Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

E... vamos para tribunal

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • E... vamos para tribunal

    Pois é, a minha vida deu uma grande reviravolta a partir do momento em que disse "Estou grávida".

    Sou prof e desde 2005 que trabalhava num colégio semi-privado, a contratos a termo. No entanto, no ano lectivo que findou, o de 2006/2007, ninguém me apresentou contrato para assinar. Há já alguns tempos que ouvia as minhas colegas dizerem que, quando pensaram engravidar e, assim que soubeream, se foi positivo, informaram logo a direcção pedagógica. Eu fiz o mesmo: no dia a seguir a ter feito o teste e antes da confirmação laboratorial informei a direcção que pensava estar grávida. A parte masculina deu-me os parabéns mas a directora foi extremamente desagradável, o que me desapontou imenso, pois gostava mesmo dela e da apreaciação ao meu trabalho. Saiu-se com este brinde, em voz fria: "Não sei por que está assim! Estar grávida é o estado natural da mulher." Quando anunciei que ia tentar não faltar para ir às consultas mas se faltasse que deixaria tudo tão bem preparado que até a sra das limpezas daria a aula, disse-me, quase a ralhar: "Não pense que vai faltar, Mara. As outras prof que estiveram grávidas marcaram sempre consultas em pós-laboral.". Fiquei atónita. Disse-lhe que iria ser seguida pelo SNS e não pelo privado e que estaria sujeita aos horários que me marcassem mas que tentaria, então, não faltar às aulas.
    A partir desse momento, passei de bestial a besta. Nunca mais tive um minuto de sossego. Além das bocas, do género, "este ano é uma chatice, não podemos contar com a Mara" ou "A Mara não conta", o trabalho a fazer parecia ter quadriplicado e estava a chegar cada vez mais tarde a casa. Entrava às 9h mas nunca tinha hora certa para sair. Além disso, havia toda uma série de festejos (o dia dos namorados, a chandeleur, o dia do pai, etc.), ou no final do dia ou durante os intervalos ou... aos sábados.

    Aguentei tudo o máximo que pude e tentei andar o mais calma possível. No entanto, todos os dias chegava a casa com dores no baixo-ventre e umas moinhas horríveis. A minha cabeça parecia explodir. Fui às urgências e, além de ter ficado a saber que estava grávida de gémeos (que poderiam ter sido trigémeos porque uma bolsa acabou por desaparecer) , fui posta a paracetamol intravenoso durante horas. Não fui trabalhar no dia seguinte, dei a novidade e recebo como resposta de uma colega " Mas afinal estás grávida de quanto tempo?" e eu respondi "10 semanas" e ela sai-se com este mimo "Tanta publicidade à volta disso só com esse tempo?" Fiquei de todas as cores, rosnei-lhe algo e mandei-a à mãe. Estava farta, farta, farta daquele antro de cinismo e de hipocrisia, desde a directora aos colegas.

