Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

    Até que enfim que encontro alguém que fez uma cesariana e não justifica que a fez porque o bebé isto ou aquilo.

    Pois aqui está mais um caso. Fiz cesariana a meu pedido. O meu bebecas não podia ter nascido de outra forma. Sou demasiado medricas, tenho pouca resistência à dor e como já tive ataques de pânico tive medo de sofrer algum aquando do parto.

    A minha experiência: tinha o parto marcado para 4 dias depois mas comecei a sentir contracções mais dolorosas, por isso, fui encaminhada para internamento mais cedo que o esperado.

    Durante a operação estive sempre consciente, ouvi o 1º choro do bebé e dei-lhe um beijinho.

    Logo depois de o limparem, colocaram-no logo no meu "regaço".

    No recobro fui encorajada a amamentar. Tive a "subida do leite" 3/4 dias depois mas até lá tive colostro.

    Levantei-me logo passadas algumas horas. Não senti muitas dores pois deram-me analgésicos. Por isso, não me custou nada tratar do bebé apesar de ainda nem ter a faixa (coloquei-a só no dia em que sai).

    O que não correu muito bem foram os lóquios, duraram 6/7 semanas. À conta deles ainda me desloquei 2 vezes às úrgências, uma para fazer o tipo de uma raspagem e outra por pensar estar anémica tal era a perda de sangue.

    Agora que já passaram 4 meses, olho para trás e penso que correu tudo bem e repetia tudo, menos a parte da raspagem.



    Olha um contra de um parto normal num Hospital Público, pelo menos para mim:

    -Toda "a gente" mete a mão para fazer toques e ver a dilatação.
    Inicio dos Treinos Jan/11- ciclos (19-32dias)-Fim dos Treinos Jan/12
    3 Gravidezes Bioquimicas:
    Set/11: Pos.27ºdc - 1ºBeta= 95,6; 2ºBeta=22,89. Ab. espontâneo sem intervenções ao 37ºdc.
    Dez/11: Pos.26ºdc - 1ºBeta=204,8; 2ºBeta=332,2; 3ºBeta=225,8. Ab.espontâneo sem intervenções ao 40ºdc.
    Jan/12: Pos.30ºdc - 1ºBeta=126,4; 2ºBeta=315,8. Ab.espontâneo sem intervenções ao 35ºdc 3ºBeta=315,9; 4º Beta=457,4; 5ºBeta=232; 6ºBeta=59,5; 7ºBeta=1,11 (ectópica?)

    Comentar


    • #17
      RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

      Olá rosa-choque!



      Eu por acaso com os lóquios não tive senão, tive penso que durante uma semana uma espécie de periodo ligeiro mas nada de mais...deram-me uma embalagem de cuecas descartáveis no hospital onde a Joana nasceu mas senti que elas eram um bocadinho desconfortáveis, bem preferia as chamadas "cuecas da avó", em algodão!



      Beijinhos e felicidades para todas,



      Sofia

      Comentar


      • #18
        RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

        Ola!



        Bem, nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Todos os partos, seja, como forem, comportam riscos. Uns sao especificos do parto normal (se fazes uma cesariana nao corres o risco de precisar de episiotomia por exemplo) outros da cesariana (como fazer uma infecçao pos operatoria).



        Muitas das desvantagens da cesariana decorrem directamente de ser uma cirurgia. Qualquer cirurgia os tem. Depois tens os riscos da propria anestesia (seja local ou geral) que num parto normal pode ate ser dispensada, mas numa cesariana é obrigatoria.



        Mas muitas dos factores que aqui se falam estam relacionados nao com a cesariana em si, mas coma ausencia de trabalho de parto. As hormonas libertadas durante o trabalho de parto, facilitam uma serie de factores emocionais e fisicos do pos parto, quer na recuperaçao da mae quer na maturidade do bebe. Nao havendo trabalho de parto ha um maior risco que alghuma destas coisas falhe. O risco ser maior nao significa que todas as mamas que fazem cesariana tenham problemas (nem sequer a maioria), nem que nao haja casos em quem faz parto normal. Apenas que numero de mulheres que sentem essas dificuldades entre as que fazem cesarianas é maior do que enter as que fazem partos normais. Depois cada caso é um caso.



