Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Estar com 2 em casa - como fazem ???

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Estar com 2 em casa - como fazem ???

    Olá mamãs,

    tenho duas filhotas, estou em casa com as duas (uma com 2 anos e 8 meses e outra com 2 semanas) e gostava de saber se me podem dar algumas dicas de como se organizam em casa com 2 crianças.

    Se houver mais alguém na mesma situação talvez me possa dar umas luzes pois tenho tido dificuldades (grandes) em conciliar tudo, especialmente porque a mais velha se não é hiperactiva, para lá caminha ...

    O meu marido trabalha muito, por isso em casa não tenho practicamente ajuda dessa parte e tb não posso contar com avós.

    Um obrigado desde já!

  • #2
    RE:

    Todas as crianças com essa idade têm muita actividade... o que não quer dizer que sejam hiperactivas! Atenção a isto porque todos os dias vejo crianças encharcarem-se em medicamentos para ficarem "quietinhas" quando talvez o problema não seja delas e sim da sociedade que , cada vez mais cedo, que obrigar as crianças a terem um comportamento adulto (ex. conseguir ficar 1 hora quieta a ver um filme ou a ouvir uma conversa de adultos)... mas enfim, não foi isto que perguntaste!
    O que te tenho para dizer em relação à tua dúvida é que existe uma janela temporal em que o melhor é esqueceres ter uma casa impecávelmente limpa, arrumada e organizada... as sestas do bebé são ainda muito curtas e não as consegues consiliar com as da irmã... mas um dia isso vai acontecer, e talvez consigas, muuuuito rápido, adiantar aquilo que aches mais urgente...
    Eu sei porque até à pouco tempo estive em casa com uma bebé e o irmão cde 3 anos... nunca consegui fazer nada de geito! Só quando alguem ia lá a casa tomar conta dos meninos!

    Comentar


    • #3
      RE:

      Ainda não cheguei a essa fase por isso não sou grande ajuda, mas deixo-te um beijinho de parabéns pelo novo bebé e uma palavra de força, pois sei que é dificil apenas com um, quanto mais com dois...#-o Acho que até conseguires arranjar uma rotina vai ser o caos :-" Depois a coisa estabiliza e tudo melhora




      A caminho das 600 receitas!, o MANJAR das DEUSAS

      Afilhada babada e orgulhosa da Associação de Madrinhas da PipocaeMiguel

      Comentar


      • #4
        RE:

        Ola!

        os meus filhotes têm mais ou menos a mesma diferença, e nao ha como fugir, no inicio é de facto complicado, pois ha toda uma serie de adaptacoes que têm que ser feitas, por parte de todos os membros da familia, mas acima de tudo por ti e pela tua pequenina mais velha... afinal é toda uma situacao nova para ela, ela esta a absorver todo o impacto de ter a krmazinha em casa... tens que lhe dar algum espaço e deixa-la reajustar-se.

        acima de tudo, o que eu acho esencial é procurares ajuda. Tena alguem por perto que teb possa dar uma mao nas refeicoe e limpeza da casa? Uma mae, sogra, amiga, ou mesmo alguem a quem possas pagar para te ajudar nestas primeiras semanas? É que isso seria extremamente util, libertava-te do trabalho mais pesado, deixando-te mais disponivel para as pequeninas...

        Se na for de todo possivel, pede ao teu marido que. a noite, cozinhe algo que se possa congelar, no topico das dicas das mamãs ha muitas ideias, e para te dar uma arrumacaozinha, lembra-o que este é um periodo dificil para qualquer mamã, principalmente quando ja se tem outro filho!

        Quanto à tua menina, tentem inclui-la o mais possivel na rotina do bebé, pedindo-lhe para ajudar a trocar fralda, a colocar creme, ajudar a sercar depos do banho, a fazer pequenos recados... a minha adorava contar historias ao irmao e cantra-lhe para ele adormecer, e era a responsavel por me chegar as fraldas e lhe cokocar o creme depois do banho, bem como uma serie de ourtos recados! Assim ela vai-se sentrir incluida e va ser mais facil gerir a relacao com a irmã... tambem seria excelente se à noite pudesses ter um momento a sós com ela, sem a bebé, um momento só vosso. Podes chamar-lhe «o voso momento especial», e, sempre que ela estiver mais irrequieta e carente podes sempre dizer-lhe que falta pouco para o vosso momento especial... o ideal era que pudesse ter um com o pai tambem!! E repetir-lhe sempre que gostam muito dela, que ela é a vossa filhinha querida. Isto pode parecer obvio, mas numa altura destas nem sempre o é, eles necessitam de o ouvir!!