    Março chega, estou a trabalhar desde Setembro de 2006 e nada de contratos... No IDICT disseram-me que já estava efectiva e para me recusara a assinar fosse o que fosse, nesta altura. Aconselharam-me a apresentar queixa do colégio. Eu, com pena de todos os trabalhadores, não o fiz (estúpida que fui!) . O meu marido que já tinha entendido essa trafulhice com os contratos avisou-me logo para não assinar. O colégio tem a política parve de fazer lock out, ou seja, ao fim de três anos a contratos a termo que rescindem mas ficam com o mesmo prof, mandam-no ou embora ou para outro colégio da rede (este é em Coimbra mas podem mandar um prof para Lisboa) e ao fim de um ano ou 3, dependendo da necessidade, voltam a aceitar esse prof e volta o círculo vicioso. Eu não estava para me sujeitar a isso grávida ou perder a licença por causa de uma ilegalidade.
    A 13 de Março fico de baixa médica por gravidez de alto risco e a directora passou-se. Já nadava comigo atravessada porque denuncieu uma prof que deu as soluções do meu teste para os alunos da sua direcção de turma tirarem boas notas, ela pediu-me para abafar o caso e ralhou-me forte e feio quando lhe disse que tinha falado com a minha coordenadora da disciplina. Estava tão cansada... A partir do momento em que fiquei em casa, ninguém parou de falar em mim a comentar que eu estava muito bem de cara para estar com uma gravidez de risco (como se a gravidez fosse na cara... dassse) . Confesso que foi o melhor que fiz, ficar de baixa às 16 semanas porque pude descansar. Já nadava com contracções e com uma ansiedade anormal.
    Passa-se Março, Abril e só me falaram do contrato, por telefone, nesse fim de mês. Disseram que o dariam ao meu marido quando ele lá fosse levar as baixas. Passou-se Maio, Junho, Julho e nada. Em Agosto, teoricamente, eu iria para a rua se não estivesse efectiva. Entertanto, recebo telefonemas da administrativa da secretaria a dizer-me que ainda bem que estava tudo bem comigo (estava eu internada pela segunda vez) e que a direcção perguntava por mim muitasvezes. A directora chegou a duzer-me que eu deveria estar horrível com uma barriga tão grande e estriada. Fiquei para orrer: só fiquei com três estrias pequeninas do lado esquerdo, na anca; a barriga continua intocável. O tempo passava, eu estava cada vez mais farta daquele ninho de cobras, a gravidez estava a ser muito dofícil, tinha-me mudado para casa da minha mãe em Junho por ter sio posta a repouso absoluto depois de uma ameça de parto pré-termo às 26 semanas. Ninguém me telefonou a perguntar com o estava ou se precisava de algo, apesar de o colégio ter recebido a prova de internamento.
    No dia em que nascem as minhas filhas, a 27 de Julho, recebo uma carta normal com o contrato não assinado e datado de Setembro de 2006, com a rescisão. Como o meu marido já sabia o que fazer, tratou de responder por escrito que, visto estar efectiva por falta de contrato, não iria assinar aquele. No dia 7 de Agosto, aniversário de casamento pela igreja, recebo um telefonema da directora a mandar vir comigo: que era uma afronta, que fui uma desilusão, que me deram as melhores turmas e a direcção de turma da melhor turma so colégio onde estão filhos dos prof, que eu nunca ficaria sem emprego, blá blá blá. Começou a subir o tom de voz, levou-me às lágrimas e, como estava ainda nos meus pais, eles começaram a passar-se e a querer agir para me defender. Combinei ir falar com ela quando fosse à maternidade mostrar a sutura da cesariana.
    No dia 16 de Agosto, apresentei-me na direcção e o marido foi comigo. Voltei a explicar porque não tinha assinado o contrato. Fui tão insultada, tão enxovalhada, tão ofendida, tão tudo. O meu leite secou no dia seguinte por causa dos nervos. Chporei tanto, tanto que o meu canal lacrimal inchou e deixou de verter lágrimas. Depois de com falsas promessas de me arranjar um novo contrato para o ano seguinte se eu assinasse o do ano anterior, passou para os insultos e as ameaças. Disse que se voltasse o ambiente estaria pesado, que me iriam fazer a vida negra e não iriam perdoara nenhum erro. Chamou-me oportunista, vigarista, traidora e outros mimos, inclui o meu marido nesses insultos e terminou com "Nunca diga às suas filhas o que fez pois você será a vergonha delas" Ainda hoje me vêm as lágrimas aos olhos quando me lembro desta maldita frase. O meu marido passou-se mas engoliu em seco. Só estávamos os três naquela sala por isso nunca houve testemunhas desta conversa. Quando saímos, coemçou aos gritos atrás de nós a dizer que eu sabia como eles funcionavam, que só davam contratos em Março (190 dias depois) e que eu era demasiado ambiciosa para querer ficar logo efectiva ao fim de 2 anos.
    Fomos ao IDICT que me aconselhou a procurar um advogado.

