Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Esclarecimento: licenças parentais e subsídios.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Esclarecimento: licenças parentais e subsídios.

    Como eu sei que existem muitas dúvidas sobre este assunto, venho aqui deixar um esclarecimento de como as coisas se processam legalmente.
    Posso garantir que assim o é, tive de meter o CITE, a ACT e o tribunal de trabalho ao barulho. Existe inclusivamente um acordão do supremo tribunal a afirmar.

    A lei é clara (artigo 65º) mas existem muitas entidades patronais que não pagam os subsídios de natal e/ou de férias quando ficamos de licença por risco clínico na gravidez (a chamada baixa de risco) e licenças parentais, ora, com qualquer uma destas licenças não perdemos qualquer direito aos subsídios! É efectivamente a entidade patronal de tem de pagar.

    Como isto anda, um dia mudam as regras, mas para já, é assim que se processa. Paternidade = não perda de quaisquer regalias, a não ser o vencimento.

    Espero que isto possa ajudar alguém, eu se não me tivesse mexido, não tinha recebido nada!

  • #2
    Obrigada In!

    Efectivamente a minha entidade patronal pagou-me o subs. natal quando estava de licença!

    Ainda bem que conseguiste resolver as coisas...


    Comentar


    • #3
      sp me disseram que os patrões n pagam subsidios qd estamos de licença.... afinal ñ é assim???
      o que fizeste para te "mexeres"??

      Comentar


      • #4
        Olá

        Primeiro fui à ACT, deram-me a cópia da lei, e com as partes mais importantes sublinhadas.
        Mesmo assim nada. Fui ao tribunal do trabalho, falei com uma senhora e apresentei queixa... Avisei a entidade patronal e no fim do mês tinha o dinheiro na conta. Pediram-me desculpa e justificaram-se que não sabiam. No meu caso como tinha estado também de licença por risco clinico, como os papéis são iguais aos da baixa, pensavam que se procedia da mesma forma.

        Comentar


        • #5
          A mim pagaram-me das 2 vezes, mas acredito que haja falta de informação nas empresas, apesar de haver ainda muita descriminação.
          Lembro-me de termos aqui um caso há uns anos atrás que a informação dada pela seg social estava errada.

          O que eu percebi das novas alterações é que mantem-se tudo igual nas licenças com excepção dos subsídios, antes recebíamos a média dos ultimos vezes e se tivessemos recebido um subsídio ficavamos com um valor superior, agora os subsídios de férias e Natal deixam de entrar para a média das contas.
          O que tem algum sentido, se as empresas os pagam na totalidade, havia que acabasse por receber em duplicado

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
            Como eu sei que existem muitas dúvidas sobre este assunto, venho aqui deixar um esclarecimento de como as coisas se processam legalmente.
            Posso garantir que assim o é, tive de meter o CITE, a ACT e o tribunal de trabalho ao barulho. Existe inclusivamente um acordão do supremo tribunal a afirmar.

            A lei é clara (artigo 65º) mas existem muitas entidades patronais que não pagam os subsídios de natal e/ou de férias quando ficamos de licença por risco clínico na gravidez (a chamada baixa de risco) e licenças parentais, ora, com qualquer uma destas licenças não perdemos qualquer direito aos subsídios! É efectivamente a entidade patronal de tem de pagar.

            Como isto anda, um dia mudam as regras, mas para já, é assim que se processa. Paternidade = não perda de quaisquer regalias, a não ser o vencimento.

            Espero que isto possa ajudar alguém, eu se não me tivesse mexido, não tinha recebido nada!
            Olá,
            Eu também estive de baixa por risco clinico, tal com a IN_AND_OUT (no mesmo tempo e tudo) e a mim só me pagaram subsidio correspondente a 2/12. Está correcto ou tinham de me pagar o subsídio por inteiro????
            Procurei durante muito tempo a informação, liguei para a Seg. Social e nunca tive 100% de certeza se estava bem...
            IN_AND_OUT, o que aconteceu contigo??? e com as outras meninas?


            2009 "Giovana abençoaste-nos com 5 dias da tua presença. Minha pequena, partiste tão cedo, mas ao menos ñ sofreste mais. Amamos-te mt e nunca te esqueceremos, ficarás sempre no n/coração minha linda! És a n/ anjinha tão bonita que irá olhar semp por nós!"

            Madrilhadas: Angelcruz c/ o seu mais que tudo Gonçalo Babinhas_1 Vais conseguir!

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por srs Ver Mensagem
              Olá,
              Eu também estive de baixa por risco clinico, tal com a IN_AND_OUT (no mesmo tempo e tudo) e a mim só me pagaram subsidio correspondente a 2/12. Está correcto ou tinham de me pagar o subsídio por inteiro????
              Procurei durante muito tempo a informação, liguei para a Seg. Social e nunca tive 100% de certeza se estava bem...
              IN_AND_OUT, o que aconteceu contigo??? e com as outras meninas?
              Olá,

              Eu em ambas as gravidezes estive com baixa de risco e das duas vezes me pagaram o subsídio por inteiro. A lei diz claramente que a baixa durante a gravidez é considerada prestação efetiva de trabalho e não implica a perda de quaisquer direitos, salvo quanto à retribuição. Podes ver aqui no artigo 65º, nº 1 letra i) do código do trabalho (http://www.cite.gov.pt/pt/legis/CodT...02.html#L002S7)
              Muitas empresas por falta de informação ou de princípios morais acabam por não cumprir. Tenta ver com o CITE ou o Tribunal do Trabalho o que é que podes fazer para receber o que é teu por direito.
              Bjs



              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por srs Ver Mensagem
                Olá,
                Eu também estive de baixa por risco clinico, tal com a IN_AND_OUT (no mesmo tempo e tudo) e a mim só me pagaram subsidio correspondente a 2/12. Está correcto ou tinham de me pagar o subsídio por inteiro????
                Procurei durante muito tempo a informação, liguei para a Seg. Social e nunca tive 100% de certeza se estava bem...
                IN_AND_OUT, o que aconteceu contigo??? e com as outras meninas?
                Tens direito a tudo!!

                Comentar


                • #9
                  o meu boss ficou-me com 6 meses de subsidio de natal lol mas não ia comprar uma guerra com ele.

                  preferi perder metade do subs. de natal e estar aqui descansadinha da vida!!

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por Licas Ver Mensagem
                    o meu boss ficou-me com 6 meses de subsidio de natal lol mas não ia comprar uma guerra com ele.

                    preferi perder metade do subs. de natal e estar aqui descansadinha da vida!!
                    Pois, são e casos. Comigo, eles é que compraram a guerra. Despediram-me e ainda não me queriam pagar nada.

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
                      Pois, são e casos. Comigo, eles é que compraram a guerra. Despediram-me e ainda não me queriam pagar nada.
                      Ah pois.. se fosse assim tb nem pensaria duas vezes!

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X