        Nestes tais factores que sao afectados pelo trabalho de parto estao coisas como a subida do leite. As hormonas do facilitam essa ocorrencia, dai que as mulheres que nao entram em trabalho de parto em media demorem mais a ter leite. Mas isto tambem 0 depende de muitos outros factores como por o exemplo o estimulo do bebe. Tambem ha evidencia sque as variaçoes hormonais ajudem ao vinculo mae filho e conduzam a mae para um situaçao de alerta que ajuda alidra com a nova realidade. Sem trabalho de parto nao ha esta "ajuda" extra e ainda por cima com as dores e efeitos de anestesia pode custar mais a uma mae sentir-se no seu novo papel em pleno. Mas ha muitos casos ao contrario certamente



        Quanto as questoes medicas. As estatisticas dizem que é mais provavel um mae que ja teve uma cesariana voltar a ter outra que uma mae que ja fez um parto normal ter uma cesariana. E tambem é verdade que o numerod e nados mortos e morteinutreo é maior em maes com cesariana previa (mas ainda assim muito baixo). Ja li documentos que relacionam este facto com uma suposta tendencia dae numa nova gravidez a placenta a derir sobre a cicatriz da cesariana anterior, o que implica riscos de mau funcionamento.



        Tambem ha registo que depois de uma cesariana um mulher demora em media mais tempo a conseguir engravidar (mais ciclos) que depois de uma parto normal... MAs estamos sempre no plano das estatisticas...



        Beijinhos



        Rute





        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #19
          RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

          Olá:



          Este assunto, como tudo na vida, tem opiniões para todos os gostos, e todas devem ser respeitadas.



          Antes de deixar a minha (que vale o que vale), gostaria apenas de acrescentar que, ao contrário do que muita gente pensa, o pavimento pélvico/períneo não fica "intacto" quando o parto é por cesariana. O períneo é um músculo que "sofre" durante todo o tempo da gravidez, pois tem de suportar, para além dos órgãos que suporta habitualmente, o peso do bebé e seus anexos. Claro que é inegável que uma episiotomia é uma agressão, e que a sua recuperação pode ser (não é necessariamente) dolorosa, mas não é a única razão de disfunção do pavimento pélvico. Existem muitas mulheres submetidas a cesariana que posteriormente apresentam incontinência urinária, disfunção sexual, etc, precisamente porque o períneo se encontra em esforço máximo durante 9 meses. Existem exercícios que podem (e devem) ser efectuados durante a gravidez (de acordo com indicação de um fisioterapeuta), o parto e no pós-parto, que tem como objectivo a consciencialização do pavimento pélvico e o seu fortalecimento, levando a uma recuperação mais rápida e eficaz.



          Em relação à minha experiência, e apesar de alguns percalços, não podia ter corrido melhor. Estive em casa desde as 22 semanas por gravidez de risco devido a encurtamento do colo, mas nunca passei mal, não tive nenhum dos desconfortos típicos da gravidez. Claro que, como mãe de 1ª viagem, tinha alguns receios, por ser tudo novo e desconhecido, mas não era propriamente medo do parto, mas sim alguma ansiedade.



          Tive rotura da bolsa às 21h30 de 5ª feira, sem contracções, e quando dei entrada no hospital, foi-me dito que se continuasse assim, 12 horas depois teriam que induzir o parto. Mas a minha médica entrava de banco às 8h do dia seguinte e logo veria com ela o que fazer. Subi para o bloco de partos e tive que permancer deitada, devido à bolsa rota (1ª desvantagem), nem me deixaram ir à casa de banho. De acordo com as normas do hospital, por ser uma situação que poderia acabar em cesariana, não me deixaram comer ou beber, apenas molhar os lábios (2ª desvantagem). No entanto, eu já tinha estabelecido um "projecto de plano de parto" com a minha médica, que me disse que se fosse ela a assistir ao parto, permitiria todas estas coisas.



