Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Concursos da função pública, o que esperar?

Collapse
X

• Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

RE:

Eu não tinha nenhuma cunha e entrei para a função pública. A questão é que quem não entra tem que encontrar uma razão que seja mais simples de entender do que "os outros candidatos eram melhores". Eu entrei para a função pública por um concurso para jovens licenciados (estágio de aperfeiçoamento profissional para licenciados) assim que acabei o curso. Estive um ano a fazer esse estágio mal pago e fui seleccionada para o fazer de forma legítima. Depois fiquei mais três anos a recibos verdes e ao fim desses quatro anos entrei por concurso para técnico superior estagiário. Agora quem tinha a mesma média que eu e não tinha essa experiência de 4 anos a desempenhar aquele cargo é natural que se tenha sentido irritado. O concurso para técnico superior de 2ª classe abriu depois e era fechado aos estagiários, se bem me lembro. Isto é, são concursos internos para progressão na carreira. Só passa a 2ª classe quem tenha mais de 14 na avaliação do relatório de estágio, eu tive 19 e fiquei em 2º lugar entre centenas de colegas que concorreram. Nunca tive cunhas para nada.
    Essas histórias das cunhas é uma parvoíce para quem não quer entender o sistema de funcionamento dos concursos públicos (por ex entender que esse tal concurso possivelmente nem sequer é aberto ao exterior) e no fundo quer, isso sim, passar à frente de todos sem fazer sequer o esforço de entender os procedimentos administrativos...

Comentar

RE:

Inserido Inicialmente por lara_fonseca
      Eu vou tentar a minha sorte mas sem muitas expectativas. Uma das entrevistas é amanhã de manhã-
      occm, as tuas dicas foram óptimas, muito obrigada! Sinceramente não sei muito bem o que faz um técnico superior de 2ª classe, mas imagino que seja um género de assistente de direcção de departamento no que equivale ao sector privado, ou não?
      Não. Se fosse comigo, já estavas chumbada na entrevista... hehe
      (depois dizias que o "outro" tinha cunha)

Comentar

RE:

Conheço dois casos, mas de perspectivas diferentes: um de uma amiga que entrou porque abriram concurso de propósito para ela (claro que o resto do pessoal que concorreu não sabe disso) e outro, o do meu irmão, que ficou na melhor posição num concurso externo, mas que na verdade era para pessoas que já estavam no serviço, mas a recibos verdes (depois foi confirmado por uma pessoa de dentro).

Há efectivamente um sistema de cunhas, não pode ser negado isso.

Contudo, também há casos de concursos transparentes (os dos enfermeiros, por exemplo, é super exigente e trabalhoso, dificilmente há lugar para cunhas, é tudo muito justificado, as cotações afixadas, critérios, tudo. Pudera, se não for assim, o sindicato impugna).

Comentar

RE:

Olá,

Concorri a duas vagas na função pública e marcaram-me entrevista para as duas. Fiquei contente porque para além de serem funções na área em que me licenciei, é um contrato estável e bem remunerado. Mas já me disseram que nestas coisas " antes de o ser já o foi ", ou seja, há muitos factores C e a pessoa já está escolhida mas têm que abrir concurso na mesma.
          Alguém concorreu ou tem experiência neste tipo de concursos? Acho que já estou a desanimar...
          Os concursos públicos deveriam mudar o nome para Concurso das Cunhas ou dos Afilhados...

Aquilo chega a ser nojento...

Só não te digo já para não ires, porque pode sempre haver uma vaga esperança de esse onde queres concorrer não tenha já definido à partida a pessoa para o lugar.

Eu jamais concorri a nada disso, mas a minha mulher que é psicóloga concorreu por 2 ou 3 vezes e depois de vermos as injustiças e o modo de funcionamento, deixou de o fazer. Felizmente hoje podemos dizer que não entrou na FP, e hoje tem um trabalho muito melhor que conseguiu exclusivamente por mérito próprio.