        Outra coisa importane é alertar as vsitas que vao conhecer o bebé para que dêm tambem atençao a ela, pois normalmente todos ficam ofuscados com o bebé e esuqcem os mais velhos, que depois se portam mal para chamar a atençcao... tambem podes ter de revserva uns pequenos presentinhos para lhe dares quando os presentes da mana pequena começam a ser demasiados, podes entregar subrepticiamente às visitas e dizer para dar tambem a ela! Apesar de eu achar que os miudos têm que aprender que todos têm o seu espaço e de ser contra o dar presentes a ambos em alturas tipo aniversario, acho que aqui se pode abrir uma excepçao, ja que a segurança dele é sempre muito abalada com o nascmento de um irmao...

        Acima de tudo tem sempre preente que o comportamento dela é normal e que estes primeiros tempos sao semrpe muito dificeis, nao aches que és tu que na estas a gerir bem, acredita que sao dificeis sempre, para todas as mamãs! Pensa que é uma primeira fase, e que logo, logo vai entrar tudo nos eixos e cedo vao consegur reestruturar as vossas rotinas!

        beijocas e tudo de bom!!!!:angelyel:

        Comentar


        • #5
          RE:

          Com 2 da mesma idade até deve ser mais fácil, não sei como te ajudar
          [center]Temos dois bons motivos para sorrir


          Comentar


          • #6
            RE:

            Mt Obg pelas vossas mensagens.

            Com o tempo irei apendendo os truques de gerir várias coisas ao mesmo tempo. Para já não estou preocupada em ter a casa toda arrumada, nem nada do género...

            O q quero é conseguir fazer as coisas mais básicas, fazer refeições, por roupa a secar, dar de comer às duas e a mim, banhos, isto tudo a horas decentes.

            Quem tiver mais truques pode ir dizendo que eu agradeço !

            A minha sogra tem estado cá em casa até agora mas amanhã vai embora e agora tenho que me organizar sozinha, só ainda não sei bem como... nestes dias tem dado para perceber como gerir certas situações, agora é conseguir criar algumas rotinas.

            O que me custa mais é o sono, durmo umas 5 horas por noite, de manhã quero levantar-me cedo para estar despachada antes delas mas n tenho conseguido e depois é mais dificil.

            A mais velha é muito exigente de atenção e é dificil conseguir entretê-la com os brinquedos dela, geralmente não liga e prefere a interacção com a mãe.

            Novamente um obrigado!!!

            Comentar


            • #7
              RE:

              Inserido Inicialmente por camilatomás
              Ola!

              os meus filhotes têm mais ou menos a mesma diferença, e nao ha como fugir, no inicio é de facto complicado, pois ha toda uma serie de adaptacoes que têm que ser feitas, por parte de todos os membros da familia, mas acima de tudo por ti e pela tua pequenina mais velha... afinal é toda uma situacao nova para ela, ela esta a absorver todo o impacto de ter a krmazinha em casa... tens que lhe dar algum espaço e deixa-la reajustar-se.

              acima de tudo, o que eu acho esencial é procurares ajuda. Tena alguem por perto que teb possa dar uma mao nas refeicoe e limpeza da casa? Uma mae, sogra, amiga, ou mesmo alguem a quem possas pagar para te ajudar nestas primeiras semanas? É que isso seria extremamente util, libertava-te do trabalho mais pesado, deixando-te mais disponivel para as pequeninas...

              Se na for de todo possivel, pede ao teu marido que. a noite, cozinhe algo que se possa congelar, no topico das dicas das mamãs ha muitas ideias, e para te dar uma arrumacaozinha, lembra-o que este é um periodo dificil para qualquer mamã, principalmente quando ja se tem outro filho!