          Só por volta das 02h iniciei contracções, mas muito ténues e esppaçadas. Às 04h, fizeram o 1º toque: 4cm dilatação. As contracções continuavam fracas. Cerca de 40 minutos depois, as contracções começaram a ficar muito fortes e pouco espaçadas e comecei a pensar em pedir epidura, mas logo depois comecei a ter muita vontade de fazer força, e quando fizeram novo toque, já tinha 9 cm de dilatação, fomos "a correr" para a sala de partos.



          A fase de expulsão durou algum tempo, pois o último cm demorou a dilatar e porque a cabeça do bebé teimava em não sair. A médica disse que tinha que dar um pequenno corte, que nem senti. Algum tempo depois, como estava na mesma, novo corte. O bebé saiu de seguida, perfeitinho, às 06h30. Fui cosida durante mais de 1 hora, pois a médica era novinha e perfeccionista.



          Não posso dizer que tenha tido dores, mas sim uma vontade incontrolável de fazer força. A recuperação foi óptima, assim que cheguei à enfermaria, consegui estar sentada na cama com as pernas cruzadas, sem qualquer dor ou desconforto, e assim fiquei.



          Como só tive esta experiência, não posso fazer comparações, mas só deseja que tudo corra tão bem numa próxima vez. Psso não concordar mas não condeno quem opta por cesariana, quer seja por medo da dor, quer seja por conveniência, pois cada um sabe de si, e a verdade é que já soube de todas as hipóteses: pessoas que fizeram parto normal e detestaram e outras adoraram, e pessoas que fizeram cesariana e detestaram pois a recuperação foi muito pior e outras adoraram pois não custou nada e voltariam a repetir. Como digo, cada pessoa sabe o que é melhor para si.



          Assim, acabo dizendo que cada pessoa se deve informar o mais possível e debater todas as dúvidas e medos com o médico assistente, para assim se preparar melhor e decidir com consciência.



          Peço desculpa pelo testamento...

          Comentar


          • #20
            RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

            Olá



            Apesar de ter sofrido bastante no parto do meu filho (2/6/2009) e de ter sido parto vaginal com ventosa...penso que é sempre melhor o parto normal. Cesariana só deve ser feita como última alternativa...ou seja, quando é mesmo necessário.



            Nunca te esqueças de uma coisa: Uma cesariana é uma cirurgia. Tem sempre maiores riscos.



            O melhor mesmo é o parto normal.



            Uma hora pequenina!



            Rita

            Comentar


            • #21
              RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

              mama24 (24-10-2009)eu Fiz cesariana e o leite subiu e tive bastante colostro e até hoje amamento, quase 12 meses, por isso não passa de falatório!


              Amamentei quase 24 meses, depois da cesariana... 3 dias depois fui para casa e, ao fim de uma semana, já andava a estender roupa...

              Ah! E a auto-estima nem foi um pouco beliscada com isso, muito pelo contrário: tive o marido ao meu lado, que assistiu a tudo, e a minha filha nasceu sem stresse a chorar, como mandam as regras...



              EDIT: depois de ter lido mais opiniões, cont a achar que não se pode generalizar... Cada caso é um caso e o que acontece com umas mulheres nao tem necessariamente de acontecer com as outras. Até mesmo 2 gravidezes na mesma mulher nunca são iguais... NO entanto, não me importava de ter a mesma experiência que tive, da 1ª vez...
              http://manasecompanhia.blogspot.com/


              Comentar


              • #22
                RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

                Olá



                Eu também fiz uma cesariana. As ecografias desde sempre adivinhavam um bebé grandito, as dimensões da cabecita eram uns mm superiores, etc,... o que é certo é que uma semana antes da data prevista, a minha GO fez o toque e eis que me diz que o meu canal de parto era assim mais para o estreito e o arco púbico também não facilitaria a passagem do bebé para um parto normal, e visto que o bebé tem a cabecinha grande... pronto, marcámos cesariana.