No último concurso a que concorreu, para a Câmara de Benavente se não me falha a memória, a pessoa que acabou por ficar já lá estava a trabalhar (espanto!!!). Para as as provas escritas deram determinada legislação para os candidatos estudarem, e qual não é o espanto, quando nas provas saem perguntas de legislação que não tinha sido indicada. Conclusão, a nota mais alta das provas escritas foi um 14 (a minha mulher teve 13,8) e a pessoa que já lá estava curiosamente teve 19. Realmente enganando os outros candidatos é mt mais fácil...

Mas podes sempre tentar lixar o sistema. Aquilo que nós optámos por fazer qd descobrimos que o Presidente do Juri do concurso era chefe da tal pessoa que já lá trabalhava nos serviços, esperámos pelo prazo máximo legal e optámos por impugnar o concurso. Conclusão, quase 2 anos depois e a situação ainda não se encontra resolvida :P

Início dos treinos: Novembro de 2007

A minha cara metade: Ovários Poliquísticos

Tratamentos:
          - 2 coitos programados (-)
          - 1 IIU (-)
          * 2ª IIU a decorrer

Comentar

RE:

Inserido Inicialmente por cinanina
            Eu não tinha nenhuma cunha e entrei para a função pública. A questão é que quem não entra tem que encontrar uma razão que seja mais simples de entender do que "os outros candidatos eram melhores". Eu entrei para a função pública por um concurso para jovens licenciados (estágio de aperfeiçoamento profissional para licenciados) assim que acabei o curso. Estive um ano a fazer esse estágio mal pago e fui seleccionada para o fazer de forma legítima. Depois fiquei mais três anos a recibos verdes e ao fim desses quatro anos entrei por concurso para técnico superior estagiário. Agora quem tinha a mesma média que eu e não tinha essa experiência de 4 anos a desempenhar aquele cargo é natural que se tenha sentido irritado. O concurso para técnico superior de 2ª classe abriu depois e era fechado aos estagiários, se bem me lembro. Isto é, são concursos internos para progressão na carreira. Só passa a 2ª classe quem tenha mais de 14 na avaliação do relatório de estágio, eu tive 19 e fiquei em 2º lugar entre centenas de colegas que concorreram. Nunca tive cunhas para nada.
            Essas histórias das cunhas é uma parvoíce para quem não quer entender o sistema de funcionamento dos concursos públicos (por ex entender que esse tal concurso possivelmente nem sequer é aberto ao exterior) e no fundo quer, isso sim, passar à frente de todos sem fazer sequer o esforço de entender os procedimentos administrativos...

Se há concursos que nem sequer são abertos ao exterior, porque é que aceitam candidaturas externas?

Bem, de qualquer forma posso dizer que o que pretendiam era um jornalista e que se passou o seguinte: o sr. que entrou para entrevista à minha frente esteve lá uma eternidade, que até foi comentada pela pessoa que estava a fazer a chamada por não ser normal a entrevista durar tanto tempo. O telemóvel de um dos membros do júri tocou e a senhora atendeu-o mesmo ao meu lado e disse " está a ser entrevistado neste momento ". Tirei as minhas conclusões, mas acredito que existam concursos justos. Uns serão e outros nem tanto.

Afilhada: dimad

Comentar

RE:

Inserido Inicialmente por Pedro76
              Olá,

Concorri a duas vagas na função pública e marcaram-me entrevista para as duas. Fiquei contente porque para além de serem funções na área em que me licenciei, é um contrato estável e bem remunerado. Mas já me disseram que nestas coisas " antes de o ser já o foi ", ou seja, há muitos factores C e a pessoa já está escolhida mas têm que abrir concurso na mesma.
              Alguém concorreu ou tem experiência neste tipo de concursos? Acho que já estou a desanimar...
              Os concursos públicos deveriam mudar o nome para Concurso das Cunhas ou dos Afilhados...

Aquilo chega a ser nojento...