    Em Setembro, no dia 3, recebo uma carta de meia-dúzia de frases a dizer que estou despedida por extinção do posto de trabalho e que tenho uma compensação a levantar na secretaria. Fiz contas e o dinheiro não bate certo. Fui de novo aoa IDICT que me aconselhou um advogado e fazer denúncia à CITE.
    Assim fiz. Comecei logo a tratar do processo nessa altura: não foi pedido parecer à CITE, não foi paresentado nada nem no sindicato nem na Segurança Social nem na Inspecção de Trabalho. A advogada aconselhou-me a não fazer nada porque a carta deles estava ilícita e ilegal bem como o despedimento que promoviam.
    No dia 19 recebo uma nova carta, já mais pomposa e com os artigos todos do código de trabalho a reforçar o despedimento mas não me davam nem o prazo de reclamação nem os 60 dias de pré-aviso.
    No dia 19 de Novembro sou de novo despedida! Passam-se!!!
    Através da análise de vários documentos, fiquei a saber que: roubavam-me no ordendao (declararam à SS um valor que nunca recebi. Estou a recebar mais de subsídio de desemprego do que alguma vez recebi de salário) , os recibos de vecimento não eram carimbados nem assinados e tinha de ser eu a pedi-los, não pagaram as férias e roubaram-me no subsídio e dias de férias e de Natal, tive que ser eu a pedir o certificado de trabalho e o documento para entregar na SS, a CITE continuou sem receber nada. Escrevemos (eu e a advogada) cartas a denunciar a situação dirigidas à CITE e à Inspecção de Trabalho. O colégio foi visitado por uma inspectora mas, já deviam estar à espera e deram a volta à situação: a fulana que está no meu lugar passou a efectiva de categoria superior por ter estado "emprestada" a outro colégio e o fulano que também está a substituir-me e deveria estar a contrato, está a recibos verdes, só da área de português apesar de também dar inglês (eu sou de francês e inglês) . Misturam tudo para jsutificarem o meu depedimento mas esqueceram-se que me despediram no dia 3 e só informaram o IGT no dia 21 e fizeram de conta que se esqueceram da primeira carta que enviaram.
    Ninguém soube do que aconteceu e toda a gente, incluindo alunos, continuam à espera que eu regresse... Mas eu não vou voltar. Vou pô-los em tribunal e quero que paguem pelo que me fizeram. Não é o dinheiro da indemnização que me move; é o desejo de os castigar. Insulat-me e despedem-me no dia em que nasceram as minhas filhas! Em plena licença!

    Esta 4ª feira vamos para a audiência preliminar para negociar um acordo. Não vai haver acordo. Como oportunista e vigarista e vergonha das minhas filhas que sou ou pagam o que a minha advogada estipulou ou vamos para julgamento, com direito a comunicação social e tudo. Não é pelo dinheiro porque o tribunal até pode decidir não me dar nada mas a directora será julgada pelo que fez, será tratada por Ré e aquele estabelecimento de ensino será castigado pelas ilegalidades que faz. Já não é a primeira vez que põem a pata na poça por causa de contratos mas é a primeira que maltratam grávida e puérperas. Lixaram-se. Deram com alguém com mau feitio.

    Desculpem o desabafo mas há meses que andava com isto entalado. Foi uma desilução muito grande e não tinham nada que invocar as minhas filhas para a m***a que fazem.

  • #2
    RE:

    Olá,

    AMIGA, tens todo o meu apoio, é como tu dizes não é pelo dinheiro mas pela vergonha que te fizeram passar quer a nível profissional, intelectual e psicológico. Exige tudo a que tens direito e queres um conselho quando te fores reunir lá com essa directora leva uma rádio pequenino, daqueles de cassete pequeninas, porque no caso de ela te insultar de novo tens mais uma prova contra essa besta.

    Força e desejo que corra tudo bem.

    Sandra

    Comentar


    • #3
      RE:

      Obrigada pelas tuas palavras. Sabem bem, acredita.