                E assim foi, no dia marcado lá me apresentei com a mala às costas prontinha para fazer a cesariana. Fiz o CTG para ver se estava tudo bem, e sim, tudo estava perfeito (afinal o bebé estava previsto para daí a uma semana ou mais, conforme lhe apetecesse)! De qualquer forma a GO ainda quis ver se induzia para um parto normal ou se me provocava umas contracções. Lá me puseram os cateters para me darem o tal líquido que induz partos... Mas não aconteceu nada, nem uma contracção, nem uma dor, nada! Desde as 9h da manhã até às 19h da tarde sempre a ver se algo acontecia e nada. pronto, vamos fazer a cesariana. lá fui (já com os nervos em franja... afinal desde as 9h da manhã à espera... ui, não foi fácil!)

                Deram-me a anestesia (raquis)... e as enfermeiras e a anestesista foram sempre conversando comigo numa tentativa de me acalmar. E conseguiram. às 19h32 estava o meu bomboca mais lindo do mundo a nascer! Lindo lindo e sim, com uma cabecinha que dificilmente passaria pelo local onde deveria ter passado... ooops!



                É naturalmente um bebé perfeito e sem desporporções físicas, não interpretem mal, mas sai ao pai! O meu marido tem a cabeça grande e pronto, se o bomboca é nosso filho é normal que herde as nossas características físicas!



                Bem, tanta conversa... isto tudo para falar da cesariana! Não custou. Claro que as primeiras horas dói um bocado, mas as enfermeiras dão benuron e as dores passam. no dia seguinte mandaram fazer o levante, custou porque parecia que não me conseguia endireitar pois parece que sentia uma coisa a puxar e repuxar mas com calma nos movimentos e respirando fundo consegui andar, ir à casa de banho, tomar banhoca, tudo!



                Nos dias seguintes estava já muito mais ágil nos movimentos, pegava no bebé sempre que necessário. O único senão foram efeitos da anestesia... eu deveria ter ficado deitada sem me mexer durante 24h mas é claro que com o meu bomboca ali ao lado a chamar por mim não o fiz! Levantei a cabeça logo nas primeiras horas a seguir à intervenção e a partir daí veio uma dor de cabeça horrível que durou exactamente uma semana! Tirando isso não tenho nada a dizer da cesariana. Recuperei bem, o bebé está ópitmo, a costura mal se nota e amamentei! (durante dois meses apenas porque o stress em q fiquei pelos palpites do 'come isto, não comas aquilo!' gggrrrr foi de loucos!)



                Uma boa experiência! que me deu o meu Mundo = O meu bomboca Frederico!



                beijinhos e que corra tudo bem!


                Comentar


                • #23
                  RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

                  Olá



                  Também concordo, acho muito tendencioso os prós e contras que sao expostos



                  Eu tive 2 partos naturais e se for ao 3º só não faço outro se não puder. Não critico quem faça cesarianas electivas porque cada um tem os seus motivos e as suas crenças mas está provado que o parto natural é a forma mais saúdavel de ter um bebé e com largas vantagens para a mamãe e principalmente para o bebé



                  A "desvantagem" é sem duvida as dores de parto, mas nada que nao se suporte com a respiração ou que não se resolva com uma epidural

                  E são se saber a data também não vejo como sendo uma desvantagem, muito pelo contrário, preferi de longe o meu 1º parto que ela nasceu quando quis e o corpo teve tempo para se preparar para o trabalho de parto do que o 2º que foi induzido com dia marcado.



                  O que eu sei é que das duas vezes fiz o parto e mal elas nasceram senti-me optima, dei de mamar, andei sempre em pé, tratei delas, e 1 semana depois do ultimo parto fui fazer a revisão e ver os pontos e a médica disse que estava pronta para outro



                  Bjk

                  Comentar


                  • #24
                    RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

                    Olá,



                    Desculpa, mas não acho nada bem isso dos pros e contras do parto normal vs cesariana.



                    Acho que o natural é ser um parto normal, as cesarianas são cirurgias que apenas se farão no caso do parto normal ser mesmo inviável (ou deveria ser assim).