Só não te digo já para não ires, porque pode sempre haver uma vaga esperança de esse onde queres concorrer não tenha já definido à partida a pessoa para o lugar.

Eu jamais concorri a nada disso, mas a minha mulher que é psicóloga concorreu por 2 ou 3 vezes e depois de vermos as injustiças e o modo de funcionamento, deixou de o fazer. Felizmente hoje podemos dizer que não entrou na FP, e hoje tem um trabalho muito melhor que conseguiu exclusivamente por mérito próprio.

No último concurso a que concorreu, para a Câmara de Benavente se não me falha a memória, a pessoa que acabou por ficar já lá estava a trabalhar (espanto!!!). Para as as provas escritas deram determinada legislação para os candidatos estudarem, e qual não é o espanto, quando nas provas saem perguntas de legislação que não tinha sido indicada. Conclusão, a nota mais alta das provas escritas foi um 14 (a minha mulher teve 13,8) e a pessoa que já lá estava curiosamente teve 19. Realmente enganando os outros candidatos é mt mais fácil...

Mas podes sempre tentar lixar o sistema. Aquilo que nós optámos por fazer qd descobrimos que o Presidente do Juri do concurso era chefe da tal pessoa que já lá trabalhava nos serviços, esperámos pelo prazo máximo legal e optámos por impugnar o concurso. Conclusão, quase 2 anos depois e a situação ainda não se encontra resolvida :P
              Tenho outra entrevista hoje e a vontade não é nenhuma.
              O que significa impugnar o concurso? É denunciar irregularidades?

Afilhada: dimad

Comentar

RE:

Sim, basicamente é protestares quanto à validade dos resultados.

Por vezes até há várias pessoas a protestarem os resultados. Resulta? Basicamente não, mas sempre temos o "prazer" de lhes atrasar tudo.

Início dos treinos: Novembro de 2007

A minha cara metade: Ovários Poliquísticos

Tratamentos:
                - 2 coitos programados (-)
                - 1 IIU (-)
                * 2ª IIU a decorrer

Comentar

RE:

Inserido Inicialmente por cinanina

As vezes penso que não vivemos no mesmo pais, ou talvez eu esteja numa realidade pararela, ou talvez não ..... Talvez o lugar a que concorreu tenha ficado para quem já lá estava a recibos verdes. Mais uma vez o concurso só serviu para legalizar uma relação de trabalho que já existia.
                  [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

Comentar

RE:

Olá
                    Eu entrei para a função pública à 4 anos (xiii, o tempo passa) e fiquei em 1º lugar, sem cunhas e até fui à entrevista mt descontraida, pois não estava nada à espera de entrar. Ao mesmo tempo concorri noutro concurso cuja entrevista se atrasou imenso, qd decorreu já eu tinha escolhido lugar, pelo que tive má nota no factor motivação e fiquei bem mais atrás...
                    Outra situação: uma colega estava a trabalhar à uns 3 anos a recibos verdes numa escola, qd abriram concurso teve de ser externo mas à partida já se "sabia" q seria ela a ficar, se bem q ela ainda passou uma série de tempo a estudar para as provas...

como vês, foram duas situações distintas, pelo que eu acho q é sempre de ir às entrevistas.

bjs e boa sorte
                    tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria

Vendas em 1ª e 2ª mão;

Comentar

RE:

NÃO pode haver questões nas provas para além das que são relativas à legislação que se anunciou. POdem logo pedir a anulação, reclamando.
                      em regra o juri do concurso ou é alguém do executivo, com o pelouro respectivo, ou o chefe dessa divisão, pois saõ as pessoas que vão trabalhar com o novo contratado.

Lara: nem todos os concursos são externos, tb há concursos internos mas aí só podem concorrer quem já tem vinculo à função publica.

Digo tb que mesmo que n fiquem em 1º lugar, se o melhor classificado não quiser o lugar ou desistir no prazo de 1 ano, não abrem outro concurso e vão chamar a pessoa seguinte (da lista final - desde que seja para as mesmas funções), por isso é sempre de concorrer...

