto tempo. O meu cm essa idade n aguentava mais de 2h e ainda hj durante o dia ele come de 3 em 3h (às vezes menos) e so a noite é k fica no máximo 4h sem comer. Talvez isto aconteça pk ele nao toma suplemento.

                          Ah outra coisa, nem todos os bebés precisam mamar 30 minutos pa ficarem satisfeitos. No meu caso o meu filhote so mama entre 10-15 minutos e fica completamente saciado. O tempo de amamentaçao depende mto dos bebés e da quantidade de leite da mãe. Por isso se ela mamar só 15 minutos e ficar satisfeita e continuar a ganhar peso nao precisas de te preocupar.


                          Beijinhos e aproveita bem esses momentos cm a pequena

                          Comentar


                          • #28
                            Inserido Inicialmente por Pipa Ver Mensagem
                            Olá Dulsa e obrigada!

                            Em primeiro lugar, continuo a dizer que informada estava, porque como deves ter lido, tentei informar-me nos cursos e workshops que fiz. Agora, a informação pode não ter sido total ou correcta e depois a prática é também outra coisa.
                            Só estava a contar o que aconteceu. Tive algumas gotinhas de colostro que depois desapareceram e posteriormente a isso, parecia que a bébé só ingeria ar ao estar uns minutos à mama que pouco depois acabava por rejeitar. Ou seja, dava a sensação de que dali não vinha nada, daí terem achado melhor que ela tomasse um sumplemento.

                            Deves saber que ser mãe pela primeira vez, acaba por levantar muitas dúvidas sempre.
                            Mas felizmente e curiosamente esta tarde, ela mamou bem durante 30 minutos e tive leite... Pu-la na mama direita e ela nunca mais a largou e quando o fez o mamilo tinha restos de leite.
                            Posso dizer que estou um bocadinho menos preocupada!...
                            Pipa, desculpa dizer-to mais uma vez....
                            Tu dizes assim, ela mamou bem durante 30 minutos e tive leite. O teu problema esta aqui. É claro que tiveste leite, porque razão nao havias de ter? Tens algum problema hormonal que te impeça de produzir leite? Nao tens, pois nao? Então tens leite porque acabaste de ter um bebe e o normal é ter leite. E se estas tão bem informadas como continuas a dizer que estas então certamente sabes que a nao ser que tenhas um problema hormonal terás sempre leite para a tua bebe, desde que lho ofereças.
                            E assim se continuares a amamentar e a nao suplementar certamente deixaras de amamentar quando te apetecer e daqui a muitos meses...

                            Acredita, o maior problema da amamentação passa pela mãe acreditar que nao tem leite seja porque motivo for.
                            Mas tu é que és a mãe e certamente saberás o que é melhor para ti e para o teu bebe.

                            Comentar


                            • #29
                              Pipinha, já te disseram tudo, mas mesmo assim aqui vou eu:

                              - tens leitinho, não dês suplemento à Inês. Dá-lhe maminha e quanto mais lhe deres mais leite terás. E com o mamilo mais facilmente vês que tens leite (só para ficares descansada), porque quando o bebé tira a boquinha tu vês leitinho no mamilo e mais dia menos dia está a escorrer-lhe pelo cantinho da boquita;
                              - os mamilos de silicone vão ajudar-te a não teres gretas e vai tudo correr bem;
                              - esuqece o colostro, eu também não tive muito e o que tirei no hospital derm-no à minha bonequinha. Em casa apareceu o leitinho entretanto e ela mamava, umas vezes mais, outras menos, mas se quando fores pesar a Inês ela estiver a engordar, então ficarás mais tranquila;
                              - quanto ao adormecer na mama, a minha pulga fazia o mesmo, então eu descalçava-a, fazia-lhe cócegas, mas nem sempre resultava! Daí que passado 2h ou 3h lá estava ela a pedir mais. Quanto ao tempo da mamada também não te fies nos 30 minutos! A Mafalda às vezes mava as duas mamas em 20 minutos, outras vezes "engonhava" durante 30 minutos numa mama só... tudo depende da sucção e com a prática começam a mamar mais rápido!
                              - ah e tens leite nas duas mamas, sem dúvida!

                              Estas dúvidas são normalíssimas! Desconhecemos e temos medo de estar a proceder de forma errada.
                              Não te preocupes. Tens tudo o que a Inês precisa e estás a fazer tudo bem.
                              Beijinhos
                              Um blogue feito a pensar na minha pulguinha: www.feijocazita.blogspot.com

                              A minha doce afilhada: a Pipa já é mamã de uma doce Inês! **

                              Sócia n.º 111 - Amamentação



                              Comentar


                              • #30
                                Parabéns!

                                Podia estar aqui a dizer que o teu leite chega e sobra, que a introdução do suplemento é meio caminho andado para a diminuição da produção e que há formas de resolver todos os problemas que te apareçam mas há foristas muito mais qualificadas do que eu.
                                Nem sempre amamentar é fácil, mesmo com toda a teoria do mundo há alturas em que as duvidas nos assaltam. Questionares se tens leite suficiente é perfeitamente normal, por muito que nos expliquem há sempre que não ajude e em ultima instância somos nós que estamos em frente a um ser minusculo e indefeso o dia todo e com um medo enorme de falhar.
                                Quando tiveres essas duvidas pede ajuda, vai a um cantinho de amamentação, vem ao forum, vai ao site do sos amamentação. Porque quando mais segura estiveres melhor vai correr.

                                Beijinhos e boa sorte

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X