                    Perdoem-me mas é mesmo a minha opinião sincera.



                    Eu tive 2 cesarianas, já contei aqui várias vezes e tenho algum "desgosto" por nunca ter tido um unico sinal de parto, passo sempre do tempo e claro que já sabem que ao chegar as 42 semanas marcam a indução. Das duas vezes indução e de ambas as vezes o bebé não encaixa para sair... mesmo tendo dilatação se a cabecita não encaixa lá os medicos e as parteiras nada puderam fazer, acreditem que me deu imensa vontade de chorar, embora da segunda vez fosse ate mais conformada, até fui pelo meu pé para a sala das operações. Tive aulas de PPP e tinha aquele sonho de puxar o bebé para cima de mim e claro que isso não aconteceu.



                    Sobre amamentar, subiu-me o leite ao 3º dia de ambas as vezes e amamentei por mais de 12 meses (os primeiros 6 em exclusivo) de ambas as vezes, fui até extremamente abençoada, nunca tive qq problema nesse ambito.



                    Tenho amigas que ficaram um bocadito maltratadas (la embaixo) no parto normal, e isso claro que assusta, mas temos é que se pudermos escolhermos um bom medico que nos possa acompanhar nesse momento para que isso não aconteça, nos casos que conheço temos consciencia (Eu e as minhas amigas) que foi mesmo os medicos que acompanharam que não foram muito bons.



                    Tenho uma prima que ja teve 3 partos normais, e não pensem que foi chegar la e ter, da primeira vez as 42 semanas indução e teve la umas 48 horas e acabou por ser a ferros, os outros 2 ja foram mais simples e quando falamos sobre o assunto, vejo perfeitamente que o parto normal é mesmo aquilo que é natural. Ah ela ficou optima (la embaixo) a medica dela é que coseu e ficou perfect.



                    Bjinhos,
                    Sónia, Pedro David e João Dinis

                    Comentar


                    • #25
                      RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

                      baby3090 (23-10-2009)Olá a todas as grávidas e mamãs.

                      Gostava de lançar o debate. Estou muito indecisa entre a cesariana e o parto normal. :unsure:

                      Qual é a vossa opinião e/ou experiência???

                      Qual preferem????

                      Cesariana programada:

                      Prós:

                      - a mãe pode decidir quando será o parto. É realizada no mesmo dia do internamento. tive ruptura de membrans às 37 semanas, fui ter com a minha médica e fomos para o hospital privado onde me fizeram uma ceseriana

                      - não se sentem as dores e contracções;

                      - não se provoca o parto, estando muitas horas ligada ao CTG,a soro e com as contracções a intensificar até ficar com os 4 dedos de dilatação (altura que se pode pedir a epidural);

                      - não se faz episiotomia, prática comum - a zona da vagina e perínio fica intacta;

                      - bebé não fica com marcas do parto, por causa dos forceps, ventosas, canal... O meu filho estava numa posição complicada e mesmo sendo ceseriana tiveram que usar ventosa e ficou com um altinho na cabeça

                      - bebé não entra em sofrimento fetal, nem corre o risco de ter o cordão à volta do pescoço;

                      - a gestante tem certeza de que o médico que a acompanhou estará disponível para fazer o parto;

                      - o acompanhamento de enfermeiras e médicos é maior.





                      Contras:

                      - o médico deve avaliar muito bem a idade gestacional para não nascer cedo demais; não é obrigatório marcar data, podes entrar em trabalho de parto de forma espontánea e só nessa altura te diriges ao hospital privado onde vais ter o teu filho e avisas a equipa médica

                      - dependendo de mulher para mulher, na recuperação pós-parto o levante ao fim de 12h pode ser mais doloroso (mas com analgesicos não custará) e poderá ter mais ou menos dificuldade em tratar do bebe. eu não tive dores nenhumas, mas estavam a dar-me morfina, voltaren e ben-u-ron

                      Em muitos relatos as mães conseguem fazê-lo, mas com cuidado para não fazer esforços, protegendo a barriga com cintas e fazendo as coisas com calma;depois de 12h deitada estava bem e conseguia fazer quase tudo, mais do que as minhas 2 amigas que tiveram episotomia

                      - fica uma cicatriz abaixo na linha do biquini (mas que não se vê);

                      - só se poderá engravidar ao fim de 18 meses;

                      - tem um custo maior para os pais (minimizado com Seguros de saúde) e para o hospital;

                      - trata-se de uma cirurgia, com todo risco de complicações de qualquer cirurgia comum (infecções, sangramentos, risco anestésico, trombose nas pernas).