      Não preciso de levar nada porque nesta audiência a minha advogada vai estar presente bem como um representante do tribunal. Por isso, se ela voltar a insultar-me, ponho-lhe um processo por difamação e ofensa verbal em cima! Espero que não chegue a tanto.
      Toda esta histõria, que até está bem resumida apesar do tamanho do texto, tem-me desgastado muito. Nunca pensei que seria tratada desta maneira e que me considerariam burra por ter engravidado. As minhas filhas foram o melhor que me aconteceu, tenho pena que não tenham percebido isso...

      Comentar


      • #4
        RE:

        é uma vergonha situações dessas, acho que fizeste muito bem levar isso a tribunal.....a directora mercece isso e muito pior....

        Beijinhos e boa sorte...dp dá noticias
        a tentar engravidar desde Maio 2005 (à 3 anos e 9 meses)estou quase nos 4...
        operação à Apendicite - aos 3 anos de idade
        Ovarios com poliquistos - aos 17 anos - cheguei a ir para o hospital para ser operada mas lá se resolveu a questão com tratamento(tomei durante uns dias 4 pilulas por dia microginon para secar os quistos)...e resultou
        Março 2006 - diagnosticado Hipotiroidismo (Tiroide)- aos 29 anos
        Abril 2007 - HSG - trompas obstruidas -Aparentemente tinham ficado boas...
        Setembro/07- celioscopia diagnostica (laparoscopia) - Maternidade BB Coimbra - TROMPA DIREITA OBSTRUIDA E TROMPA ESQUERDA DOENTE...devido à apendicite à 27 anos atras...SÓ ENGRAVIDO ATRAVÉS DE FIV EXCEPTO EM CASO DE MILAGRE
        RETIRADOS POLIPOS NO ÚTERO, NA CIRURGIA
        13 Novembro 2007 - CONSULTA DE INFERTILIDADE - Dr Sidónio Matias - Fazer analises ao 3º e 22º a 24º dia do ciclo para iniciar tratamento FIV...em principio FIV em Maio 2008 -Médico infertilidade mencionou que gravidez natural é impossivel de acontecer
        1 de Abril 2008- ENGRAVIDEI
        14 de Abril 2008 - ecografia - aconteceu o que eu temia - GRAVIDEZ ECTOPICA - JÁ SE VIA OS BATIMENTOS CARDIACOS DO FETO - FUI INTERNADA DE URGENCIA NA MATERNIDADE BISSAYA BARRETO NESSA NOITE
        15 de Abril 2008 - OPERAÇAO POR LAPAROSCOPIA - FOI ME RETIRADA A TROMPA ESQUERDA PORQUE O FETO JÁ ESTAVA GRANDE
        12 de Agosto 2008- consulta com drº - Luz verde para inicio de FIV
        28 de agosto 2008- 21º dia do ciclo - comecei picas SUPREFACT
        8 setembro 2008-apareceu menstruação - não se iniciou 2ª fase tt - Tratamento cancelado devido a obras atrasadas no hospital - Tudo me acontece!!!
        28 NOVEMBRO 2008 - 1ª FIV . retirados 18 foliculos, fecundaram 3, transferencia de 3 embrioes classe 2
        12 Dezembro 2008 - Beta HUC - NEGATIVO
        26 Janeiro 2009 - menstruação-46º dia de ciclo- 1º CICLO PÓS-FIV
        Fevereiro 2009 - Aguardar instruçoes para 2ª FIV
        TIVE UMA AGENDA NO ANO 2008 CHEIA DE SURPRESAS..........

        Tica

        Comentar


        • #5
          RE:

          Mais uma que te apoia!
          se mais mães fizessem o que estás a fazer se calhar não havia tantas m**** destas a acontecer...
          Só é pena, é teres tido de passar por este stress todo numa altura em que devia precisamente ser o contrário....

          Boa sorte linda!