Mesmo qdo já se está no lugar, tb se tem que fazer provas, e se houver alguém com mais exp. profissional (melhor cv), e melhor nota na prova escrita, e fizer boa entrevista, só aldrabando muito a coisa é que se dá a volta...

a mim já me meteram uma cunha (e foi o presidente) e depois da entrevista eu disse "nem pensar! " e justifiquei e ele ficou-se... por isso a cunha ficou sem efeito!
                      ************************************************** **********
                      http://www.flickr.com/photos/babydreams/

Comentar

RE:

Se há concursos que nem sequer são abertos ao exterior, porque é que aceitam candidaturas externas?

Bem, de qualquer forma posso dizer que o que pretendiam era um jornalista e que se passou o seguinte: o sr. que entrou para entrevista à minha frente esteve lá uma eternidade, que até foi comentada pela pessoa que estava a fazer a chamada por não ser normal a entrevista durar tanto tempo. O telemóvel de um dos membros do júri tocou e a senhora atendeu-o mesmo ao meu lado e disse " está a ser entrevistado neste momento ". Tirei as minhas conclusões, mas acredito que existam concursos justos. Uns serão e outros nem tanto.
                        Não aceitam, claro. As pessoas podem enviar todos os elementos mas receberão uma resposta a indicar qual o motivo pelo qual não foram aceites. E se calhar, continuam a achar que é tudo por cunhas, nem lêem a carta, se lêem não percebem o que lá está escrito, etc...

O telemóvel pode ter tocado por um milhar de razões, por ex o candidato não se ter apresentado à entrada e ter-lhe sido marcada falta. Estou a lembrar-me de repente de uma razão mas há-de haver infinitos motivos para um telefonema desses e não todos necessariamente relacionados com fraude.
                        Inserido Inicialmente por sunrise
                        As vezes penso que não vivemos no mesmo pais, ou talvez eu esteja numa realidade pararela, ou talvez não ..... Talvez o lugar a que concorreu tenha ficado para quem já lá estava a recibos verdes. Mais uma vez o concurso só serviu para legalizar uma relação de trabalho que já existia.
                        O lugar a que eu concorri? Ficou para mim e para os meus colegas que já lá estávamos há 4 anos, tínhamos melhor média que os outros concorrentes que já no concurso anterior (de estágio APL) não tinham entrado pelo mesmo motivo e sobretudo porque tínhamos um cv mais indicado ao lugar que é uma coisa que as pessoas não querem entender. Quem está a desempenhar um cargo há 4 anos sabe de certeza melhor toda a legislação aplicável, métodos de trabalho, etc do que uma pessoa que tem estado numa área completamente diferente. E qdo os concursos abrem para estágio (no meu caso, o tal estágio APL) há mta gente que não concorre porque é mal pago, ou porque estão a fazer outro trabalho que acham mais interessante. Mas depois não querem entender que quem lá esteve uma série de tempo a desempenhar aquele cargo esteja mais bem informado sobre o assunto. É mais fácil dizer que tinha uma cunha... #-o
                        É claro que há casos de cunha, mas nem sempre é assim. E quem não entra tem dificuldade em compreender que as pessoas que ficaram à sua frente são melhores, ou têm cv's melhores...
                        Num outro concurso para professor universitário fiquei em 2º lugar a uma décima (!) do primeiro candidato que eu por acaso conhecia. Fui consultar o processo do concurso e fiquei envergonhada - achei que o cv da pessoa que estava à minha frente era mto melhor, desde logo pq já tinha uma longa experiência como prof univ numa (boa) universidade privada. Não reclamei e até fiquei ao mmo tempo surpreendida por ter tido aquela classificação. Para minha sorte, a pessoa que ficou em primeiro desistiu do lugar e deixou-o para mim, dizendo-me que ficava contente por eu poder aceitar. Acho que tive sorte, mas tb há que ter humildade nestas coisas e saber reconhecer o nosso lugar...