              Quanto à tua menina, tentem inclui-la o mais possivel na rotina do bebé, pedindo-lhe para ajudar a trocar fralda, a colocar creme, ajudar a sercar depos do banho, a fazer pequenos recados... a minha adorava contar historias ao irmao e cantra-lhe para ele adormecer, e era a responsavel por me chegar as fraldas e lhe cokocar o creme depois do banho, bem como uma serie de ourtos recados! Assim ela vai-se sentrir incluida e va ser mais facil gerir a relacao com a irmã... tambem seria excelente se à noite pudesses ter um momento a sós com ela, sem a bebé, um momento só vosso. Podes chamar-lhe «o voso momento especial», e, sempre que ela estiver mais irrequieta e carente podes sempre dizer-lhe que falta pouco para o vosso momento especial... o ideal era que pudesse ter um com o pai tambem!! E repetir-lhe sempre que gostam muito dela, que ela é a vossa filhinha querida. Isto pode parecer obvio, mas numa altura destas nem sempre o é, eles necessitam de o ouvir!!

              Outra coisa importane é alertar as vsitas que vao conhecer o bebé para que dêm tambem atençao a ela, pois normalmente todos ficam ofuscados com o bebé e esuqcem os mais velhos, que depois se portam mal para chamar a atençcao... tambem podes ter de revserva uns pequenos presentinhos para lhe dares quando os presentes da mana pequena começam a ser demasiados, podes entregar subrepticiamente às visitas e dizer para dar tambem a ela! Apesar de eu achar que os miudos têm que aprender que todos têm o seu espaço e de ser contra o dar presentes a ambos em alturas tipo aniversario, acho que aqui se pode abrir uma excepçao, ja que a segurança dele é sempre muito abalada com o nascmento de um irmao...

              Acima de tudo tem sempre preente que o comportamento dela é normal e que estes primeiros tempos sao semrpe muito dificeis, nao aches que és tu que na estas a gerir bem, acredita que sao dificeis sempre, para todas as mamãs! Pensa que é uma primeira fase, e que logo, logo vai entrar tudo nos eixos e cedo vao consegur reestruturar as vossas rotinas!

              beijocas e tudo de bom!!!!:angelyel:

              Olá, pois realmente nós tentamos inclui-la nessas tarefas que falas e ela gosta disso. Só que é muito bruta por vezes nos mimos e como não tem consciencia para mais acabo por não poder dar-lhe tanta liberdade como gostaria. Ajuda exterior é que não tenho mesmo.
              Tenho consciencia q os primeiros tempos são de facto os mais dificeis, até se conseguir ter uma rotina tb.
              Bjs!

              Comentar


              • #8
                RE:

                Vou estar atentissima a este topico...

                Tenho uma princesa e outra a caminho...
                Familia perto nenhuma... por isso tenho que me desenrascar sozinha...:?

                Patims, boa sorte para ti...


                Uploaded with ImageShack.us www.osbolosdavera.blogspot.com

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Estou na mesma... o meu filho tb é muito activo e nao suporta estar sozinho, nao se entretem com os brinquedos e so quer estar comigo. O meu bebe ta quase a nascer e ando um pouco assustada com isto, ate pq o mais velho ainda so tem dois anos e nao percebe uma serie de coisas, alem de estar na fase de me dsafiar e desobedecer... Pode parecer estupido mas um dos meus maiores medos é ficar com a amamentação comprometida por causa disso, pois ele faz birras tremendas, e chega a puxar o vomito se eu nao lhe dou atenção... imagino qd o mano chegar E se eu estiver a dar de mamar não posso ir atras dele impedi-lo de fazer disparates como inundar-me a casa (já o fez no espaço de 3 segundos) ou mexer no fogão (é alto e ja percebe como tudo funciona).
                  Por isso tb vou estar atenta a este topico, mamãs com experiência vão dando dicas
                  Beijokas


                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Inserido Inicialmente por garca
                    Estou na mesma... o meu filho tb é muito activo e nao suporta estar sozinho, nao se entretem com os brinquedos e so quer estar comigo. O meu bebe ta quase a nascer e ando um pouco assustada com isto, ate pq o mais velho ainda so tem dois anos e nao percebe uma serie de coisas, alem de estar na fase de me dsafiar e desobedecer... Pode parecer estupido mas um dos meus maiores medos é ficar com a amamentação comprometida por causa disso, pois ele faz birras tremendas, e chega a puxar o vomito se eu nao lhe dou atenção... imagino qd o mano chegar E se eu estiver a dar de mamar não posso ir atras dele impedi-lo de fazer disparates como inundar-me a casa (já o fez no espaço de 3 segundos) ou mexer no fogão (é alto e ja percebe como tudo funciona).
                    Por isso tb vou estar atenta a este topico, mamãs com experiência vão dando dicas
                    Beijokas
                    Mamã GARCA,
                    Não parece que và ser muito fàcil... mas n desanimes... pode ser que qd ele vir o bebé até seja mais "solidàrio"...
                    Eu tb tenho os mm receios, no que respeita a amamentação principalmente...