          Beijinhos

          Inês

          Comentar


          • #6
            RE:

            Apesar de ter conhecimento de N situações idênticas devido à minha profissão (sou contabilista) não consigo deixar de ficar chocada com tamanha desumanidade...O problema é que toda a gente pensa: "não vale a pena fazer nada, poque eles têm a faca e o queijo na mão..." e não é verdade! Os patrões não são DEUS, e até DEUS é contrariado pelo diabo!

            Aconselho toda a gente que se sinta pressionada a fazer queixa no IDICT e até mesmo a pedir uma inspecção das finanças, porque é muuuuuuuito mas mesmo muuuito rara a empresa que não tem "telhados de vidro". Chega de nos "amoxarmos"e aceitar resignadas os "infortúnios" da vida.

            Parabéns pela atitude és uma mulher cheia de coragem e (desculpa a expressão) TOMATES!


            Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
            Johann Wolfgang Von Goeth

            Comentar


            • #7
              RE:

              É como eu digo...querem aumentar a natalidade do país?
              Com estes patrões a tratarem os trabalhadores desta maneira do que estão à espera:evil:

              A sorte é que és corajosa e decidiste que vais lutar pelos teus direitos
              Ah, ganda mulher:lol:

              Não desista porque é a tua vida que está em jogo, as tuas filhotas e a tua reputação.

              Muitos beijinhos




              Madrilhadas:

              - Xanah tem o fofo Gui e Sweetdream tem o giraço do David



              Madrinhas:

              - do Coração Hfreitas ( Lena ) com o milagre JP, JonasNuno e o filhote especial Nuno e Verafrts e o Miguel



              Afilhadas:

              - Aneira tem uma pequena Diana.

              - Raio de Sol e Ana Luísa327 em busca de uma estrelinha.

              - Cake e a sua Picucas, Vbarreto e a Matildocas, CPoeiras e o fotogénico do Martim



              O meu blog : http://anossapipoquinha.blogspot.com

              Comentar


              • #8
                RE:

                A minha coragem tem um empurrão valente do marifdo por trás. Se não fosse ele, não sei onde iria buscar forças para ter aguentado aquilo e o que está para vir.
                Custa-me que estas situações ainda existam e sejamos panalizadas por termos obedecido ao relógio biológico. Não me arrependo. Arrependo-me sim de todos os minutos que gastei a tentar dar o meu melhor àquela casa para ter levado um chuto no cu desta maneira.
                Confesso que estou ansiosa por 4ª feira. Sei que tenho a lei do meu lado e que, se no julgamento algo correr mal para mim, posso sempre recorrer a instâncias superiores mas estou a começar a ficar com borboletas na barriga...

                obrigada pelas vossas palavras, animam-me, acreditem. contribui para a natalidade deste país em dobro e recebo este belo presente :doubt:

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Força Mara, se todas as pessoas se mexessem assim este país estaria diferente.
                  Ninguém nos pode tirar os nossos direitos ( sejam professores ou qualquer outro empregado ) e muito menos insultarem 1 pessoa dessa maneira.
                  Bjinhos

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Inserido Inicialmente por mara rute
                    A minha coragem tem um empurrão valente do marifdo por trás. Se não fosse ele, não sei onde iria buscar forças para ter aguentado aquilo e o que está para vir.
                    Custa-me que estas situações ainda existam e sejamos panalizadas por termos obedecido ao relógio biológico. Não me arrependo. Arrependo-me sim de todos os minutos que gastei a tentar dar o meu melhor àquela casa para ter levado um chuto no cu desta maneira.
                    Confesso que estou ansiosa por 4ª feira. Sei que tenho a lei do meu lado e que, se no julgamento algo correr mal para mim, posso sempre recorrer a instâncias superiores mas estou a começar a ficar com borboletas na barriga...

                    obrigada pelas vossas palavras, animam-me, acreditem. contribui para a natalidade deste país em dobro e recebo este belo presente :doubt:
                    Boa sorte minha querida uma mulher corajosa como tu só merece que tudo corra pelo melhor!