                      - achei que tive uma perda de sangue maior e demorei muito tempo a perder a cor amarelada no rosto, típica de quem está doente



                      Parto Normal:



                      Prós:

                      - Permite à natureza seguir seu rumo, nascendo o bébé no tempo certo;

                      - Favorece a expulsão dos líquidos pulmonares do bebê;

                      - Tem menor custo para os pais e para o hospital;



                      Contras:

                      - como não há hora para nascer, muitas vezes o médico não está disponível e um médico de plantão ou obstetra conduz o parto;

                      - As dores de parto começam devagar e espaçadamente, e depois ficam mais fortes e frequentes, ajudando a dilatar o cólo do útero, que deve chegar a 10 cm para que o bebê nasça. As dores se assemelham a cólicas fortes, refletindo no baixo ventre (pé da barriga) e nas costas, e vêm a cada 5 minutos.

                      - Não se pode decidir o momento em que o bebê vai nascer. Deve-se esperar as contrações e a dilatação do cólo do útero. Após 37 semanas, a mãe deve diminuir suas atividades normais e esperar pelo parto tranquilamente. Pode ser a qualquer momento... quando menos se espera, podem rebentar as águas;

                      - trabalho de parto dura em média 12 horas... varia de mulher para mulher, sendo que umas apresentam evolução mais rápida, outras vão para o hospital muito cedo, ainda com pouca dilatação;

                      -quando tem de se procovar /acelerar a dilatação e ficam ainda mais tempo em trabalho de parto - ligada ao CTG, a soro e com as contracções a intensificar até ficar com os 4 dedos de dilatação (altura que se pode pedir a epidural);

                      - episiotomia no momento do parto, principalmente na primeira gravidez, que é um corte ao lado da vagina para ampliar a saída do bebê... provoca incómodo ao sentar, tem de ser cosida, com as consequentes complicações dos pontos-> Mal cicatrizada provoca dificuldades em evacuar, dores nas relações sexuais, etc.

                      - pelo esforço feito na expulsão, pode provocar derrames oculares, incontinência, etc.

                      - bebé pode ficar com marcas do parto, por causa dos forceps, ventosas, canal...

                      - bebé pode entrar em sofrimento fetal, correr o risco de ter o cordão à volta do pescoço - ter de fazer uma cesariana de urgência,

                      - tenho a ideia que mts bebés entram em sofrimento fetal e tem paragens cardiacas, muitos mais do que na ceseriana



                      Em certos casos, o parto cesariana é indicado:



                      + Quando o bebê está sentado,

                      + em gestação de gêmeos,

                      + quando há complicações durante o parto normal, quando há sofrimento do bebê,

                      + quando há placenta prévia,

                      + quando há alguma patologia grave, quando o bebê passou do tempo de nascer e não se pode induzir o parto, quando há mecônio espesso, entre outras.

                      + quando o bebé está de face



                      O mecônio são as fezes do bebê. Quando estão em grande quantidade, tornam o líquido amniótico espesso e, se aspirado pelo bebê, gruda nas vias aéreas e dificulta a respiração.



                      MITOS: Leite não sobe com a cesariana.


                      antes de o meu filho e os meus sobrinhos nasceram eram adepta do parto natural... mas o meu sobrinho teve 2 paragens cardiacas no parto normal e a minha sobrinha entrou em sofrimento fetal e acabou em ceseriana de urgência; por isso numa próxima gravidez não farei questão de parto normal

                      Sócia n.º 51

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X