                    A minha tb exige mt atenção mas brinca bem sozinha, agora qd vir a mana no meu colo :? :? :? :? :? n sei não.... ela é mt ciumenta... por vezes nem quer q o meu marido se aproxime de mim...

                    Tenta relaxar... o teu bebé està quase quase aì... ...

                    :smooch:


                    Uploaded with ImageShack.us www.osbolosdavera.blogspot.com

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Inserido Inicialmente por garca
                      Estou na mesma... o meu filho tb é muito activo e nao suporta estar sozinho, nao se entretem com os brinquedos e so quer estar comigo. O meu bebe ta quase a nascer e ando um pouco assustada com isto, ate pq o mais velho ainda so tem dois anos e nao percebe uma serie de coisas, alem de estar na fase de me dsafiar e desobedecer... Pode parecer estupido mas um dos meus maiores medos é ficar com a amamentação comprometida por causa disso, pois ele faz birras tremendas, e chega a puxar o vomito se eu nao lhe dou atenção... imagino qd o mano chegar E se eu estiver a dar de mamar não posso ir atras dele impedi-lo de fazer disparates como inundar-me a casa (já o fez no espaço de 3 segundos) ou mexer no fogão (é alto e ja percebe como tudo funciona).
                      Por isso tb vou estar atenta a este topico, mamãs com experiência vão dando dicas
                      Beijokas
                      ...Hummm... se calhar o mano vai fazer-lhe muito bem! Sabes, por vezes os miúdos surpreendem-nos, e quando achamos que tudo vai ficar incontrolável, súbitamente eles portam-se como anjinhos... Isto para dizer que, se até agora ele tinha atenção exclusiva e verificava que efectivamente conseguia produzir um efeito nos pais ao puchar o vómito, por exemplo, quando o bebé nascer, rapidamente ele vai perceber que esse efeito não vai ser tão exuberante... até porque, com os pais a necessitarem de dar atenção a outro bebé, se for o caso disso, terão de deixá-lo mesmo vomitar...lol...
                      O importante é teres a certeza de que ele não pode fazer nada que o magoe (por exemplo, fechar o acesso à cozinha) e depois, claro, dares-lhe a responsabilidade de ajudar a cuidar do irmão, dares-lhe muitos miminhos, mas também, ralhares quando necessário. Sim é uma fase complicada para eles, mas depois eles adaptam-se...
                      O meu filho teve umas crises de ciúmes muito estranhas: teve dores de cabeça, depois febre... enfim, até o levei ao médico, mas felizmente não era nada! Passados uns dias ele voltou a dizer que lhe doia a cabeça e eu, com ordem médica, dei-lhe um remédio (benouron); assim que o tomou disse logo "já passou mamã!" Então eu conversei com ele no colo e perguntei se ele achava que nós estavamos a dar demasiada atenção à irmã, ao que ele respondeu, baixando a cabeça, "sim...". Expliquei-lhe então que não era preciso dizer que lhe doia a cabeça nessas alturas, que bastava chamar-nos a atençlão para isso, pois se ele dizia que lhe doia a cabeça o pai e a mãe ficavam muito preocupados e com medo que o filhinho estivesse doente... ele compreendeu e passou a usar o esquema sugerido. Nunca mais teve dores de cabeça (UF!)