                    Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
                    Johann Wolfgang Von Goeth

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Mara Rute és a minha heroína!!!!:d :d :d :d

                      Estes patrões fazem o que fazem porque ninguem se queixa deles e geralmente são pessoas como tu que têm de penar para todos os outros ganharem tb.

                      Eu percebo a tua situação. Já fui directora de recursos humanos de uma empresa e era obrigada a fazer coisas que nem ao diabo lembra, cheguei a uma altura tive de me despedir. Eu própria tb já tive de fazer algumas visitinhas ao idict, graças a Deus que a coisa resolveu-se e nunca teve de se ir a tribunal.

                      Força e não os deixes ganhar nunca, não pelo dinheiro mas pelos teus ideais que no fundo não são mais do que humanos.:d

                      Conta comigo para o que precisares




                      QUERES VIR EXPERIMENTAR UMA AULA DE BABYOGA COM O TEU BEBÉ?


                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Li toda a tua história.
                        Muitos parabéns pela tua coragem. Se todos fossem como tu o país tinha menos situações destas. São pessoas como tu que nos dão alento para lutar.
                        Tudo de bom para essas meninas lindas!
                        Maria Luísa, 20. Junho. 2008

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Força e parabéns pela coragem!

                          Uma vez, eu tb enfrentei um Director de uma escola e, contra tudo o que me diziam, eu ganhei! Ele levou com a inspecção em cima e teve de engolir tudo o que me tinha dito! Infelizmente, os "chefes" deste país pensam que podem fazer tudo dos empregados sem sofrerem as consequências e, como isto de empregos está mal, pensam que as pessoas se humilham por um emprego! Felizmente há quem prefira a dignidade a uns míseros euros... Em escolas particulares há cada vez mais essa tendência pois sabem que os profes poucas alternativas têm: ou sujeitam-se ou ficam no desemprego... E o pior é que as atitudes mais parvas vêm de mulheres! Os homens acabam por ser mais correctos que as mulheres que, muitas vezes, tb passaram pelo que nós estamos a passar... Enfim... Espero que ganhes e essa senhora aprenda a lição!

                          Não te esqueças de nos contar o desenvolvimento!
                          bjs e parabéns pelas gémeas!
                          ju e marias
                          http://manasecompanhia.blogspot.com/


                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Parabéns Mara!
                            Grande atitude! Agiste da forma correcta e vais ganhar, tenho a certeza.
                            Li o teu depoimento e se essa directorazinha estivesse agora à minha frente, partia-lhe as fuças, porque o que ela fez e disse não é humano.
                            Até parece que não é mulher e se algum dia foi mãe, deve ser uma frustrada e se ainda vai ser mãe, espero ao menos compreenda a situação em que te colocou.
                            País de pobres de espírito... fico muito triste com estas situações, pois apelam aos nascimentos, mas quando o próprio patrão nos dá para trás...

                            Aguardo ansiosa o desfecho desta história que terá um FINAL MUUUUUUUITO FELIZ!! :d

                            Beijinhos para as tuas filhas lindas que um dia, quando tiverem idade para compreender, vão orgulhar-se da mãe que têm e do que ela fez por elas e para elas.
                            Um blogue feito a pensar na minha pulguinha: www.feijocazita.blogspot.com

                            A minha doce afilhada: a Pipa já é mamã de uma doce Inês! **

                            Sócia n.º 111 - Amamentação



                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Muitos Parabéns pela atitude! E vais ver que vais ganhar, porque ao contrário daquilo que normalmente se pensa, os tribunais dão razão ao trabalhador na grande maioria dos casos. Ainda por cima, numa situação de gravidez...
                              E olha, eu se fosse a ti, chamava mesmo a comunicação social. Pelo que dizes, trata-se de uma instituição transversal a todo o país e essa publicidade negativa vai ser bomba. Com jeitinho ainda consegues que a despedida seja essa directorazinha de 5a categoria!
                              Força!


                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X