Comentar

RE:

Humildade não me falta .... mas não tenho vendas nos olhos.

A maioria dos concursos são meras formalidades.

Acho graça por vezes avisos de abertura de concurso onde pedem um técnico superior licenciado pela universidade tal e que preferencialmente tenha feito estágio em tal área, e com as cadeiras opcionais tal e tal, ou seja, especificamente desenhado para um candidato (que geralmente já está em funções)
                          [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

Comentar

RE:

Olá

Já concorri para a função pública e tive muitas situações mas, a melhor foi quando concorri a uma câmara no Alentejo ( então aí é k só funcionam mesmo cunhas). Passei no exame escrito e fui a entrevista. Como os que estavam a concorrer comigo poucas qualificações tinham ele lá teve de arranjar uma estratégia para eu não passar. Então disse para eu lhe dizer 20 funções de um tira agrafos :crazy: Haviam de ver a minha cara de parva. Fiquei calada mas, só pensava repetitivamente : atirar-te com ele á cabeça, atirar-te com ele á cabeça. Meus Deus tudo me acontece! Bjs e boa sorte!

www.avicultura.com.pt
                            http://www.facebook.com/teresamfneves

Comentar

RE:

Pois eu tenho uma grande amiga que concorreu a uma câmara por concorrer, tinha emprego numa misericordia e foi só por descarga de consciência!!!!
                              Pois ela entrou para a dita câmara e não havia qq cunha, ela nem conhecia qq pessoa por lá.....nem era para contratos era mesmo para os quadros!!
                              [hr]

Madrinha: ALL 77 Afilhada: Calipso, Flor de Liz, Sasa

http://www.fertilityfriend.com/home/1b89a1

Nasceu o Manel: 20 de julho 2008, 3570kg, 51cm...

Comentar

RE:

Há uns anos atrás também me candidatei a um concurso externo para uma Câmara Municipal.
                                Existia uma vaga para uma pessoa exactamente com as minha habilitações académicas!
                                Ao início éramos 5 candidatos que por alguma razão que desconheço se foram ficando pelo caminho. Para a prova de conhecimentos ficámos apurados 2.
                                No dia da dita prova apenas eu compareci! Esperei horas......até que o juri do concurso se dignou aparecer para me dar me dizer que a prova não podia ser realizada naquele dia por causa de um problema informático que tinha aparecido naquele preciso momento e que os impossibilitava de imprimirem a prova. Claro que percebi que me estavam a contar uma história :^o (muito mal contada) mas sem saber o que fazer nestas circunstâncias acabei por aceitar apresentar-me numa outra data. (Seria novamente convocada por carta registada).
                                Adivinham quantas pessoas estavam presentes na 2ª data convocada para a realização da prova? Isso mesmo 2!!!!!! Ainda na sala de espera perguntei ao outro candidato por não tinha comparecido na data anterior. A resposta foi que tinha sido avisado uns dias antes de que a data tinha sido alterada :^o
                                Fui chamada para a entrevista (3ª fase do concurso). Adivinhem (mais uma vez) quem já lá estava a trabalhar? Difícil?
                                Pois bem, no fim de tudo isto, já com a vaga atribuida ao merecido candidato, resolvi consultar o processo......
                                Fiquei a saber que:
                                Na avaliação curricular tive de 17 valores. O outro 9.5
                                Na prova de conhecimentos tivemos os mesmos valores: 15
                                Na entrevista, eu: 9, o outro ......19!!!!!!!!!
                                O mais interessante! A 1ª carta registada enviada para o outro candidato a convocá-lo para a prova de conhecimentos foi devolvida porque este, não a foi receber aos CTT.

Cunhas nos concursos públicos?
                                Claro que não....... :angelyel:

Comentar

slot_bottomleaderboard_post

Collapse
                                Working...
                                X