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Patims,

                        Eu passei por isso há alguns meses... E a maneira mais fácil que encontrei foi fazer o trivial, descansar o máximo, e o resto lá se ia fazendo. No inicio tinha que segurar o mais velho no meio das pernas para conseguir dar de mamar ao bebé... Para o mais velho foi uma grande mudança, a mamã deixou de ser só dele... Não é fácil, mas é possível e aos poucos aprendemos a contornar. Passei a orientar os horários do mais velho em função dos do mais novo. O mais novo acordava, dava-lhe de mamar, e se o mais velho ainda dormia aproveitava e tomava um duche. Até ao mais velho acordar corria para adiantar almoço, jantar, estender roupa. Depois despachava o mais velho, tomava também eu o pequeno almoço, e entretanto o mais novo chorava por nova refeição. Antes de ir ter com ele, perguntava ao mais velho se não se importava de me vir ajudar, que eu não me lembrava onde tinha deixado a fralda, o creme, as toalhitas,... Pedia-lhe ajuda para escolher a roupa do mais pequeno, e ele ficava todo contente. Aos poucos as coisas começaram a correr melhor. Claro que vais ter que por o coração ao largo para ouvir chorar ora um ora outro, mas isso também vai sendo menos frequente. E ao fim de uns meses, vais ver como é gratificante vê-las a interagir uma com a outra!!

                        Muita força, dorme todos os minutos que conseguires (mesmo de dia), e vais ver que tudo se resolve da melhor forma!
                        Bjocas grandes!
                        http://tantasprofissoes.blogspot.com/

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Inserido Inicialmente por licas00
                          Patims,

                          Eu passei por isso há alguns meses... E a maneira mais fácil que encontrei foi fazer o trivial, descansar o máximo, e o resto lá se ia fazendo. No inicio tinha que segurar o mais velho no meio das pernas para conseguir dar de mamar ao bebé... Para o mais velho foi uma grande mudança, a mamã deixou de ser só dele... Não é fácil, mas é possível e aos poucos aprendemos a contornar. Passei a orientar os horários do mais velho em função dos do mais novo. O mais novo acordava, dava-lhe de mamar, e se o mais velho ainda dormia aproveitava e tomava um duche. Até ao mais velho acordar corria para adiantar almoço, jantar, estender roupa. Depois despachava o mais velho, tomava também eu o pequeno almoço, e entretanto o mais novo chorava por nova refeição. Antes de ir ter com ele, perguntava ao mais velho se não se importava de me vir ajudar, que eu não me lembrava onde tinha deixado a fralda, o creme, as toalhitas,... Pedia-lhe ajuda para escolher a roupa do mais pequeno, e ele ficava todo contente. Aos poucos as coisas começaram a correr melhor. Claro que vais ter que por o coração ao largo para ouvir chorar ora um ora outro, mas isso também vai sendo menos frequente. E ao fim de uns meses, vais ver como é gratificante vê-las a interagir uma com a outra!!

                          Muita força, dorme todos os minutos que conseguires (mesmo de dia), e vais ver que tudo se resolve da melhor forma!
                          Bjocas grandes!
                          Obrigada Licas00, pelo teu testemunho...



                          Uploaded with ImageShack.us www.osbolosdavera.blogspot.com

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Olá,
                            eu tb estou com muito receio do que vai acontecer assim que a Leonor nascer, espero saber gerir tudo e manter-me sã

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Olá mamã,

                              Compreendo que estejas a passar por um período complicado. Pensa que é uma fase, e que vai melhorando, a pouco e pouco .
                              Quanto às minhas sugestões:

                              Em primeiro lugar, aconselho-te a adquirir um pano. Ficas com as mãos livres e o bebé mais pequeno calmo e sossegado e já podes fazer muita coisa assim. Cozinhar, dar de comer, etc...

                              Aproveita alguns bocadinhos para descansar também e não estejas muito preocupada em ter tudo em dia. Primeiro está o teu bem-estar!

                              Se sentires necessidade podes ainda contratar uma pessoa especializada para te ajudar nesta fase. Há uns tempo deixei aqui um post sobre o apoio da doula no pós-parto:

                              http://aquihabebe.blogspot.com/2008/...-ps-parto.html

                              Bjs e tudo a correr bem,
                              Sofia Carvalho

                              Mãe, Doula, Educadora Perinatal e Conselheira em Aleitamento Materno OMS/Unicef
                              Serviços de Apoio à Maternidade:
                              * Acompanhamento na Gravidez, Parto, Pós-parto * Preparação para o Nascimento * Apoio na Amamentação * Massagem para Grávidas * Workshops *

                              http://aquihabebe.blogspot.com/

                              Visitem-nos também no Facebook (Aqui há Bebé)

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X